Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros de Honra
Postado

hehhehehe,

a primeira lição sobre barracas eu tomei na primeira vez q acampei... em 1982, escoteiro, com barracas de lona, saldo do exército, duas de esteio simples (não aquelas gigantescas, mas as "menores", que devia pesar só uns 40 kg). uma barraca montada pelos neófitos (eu inclusive), seguindo todas as orientações: vento, escolha adequada do solo pra não passar água embaixo (eram barracas sem piso, basicamente só a cobertura), e etc. na barraca do lado, uns pilantrinhas mais velhos olharam pra cima e pensaram: "hoje não chove". montaram de qualquer jeito... durante a noite, um aguaceiro torrencial como sói cair no nordeste de vez em quando (era em recife o acampamento, eu morava por lá à aquela época). um gaiato deu o alarme gritando que tinha tubarão na barraca dele (de tanta água q passava por baixo). moral da história: onde foram dormir 7 moleques (eu inclusive), acordamos em 16 amontoados.

quanto aos relatos, relatos servem não para dar infos plenamente confiáveis, hendrik, mas dão um feedback interessante. pq dão a percepção de quem tá usando, q pode estar fazendo algum tipo de manezada que nós tb um dia faremos. uma coisa é montar a barraca num trekking, outra coisa é um passeiozinho ao aconcágua. talvez não se esteja em condições físicas/psicológicas depois de subir não sei quantos metros carregando uma mochila de trocentos kg. monta-se a barraca não no melhor lugar (q estará ocupado por um gringo q chegou dois dias antes) mas no espaço disponível, e o vento pode mudar repentinamente (por isso aquela resposta do stephenson sobre mudar a barraca de lugar pode não ser viável....), pode se ter perdido os espeques, pode-se ter arrebentado uma adriça qualquer ou ter um rasgo na barraca (não é vento q rasga barraca, mas neguim que tropeça e pisa com crampon nelas, p. ex... hehehehe). e uma coisa eu te garanto: tu vai reclamar da barraca que escolheu quando tiver lá em plaza de mulas ou qq outro canto mais acima.

tem um link por aí postado pelo batata sobre um brasileiro q fez o aconcágua com uma azteq nepal. resistiu? resistiu, mas saiu em petição de miséria. maior dano: um rasgo feito pelo próprio dono, com um bastão de caminhada.

cara, eu não queria estar na tua pele, tendo q coletar todas essas infos sobre as barracas pra depois escolher. escolhi o melhor q podia das disponíveis aqui, quando comprei. era escolher entre algo com razoável resistência e barraca de supermercado. foi uma escolha simples a minha. agora tu tá na gringolândia com verba de gringo pra comprar equipo de gringo. cada um tem suas vantagens e defeitos... é questão de escolher qual o defeito q vai se reclamar menos depois.

inté.

p.s. a história das duas barracas iguais... será q a q deu problema não estava fazendo uma barreira pra outra? isso eu já vi: uma barraca desviando o vento da outra, protegendo a outra.

p.s.2. pra 3encher o saco: pq um msr whisperlite internationale e não um primus omnifuel?

• Respostas 161
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

• Membros de Honra
Postado

Justamente o que quis dizer, ogum. O ter barraca de marca nao eh garantia de que nao va dar problema. Como no seu relato sobre a Manaslu e TNF que nao rasgaram: mil coisas podem ser a causa das outras terem rasgado e nao o fato das sobreviventes serem TNF e Manaslu. Podiam estar mal armadas, guy out mal esticados ou esticados demais. Algum defeito de fabricaçao que marca nenhuma consegue evitar.

Claro, se a gente opta por uma Manaslu, TNF, Hilleberg, Mountain Hardwear, etc, estamos querendo diminuir os riscos de ficarmos ao leu no meio do trek, nao necessariamente que nao iremos mais correr esses riscos. Existem muitos modelos que seriam mais fortes que os que estou paquerando, mas a maioria sao MUITO pesados. Dentro do aceitavel quando dividido entre 2, mas e quando eu estiver so? vou levar 5kg de barraca?

