Membros Sandra Braz Postado Abril 6, 2010 Membros Postado Abril 6, 2010 (editado) Viagem Nordeste O relato é da Viagem que fiz em 2009 para o nordeste, para quem se interessar. A princípio ficaria em Alagoas, especialmente Maceió. O estado nordestino foi escolhido por ser tranquilo e bonito. Escolha acertada. A capital é linda, limpa, sinalizada, organizada, possui bastantes belezas naturais, boas opções de restaurantes e um povo acolhedor. No site mochileiros, onde cadastrei-me, fiz amizade com 2 nativos que me deram dicas valiosas, tornaram-se meus amigos e me trataram como rainha enquanto lá estive. Cheguei num dia e no outro fui para o interior de Alagoas, Japaratinga que é um lugar paradisíaco, depois para Pernambuco, onde parei para conhecer a praia dos Carneiros em Tamandaré, interior de PE, passei por Recife, muito grande e movimentada e fiquei um dia em Olinda que é um salto de Recife. Depois rumei para Pipa, distrito de Tibau do Sul, munícipio do RN. Pipa é voltado quase exclusivamente para o turismo, principalmente o internacional. De cada 10 pessoas que eu lá encontrava, 9 eram gringas de todos os lugares do globo. Apesar de pequeno e residir muitas pessoas carentes, Pipa tem um comércio de luxo. Bares, restaurantes, lojas de bijuterias finas, jóias, artesanatos e roupas caras. Tudo em prol do turista. O comercio abre às 10h e fecha tarde da noite. As noites são agitadas e tem um samba que os gringos tanto gostam. Há incontáveis pousadas, de todos os estilos e preços, uma que chama Canto da Coruja tem bangalôs cuja tarifa é quase R$ 1.000,00. Um luxo para poucos. Em Pipa, a Praia do Amor é uma praia encantadora, mas a Sibaúma é a minha favorita, fica um pocuo afastada e não tem infra-estrutura pra turismo, mas creio que é uma questão de tempo. A praia do Madeiro também é perfeita e fica próximo de um parque que abriga o Projeto Tamar. Fiquei 3 dias, até a manhã da quinta-feira santa, já que os preços e tarifas subiriam consideravelmente em função da leva de turistas que pra lá iriam. Voltei para Maceió e lamento não ter ido à Natal que fica apenas a 60km. Percebi que o governo federal está investindo pesado na duplicação das rodovias no nordeste. Vários trechos em obras. Maceió tem as famosas praias do Gunga, onde tem a Barra de São Miguel, a praia do Francês, o passeio das 9 ilhas, Falésias. Em Alagoas e próximo a Maceió tem Maragogi, São Jose da Coroa Grande, Japaratinga (onde parei) e inúmeros outros lugares muito bonitos. Em Maceió hospedei-me no albergue. Com a carteirinha de alberguista solicitada antes da viagem paguei R$ 30,00 com café da manhã que, diga-se de passagem era muito bom. 3 motivos que fizeram do albergue a melhor escolha: Preço, localização e interação com brasileiros e estrangeiros. O albergue de Maceió apesar de ter acomodações que deixam a desejar (o de Pipa é excelente, embora não tenha ficado lá) é localizado na Ponta Verde, que creio é o lugar mais nobre e caro de Maceió e fica apenas há uns 5 minutos da orla. Não tomava banho, mas gostava de ir ver o sol se pôr, caminhar a tardinha, fotografar ou simplesmente sentar e ouvir o barulho das ondas ao tocarem a areia. Para mim, uma melodia. Um momento sublime, ímpar, divino. Fui a bons lugares para degustar a culinária local. Massagüeira é um espaço onde se concentram alguns restaurantes localizados ao lado de uma lagoa. Só o fato de comer olhando para a lagoa já compensava e, os preços são bons. Lá, comia sempre camarão, filé de siri e o bichinho também, que não tem muito conteúdo, mas eu achava divertido destripá-los, e ainda outras iguarias. No caminho, crianças e senhoras vendiam cocadas maravilhosas, e olhe que eu não gosto de doce (é estranho eu sei). Cocadas de leite condensado, de goiaba, maracujá... Uma delícia. Apenas R$ 1,50 uma barra grande. Comi no Akuaba, (culinária baiana) acarajé e não gostei. Não gostei do bolinho nem do caruru. Fui ao Bodega do Sertão que eu simplesmente amei. É um restaurante de comida nordestina que fora e dentro é decorado como se fosse uma casa de nordestinos daquelas de novelas, cortinas e toalhinhas coloridas, mesas de madeira, bules, santos, fitinhas, as moças que auxiliam trajadas de vestidinhos de chita e claro as comidas nordestinas. Comi escondidinho que é ótimo, e até linguiça de bode, mas confesso que a buchada do bicho, nem lá, tive coragem de experimentar. Fui à Marechal Deodoro, pequena cidade de Alagoas que fica a 20km de Maceió, lugar onde o marechal nasceu. A casa virou museu e conserva alguns móveis e disponibiliza algumas informações sobre a vida e feitos do militar. Saí na noite 2 vezes apenas. Há bastante agitação nortuna e há barzinhos legais. O albergue de Maceió não é tão movimentado. Dividi o quarto 3 vezes. 