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DIA 08 – 02/03

 

Acordamos cedo e mais uma vez não sabíamos nosso roteiro. Conhecemos o Evandro, um mineiro que atualmente vive em Curitiba e que estava de férias pelo MT.

 

O Anderson havia combinado de fazer o circuito das cachoeiras (só precisa pagar o guia) com um casal, encaixou o Evandro e nos convidou para ir também, como o grupo já era reduzido, era fez um desconto para nós duas, no valor de R$35 reais cada uma :wink: , mas a Pat estava cansada e queria um tempo de autoconhecimento e descanso. Então eu resolvi ir com o Evandro e ela resolveu ficar (vou contar o dia dela no próximo post).

 

O circuito das cachoeiras tem cerca de 8 km de extensão, passando por 6 cachoeiras. Ele fica a 12 km do centro da chapada dos Guimarães, dentro do parque nacional. O inicio da trilha pode ser feito por dois caminhos, pela Cachoeira Véu da Noiva, ou por um caminho que fica um pouco antes, da entrada oficial do Parque Nacional, mas não se animem tem um portão e cadeado, no qual a chave deve ser pega por um guia na administração.

Iniciamos a trilha, o começo é mais descida, e vamos passando por várias paisagens do cerrado, com árvores tortuosas, pedras multicoloridas, areia e terra vermelha. ::love::::love::::love::

 

A primeira parada foi na Casa de pedra, uma formação rochosa, que tem indícios que foi feita de morada há muitos anos atrás.

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Depois caminhamos uma distancia razoável e chegamos a cachoeira 7 de setembro, conhecida pelos nativos como Sonrisal (pois a queda fazem várias bolhas lembrando uma aspirina efervescente), depois conhecemos a cachoeira do Pulo, que na verdade hoje não se pode mais pular, mas que gera boas memórias da infância no Anderson e possivelmente várias outras pessoas que nasceram por ali ::lol3:: .

 

Um detalhe é que essa cachoeira fica um pouco funda perto da queda, mas com pouquinho de esforço no “nado” da para entrar debaixo da queda dela. ::otemo::

 

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Seguimos para a Prainha, que possui uma faixa de areia bem gostosa, lembrando muito uma praia mesmo. A dica é deitar nas pedras, principalmente do lado direito da cachoeira.

::hahaha::

 

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Essa foi uma das que ficamos mais tempo, então prosseguimos para a cachoeira do Degrau, que ninguém quis entrar, pois precisava de um pouco mais de habilidade.

 

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E enfim, a maior e com certeza a mais linda, a cachoeira Andorinha, que possui cerca de 20 metros de queda, faixa de areia e pedras multicoloridas que dão um charme único para o local. Foi a que ficamos mais tempo, apenas sentindo a energia da natureza.

 

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Por conselho do Anderson, saímos cerca de 15h30 para voltar devagar, pois a volta até a entrada seriam 4km sem pausas em lindas cachoeiras e de subida com o sol quente nos castigando. E a chave tem q ser entregue na portaria até às 17hs. No caminho passamos por um mirante lindo.

 

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Ao chegarmos ao hostel, a Pat havia saído a pouco tempo para passear de bike. Então fui com o Evandro no centro comer alguma coisa, eram 17h30 e adivinhem? NADA estava aberto ainda. Então paramos no mercado em frente a praça e eu comprei água (1,5l por R$3,00). Voltando para o hostel, notamos que estava um pôr do sol lindo (foi o primeiro dia que dava para ver o por do sol), então aos 45 minutos do 2° tempo pegamos o carro e seguimos para o MIRANTE ALTO DO CÉU, no qual nos falaram ter a vista mais linda da chapada.

 

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Mas chegamos o sol já estava bem baixo e anda precisava fazer 15 minutos de trilha, fora isso o Dono do local havia capinado o mato e que podíamos encontrar muitas cobras pelo caminho. Não sei se tem que pagar alguma coisa para ir até o Mirante, mas eu acredito que sim. Mas parece que vale muito a pena.

Então voltamos e paramos o carro próximo ao portão da aeronáutica, para terminar de ver aquele lindo céu e então retornamos.

 

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A Pat já havia voltado e com a ótima noticia que a Rose havia liberado a cozinha para fazermos um macarrão, então depois de jantarmos e resolvemos ir dormir.

