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Nat, que legal o relato!! Muito legal mesmo!! Estou planejando essa viagem e muito provavelmente irei sozinha tbem... Já tenho um roteiro programado e é basicamente tomar a coragem final, comprar passagem e partir!!

Seu relato é um dos que estão mais inspirando! Parabens pela viagem, pelo relato e por estar inspirando principalmente as meninas que ainda tem um pé atrás de viajarem sozinhas...

Se tudo der certo irei por agosto/setembro agora! =)

Beijos

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Dia 9 : Arequipa (Canion del Colca)

 

Demoreeei mas voltei! kkkkk Desculpa gente, faculdade apertou e tive que parar o relato por um tempo. Mas se tudo der certo posto mais alguns capítulos nesse feriado ainda.

 

Acompanhando ..., obrigado por voltar a postar sua fantastica trip.

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Lucianna Szeliga[/url]"]1285201 Nat, que legal o relato!! Muito legal mesmo!! Estou planejando essa viagem e muito provavelmente irei sozinha tbem... Já tenho um roteiro programado e é basicamente tomar a coragem final, comprar passagem e partir!!

Seu relato é um dos que estão mais inspirando! Parabens pela viagem, pelo relato e por estar inspirando principalmente as meninas que ainda tem um pé atrás de viajarem sozinhas...

Se tudo der certo irei por agosto/setembro agora! =)

Beijos

 

Obrigada Lucianna! Fico feliz que meu relato esteja te inspirando. Também precisei de uns empurrões pra tomar coragem de ir sozinha e os relatos do fórum me ajudaram bastante, principalmente o de mulheres que foram sozinhas. E te garanto, você não vai se arrepender, é uma experiência incrível. Postarei mais alguns dias da viagem durante as próximas semanas. Espero que ajude no seu planejamento. E se tiver dúvidas, é só mandar!

 

Beijos :*

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GustavoFábio[/url]"]

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Olá, como vai?

Sou novo aqui no Mochileiros.com. No titulo de sua viagem, diz que foram 25 dias de viagem, mas só vi os relatos até o 6º dia. Acho que você esta inserindo aos poucos....

 

Bom, pretendo fazer uma viagem semelhante a sua em meados de outubro ou novembro deste ano, mas só devo ter no máximo 15 dias. Então vou precisar cortar algumas coisas, mas mesmo assim, passar pelos três países (Bolívia, Chile e Peru). Se não for pedir muito, será que você pode fazer um breve resumo dos próximos dias? Só pra eu ter uma ideia geral e depois acompanhar os detalhes da viagem por aqui. Se preferir, pode mandar o resumo, em partes ou como achar melhor pro meu e-mail.

 

Desde já agradeço muito pelas dicas.

 

Abraço!

 

Gustavo

 

Oi Gustavo! Te respondi por mensagem, vê se chegou aí ;D

Desculpa demorar mil anos pra responder, estava realmente atarefada. Se tiver mais dúvidas pode me mandar, costumo responder mais rápido por e-mail: natsumyiass@gmail.com

 

Abraços!

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Dia 11: Cusco

 

 

Pessoal, desculpem-me de novo a demora pra postar, tive que resolver algumas coisas da vida e acabou que dei uma parada nas postagens :( Mas agora chegaram as férias, então é só alegria! Vamos lá.

 

*Esqueci de falar no post anterior que antes de sair de Arequipa troquei mais 100 dólares e 200 reais por lá (cotação 1 real = 0,98 sol).

 

 

Cheguei em Cusco era umas 6:30 da manhã. Cheguei passando um pouco mal, minha cabeça tava doendo um pouco e meu estômago estava meio ruim. Não sei se foi por causa da mudança de altitude ou porque eu não tinha comido quase nada desde a noite anterior (ou os dois juntos). Tive que ficar um tempinho sentada nos bancos da rodoviária pra me recuperar um pouco.

