Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Olá amigos.

Em setembro vou fazer o trajeto Budapeste / Cracóvia e já vi as opções disponíveis (ônibus e trem). Para ônibus verifiquei a possibilidade da Polskibus, já para trem vi na Polirail e minha dúvida é justamente sobre o trem:

O trem que mais me interessou é o noturno que sai de Budapeste às 20h00min e chega a Cracóvia às 07h00min. Essa viagem é tranquila de fazer ? Caso faça esse trajeto de trem, vou comprar o "couchette duplo" que, apesar de um pouco mais caro, parece ser mais confortável.

Outra coisa: neste trajeto vi que vou cruzar a Eslováquia de sul a norte e já li alguma coisa relacionada à necessidade de comprar um bilhete adicional, além da passagem, de trânsito através da Eslováquia. Isso é verdade? Os bilhetes adquiridos pela internet devem ser somente impressos e levados, ou tenho que trocá-los na estação de trem antes da viagem ?

• Colaboradores
Postado

Eu fiz o trajeto inverso em 2014, saí às 20h de Cracóvia e cheguei 7 da manhã em Budapeste. Foi uma viagem tranquila, claro que não foi super confortável, mas dormi ela inteira. Mas leve algo para comer, pois não servem nada nas quase 12h de viagem.

O trem realmente cruza a Eslováquia, mas não precisa comprar bilhete nenhum adicional, compra direto o trecho Budapeste - Cracóvia.

• Membros
Postado

Opa, tudo bom? Você pode comprar o trecho de trem pelo site da MAV, que é a empresa húngara de trens https://www.mavcsoport.hu/ . Como você vai viajar em setembro, os tiquetes só estarão disponíveis para venda em Junho (respeita-se um período de 3 meses a partir da data atual). Depois do pagamento, será disponibilizado um código de 10 dígitos que você digita em uma das maquininhas da estação de trem (Keleti) e será emitido o seu bilhete sem dor de cabeça =)

• Membros
Postado

Não existe algo chamado "couchette duplo", todos os couchetes são quádruplos ou sêxtuplos, ou seja com 4 ou 6 camas por cabine.

Você não está confundindo com o "Sleeping car"? Estes sim tem cabines duplas ou triplas.

Isto é uma cabine de um Sleeping Car:

IMGP2314.jpg

IMGP2302.jpg

Isto é um couchete:

IMGP6113.jpg

A diferença de qualidade e conforto entre eles é gritante, então tem que pedir/comprar a coisa certa, se pedir um "couchete duplo" você vai acabar ficando mesmo é num couchete.

• Membros
Postado

Realmente Adriano, me confundi. Estava verificando as passagens pela Polrail e o triple, double e single não são chamados de couchettes, devem ser provavelmente "sleeping cars". Somente ao verificar no site da companhia hungara é que reparei neste tipo de assento.

Quanto aos trens, o noturno da Polrail é direto (sai 20h05min e chega às 07h08min), já este da companhia hungara (MAV) parece que precisa de baldeações, é isso mesmo?

Na realidade o trem da primeira "parte" da MAV parece ser o mesmo utilizado pela Polrail e que vai de forma direta.

598de15252abb_mochileiros1.jpg.7d95fd6b7c616013d361969789ed8266.jpg

598de1525870b_mochileiros3.jpg.7dc37f04c45f27e11bd9fe6cf936a34f.jpg

• Membros
Postado

É uma confusão mesmo este trem noturno de Budapeste para Praga, pois na verdade não é um trem propriamente dito, mas sim somente 2 ou 3 vagões dependendo da demanda, que vão sendo engatados em outros trens.

O vagão segue direto para Cracóvia, mas no meio do caminho ele vai sendo desengatado e engatado em vários outros trens, inclusive os vagões ficam 2 horas parado lá em Bohumin durante a madrugada esperando a chegada de um trem que vem não sei de onde, trem este que vai levar os vagões ate Cracóvia.