E barraca forte E leve... isso nao tem muito nao. A Discovery Light da Manaslu eh leve o suficiente, forte o suficiente. Mas muito pequena para dois. Para um esta otima. Inclusive quando disse que tinha gostado de um modelo da Manaslu mas que nao estava conseguindo acessar o site entao nao podia lhe dizer, era esse mesmo, Discovery Light. Seu unico "problema" eh a cor. Fui num "show-room" de barracas aqui e as amarelinhas montanhosas estavam cobertas de insetos. Inseto gosta de amarelo. Vai ver pensam ser um enorme girassol, cheio de polen e coisas apetitosas. Ce ja observou algo assim com a sua? No Nordeste?

No Aconcagua, pelo que li, as opçoes de camping nao sao muitas. Em Plaza de Mulas voce vai ter de acampar onde uma das companhias lhe der lugar pra acampar, ja que voce vai ter de pagar por um banheiro que elas mantem. Mais pra cima o espaço eh menor e de novo as companhias chegam primeiro e tomam o melhor pros seus clientes. Vi isso no Nepal tambem com as pensoes. E nem a pau tem como voce chegar antes do sherpa... so se for o super-homem e seu poder for ter super-pulmao.

Entao tou me vendo no Aconcagua com uma Warmlite e sem muita escolha de local. Vento muito forte ja eh preocupaçao para qualquer tipo de barraca de montanha. Ter de armar barraca exposta ao vento e sem poder escolher o seu sentido deve ser pesadelo para uma tunel. Por isso tou com duvida sobre a Warmlite. Isso e seu "vestibulo" integrado. Nao tem vestibulo. Abriu a porta, ta dentro da barraca. Vento, poeira, neve, chuva, lama... entra tudo junto com voce.

Como tenho peso e espaço nos criterios, minhas escolhas sao pequenas e de fato cada modelo apresenta pontos fortes e fracos. Se decidir pela Lightwave, vou ficar feliz pelos bolsos, pela força, por ser completamente geodesica, pelo pouco peso... mas nao sei pelo espaço. Medi agora no chao o espaço e sei nao... dois dentro dela nao teriam pra onde se mexer e mais que certamente nossos sacos de dormir tocarao as paredes da barraca.

De decidir pela Warmlite, ficarei feliz pelo espaço, pela força e pelo pouquissimo peso. Mas nao sei pelo vestibulo e pelos cuidados extras que exigira caso bata tempo muito ruim, bem como o chao, reportado ser muito escorregadio (tem gente que sugere colar fechos no chao e no isolante, pra que a gente nao acorde fora dele.

Se decidir pela Hilleberg, ficarei feliz pelo espaço e pela força. E um pouco pelo peso, ja que 2,8kg da Jannu eh quase demais para quando estiver so. Mas nao sei quanto a armaçao e pelo material. Escrevi outro e-mail pra eles perguntando sobre esses problemas. Ingenuamente aguardo resposta.

Cada dia que passa estou inclinado para uma ou outra.

Voce ai pegou a cadilac das nacionais, ne? e tinha que escolher algo pra uma pessoa. Sortudo...

p.s. a história das duas barracas iguais... será q a q deu problema não estava fazendo uma barreira pra outra? isso eu já vi: uma barraca desviando o vento da outra, protegendo a outra.

Pelo que li, nao. Estavam as duas levando porrada. Eu acho que eh assim mesmo e o pessoal da Lightwave foi bem honesto: nenhuma barraca eh 100% perfeita. TODAS terao um ou outro ponto fraco. Com azar, esse ponto fraco pode desencadear uma serie de eventos e culminar na quebradeira geral. Isso SEM contar com o fator do erro humano do armador.

p.s.2. pra 3encher o saco: pq um msr whisperlite internationale e não um primus omnifuel?

