Membros Humbertodown Postado Abril 29, 2017 Membros Postado Abril 29, 2017 Olá turma, muito prazer.. me chamo Humberto e minha esposa Jucimara, sempre organizamos alguns passeios com alguns amigos e nossa turma no grupo do Facebook, e dessa vez a Trip foi organizada para irmos a Ibitipoca que fica a 270 Km aqui da cidade do Rio de Janeiro, partimos daqui da cidade do Rio as 06:30 e chegamos em Ibitipoca 11:10, e apesar do feriado de Tiradentes as estradas estavam ótimas, sem nenhum acidente tanto na ida, assim como na volta! Tudo perfeito, a dica é sempre que quiser acampar no Parque, reserva com antecedência, o telefone do Parque é 0xx32 3281-1101 podem falar com a Rose Administradora do Parque de Ibitipoca. O pagamento é feito somente no local, o Camping custa atualmente R$ 40,00 a diária, o estacionamento R$ 20,00 a diária, existem banheiros masculino e feminino, duchas com água quente e fria, tudo muito organizado e limpo, existe também um restaurante dentro do Parque que funciona da seguinte forma *Come a vontade sem balança R$ 25,00 com direito a um pedaço de carne ou com balança. A Cantina funciona das 07hs da manhã horário em que o Parque abre seus portões até as 22hs e tem uma opção enorme para você se alimentar da melhor forma possível, desde lanches, sucos, café da manhã, pão na chapa, sopas e petiscos que podem ser saboreados ao longo do dia, tarde e noite. O Parque encerra suas atividades as 17hs, a entrada para quem visita o Parque custa R$ 20,00 por pessoa.. só é permitida a entrada de no máximo 800 pessoas. É permitido tomar banho nos banheiros do Parque após as trilhas, mesmo que você não esteja acampado ali, para isso leve uma toalha de banho e um sabonete em sua mochila. Dica para quem sai do Rio de Janeiro com carro com GNV (Gás Natural Veicular) Abasteça seu carro na capital, depois que pegar a BR-040 pare seu carro para o 2º abastecimento no Posto de GNV que fica antes do portal da cidade de Petrópolis, nós costumamos parar para tomar café no Posto Ipiranga em Juiz de Fora e aproveitamos para tirar uma foto no Portal dessa cidade, saindo do posto e pegando novamente a estrada BR-040, siga no sentido Belo Horizonte até Benfica (SAÍDA 778) onde tem o 3º Posto de GNV, deixando avisado que você irá passar da entrada para a outra estrada onde se vai para Lima Duarte, infelizmente o único posto fica depois dessa entrada. Na saída do Posto volte para a BR-040 no sentido Juiz de Fora, você vai andar mais uns 3 Km até chegar na BR-267 de onde você vai acessar a pista para Lima Duarte na Saída 780, siga por mais ou menos mais 48 Km até Lima Duarte, depois que chegar a cidade de Lima Duarte, você vai percorrer mais uns 28 Km de estrada de terra, muito cuidado com essa estrada, pois é estreita, passa carros, caminhões, e as vezes ônibus, sem contar que é uma via rural e possuem muitos animais como vacas, bois e cavalos. Outra dica é que na subida tenham muito cuidado, pois existem muitos buracos que as vezes podem atrapalhar na subida e ficamos sabendo que muitos carros já quebraram em algumas subidas lamentavelmente!! A Estrada não é muito sinalizada, então todo cuidado é pouco! Existem 6 Praças de pedágio para se pagar.. 