 

Aproveitei e já fui cotando os preços de passagens pra Copacabana. Não tinha intenção de passar em Puno, queria ir direto pra Copa. Mas de qualquer modo, parece que todos os ônibus passam na rodoviária de Puno. Você tem que descer lá e esperar um outro ônibus pra Copa. Achei os preços das passagens salgados, o mínimo que achei foi 80 soles pelos dois trechos: Cusco-Puno e Puno-Copa. E olha que eu pesquisei em todos os guichês possíveis. Como eu já sabia o dia que sairia de Cusco e meus dias na cidade seriam meio cheio de passeios, preferi comprar a passagem naquela hora mesmo pra ter que voltar na rodoviária só no dia que eu fosse embora. Comprei o de 80s/. mesmo pela Transzela. Mas eu recomendo fortemente que se você tiver planos como eu de ir pra Copacabana direto, compre em Cusco só o trecho até Puno. Deixe pra comprar o trecho Puno-Copa quando chegar na rodoviária de lá. A oferta é grande então dificilmente vai faltar passagem, provavelmente ficará mais barato e rolou uma confusão enorme quando eu fui pegar o ônibus pra Copacabana, que vou detalhar mais adiante. Resumindo: não vale a pena comprar os dois trechos em Cusco, compre apenas até Puno.

 

Saindo da rodoviária veio uma onda de taxistas oferecendo corridas pra Plaza das Armas. Acho que o preço lá é tabelado de 10s/. Eles ficam falando pra ir com eles, que lá fora é perigoso, blablabla, tudo lorota, gente. Se você sair da rodoviária e atravessar a rua você encontra pela metade do preço. Paguei 5s/ a corrida ate a Plaza. Nesse dia não queria ficar no WR. Queria dar uma economizada e descansar um pouco, além de um pouco mais de privacidade. Tinha levado alguns endereços de hostel que peguei por indicação aqui no mochileiros e resolvi ficar no Inkaspacha. A localização é muito boa, muito boa mesmo, bem pertinho da plaza das armas, é bem barato e quando eu fui, vazio. Parecia que só tinha eu no hostel kkk Paguei 25 soles num quarto compartilhado com 2 camas, mas não tinha ninguém no quarto, então fiquei sozinha. O hostel é bem simples, não espere nada demais. O Wi-Fi só pegava na área comum e o banheiro não trancava direito. O café da manhã estava incluído no preço da diária. Eles me deixaram fazer o check-in de manhã mesmo sem me cobrar nada mais por isso. Guardei minha mochila no quarto, comi uns biscoitos e deitei um pouco até passar o mal-estar, depois de um tempo tomei um banho e fui andar pela cidade.

 

Dei umas passeadas pelos arredores e já fui olhando os preços dos passeios que ficam nos cartazes na porta das agências. Entrei em algumas, fiz algumas cotações e sempre pedia pro atendente anotar o nome da agência e os preços em um papelzinho e no final do dia só fui comparando os preços mesmo. Os passeios que eu queria fechar eram os seguintes:

 

- Van de ida e volta até hidrelétrica;

- Valle Sagrado;

- Montanhas coloridas

 

Depois de fazer algumas cotações e curtir um pouco a vibe de Cusco fui procurar algum lugar pra almoçar. Como eu tinha acabado de chegar na cidade eu não sabia que no mercado o almoço era tão barato (nem sabia onde ficava o mercado na verdade kk), então achei um lugar muito bom pertinho da praça que oferecia o prato do dia (com entrada e suco) por 12 s/. Achei um preço ok já que estava bem gostoso.

 

35635792091_6197389570_b.jpgPlaza by Natalia Natsumy, no Flickr

 

35767757695_c8799938ec_b.jpgPlaza by Natalia Natsumy, no Flickr

 

 

Depois do almoço fui comprar o ingresso de Machu Picchu. Eu não tinha comprado pela internet, nem reservado nem nada, fui em uma agência, perguntei onde era o escritório que vendia ingresso e fui lá comprar.

 

Importante lembrar aqui que eu não subi Huayna Picchu, por isso deixei pra comprar o ingresso lá na hora mesmo. Se voce for subir a montanha recomendo fortemente comprar ou reservar pela internet com antecedência, porque tem limite de visitantes por dia. Agora, só o ingresso de MP eu acho tranquilíssimo comprar lá em Cusco mesmo.

Paguei 77s/. no meu ingresso. Esse é o preço pra estudantes que possuem carteirinha ISIC. Mesmo se você for comprar na hora é importante olhar os preços no site oficial, porque todo ano tem reajuste.. No site você encontra todas as informações sobre preços/disponibilidades/reservas:

 

http://ingressomachupicchu.com/

 

Tem que saber o dia certinho que você vai também, porque o ingresso só é válido pro dia escolhido.