1º com uma neozelandesa que tentava se comunicar comigo fazendo gestos com as mãos no chão. Ria que não aguentava olhando aquilo. Meu inglês é muito básico e uma comunicação mais "avançada" não era possível, por isso os gestos toscos da guria. Depois dividi o quarto com uma dentista pernambucana e por último com 2 argentinas. Uma, antipática que ficava trancada no quarto de cara amarrada e a Mayra, uma biológa que era o oposto, extremamente simpática e falava português fluentemente, estudara 2 anos a nossa língua. Trocamos e-mails e telefones e ela disse que me contataria quando fosse à Amazônia para que fôssemos juntas. À noite no espaço comum do albergue reuníamos brasileiros e estrangeiros e interagíamos. Era muito divertido. Observei que a maioria dos gringos falava mesmo que mal, um pouco de português, conseguiam se comunicar. O gerente do albergue era argentino e eu dizia à Mayra e ele que Pelé es mejor que Maradona. Eles retrucavam dizendo que, se Pelé é rei, Maradona é Deus. Mayra aprecia muito caipirinha e o Andrea, um italiano preparava para nós. O Andrea uma vez fez um jantar pra mim. Salmão, batatas e uma salada e outra vez fez um espaguete. Um gentleman. Tinha um holandês de nome Joan, cuja pronúncia é bem diferente, que preparava suas próprias refeições na cozinha do albergue, pois, segundo o próprio, estava enjoado de comer em restaurantes e seus pratos pareciam sempre ótimos. Já estava algum tempo mochilando pelo Brasil e depois iria para outros lugares da América Latina. Tinha 31 anos era físico e contou que trabalhou e juntou grana para passar 6 meses só viajando, conhecendo países e suas respectivas culturas, pessoas... Percebi que muitos europeus fazem esse tipo de coisa. Coincidentemente Joan encontrou mais 2 holandeses no albergue o que o deixou bastante animado. Também fiz amizade com brasileiros como o Jesus de Porto Alegre, um concurseiro que ama Maceió, e outros. O nordeste é lindo, os nordestinos são alegres e hospitaleiros. Vale muito a pena conhecer. É difícil exprimir num texto a emoção, o valor, o quão significativa e gostosa foi essa viagem. Impossível descrever os lugares lindos por quais passei, e o quanto meu coração festejou. São imagens e emoções impossíveis de descrever. Sandra braz. Editado Abril 6, 2010 por Visitante Citar
Membros Sandra Braz Postado Abril 6, 2010 Autor Membros Postado Abril 6, 2010 Deve ter sido automático do Site, pois tinha esquecido de dar título a postagem. Já consertei. =) Citar
Colaboradores girard Postado Abril 18, 2010 Colaboradores Postado Abril 18, 2010 ola, sandra tudo bem??? adorei seu relato sobre maceio. Citar
Membros Sandra Braz Postado Abril 18, 2010 Autor Membros Postado Abril 18, 2010 Oi Virtual! Tudo tranquilo... Maceió é uma cidade maravilhosa, na verdade eu tenho quase certeza que Alagoas inteiro é. Infelizmente não pude ir esse ano por conta de compromissos profissionais e outros, mas assim qeu puder estarei por aí de novo. Abraço. Citar
Colaboradores girard Postado Abril 19, 2010 Colaboradores Postado Abril 19, 2010 Me fala um pouco como são as pessoas em Alagoas???? Citar
Membros FlaviaBgo Postado Janeiro 25, 2012 Membros Postado Janeiro 25, 2012 Adorei sua descriçao. Quero ir em abril para Recife, porto de galinhas, Fernando de Noronha e natal, que dicas pode me dar, principalmente de hospedagem...Obrigada... Citar
Membros FlaviaBgo Postado Janeiro 25, 2012 Membros Postado Janeiro 25, 2012 Adorei sua descriçao. Quero ir em abril para Recife, porto de galinhas, Fernando de Noronha e natal, que dicas pode me dar, principalmente de hospedagem...Obrigada... Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.