3 ida e 3 volta a R$ 12,40 cada! Não se esqueçam de parar na Elaine que vende um delicioso Queijo e também Pão com Canela, se quiser levar pra casa, vai ter que fazer encomenda e pegar na volta para a casa. Tem também outras lembrancinhas bem legais. Se chover a chance de você conseguir subir a ladeira é minima, a menos que seu carro seja um 4x4 ou 4x2, carros com tração traseira tem mais chances de conseguir subir, caso não consiga, não insista, chame o reboque (Rsrsrsrsrsrs).. A temperatura nessa época é bem amena podendo esfriar as vezes a noite, pegamos 10ºC a noite e máxima de 24ºC durante o dia! Fizemos alguns circuitos dentro do Parque e o principal dele é a Janela do Céu e Cachoeirinha, são 16 Km ida e volta no total, 8 pra ir e mais 8 pra voltar, leve bastante água, lance, isotônicos, além de capa de chuva, protetor solar e repelente! Se prepare porque a água da Janela do Céu é mega gelada e da Cachoeirinha, cuidado com alguns penhascos, uma queda é risco de morte! Existe o Circuito das Águas que é bastante legal, e o principal deles é a Cachoeira dos Macacos, mas atenção muito cuidado com esse lago, evite mergulhar muito fundo onde for escuro, fiquei sabendo que a profundidade desse lago é de 9 metros e que já aconteceram 3 mortes no local, existe uma gaveta em baixo de algumas pedras que são verdadeiros sugadores, recentemente foi descoberto um canal que passa por debaixo das pedras e sugam as pessoas que mergulham muito fundo, eu fiquei com muito medo quando soube disso e fiquei assustado! O Restante do percurso é bem interessante, tem a Ponte de Pedra, os Mirantes, Lago do Espelho, Ducha, Lago Negro, Gruta dos Coelhos, Pico do Pião, Gruta dos Monjolinhos, e muitos outros locais interessantes para conhecer. Abaixo segue algumas fotos das nossas aventuras, se tiverem alguma dúvida.. podem perguntar, se algo estiver errado em meus comentários, eu me reservo o direto de corrigir. Posto de GNV em Benfica - Juiz de Fora - MG Nosso Transporte Parada na Pão de Canela da Aline.. antes de chegar em Ibitipoca Cachoeirinha Espaço do Restaurante e Cantina #Trilhas Citar
Membros claudio de souza Postado Abril 29, 2017 Membros Postado Abril 29, 2017 Que demais essas imagens! Chega a dar uma sensação de liberdade só de olhar. Que vontade de estar nesse grupo aventureiro! Abraço a todos!!!! Citar
Membros Humbertodown Postado Abril 30, 2017 Autor Membros Postado Abril 30, 2017 Que demais essas imagens! Chega a dar uma sensação de liberdade só de olhar. Que vontade de estar nesse grupo aventureiro! Abraço a todos!!!! Junte-se a nós.. abraços meu camarada!! Citar
Membros pjmuniz Postado Junho 29, 2017 Membros Postado Junho 29, 2017 ola... não deu para ver as fotos pois estou no trabalho..kkkk então estou querendo ir para lá e são muitas dúvidas... vou sair do RJ. 1º - vou de moto!! da pra ser? 2º - o que me indica acampar no parque ou ficar na vila (pousada)? 3º - ouvi dizer que lá e tudo em dinheiro, não tem maquina de cartão. 4º - vcs acham que da para fazer esta viagem em um fds, ou tem q pegar um feriado! 5º - qual a media de custo desta viagem? pedágio+ alimentação+ estadia. Bom acho q é isto kkk vou tentar abrir um fórum para conseguir alguém de moto para acompanhar.. desde já obrigado. Citar
Membros Humbertodown Postado Junho 30, 2017 Autor Membros Postado Junho 30, 2017 ola... não deu para ver as fotos pois estou no trabalho..kkkk então estou querendo ir para lá e são muitas dúvidas... vou sair do RJ.1º - vou de moto!! da pra ser? R= Sim dar pra ir de moto tranquilo, é uma viagem maravilhosa, a maior parte da viagem é estrada com asfalto e pavimentada **com pedágio, o pior trecho já é em Lima Duarte depois que passar pelo Centro, pega-se uma estrada de terra de aproximante 28 Kms, muita atenção nesse trecho com buracos, curvas fechadas, animais na pista e o risco de escorregar com a moto é grande caso não tenha muita atenção, se a pista estiver seca, se prepare para comer muita poeira quando outros veículos passaram por você! Nessa mesma estrada passa ônibus, caminhões, Pick-up, carros de passeio e vans. 2º - o