 

Estava lendo um blog um dia e parece que agora existem algumas regras novas pra visitar MP, que não existiam quando fui. Pra quem vai a partir desse mês vale a pena dar uma lida e conferir essas informações:

 

http://www.360meridianos.com/2017/05/novas-regras-para-visitar-machu-picchu-partir-de-julho-de-2017.html

 

Como vocês devem ter lido em muitos relatos, pra ir pra MP existem as opções de trilha, van+trilha e trem.

 

Várias agências oferecem vários tipos de trilhas que chegam em MP (Inca trail, Inca Jungle, etc), acho que vale muito a pena fazer se você tiver tempo e estiver acostumado a caminhar. A trilha Inca clássica é a mais concorrida então é bom reservar com antecedência com alguma agência.

 

O trem é a opção mais cara e também a mais confortável. Nem cogitei essa opção por ser cara demais pro meu orçamento, então não saberei dar mais informações :/

 

A opção mais econômica é a van+trilha, que foi a que escolhi. Funciona assim: você fecha com uma agência a van de ida e volta até a hidrelétrica (umas 6hs de Cusco). Depois faz uma trilha de aproximadamente 3hs pelos trilhos de trem até chegar até Aguas Calientes. Dorme lá em AC e no outro dia sobe pra MP. Os dias de ida e volta você pode escolher. Eu escolhi ir em um dia e voltar 2 dias depois, pra poder tirar um dia inteiro só pra Machu Picchu. As agências costumam oferecer um pacote com hospedagem também, mas eu acho mais econômico chegar lá em AC e pesquisar por conta própria mesmo. O guia você também pode fechar com a agência, ou fechar lá na entrada de MP. Fechar com a agência é bem mais em conta, claro. Eu paguei 20 s/. pelo guia. Eu tive problemas em encontrar o meu guia lá em cima, mas foi uma fatalidade do destino. A maioria das pessoas que fecham o guia com as agências conseguem combinar o encontro direitinho, mas Murphy resolveu implicar um pouquinho com a minha trip kkk. Lá em cima dezenas de guias oferecem serviços em várias línguas, mas nem cheguei a olhar, imagino que os preços sejam salgados.

 

Só a ida e volta da van fica em torno de 60 s/ (chorando). e o guia foi 20 s/., totalizando 80s/. o pacote sem hospedagem. Muita gente acha perigoso, e é um pouco mesmo, a van faz muitas curvas, beira precipícios, muita neblina, chuvas.. Mas as paisagens são lindíssimas, são fodas! Sem contar que é uma aventura né kkk E olha, não vi nenhum acidente pelo caminho viu.. nem na ida nem na volta.

 

A agência que fechei a van foi a Wayanay, que fica dentro de uma galeria de Cusco. Apesar do problema que tive com o guia eu recomendo a agência. Me explicaram com bastante paciência, deram pulseirinha pra me identificar na hora de pegar a van, me devolveram o dinheiro do guia sem problema nenhum, me deram desconto.. Além disso a menina que me atendeu foi muito gente fina, até me adicionou no facebook rs.

 

Fechei os outros passeios em outras agências. O passeio das montanhas coloridas fechei pra dali a dois dias por 80 s/. (van, guia, desayuno, entrada nas montanhas e almoço). Eu pesquisei muito e foi o melhor preço que encontrei.. Talvez se você for em grupo consiga algo melhor. Mas fiquem espertos: verifique com a agência se no preço está incluso a entrada nas montanhas. A entrada é 10s/. e se não estiver incluso você tem que levar pra pagar lá na hora que chegar. Tinha agências oferecendo o passeio por 80, 90s/. sem a entrada, tinha atendente que nem me avisava! Então não esqueçam de verificar isso.

 

Fechei o passeio do Valle Sagrado pro dia seguinte com uma das agências da Plaza das Armas, o nome dela é Inkaschacana. Recomendo muito o guia Ivan que foi excepcional! Paguei 25 soles na van para o Valle Sagrado. Os preços giram em torno disso mesmo. Lembrando que esse valor é só a van + guia. O boleto turístico tem que comprar lá na hora pra ter acesso as ruínas e o almoço a agência oferece um buffet caro (acho que 30 soles), mas não incluí isso no meu. A porta da agência é essa:

 

34926583674_71772c8689_b.jpgAgencia by Natalia Natsumy, no Flickr

 

(A agência que fechei as montanhas coloridas fica dentro dessa portinha da esquerda)

 

Passeios fechadíssimos, fui dar mais uma volta por Cusco. Comprei umas camisetas, passei no mercado San Pedro (que é enorme!), andei pelas ladeiras e, por fim, passei no supermercado pra comprar umas coisas pra janta: miojo + ovo kk além de mais alguns biscoitos e águas pra levar nos passeios dos dias seguintes.