 

***Foram os dois dias que fizemos os passeios com o Anderson, e ele é um ótimo guia, explica bastante sobre a chapada e também se propõe a sanar todas as nossas dúvidas. Ele faz todos os passeios da chapada e também faz a região do pantanal, então deixo aqui o contato dele, pois super recomendo:

Guia Anderson - Contato: 65 9941-9323 - email: andersonh.moura@gmail.com

 

GASTOS DO DIA 08

 

CIRCUITO DAS CACHOEIRAS = R$35,00

DIÁRIA NO HOTEL = R$60,00

ÁGUA NO MERCADO = R$3,00

 

TOTAL DO DIA = R$98

 

Total geral= R$ 1492,55

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DIA 08B – 02/03

 

Agora vou contar como foi o dia da Pat, já que ela não quis ir ao circuito das cachoeiras.

Ela pegou algumas informações com a Rose, inclusive todos os horários dos ônibus e resolveu ir até o Parque Nacional para fazer as aquelas trilhas que eu mencionei no começo do post que são auto-guiadas. ::otemo::

 

Ela foi até a rodoviária da Chapada, para pegar o ônibus que sai as 10h30 sentido Cuiabá. Dependendo do local que você desce, o valor da passagem é diferente, então ela informou que desceria em Buriti na Entrada do Parque Nacional, a passagem foi R$6,90 e o trajeto durou 15 minutos. Tem um ponto de ônibus bem na frente da rua que leva até a entrada do parque, ou seja é bem tranquilo para ir de ônibus.

 

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Primeiro ela fez a trilha para as Cachoeiras dos Namorados e Cachoeirinha, que são boas para banho e na Cachoeirinha tem um bar, mas neste dia estava fechado. A trilha é rápida tem cerca de 1 km, de nível fácil.

 

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Depois de um mergulho na cachoeira dos Namorados, ela fez a trilha para o Véu da Noiva, que também é uma trilha fácil, com 1 km e pouco de extensão. É uma cachoeira muito bonita, mas só podemos olha-la de longe, pois houve um incidente há algum tempo atrás. ::mmm:

 

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A Pat fez amizade com um casal e voltou para o hostel de carona com eles. Almoçou no Pomodori, duas empadas, uma de carne serenada com creme de abóbora e a outra de bacalhau (R$6,00 cada). Ela classificou elas como gostosas e simples hehe ::hahaha::

 

Retornou ao hostel e as 16hs pegou uma bicicleta empresta com a Rose e foi até o Mirante Geodésico, no qual percorreu 7km na ciclovia, que esta tem uma boa sinalização e e esta em bom estado.

 

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Ela ficou um tempo por lá, procurou o marco que indica exatamente o ponto entre os oceanos pacífico a atlântico e retornou para a cidade quando o sol começou a se pôr no horizonte.

Ela recomendou muito fazer esse passeio, pois a vista é muito bonita e a energia é ótima. ::otemo::::otemo::::otemo::

 

::love::

  • 2 semanas depois...
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DIA 09 – 03/03

 

Resolvemos ir embora apenas no dia seguinte, então pegamos carona com o casal que a Pat havia conhecido na cachoeira, até a entrada do parque, pois eles iriam fazer o circuito das cachoeiras com o Anderson e teriam que ir até lá e eu queria conhecer a cachoeira véu da noiva. ::hahaha::

 

Então, descemos juntos até o mirante que tem a vista da cachoeira. Estava muito sol, sério um sol para cada cabeça, e só por isso a trilha que é super fácil cansou um pouquinho. Depois de algumas fotos o grupo do Anderson seguiu para a entrada do circuito e eu fui até a lojinha do parque comprar algumas lembrancinhas (gastei R$45reais – A Pat havia me falado que ali as coisas eram mais baratas que no centro da Chapada). ::otemo::

 

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Então voltamos para a entrada do parque, debaixo daquele Sol todo, quase desistimos de seguir até a trilha do Mel para ficarmos nas cachoeirinhas do parque, mas eu queria muito fazer essa trilha, então seguimos para o ponto de ônibus, sentido Cuiabá. ::mmm:

 

Era quase 10hs e só iríamos conseguir pegar o ônibus que sai da chapada as 10h30. Até tentamos umas caronas, mas não deu certo. Então por volta de 10h45 o ônibus passou. Dissemos que íamos descer na trilha do Mel e a passagem custou R$4,90 (levem trocado), não demorou nem 5 minutos e descemos em frente à casa do Mel. ::essa::