Que MSR Whisperlite? eu tenho um MSR XGK Ex. Foi presente. Meu irmao tem um Optimus Nova que dei de presente pra ele:

http://w2.optimus.se/index.php?eID=tx_cms_showpic&file=uploads%2Fpics%2FOptimus_Nova__full_picture_.jpg&md5=13c67347d89f43a10ba0cccfbfcb2bb1

tem um link por aí postado pelo batata sobre um brasileiro q fez o aconcágua com uma azteq nepal. resistiu? resistiu, mas saiu em petição de miséria. maior dano: um rasgo feito pelo próprio dono, com um bastão de caminhada.

Eh... o maior perigo da barraca eh o proprio dono. O Maximo do Gente de Montanha acabou com a Trango dele. Nao tinha nem 5 anos, acho. E Olha que o Maximo eh pro...

Mas tou com relatos ate o pescoço de gente que tem barraca de todo modelo e usa sempre e em todo tipo de condiçao e a bicha ta inteirona. Tem outros que deu a mer** e danificaram a coitada. Muito facil se desiquilibrar em terreno montanhoso e o que eh que ta na mao pra gente se segurar: uma vareta da barraca... ou depois de andar o dia todo com 50kg nas costas. Vontade de pegar a bos** da mochila e jogar longe. Mas a barraca ta la dentro...

Mas me diz ai: se voce fosse decidir:

- Lightwave f2 ultra

- Warmlite 3R

- Hilleberg Jannu

Imagina que eh pra duas pessoas, voce e outro, que irao independente ao Aconcagua.

Qual escolheria?

• Membros de Honra
Postado

cara, vamos lá, aos poucos:

1. minha manaslu tem cobertura laranja e azul - quando vc encomenda dá pra escolher a cor, não precisa ser aquela coisa tooooooda amarela que nem o site mochileiros.com. chama menos mosquito que o amarelão, mas o maior atrativo pr insetos não é a barraca mas eu mesmo: basta eu sair da barraca q todos os insetos me seguem. mnha namorada escapa de picadas simplesmente ficando ao meu lado, vem tudo pra cima de mim mesmo.

2. como é a discovery light, ela é 3 estações. ok, é uma versão "aliviada" no peso da disvery mountain q é sim, uma barraca pra montanha. mas a light é internamente toda telada, não tem tecido fechando a porta, por exemplo. a d. mountain já é + pesada, e eles tem um outro modelo q não tá no site, que é a d. moutain climber, que é a mountain com uma cobertura com abas de neve e mais respiros. deve pesar mais ainda. se um dia eu subir o aconcágua vou com a light mesmo e um bom saco de dormir. no máximo encomendo só a cobertura com abas de neve. fábrica pequena tem a vantagem de vc poder customizar um pouco a barraca.

3. a jannu tem +/- as dimensões da d. light (q é mais estreita no fundo).

4. a lightwave tb tem +/- o mesmo tamanho, e a warmlite tá por aí tb.

5. todas são leves. todas são caras. mas como é o pós-venda dos produtos? como fica assistência técnica? tá levando em conta esses fatores tb? se o quesito é peso, a warmlite leva. mas e o pós-venda?

[]s

p.s. xgk? eu jurava q tinha lido em algum canto que era o whisperlite. ah, não era outra pessoa.

• Membros de Honra
Postado

cara, vamos lá, aos poucos:

1. minha manaslu tem cobertura laranja e azul - quando vc encomenda dá pra escolher a cor, não precisa ser aquela coisa tooooooda amarela que nem o site mochileiros.com. chama menos mosquito que o amarelão, mas o maior atrativo pr insetos não é a barraca mas eu mesmo: basta eu sair da barraca q todos os insetos me seguem. mnha namorada escapa de picadas simplesmente ficando ao meu lado, vem tudo pra cima de mim mesmo.

2. como é a discovery light, ela é 3 estações. ok, é uma versão "aliviada" no peso da disvery mountain q é sim, uma barraca pra montanha. mas a light é internamente toda telada, não tem tecido fechando a porta, por exemplo. a d. mountain já é + pesada, e eles tem um outro modelo q não tá no site, que é a d. moutain climber, que é a mountain com uma cobertura com abas de neve e mais respiros. deve pesar mais ainda. se um dia eu subir o aconcágua vou com a light mesmo e um bom saco de dormir. no máximo encomendo só a cobertura com abas de neve. fábrica pequena tem a vantagem de vc poder customizar um pouco a barraca.