 

Fui pro hostel, fiz minha janta e depois fui dormir.

 

GASTOS DO DIA:

 

80 - ônibus Cusco-Puno + Puno-Copacabana

5 - táxi para plaza

25 - Valle Sagrado

12 - almoço

25 - diária inkaspacha

15 - compras pra janta + lanches

80 - montanhas coloridas

77 - ingresso Machu Picchu

80 - transporte para MP + GUIA

30 - camisetas

 

TOTAL: 429 s/.

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Curioso para ver o relato do passeio das Montanhas Coloridas!

Vou agora em Agosto pra esse Mochilão e tenho um dia livre em Cusco no meu roteiro, dependendo do seu relato, vou incluir esse passeio também!

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Curioso para ver o relato do passeio das Montanhas Coloridas!

Vou agora em Agosto pra esse Mochilão e tenho um dia livre em Cusco no meu roteiro, dependendo do seu relato, vou incluir esse passeio também!

 

Oi Diego! Acho que vale muito a pena, foi um dos passeios que mais gostei na viagem, só tem que ter bastante disposição. É bem cansativo! kkk Devo postar essa parte até domingo :)

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Dia 12 - Cusco (Valle Sagrado)

 

Quando fechei o passeio, fui orientada a chegar na porta da agência às 7hs. O grupo ia se encontrar lá com o guia e 8hs partiríamos para as ruínas. Mas muita gente do grupo demorou pra chegar e o guia também. Além disso o ônibus teve uns problemas e só saímos mesmo pro passeio umas 9hs :?

 

O guia tinha se apresentado lá no local de encontro. Já falei no post anterior que achei ele excepcional né, Ivan o nome dele. Se puderem procurem um tour com ele!

 

Nesse passeio passamos primeiro por Pisac, almoçamos, fomos pra Ollantaytambo e terminamos o passeio em Chinchero. Em Chinchero não entramos nas ruínas, importante salientar isso. Se você fizer questão de conhecer as ruínas de Chinchero, olhe direitinho com a agência se vai mesmo passar por elas.

 

Durante todo o trajeto, desde a hora que entramos no ônibus, o guia foi explicando a história de Cusco, sobre as mitologias que o povo inca acreditava e sobre o roteiro que iríamos fazer. Ele separava a história em capítulos e em cada trecho ele contava mais um pouco da história.

 

Na entrada de Pisac comprei o meu boleto turístico. Estudantes tem desconto apenas no boleto turístico geral. Eu comprei o geral mesmo porque ia ficar o mesmo preço do parcial. Paguei 70s/. Quando chegamos em Pisac, o guia deu algumas explicações e orientações sobre o caminho a seguir. Normalmente os guias explicam e dão um tempo (cerca de 30min) pra gente explorar por conta própria. Em Pisac tem alguns lugares com umas bandeirinhas coloridas que indicam os lugares que podem ou não passar. Parece que venta muito por lá e podem acontecer deslizamentos em alguns lugares. Principalmente na época de chuvas.

 

35785119385_46bb3c741b_b.jpgPisac by Natalia Natsumy, no Flickr

 

35615601392_e55cc1e98c_b.jpgterraços Pisac by Natalia Natsumy, no Flickr

 

Depois de Pisac, passamos em uma loja de jóias. Lá explicaram como é a fabricação das jóias, o significado e o poder de algumas pedras, como identificar uma jóia falsa, etc. Depois deram um tempo pra compras. As jóias são muito lindas mesmo, mas são caras demais então nem fiquei olhando muito kkk

 

Depois disso fomos almoçar. Dessa vez eu fui a única pobre que foi procurar algum outro lugar além do buffet. Quando todos entraram no restaurante andei pra outra direção e, novamente, depois de andar um quarteirão encontrei um mini-restaurante oferecendo almoço com suco por 5 soles. O restaurante era super simples mas estava muito boa a comida, só o suco que tava estranho mas nada é perfeito né :lol: Almocei e fui lá pro buffet usar um pouco o wifi até dar a hora de saída do ônibus.

