Membros Este é um post popular. Virginiavir Postado Maio 24, 2017 Membros Este é um post popular. Postado Maio 24, 2017 Olá pessoal, Como recebi ajuda do Mochileiros, resolvi contribuir. Gostaria de compartilhar algumas dicas gerais sobre minhas descobertas viajando sozinha. Roteiro: Brasil-Frankfurt-Berlin-Lublin-Cracóvia-Budapeste-Viena-Praga-Paris-Londres-Frankfurt (bate e volta para Heidelberg)-Brasil. 4 dias em cada lugar. Paris e Londres não estavam na programação inicial. Voos apenas Praga-Paris, Paris-Londres, Londres-Frankfurt. Passagens: As passagens de trem até Praga ficaram em 300 reais. Comprei com uns dois meses de antecedência. Fui de ónibus de Cracóvia para Budapeste e foi péssimo. Atrasou horas e em Budapeste ele parou na chuva para todos descerem. Fui de avião apenas para Paris e Londres e comprei lá. Na goeuro.com vc pode pesquisar e entrar direto no site da companhia para comprar. Hostel: Reservei pelo Booking e pelo Hostelworld. Berlin: Circus Hostel: limpo, organizado, bem localizado. Lublin: Campanile Hotel: ótimo. Achei carinho o café da manhã. Cracovia: 24 Guesthouse hotel: a unica coisa q não gostei foi que o banheiro molhava todo na hora de tomar banho e a regulagem do chuveiro não estava boa. Mas os atendentes foram excelentes, café da manhã, quarto muito bom. Budapeste: Maverick City Lodge(o melhor): tem cortina ao redor das camas, tudo limpo, organizado, bonito e localização muito boa. Muitas opções para sair a noite ao redor do hostel. Amei! Viena: Wombats City Hostel: atendentes excelentes, café da manhã muito bom. Mas achei o hostel encardido... foi o que menos gostei. Praga: Mosaic: excelente. O único problema foi que o banheiro molhava pq o box estava sem porta e tinha um vidro jateado ao invés de uma parede entre o quarto e o banheiro... isso tira a privacidade. Mas parece que não era assim em todos os quartos. Paris e Londres casa de amigos. Paguei em torno de 300 reais por 4 diárias em cada hostel. O hotel de Lublin e Cracóvia paguei em torno de 200 reais (na Polônia tudo é mais barato). Dicas (mulher viajando sozinha pela primeira vez para Europa): - Planejei apenas os hostels e passagens de trem até Praga. Eu descobria o que ia fazer lá mesmo. Todas as cidades oferecem free walking tour em torno de 10:30 e 14:30. Vc pode obter informações e mapas nos hostels. - Pode ser legal ter um guia bacana com mapas pq nem sempre celular funciona como deveria. -Comprei chip em 3 países para ter internet e funcionou apenas dois dias, ou seja, não compensa. Baixe os mapas offline de cada cidade, ache wifi no Mc Donalds e Starbucks (eles dominam o mundo) e aprenda a usar o mapa do hostel com um amigo bem bacana que vc vai fazer lá. - Enquanto eu estava perdida, o q era sempre, eu encontrei as melhores surpresas (eles não dão informação completa, então saiba que vai se perder e aprender muito com isso) - Ninguém quer saber quem vc é ou o q vc faz , só que vc está ali e isso já é o suficiente para muitas gargalhadas juntos. - Vc não precisa d muito dinheiro para viajar. - Alterne hostels com rbnb-hotel para descansar de fato. A falta de privacidade por tanto tempo é o que mais me cansou. - Tem dias que vc quer dormir um pouco mais. Durma. - Vc não precisa se esforçar p chegar no foco. Só saiba qual é e caminhe, ele aparecerá bem melhor e pronto, na sua frente. - Os principais pontos turísticos geralmente são concentrados numa mesma região, então caminhe e os descubra! - As pessoas estão muito mais dispostas a contribuir, a somar, a compartilhar e a participar da sua alegria do que vc é capaz de supor. Desfrute dos encontros. Eles são mágicos. - 20 a 25 dias são suficientes para que vc volte completa. - Tudo é diferente. Mas somos todos iguais. Complicado assim e simples assim. - Seu inglês, sua cultura, seu conhecimento nunca