Durante este tempo esperando em Bohumin, o pessoal tem o costume de ficar saindo do trem, batendo porta, fumando e conversando alto pelos corredores e plataforma.

Eu odiei a viagem, não consegui dormir praticamente nada devido aos trilhos e vagões velhos e barulhentos, e barulho dos passageiros lá em Bohumin durante a espera, mas também tem gente que consegue dormir mesmo com o mundo explodindo ai do lado...

Mas pode relaxar, se você estiver nos vagões corretos que estão impresso no seu ticket, você não precisa trocar de trem, pode tentar dormir tranquilamente que você vai chegar em Cracóvia.

• Membros
Postado

Simulei a compra nas duas companhias: na MAV (hungara) e na Polrail (polonesa). Pelo que estive lendo, na Polrail, os bilhetes comprados pela internet são enviados para o Brasil para então apresentá-los no dia da viagem, ou podem ser retirados em algumas cidades da Polônia. A questão é que vou estar partindo da Hungria e, pelo que entendi, a única alternativa seria esperar receber os tickets, o que sinceramente não me agrada à primeira vista.

Tentei ir mais a fundo na compra de passagens pelo site da MAV e não consigo de jeito nenhum reservar a opção de sleeping car, pois sempre aparece essa tela, não importa quantas vezes eu altere os nomes das estações, sendo que só é possível avançar à próxima tela quando seleciono couchette ou 2nd classe. Será que não há disponibilidade de sleeping cars para este trecho?

mochileiros.jpg.72047ff113acae50db29e470e4f40692.jpg

• Membros
Postado
Simulei a compra nas duas companhias: na MAV (hungara) e na Polrail (polonesa). Pelo que estive lendo, na Polrail, os bilhetes comprados pela internet são enviados para o Brasil para então apresentá-los no dia da viagem, ou podem ser retirados em algumas cidades da Polônia. A questão é que vou estar partindo da Hungria e, pelo que entendi, a única alternativa seria esperar receber os tickets, o que sinceramente não me agrada à primeira vista.

Tentei ir mais a fundo na compra de passagens pelo site da MAV e não consigo de jeito nenhum reservar a opção de sleeping car, pois sempre aparece essa tela, não importa quantas vezes eu altere os nomes das estações, sendo que só é possível avançar à próxima tela quando seleciono couchette ou 2nd classe. Será que não há disponibilidade de sleeping cars para este trecho?

[attachment=0]mochileiros.jpg[/attachment]

Pode ser que os tiquetes pros sleeping cars aidna não estejam disponíveis para venda. Eles costumam disponibilizar um pouco em cima da hora. Se você procurar na última semana de abril, eles estão lá, mas se procurar em maio...não tem nada :~

• Membros
Postado

Como eu falei acima, este trem noturno para Cracóvia é uma grande "gambiara" da empresa húngara de trens, dependendo da demanda eles só colocam um único vagão de couchetes, as vezes eles colocam outro de assentos comuns, o vagão sleeping car parece que eles colocam só na alta-temporada entre junho e Setembro.

Pessoalmente eu não compraria sleeping car para este trem especifico antecipada pela internet, pois tem grande grande de você comprar e não levar.

Ultimamente não tido tanto problema em comprar passagem de trem noturno lá na hora, ou alguns dias antes, os trens vivem rodando praticamente vazios, por que praticamente ninguém mais quer viajar com eles, pois alem de meio caros, eles são desconfortáveis, barulhentos e demorados, e cada ano tem menos trens noturnos, pois não compensa mais manter eles operando.

Quem está com o orçamento realmente apertado, prefere ir de ônibus noturno, que é bem mais barato, e quem não está com o orçamento tão apertado assim prefere pegar um voo low-cost e pegar um hotel simples, na maioria dos trechos a diferença de gasto total costuma ser de 10 ou 20 euros, poucos dinheiro para compensar uma noite inteira mal dormida no trem.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...