 

A próxima parada foi Ollantaytambo, e gente, adorei aquele lugar! Se eu soubesse o quão bonitinha era a cidade teria me programado pra me hospedar por lá um dia. Que cidade linda. Passeamos um pouco pela cidade e entramos nas ruínas. Já fiquei super maravilhada com os terraços agrícolas e com as lhamas andando. Novamente o guia explicou um pouquinho sobre o sítio e deu um tempo pra gente explorar. Eu custei pra subir no topo viu.. mas a vista vale muito a pena. Fiquei algum tempo explorando e tirando fotos até dar a hora de voltar.

 

34974953443_34c5615ac9_b.jpgVielas de Ollantaytambo by Natalia Natsumy, no Flickr

 

34944858534_8b5a8c5495_b.jpgOllantaytambo by Natalia Natsumy, no Flickr

 

34944861884_5c3942b4c4_b.jpgruínas de Ollantaytambo by Natalia Natsumy, no Flickr

 

34974958643_bedb918b2a_b.jpgpaisagem by Natalia Natsumy, no Flickr

 

 

A próxima parada foi Chinchero. No caminho o guia mostrou o hotel flutuante de Machu Picchu. Gente, que loucura é aquela. Os quartos ficam pendurados na encosta da montanha, vi alguns hóspedes escalando a montanha pra chegar nos quartos! ::sos:: Que coisa mais bizarra kkkk. Mas a vista deve ser espetacular (o hotel é esse: https://oglobo.globo.com/boa-viagem/perto-de-machu-picchu-um-hotel-para-quem-nao-tem-medo-de-altura-16750244).

 

No caminho pra Chinchero, o guia fez uma pergunta no ônibus valendo um mineral que, segundo ele, simboliza força e energias positivas. Chutei a resposta e acabei acertando! kkkk Voltei pra casa com um mineral ::otemo::

 

Quando chegamos em Chincero estava quase escurecendo. Fomos apenas na casa de uma mulher que fazia artesanatos. Lá ela explica o passo a passo pra fazer as tinturas e os bordados, ofereceram um chá de coca de graça também. Achei bem interessante. Depois deixaram um tempo pra gente comprar. As coisas são lindas mesmo, mas caras.. As mesmas coisas são vendidas por um preço muito menor nos mercados e galerias de Cusco. Acabei não comprando nada lá.

 

Cheguei em Cusco era umas 21hs, nessa noite jantei no McDonalds mesmo. Lá encontrei uma baiana super gente fina e conversamos um pouco. Infelizmente ela estava indo embora de Cusco já :/ Falei com ela que ia nas montanhas coloridas no dia seguinte e ela me disse que não conseguiu completar a caminhada, que ela e os amigos vomitaram muito durante o caminho, passaram muito mal mesmo. Fiquei com medo claro né kk Mas agora já era, já tinha fechado o passeio.

 

Peguei minha mochila no Inkaspacha e fui lá pro Wild Rover. E vou ser sincera, não curti muito esse WR não.. Primeiro que a localização dele não é tão boa. Fica no topo de uma ladeira gigante (na mesma do Locki, só que mais pra cima), os staffs não são lá muuito atenciosos e quando eu cheguei não tinha nem papel higiênico no meu quarto. Bem diferente do de Arequipa. Esse WR é novo, acho que até ano passado ele ficava em outro lugar da cidade, então quando eu me hospedei lá parecia que estavam em fase de adaptação. Mas a área comum é enorme, o bar é bom e animado e tem uma vista realmente bonita da cidade. Uma coisa compensa a outra né, mas em geral não curti tanto. Como era meu segundo WR, ganhei um free drink!

 

Nessa noite fui dormir mais cedo porque no outro dia teria que sair às 3hs da manhã para o passeio das Montanhas Coloridas.

 

GASTOS DO DIA:

 

70s/. -boleto turístico

5s/. - almoço

10s/. - pau de selfie

20,5s/. - janta no McDonald's

4s/. - táxi até Wild Rover

 

TOTAL: 109,5s/.

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Dia 13 - Cusco (Montanhas Coloridas)

 

No dia anterior já tinha deixado a minha mochila pronta com lanches, águas e algumas roupas. Acordei 2:30 da manhã e fui esperar lá na portaria do hostel. O guia passou lá 3hs e me levou até a van que estava a uns 3 quarteirões de distância.