que me indica acampar no parque ou ficar na vila (pousada)? R= Acampar no Parque é a melhor opção, mas se você é daqueles que curte barzinho e noitada.. recomendo ficar na cidade em alguma Pousada, mas caso contrário fique pernoitado já dentro do Parque Estadual, a cantina fica aberta até as 22hs e pode ficar comendo sopas e petisco no local até a hora de dormir, tem mesinhas com bancos. Bem gostoso para ficar batendo papo e jogando conversa fora. Lembrando que quem fica acampado no Parque pode sair a entra no Parque a qualquer momento desde que respeite os horários que é das 07 da manhã até as 19hs, se passar de horário não é mais permitido a sua entrada, somente no dia a seguir. Horário de funcionamento para visitantes das 07 as 17hs. As 05:45 da manhã já tem fila de pessoas para entrar no Parque, em dia de feriados prolongados as pessoas chegam mais cedo ainda!! Só é permitido a entrada de no máximo 800 visitantes. O Parque possui infraestrutura para seus usuários e campistas como pia para louças e fazer sua comida, banheiros com chuveiro quente, churrasqueira, bancos e mesas. Evite deixar sua barraca muito tempo aberta, lá tem muitas aranhas que podem invadir a sua barraca. Evite andar nas trilhas muito próximo a vegetação, pois existem muitas cobras nesse Parque. O Parque costuma ter uma equipe e ambulância do Corpo de Bombeiros durante seu horário de funcionamento. EU COSTUMO LEVAR MINHA TURMA PARA ACAMPAR SOMENTE DENTRO DO PARQUE. 3º - ouvi dizer que lá e tudo em dinheiro, não tem maquina de cartão. R= Cara eu não me lembro muito bem, mas tem lojas que tem máquina de cartão sim, inclusive o restaurante que tem dentro do Parque.. mas pode dar uma ligada antes para saber, segue o telefone do Parque 0xx32 3281-1101 tenta conversar com a Rose.. administradora do Parque, ela sabe tudo sobre o local. 4º - vcs acham que da para fazer esta viagem em um fds, ou tem q pegar um feriado! R= Fim de semana é tranquilo, sábado dar para fazer o circuito das águas e no domingo a famosa trilha para a Janela do Céu, Pico do Pião não vejo nada de mais, vale a pena conhecer os pontos principais do Parque que são as grutas, Cachoeira do Macaco (muito cuidado ao mergulhar nas águas dessa cachoeira, sua profundidade pode chegar a 9 metros e fiquei sabendo que existe uma gaveta por debaixo das pedras próximo aos costões e podem sugar pessoas para debaixo dessas pedra, já ouve casos de pessoas que desapareceram e nunca mais foram achadas, eles não falam muito isso para não assustar os frequentadores do local, mas o risco existe pra todos que frequentam o local). Lago dos Espelhos, Ducha, Lago Negro, Prainha, Lago dos mirantes, entre outras podem ser visitados tudo no sábado. A gruta do Monjolinhos dar para fazer tbm no mesmo dia. Como estará acampado dentro do Parque, você pode acordar cedo tipo 5:30.. tomar café e partir em direção a Janela do Céu antes de os portões do Parque abrir, vá pelo lado da portaria, pare no cruzeiro para fazer algumas fotos, depois a Lombada a parte mais alta do Parque e pegue em direção a Janela do Céu, o Parque é bem sinalizado, ao chegar na Janela do céu 8 km de percurso curta bastante aquela água mega gelada e depois de fazer alguns registros, vá para a Cachoeirinha, cuidado com as encostras e algumas pedras escorregadias, tem que descer uma trilha pequena para se chegar lá embaixo, trilha tranquila e fácil, depois para voltar ao camping, volte pelo lado ao contrário, siga as placas CAMPING e não portaria. seu percusso total será de mais ou menos 16km. A trilha é bem tranquila, porém descampada, não há muito abrigo do sol, leve protetor solar, capa de chuva e