5. todas são leves. todas são caras. mas como é o pós-venda dos produtos? como fica assistência técnica? tá levando em conta esses fatores tb? se o quesito é peso, a warmlite leva. mas e o pós-venda?

[]s

p.s. xgk? eu jurava q tinha lido em algum canto que era o whisperlite. ah, não era outra pessoa.

• Membros de Honra
Postado

Ogum, barraca com cores vivas eh a ideal para montanha. Todo texto sobre montanhismo fala disso. O amarelao prevalecente em montanhismo eh proposital, nao "moda". Outra variação é serem vermelhas. Boas para serem rapidamente sinalizadas.

Para altitudes mais baixas, prevalecem cores mais neutras. Bege, verde, cinza, azul claro...

Mas barraca amarela em baixa altitude chama inseto, com ou sem gente dentro. Isso eu vi numa exposiçao de barracas certa vez, quando as TNF e outras amarelinhas ficavam cobertas de insetos. As escuras/neutras estavam livres de inseto.

Concordo com companhias pequenas oferecerem opções de costumizar suas barracas. As três que tenho em mente possuem serviços semelhantes. Isso é bom.

Aí não estou de acordo, ogum.

Discovery Light: 2,19 comp. x 1,12 lar. x 1 alt. ; vest. 1,2 x 0,7 ; 2,6kg

Jannu: 2, 35 comp. x 1,45 lar. x 1 alt. ; vest. 1 x 1 ; 2,8kg

f2 ultra: 2,15 comp. x 1,2 lar. x 1 alt. ; vest. 1,05 x 0,5 ; 2,65kg

R3: 3,80 comp. x 1,52 lar. x 1,04 alt. ; 1,7kg

Observando o design das barracas e medindo no chão de casa, eu noto enormes diferenças entre o espaço das barracas. 15cm pode não parecer muito, mas eu acho que faz uma enorme diferença para duas pessoas lado à lado. Também levemos o design em consideração: a Jannu é praticamente 1m de alt. e 1,45m de larg. por TODA a barraca. A f2, menos, a R3, mais. A Discovery Light, como muitas solos de sua categoria, afina no final. Sua altura de 1m só existe praticamente na porta. Eu acho que não há semelhanças de espaço entre os modelos comparados e se espaço fosse o quisito decisivo, 3R ganharia disparado.

Mas tem outras coisas para se comparar, né?

A 3R é MUITO mais leve que as outras todas. Para duas pessoas, cada um carregaria ridículos 850g de barraca. As outras modelos estão entre os 2,6 e 2,8 kg.

Assistência técnica parece ser o GRANDE defeito da 3R. Como empresa estritamente familiar, os donos fabricam as barracas praticamente por hobby e são convencidos que fazem a melhor barraca do mundo. Reclamações e defeitos são muitas vezes sumariamente rejeitados. A Net tá cheia de gente reclamando dos donos da Warmlite que, quando recebem produtos defeituosos, simplesmente dizem que a culpa foi do usuário, que é um idiota e não sabe usar a fantástica barraca que possuem e que poderão consertar/trocar a peça defeituosa, mas à custo do cliente.

Não nego que muita coisa deve ser falta do cliente mesmo, mas parece que eles fazem isso com TODOS. Se a reclamação não cai nas mãos da gerente que eles tem, então suas chances de ter boa pós-venda são perto de nulas.

A Lightwave, não sei, mas acho que são bons.

A Hilleberg é famosamente conhecida por ter ótima pós-venda e assistência técnica.

Isso também está pesando em meus cálculos, claro. Não quero estar preso à uma barraca de 700 Euros sem assistência...

A Manaslu Discovery Light acho ótima para solo, mas dois lá dentro... sei não... numa emergência, talvez. Por 20 dias? comigo não dá. O vestíbulo é minúsculo, também. As dimensões são parecidas com os das outras, mas o design é muito diferente. O vestíbulo da Discovery Light vem em curva do teto ao chão. Curva prá dentro. Me pareceu ser bom para um par de botas, mas duas cargueiras?