 

Seguimos caminho para as montanhas e é um pouco longe. Acho que depois de umas 4hs de viagem paramos em uma casinha pra tomar o desayuno de sempre: pão com geléia ou manteiga + chá. Depois seguimos de van por mais 1:30hs.

 

Descemos da van e recebemos as instruções. Primeiro o guia perguntou quem já tinha feito caminhadas de longas distâncias (só 3 pessoas em umas 15 kk), deu algumas orientações básicas, falou que eram aproximadamente 4hs de caminhada até lá, que a altitude passava dos 5000 metros lá no topo e que se alguém sentisse alguma coisa incomum era pra avisá-lo na mesma hora. Eram dois guias, um ia na frente e o outro ia atrás, com a última pessoa do grupo. Achei eles bastante experientes.. Depois conversei com um deles e ele me disse que subia a montanha todo dia! ::ahhhh::

 

O guia falou também dos cavalos. Alguns moradores da região oferecem cavalos pra ir até perto do topo. Não é barato e eu não recomendo. Acho que se você não estiver aguentando é melhor parar ou voltar, porque acho muita crueldade. Passei perto de vários cavalos carregando pessoas e eles estavam extremamente cansados e ofegantes. Sem contar que em alguns pontos o solo é muito irregular pra eles passarem. Não vale a pena alugar um cavalo pra te levar lá, não mesmo.

 

Começamos a caminhada e já no começo tem um morrinho um pouco cansativo. Eu que já comecei a ficar ofegante subindo esse morrinho, fiquei imaginando o que que eu tava fazendo ali ::lol4:: Mas depois por um bom tempo a caminhada é por um terreno mais plano, em alguns lugares gramado, em outros cheio de barro. Gente, sério, o caminho é lindo. Lindíssimo. Vi várias llhamas/alpacas/ovelhas pelo caminho (vi até uma que tinha acabado de nascer *-*), muitos riachos, dá pra ver alguns picos nevados ao longe.. acho que só pelo caminho já vale fazer esse trekking. Legal que na volta, eu tava vendo um tanto de pontinhos brancos nas montanhas e depois percebi que era tudo lhama/alpaca kkk Em algum ponto no começo eles cobram a entrada de 10 s/.

 

 

35653930421_0c5091de90_b.jpgvisto by Natalia Natsumy, no Flickr

 

35653944811_108f074e61_b.jpgcaminho by Natalia Natsumy, no Flickr

 

35653935951_fdb9724831_b.jpglhaminha que tinha acabado de nascer!! by Natalia Natsumy, no Flickr

 

35397602790_54bf3f0537_b.jpgovelhas by Natalia Natsumy, no Flickr

 

35653625811_63e6120752_b.jpgpontinhos brancos = llhamas/alpacas by Natalia Natsumy, no Flickr

 

35744766876_7fa3eb4c38_b.jpgcasas no caminho by Natalia Natsumy, no Flickr

 

 

Existem alguns banheiros pelo caminho. Até a metade tem com uma frequência boa. Em torno de 1 sol pra usar. O resto do caminho tem banheiros naturais kkkk Em alguns lugares eles colocam uma lona pra ninguém te ver, mas basicamente é um buraco no chão mesmo. Então aproveite os banheiros pagos!

 

Quando vai chegando próximo das montanhas, a altitude começa a aumentar demais. Vi muita gente passando mal pelo caminho, desistindo e voltando. Eu comecei a ter umas dores de cabeça, falei pro meu guia e ele me deu um pouco de água florada, ou algo assim, pra cheirar e passar no rosto. O alívio foi instantâneo.. Continuei minha caminhada bem devagar, parando sempre que achava necessário. Quando tava chegando no topo comecei a parar de 2 em 2 min porque fica realmente difícil de respirar. Pensei em desistir quando estava quase no fim. Pra chegar nas montanhas tem um morrinho no final e eu tava sentindo que não tava aguentando nem andar no reto mais kkk Mas o pessoal que tava descendo me ajudou, me empurrou pra cima, puxou meu braço, me incentivou, foi muito legal essa parte! Finalmente cheguei lá em cima, nem acreditei que consegui! kkk

 

Infelizmente na época que fui (de chuvas) as montanhas costumam ficar com uma névoa por cima. Eu já tinha sido alertada sobre isso, mas quis ir mesmo assim. Valeu a pena. Não tive a vista linda do colorido delas, mas entre uma névoa e outra deu pra ver bastante coisa. É inacreditável. Coisa surreal aquelas cores! Imagina que lindo deve ser com o tempo aberto. Acredito que isso só aconteça na época de chuvas mesmo. Mas como disse, só pelo caminho já vale muito a pena.