casaco, pois tem dias que você pega as 4 estações em um único dia. Se for ao Pico do Pião terá que percorrer mais uns 4 Km.. desista eu nunca faria isso! 5º - qual a media de custo desta viagem? pedágio+ alimentação+ estadia. R= R$ 400,00 dar para você ir tranquilo, combustível, Pedágio + estadia no camping do Parque. Pedágio R$ 37,20 Ida e volta (6 praças de pedágio) ** Moto. Concer Via BR-040 **Rio-Juiz de Fora. Bom acho q é isto kkk vou tentar abrir um fórum para conseguir alguém de moto para acompanhar.. desde já obrigado. Boa sorte e boa viagem, qualquer dúvida, só perguntar e quiser me add no zap 21 97251-0655 Humberto. Abraços. Citar
Membros JudyVieira Postado Março 15, 2020 Membros Postado Março 15, 2020 Em 29/04/2017 em 17:53, Humbertodown disse: Olá turma, muito prazer.. me chamo Humberto e minha esposa Jucimara, sempre organizamos alguns passeios com alguns amigos e nossa turma no grupo do Facebook, e dessa vez a Trip foi organizada para irmos a Ibitipoca que fica a 270 Km aqui da cidade do Rio de Janeiro, partimos daqui da cidade do Rio as 06:30 e chegamos em Ibitipoca 11:10, e apesar do feriado de Tiradentes as estradas estavam ótimas, sem nenhum acidente tanto na ida, assim como na volta! Tudo perfeito, a dica é sempre que quiser acampar no Parque, reserva com antecedência, o telefone do Parque é 0xx32 3281-1101 podem falar com a Rose Administradora do Parque de Ibitipoca. O pagamento é feito somente no local, o Camping custa atualmente R$ 40,00 a diária, o estacionamento R$ 20,00 a diária, existem banheiros masculino e feminino, duchas com água quente e fria, tudo muito organizado e limpo, existe também um restaurante dentro do Parque que funciona da seguinte forma *Come a vontade sem balança R$ 25,00 com direito a um pedaço de carne ou com balança. A Cantina funciona das 07hs da manhã horário em que o Parque abre seus portões até as 22hs e tem uma opção enorme para você se alimentar da melhor forma possível, desde lanches, sucos, café da manhã, pão na chapa, sopas e petiscos que podem ser saboreados ao longo do dia, tarde e noite. O Parque encerra suas atividades as 17hs, a entrada para quem visita o Parque custa R$ 20,00 por pessoa.. só é permitida a entrada de no máximo 800 pessoas. É permitido tomar banho nos banheiros do Parque após as trilhas, mesmo que você não esteja acampado ali, para isso leve uma toalha de banho e um sabonete em sua mochila. Dica para quem sai do Rio de Janeiro com carro com GNV (Gás Natural Veicular) Abasteça seu carro na capital, depois que pegar a BR-040 pare seu carro para o 2º abastecimento no Posto de GNV que fica antes do portal da cidade de Petrópolis, nós costumamos parar para tomar café no Posto Ipiranga em Juiz de Fora e aproveitamos para tirar uma foto no Portal dessa cidade, saindo do posto e pegando novamente a estrada BR-040, siga no sentido Belo Horizonte até Benfica (SAÍDA 778) onde tem o 3º Posto de GNV, deixando avisado que você irá passar da entrada para a outra estrada onde se vai para Lima Duarte, infelizmente o único posto fica depois dessa entrada. Na saída do Posto volte para a BR-040 no sentido Juiz de Fora, você vai andar mais uns 3 Km até chegar na BR-267 de onde você vai acessar a pista para Lima Duarte na Saída 780, siga por mais ou menos mais 48 Km até Lima Duarte, depois que chegar a cidade de Lima Duarte, você vai percorrer mais uns 28 Km de estrada de terra, muito cuidado com essa estrada, pois é estreita, passa carros, caminhões, e as vezes ônibus, sem contar que é uma via rural e possuem muitos animais como vacas, bois e cavalos. Outra dica é que na subida tenham muito cuidado, pois existem muitos buracos que as vezes podem atrapalhar na subida e ficamos sabendo que muitos carros já quebraram em algumas subidas lamentavelmente!! A Estrada não é muito sinalizada, então todo cuidado é pouco! Existem 6 Praças de pedágio para se pagar.. 