• Membros de Honra
Postado

hehehe, longe de mim recomentar a d. light da manaslu pra vc. ela não tá na categoria das barracas pra alta montanha como vc tá esclhendo. suporta até um uso eventual numa situação dessas, mas não é o q vc tá procurando não.

claro, 15 cms fazem uma diferença desgracada. e não só isso. eu ontem fiquei fuçando o site da hilleberg e gostei mesmo foi do sisteminha das stalon kombi (único defeito: peso!). minha barraca, por ser baixa (vc olhou no site e viu que ela parece uma cunha dupla), principalmente nos cantos sofre um pouco. uma tunel grande permite um puuuuta aproveitamento de espaço, pois gente e equipo ocupam espaço não apenas em área, mas tb em volume. naquele avanco cabem duas cargueiras de cerca de 75 lits, e mesmo dentro da barraca cabe mais coisa além de mim ou outro mané com mais ou menos a mesma altura. tenho apenas 1,70.

pra um aconcágua teria q deixa coisa de fora dela, se for em 2 pessoas.

eu não sei, essa "fragilidade" da warmlite (entre aspas pq não sei mesmo se é frágil) sem um bom pós-venda me assusta um pouco. botar a culpa no cliente é fácil. pode ser mau uso sim, mas um equipo muito difícil de usar, cheio de detalhes, eu não acho legal não. ainda mais se:

1. é pra usar em alta montanha.

2. é pra se usar em alta montanha sem se ser alpinista profissional.

o fator cansaço na hora de montar a barraca tem que ser levado em conta. fazer besteira no final da tarde, depois de caminhar resfolegando o dia inteiro, muitas vezes com falta de ar, é normal. é nessas horas que acontecem os acidentes: fogareiro mal montado vaza e taca fogo em tudo, neguim com as pernas já trêmulas tropeça e cai em cima de tudo (de preferência usando crampons e pisando na barraca... hehehe).

entre a jannu e a f2, qual é mais fácil de montar?

[]s

p.s. com falei, minha barraca chama menos mosquitos q uma maralona, mas não quer dizer q não chame, ela é predominantemente azulão, mas com laranja. pretendo um dia só encomendar o corpo da discovery mountain, fico com praticamente duas barracas, usando a mesma armação, sobreteto, espeques, etc. opção mais baratinha... hehehe

p.s. 2. o q mata as satlon kombi da hilleberg é o peso. mas gostei do sisteminha modular. se eles fizerem uma versão 3 estações, mais levinha....

• Membros de Honra
Postado

É... túneis são conhecidas pelo máximo aproveitamento e oferecimento de espaço. Warmlite e Hilleberg não são casos à parte. A Stalon não é para mim, por ser peso demais. O ser túnel me deixa desconfiado. Não da barraca, mas de mim. Eu quero uma barraca que cuide de mim mais do que eu tenha de cuidar dela.

A Jannu parece ser mais fácil de armar que a f2. As duas camadas, interna e extena, armam-se juntas. Não tem essa de armar a primeira e então ter de brigar com a externa e prende-la à interna/varetas. Mas tem de prender o chão primeiro. Mas a f2 é uma geodésica COMPLETA, 4 varetas. A Jannu, como a Discovery Light, é uma semi-geodésica, 3 varetas...

Ogum, a Discovery Light não é para mim não por não ser de montanha. Ela parece que aguentaria bem alta montanha. Parece ter vareta (10mm?) e design suficientes. Não é ara mim pelo espaço mesmo. Acho que duas pessoas alificariam muito apertadas e eu gostaria de evitar ao máximo o encostar nas paredes durante o sono da noite. Ja li muita gente que fez alta montanha com barraca 3 estações. Disseram que dá para fazer, apenas exige mais cuidados com ventilação, armação...

A Jannu é versátil, segundo o site. Prá acima e abaixo da linha de árvore. Mas imagino que pro verão nordestino seja puxar demais...