são suficientes. Vc sempre terá mais a aprender, a falar, a compreender, a experimentar. - O mundo é abundante. Incrivelmente abundante. - Riqueza é poder viver as experiências. - Viaje sozinho. E saiba, vc só estará sozinho se realmente quiser. - Muitas pessoas estão na mesma situação que vc. Vc está onde realmente deveria, com tudo o que precisa. - Vc pode entrar em todos os lugares. Vc não é melhor nem pior que ninguém. - Vc é inacreditável. Olhe para vc. Inacreditável! - Não existe tempo. Nem idade. - Respeite os limites, mas saiba quais são os seus. - Em meio a mil atos de generosidade haverá um mais rude pq o mundo desta pessoa está limitado. Isso não é problema seu. - Experimente para saber o que lhe interessa. Com o tempo e a experiência vc saberá selecionar. - Leve pouquíssima roupa. De fato, 4 looks, 3 variações das blusas e meias calças quentes (térmicas) de colocar por baixo, 2 brincos, nenhum colar, 3 echarpes e 2-3 chapeuzinhos. Uma bota e um tênis. Super confortáveis. Chinelo p tomar banho. Uma toalha. Luvas, só uma. Vá com isso pronto e compre lá o “a mais”. Achei tudo caro, só na Polônia que é barato, mas como foi meu segundo país, não fiz compras para não pesar bagagem. (Sou do tipo que só faz compras se for necessário....prefiro passear). Pra eles é Primavera, pra nós é Inverno!!! Senti muito frio (4 a 12 graus, geralmente.Peguei neve um dia na Polônia) -Quarto misto é ótimo e respeitoso. Os homens são ótimos amigos! Os hostels são limpos, charmosos e cheio de gente interessante. Adorei a ideia da cortina ao redor da cama. Traz privacidade. - O dia de viagem é perdido. Saiba disso. Vc terá que se organizar e estará cansada para grandes programações. -Não perca noite viajando. Esse sono e descanso não é facilmente recuperado. - Eu conseguia sair do hostel às 11 da manhã e voltava meia noite. Não dá p sair cedo. Aproveitar p ver a cidade de dia e de noite é mais interessante pq todas são lindas à noite. Vc não voltará p casa p tomar banho e sair de novo. -Vc não precisa comprar água. Na Europa todos tomam água da torneira. - Compras deixe p o último dia. Assim vc não tem q carregar nada. - Malas de 4 rodinhas são melhores e mais práticas que mochilas. Seu corpo agradece (tenho problemas na coluna, mas realmente achei mais fácil....fui de mochila e voltei de mala). - Compre passagens com antecedência e reserve hostels tbem. Assim vc não perderá tempo, preocupação e dinheiro. - Deixei 10 dias sem programação de nada. Fui parar em Paris e Londres na casa de amigos... gastei mais com passagens, mas super valeu a pena... Sim, a vida t encaminha. - 4 dias em cada lugar é o ideal. Vc tem tempo p descansar, passear e curtir com calma. - Curta sua pp companhia. Sem expectativas. Desfrute do que se apresenta p vc no momento. - Entre em igrejas no meio da viagem. E aproveite o momento para se conectar com Deus, com a vida, com seus anseios...para silenciar e acomodar a experiência internamente. - Mesmo que vc deseje a presença desta ou daquela pessoa em tal momento, deixe isso vir e ir para que vc não perca o agora. - É uma delicia ouvir diversas línguas e linguagens ao seu redor. Observe. Experimente diversos sons. - Vá a um concerto, a uma opera, a uma balada... vc não sabe o que vc realmente aprecia enqto não for apreciar. Vivencie o diferente. Suas conexões cerebrais se renovarão, assim como a vida pra vc. - Ninguém está t olhando qdo vc der "fora", do tipo girar em círculos acompanhando o Google maps. Eles tbem fazem isso. Se rirem de vc, ria junto. Aprendi a ter paciência comigo qdo cometo gafe... já não quero enfiar sempre a cabeça no buraco. Só penso... aí Deus lá vai eu de novo... hahahaha - Por favor, não perca a maravilha do momento tirando mil poses de self, vc está ótima assim como é! -Leve seus cadeados -Leve uma sacolinha p