3 ida e 3 volta a R$ 12,40 cada! Não se esqueçam de parar na Elaine que vende um delicioso Queijo e também Pão com Canela, se quiser levar pra casa, vai ter que fazer encomenda e pegar na volta para a casa. Tem também outras lembrancinhas bem legais. Se chover a chance de você conseguir subir a ladeira é minima, a menos que seu carro seja um 4x4 ou 4x2, carros com tração traseira tem mais chances de conseguir subir, caso não consiga, não insista, chame o reboque (Rsrsrsrsrsrs).. A temperatura nessa época é bem amena podendo esfriar as vezes a noite, pegamos 10ºC a noite e máxima de 24ºC durante o dia! Fizemos alguns circuitos dentro do Parque e o principal dele é a Janela do Céu e Cachoeirinha, são 16 Km ida e volta no total, 8 pra ir e mais 8 pra voltar, leve bastante água, lance, isotônicos, além de capa de chuva, protetor solar e repelente! Se prepare porque a água da Janela do Céu é mega gelada e da Cachoeirinha, cuidado com alguns penhascos, uma queda é risco de morte! Existe o Circuito das Águas que é bastante legal, e o principal deles é a Cachoeira dos Macacos, mas atenção muito cuidado com esse lago, evite mergulhar muito fundo onde for escuro, fiquei sabendo que a profundidade desse lago é de 9 metros e que já aconteceram 3 mortes no local, existe uma gaveta em baixo de algumas pedras que são verdadeiros sugadores, recentemente foi descoberto um canal que passa por debaixo das pedras e sugam as pessoas que mergulham muito fundo, eu fiquei com muito medo quando soube disso e fiquei assustado! O Restante do percurso é bem interessante, tem a Ponte de Pedra, os Mirantes, Lago do Espelho, Ducha, Lago Negro, Gruta dos Coelhos, Pico do Pião, Gruta dos Monjolinhos, e muitos outros locais interessantes para conhecer. Abaixo segue algumas fotos das nossas aventuras, se tiverem alguma dúvida.. podem perguntar, se algo estiver errado em meus comentários, eu me reservo o direto de corrigir. Posto de GNV em Benfica - Juiz de Fora - MG Nosso Transporte Parada na Pão de Canela da Aline.. antes de chegar em Ibitipoca Cachoeirinha Espaço do Restaurante e Cantina #Trilhas Citar
Membros JudyVieira Postado Março 15, 2020 Membros Postado Março 15, 2020 Olá! Excelente seu relato. Muito bem explicado. Só preciso saber se tem fogão e geladeira no camping ou se é necessário levar fogareiro para cozinhar. Desde já agradeço a atenção. Citar
Membros Humbertodown Postado Março 15, 2020 Autor Membros Postado Março 15, 2020 7 horas atrás, JudyVieira disse: Olá! Excelente seu relato. Muito bem explicado. Só preciso saber se tem fogão e geladeira no camping ou se é necessário levar fogareiro para cozinhar. Desde já agradeço a atenção. Olá Judy, sim precisa levar um fogareiro sim, não tem geladeira! Mas o Camping tem uma cantinha próximo aos banheiros que ficam aberto até umas 21 ou 22hs não me lembro exatamente o horário, essa cantina serve refeições, sopas, lanches, bebidas em geral, é ótimo e vale a pena!! Eu super recomendo, mas sempre levamos fogareiro, só cuidado com as aranhas armadeiras, elas costumam andar pelo chão e passam despercebidas. Não deixe botas ou tênis do lado de fora da barraca que elas costumam entrar e nem deixe a barraca aberta por muito tempo que elas podem entrar tbm! Segue algumas fotos do local onde fazemos nossa comida, lanche, janta e café da manhã. Qualquer dúvida só chamar aqui. Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.