Escrevi prá loja que vende as duas aqui, f2 e Jannu. Perguntei se eles tem em estoque e se é possível vê-las armadas. Um amigo daqui quer fazer um trek de montanha em Agosto, então é possível que a compra de uma barraca seja adiantada. Seria um bom teste, né?

Ele quer fazer o Mont Blanc, mas não li nada de ser possível subir o Mont Blanc sem algum conhecimento de alpinismo... crampons, picaretas de gelo, cordas... não temos nada disso!

Mas então, você escolheria uma Stalon se fosse pro Aconcágua com duas pessoas?

Ah, sim. Eu sou baixo também. 1,72m, 65kg. Meu irmão é 1,75m, uns 70kg. Baixos e magros.

• Membros de Honra
Postado

bom, antes de ter comprado a d. light, eu conversei bastante via mail com o adalto silva, então dono da manaslu (e desenvolvedor, fazedor, e etc.). ele começou fazendo barracas na argentina com um argentino q era na época tido como o melhor fabricante de barracas pra montanhismo de lá (isso há trocentos anos e eu não lembro o nome) e depois voltou pro brasil e passou a fazer barracas por aqui.

ele mesmo falava q a d. light aguentava bem um aconcágua da vida. no próprio site eles relatam que muitas barracas 3 estações deles aguentam bem, apenas é preciso um pouco de imaginação pra segurar um pouquinho mais o "excesso" de ventilação.

ele chegou a mandar umas fotos da d. climber, q é a d. mountain com abas de neve, respiros a mais na cobertura e etc, e me explicou q que podia ter uma barraca e depois, se quiser, encomendar partes separadas.

como meu uso principal não é montanha (não tô na europa e no brasil quando neva, é em urubici ou são joaquim, neva por alguns minutos e vc fotografa rápido antes de derreter... heheheh), na verdade eu nem precisava de uma manaslu. as barracas da trilhas e rumos dariam conta numa boa, poderia pensar numa azteq minipack, por exemplo, com apenas 1,7 kg. pensei numa d. light justamente por servir pra um final de semana na praia, pra uma travessia petrô-terê e tb, "com imaginação", numa eventual escalaminhada até qq coisa mais alta aí nos andes, q eu faria agora em julho (minha viagem de julho furou por motivos de trabalho, embora, oficialmente, eu esteja de férias agora). em resumo, versatilidade, embora o que é versátil nunca seja o melhor em cada uso específico. como carro fle, q é +/- com gasolina e +/- com álcool, ou pneu misto, que é +/- no asfalto e +/- na terra. a d. light se tivesse o tamanho necessário pra caber tudo de duas pessoas numa escalada seria mais pesada (no verão vc pode fazer uma bela trip com uma mochila menor, mas no inverno..... heheheh, 80 lts pode ser pra um final de semana...)

então, neve não seria o uso principal, mas talvez eventual, e não agora. portanto, nunca olhei com seriedade barracas 4 estações, nem fogareiros a combustível líquido, botas duplas, crampons e etc.

eu te pergunto: quantas vezes vc vai usar a barraca em condições extremas, e em condições "razoáveis"? 5 mil, 6 mil metros é uma coisa. 8 mil é outra. precisa de uma barraca pra 8 mil? e mesmo 5 mil metros de altitude, quantas vezes vc acampará nessa altitude?

precisa MESMO de uma geodésica? uma semi geodésica já não dá conta da coisa? e como uma geodésica consegue ser mais leve que uma semi, tendo uma vareta a mais? em que outro lugar o peso foi aliviado?

[]s

p.s. as varetas da manaslu são de 10 mm. são quase canos... hehehehe

• Membros de Honra
Postado

Ogum, assim como você, eu estou querendo investir numa barraca boa em si (forte, leve, espaçosa, versátil, de qualidade, etc).

Sim, você tem razão. Não são barracas para o trópico. Não são para alta montanha. São mais ou menos para os dois. Isso é o quesito versatilidade. Suponho que com sua Discovery Light você penso nalgo que preenchesse desde suas travessias frequentes em vale e baixa montanha no calor e chuva brasileiro até suas eventuais investidas andinas.