levar suas coisas para o banheiro. - Não desgrude da sua doleira (levei dinheiro, travel card e cartão de crédito. Como tinha dois cartões de crédito, um ficava na mala escondido e levava todo o restante comigo). -Chegando em qualquer estação ou aeroporto, procure pelo "i" e mostre seu endereco por escrito. Eles lhe dirão qual transporte chegar ao seu destino. - Nenhum país que fui atende tão bem qto os brasileiros em restaurantes, lojas etc. somos 10!!! - Qdo eu dizia q era brasileira TODOS abriam sorriso, dizia um "ahhhh""" e aí me ajudavam em TUDO. - Não sei se é só comigo, mas meu primeiro dia em cada país era problemático. Eu não entendia nada da primeira vez. Tinha q fazer esforço p compreender uma simples informação e sentia medo... pq eu tinha acabado de aprender a me virar em um e qdo estava acostumando mudava p outro. Esse começar de novo dava medo. Mas eu ia c medo mesmo. No mesmo dia já estava cheia d amigos. O último q conheci disse: eu estava esperando por vc! Lindo, né? -Meu maior receio era perder algum trem, ónibus, vôo. Deu tudo certo. Mas saiba que o trem não chega no horário que está na passagem. Ele parte neste horário. Sim, uma amiga me salvou! rs - Cardápio. De 10 palavras eu entendia 4. Aí pedia aquilo mesmo. Maioria gostoso, mas naaaaada se compara a nossa comidinha do Brasil!!! Ah!!! Nada!!!! Só cerveja é bem melhor... quente (para nós), mas deliciosa. A melhor comida foi na Polônia. -Os amigos que me receberam na Polônia, Paris e Londres e os que fiz durante a viagem foram incríveis!!! - Muito perrengue para colocar e tirar aquele tanto de roupa toda hora que entra e sai dos lugares...kkkk...sim, nao tenho elegância pra isso. - Nem sei como agradecer a todos que me encaminharam. E foram muitos! A ponto de chegar em Viena na estação tarde da noite e a primeira pessoa q peço informação vai comigo até a porta do hostel. Tem base? - Teve um dia q fiquei doente. Estômago péssimo, cansaço incrível. Isso pq comia de tudo e em horários diferentes. Fiquei um dia de cama e o médico do seguro me medicou. Então, é importante cuidar um pouco mais da alimentação e levar remédio para estômago. São muitas mudanças, em todos os aspectos...de repente, após 25 dias de viagem, o cansaço veio com tudo. No outro dia estava ótima! -As maravilhas de tudo o que vc vai ver compensam o tempo nos trens, metros e ónibus. Mas eu prefiro mil vezes caminhar o máximo q eu posso do q andar d metrô. Andando a gente descobre a cidade! - O melhor mesmo foi descobrir que o mundo e muito mais do q sou capaz d imaginar, mas que eu quero mesmo é viajar e voltar p casa. Tudo que eu tenho, conquistado com muito amor e trabalho, tem muito valor pra mim! - Somos infinitamente pequenos diante das imensas possibilidades da vida! Graças a Deus! 5 Citar
Editores Claudia Severo Postado Julho 5, 2017 Editores Postado Julho 5, 2017 Oi Virgínia! Foram feitas umas mudanças no fórum e agora o envio de imagens ficou facilitado. Se quiser inserir umas fotos dessa viagem, adoraríamos vê-las Se você tiver dificuldades e quiser enviar pra gente inserir, pode ser para o e-mail redacao@mochilabrasil.com.br Abraço! Citar
Membros Noleto93 Postado Julho 5, 2017 Membros Postado Julho 5, 2017 Muito legal o post, adorei e li muitas verdades (a parte do não perca tempo com self foi uma delas rs),sem duvidas foi uma ótima viagem. Parabéns, pelo seu astral e coragem. Citar
Membros Virginiavir Postado Julho 6, 2017 Autor Membros Postado Julho 6, 2017 Oi Claudia, enviarei qdo tiver um tempinho por aqui, obrigada! Obrigada Noleto! Grande abraço!! 1 Citar
Editores Claudia Severo Postado Julho 6, 2017 Editores Postado Julho 6, 2017 Virginiavir disse: Oi Claudia, enviarei qdo tiver um tempinho por aqui, obrigada!Obrigada Noleto! Grande abraço!! Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.