 

35616039312_780126571b_b.jpgcheguei!! by Natalia Natsumy, no Flickr

 

34975381923_a19b99c882_b.jpgmontanha by Natalia Natsumy, no Flickr

 

 

Segundo meu guia, as montanhas coloridas são uma atração nova, os passeios pra lá começaram apenas 2 anos e meio atrás. Por isso ainda não tem muita infra-estrutura pra receber os turistas. Ele disse que as montanhas foram descobertas há pouco tempo, antes ficavam encobertas pela neve.

 

Esperamos os que não desistiram no caminho alcançar o topo pra todo mundo voltar junto. A volta, claro, foi muito mais tranquila, só descidas. Fui só curtindo a paisagem. No caminho começou a chover um pouco e quando eu tava chegando na van quase não sentia mais minhas pernas kkkk Esperamos todo mundo voltar pra partir pro almoço!

 

Pra almoçar paramos na mesma casinha do desayuno e almoçamos frango assado. Eu tava morrendo de fome e super cansada. Acho que por isso esse almoço simples no meio do nada foi um dos melhores da minha vida.

 

Chegamos em Cusco era umas 19hs, jantei um sanduíche no subway e começou a cair um dilúvio. Como eu tava muito cansada e queria chegar logo no hostel, coloquei minha capa de chuva e fui debaixo da chuva mesmo. Cheguei no hostel encharcada. Acho que minha capa tava furada kkk Tomei um banho, me enchi de salompas e capotei. No outro dia iria cedo para Aguas Calientes.

 

 

Vou deixar algumas dicas básicas pra quem pretende ir pras montanhas coloridas:

 

  • - O trekking é nível intermediário;
    - Não leve muito peso na mochila, fica muito difícil de carregar quando a altitude aumenta muito;
    - Leve umas duas ou três garrafas de água no mínimo. Não vi vendendo lá e são muitas horas de caminhada;
    - Leve uns lanchinhos, o almoço é muito tarde;
    - No começo do trekking faz um pouco de calor, mas quando estiver chegando no topo faz um frio extremo! Então meu conselho é ir com camadas de roupa, você vai colocando as camadas quando for subindo e tirando quando for descendo, de preferência leve um casaco corta vento;
    - Boné e protetor solar são essencias;
    - Leve moedinhas para os banheiros;
    - Vá no seu ritmo, não adianta tentar acompanhar as pessoas. Se você exagerar vai começar a passar muito mal;
    - Qualquer sintoma incomum, nem que seja uma leve dor de cabeça, fale com seu guia. Os sintomas podem piorar muito rápido;
    - Respeite seus limites, se você não estiver aguentando, não continue. Meu guia disse que uma pessoa já morreu lá de alguma coisa do coração, que poderia ter sido evitado se a pessoa tivesse simplesmente parado ou pelo menos avisado;
    - Não vá de cavalo ::cool:::'> ;
    - Faça esse passeio só se você já estiver acostumado com a altitude. Se você chegar de cara em Cusco e já fazer o passeio no dia seguinte vai dar ruim. Eu já tinha ido no Salar, já tinha passado alguns dias em Cusco também, então já estava acostumada;
    - Se for na época de chuva leve uma boa capa de chuva;
    - Calçado impermeável é indispensável. Passamos por vários mini-riachos que não tinha como pular, além de muito barro pelo caminho;
    - Recomendo levar umas folhas de coca;
    - Eu acho que um bastão de caminhada ajudaria bastante viu.. Mas só se você tiver mesmo, não é extremamente necessário;
    - Eu que sou super sedentária consegui fazer o trekking, então não tenha medo de ir, vale muito a pena!!

 

 

GASTOS DO DIA:

 

1s/. - banheiro

12s/. - subway

4s/. - águas

3,5s/. - pacote de batatas

 

TOTAL: 20,5s/.

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Oi Natália, obrigada por postar seu relato. Eu pretendo fazer essa mesma viagem ano que vem sozinha. Já li muitos relatos mas estou gostando muito do seu pois tenho o mesmo o roteiro, praticamente a mesma idade e os valores estão mais atualizados. Estou acompanhando, adorando e esperando os novos capítulos. :D

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