O ideal é ter várias barracas, cada uma especializada ara uma situação. Mas como você mesmo observou, a gente não faz muito os extremos, então não vale a pena gastar grana numa barraca específica e usa-la uma vez por ano ou nem isso. Mas também não vale a pena levar uma boa de baixa montanha e vale para os andes anuais e arriscar assistir sua destruição de camarote (dentro dela mesmo!). Levar uma baratona, que não cause muito prejuízo caso seja destruída, é possível. Mas eu não confio em minha experiência em alta montanha em realizar um trek desses com uma barrac dessas. O Junior do Trilha&Cia, trekker experiente, ficou sem barraca em Plaza de Mulas e teve de alugar uma por lá...

Como não somos ricos para ter tudo para toda situação, temos de ter o mais versátil, né? os gringos chamam isso de "overkill". Uma Hilleberg num tranquilo vale é "overkill". Para mim, é falta de grana de ter algo para cada terreno que não seja "overkill". Se pudesse, se fosse rico, minha casa seria um verdadeiro mostruário de material para trekking. Como não sou...

Eu poderia sim comprar uma Quechua de 100, 150 Euros. Mas cansei de carregar barraca pesada e ruim (não-versátil). Sobrevivi no Nordeste com minha Quechua vermelhona sem ventilação, fibra de vidro? sobrevivi, mas foi ruim.

A Hilleberg propagandeia serem suas barracas versáteis também. Para verão e inverno, vale e montanha. São um pouco como o dono da Manaslu. Eles mesmo testam seus produtos em expedições. Suas barracas também suprem os militares.

Como a geodésica da Lightwave consegue ser mais leve que a semi da Hilleberg (e 50g mais pesada que sua semi Discovery Light?). Eu acho que podem haver várias razões. De imediato:

- Varetas de 8,84mm. Parece pouco, mas eles apostam na estrutura da barraca e na nova tecnologia em arco da armação. A Hilleberg possui varetas de 9,4mm.

- É menor, praticamente uma 1+. Dizem ser uma 2, mas eu achei apertada demais, mesmo sem muita bagagem. Imagine duas pessoas com bagagem de 20 dias para alta montanha!

- Material? Eles usam nylon 6.6 enquanto Hilleberg usa um tecido próprio, nylon também eu acho, mas tratado/fabricado segundo meios próprios. Hilleberg também usa "multiple coating" de silicone em seus tecidos.

- Acessórios. Apesar parecer ter mais bolsos, a Hilleberg possui mais "coisas" pensando em ventilação de alta montanha. Seu vestíbulo possui mais opções de abertura.

Enfim os dois modelos são novos. Nem sequer as achei disponíveis aqui na Bélgica! Pior que estou pensando num pequeno trek no Mont Blanc agora em Agosto. Seria uma boa oportunidade para conhecer a barraca, né?

Mas então, você não gostou nem da f2, nem da Jannu?

• Membros de Honra
Postado

se eu não gostei? kakakakka, adorei as duas!

meu sonho de consumo destas duas marcas é éssa:

http://www.lightwave.uk.com/en/tent_t0ultraxt.php

mas 450 euros é algo muuuuuito além do orçamento de um advogado/professor universitário brasileiro. não é impossível comprar, mas as prioridades de um brasileiro, a essa altura do campeonato, são outras... hahahahahaha

eu sinceramente não tenho condições de escolher entre a f2 e a jannu. ambas são muuuuuita barraca. como postei há algum tempo, não queria estar no teu lugar.... apenas a jannu me parece mais fácil de montar.

tenta ver as duas de perto. tenta ver qual te seduz mais quando vc tá do lado dela. um dado momento, o equipamento tem que seduzir a gente, tem que dar aquela sensação de felicidade.... hehehehe

quando o racional não resolve mais, apela-se pro emocional. simples, né?

[]s

p.s. se fazer barraca em casa dosse um pouco mais fácil, eu já teria montado uma túnel pra mim. vamos ver, quem sabe nas férias.... hahahahah

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

• Criar Novo...