 

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Além de uma lojinha com vários produtos de mel, eles tem um restaurante, apiários e uma pousada / Camping que pelo que vimos tem piscina. Para iniciar a trilha, basta entrar na lojinha e informar, nome e telefone, eles anotam o nosso horário de entrada (na volta tem que informar a saída) e pagar R$20 reais para fazer a trilha (cada uma) ::mmm:

 

Iniciamos a trilha as 11hs, ela é auto guiada, tem 6 km ida e volta. A ida tem bastante subida e a cada 500m existem placas indicando que estamos no caminho correto. E durante o caminho, passamos por partes do cerrado, por formações rochosas engraçadas e atravessamos uma pedra enorme.

 

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Chegamos ao final, que é um lindo mirante, mais ou menos 12h20. Tiramos várias fotos e apreciamos o local, mas de longe já avistamos que existiam alguns pontos de chuva que estavam vindo em nossa direção. Então por volta das 12h45 tomamos o caminho de volta.

 

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Claro que a chuva nos alcançou, então colocamos tudo que não pode molhar em sacolinhas plasticas e seguimos um pouco mais rápido o caminho. Chegamos no ponto de partida mais ou menos as 13h40 (SEMPRE LEVEM SOCOLINHAS, SACOS ESTANQUE, PORQUE DE UMA HORA PARA OUTRA CHOVE NA CHAPADA - pelo menos nessa época do ano) ::mmm:::mmm:

 

Eu achei essa trilha muito linda, vale muito a pena faze-la. Não so pela paisagem do final, mas por todo o caminho ::otemo::::otemo::::otemo::

 

Sabíamos que o ônibus vindo de Cuiabá sairia as 13hs e que passaria por ali por volta das 14hs. Então só compramos líquidos e ficamos no ponto esperando (A Pat pagou R$6,00 em um isotônico e eu R$2,00 em uma coca pequena).

 

Não tem ponto de ônibus, então é só atravessar a pista e esperar que o motorista para. Eu achei um pouco perigoso, pois os motoristas de carro passam por ali em uma velocidade muito alta, e quando o ônibus chega, não tem um acostamento propriamente dito para ele parar. ::putz::

 

 

Mas consgeuimos pegar o ônibus as 14h10 e chegamos na chapada por volta as 14h45. Tentamos ir almoçar no restaurante popular (dica da Rose e do Anderson, de comida barata e boa), mas como eu disse só tentamos, porque estava FECHADO.

 

Então almoçamos em um chamado, Camarote, que foi R$16,00 reais o self-service com churrasco. Tinha algumas opções de salada, arroz, feijão, macarrão, mandioca e o churrasco, só não tinha suco natural, então não bebemos nada.

 

Eu havia visto uma sorveteria com sorvetes do cerrado, então seguimos até lá para experimentar. A Pat pegou um picolé de graviola (R$4,00) e eu peguei de massa um pouquinho de cada diferente que eu vi (gordinha), não lembro o nome dos sorvetes porque a variedade era bem grande, apaguei R$6,20. Alguns são fortes, pesados ou amargos, então tudo depende do seu gosto, porque são sorvetes diferentes mesmo, mas existem opções normais.

 

Chegamos no hostel cansadas, as 15h30, tínhamos cogitado pegar a primeira carona para voltar neste dia, mas o cansaço e ter q pagar diária em outro lugar, nos fizeram ficar por la mesmo. Só sai para ir até o armazém e comprar 3 heinekeins e uma garrafa de água de 1,5l (R$16,50).

 

Deixamos nossas mochilas arrumadas para sair bem cedinho no dia seguinte e dormimos. :wink:

 

GASTOS DO DIA 09

 

LEMBRANCINHAS = R$45,00

ÔNIBUS PARQUE-TRILHA DO MEL = R$4,90

TRILHA DO MEL = R$20,00

COCA-COLA PEQUENA = R$ 2,00

ÔNIBUS TRILHA DO MEL- CHAPADA = R$4,90

ALMOÇO CAMAROTE = R$16,00

SORVETE = R$6,20

ARMAZEM = R$ 8,25

DIÁRIA NO HOSTEL = R$60,00

TOTAL DO DIA = R$ 167,25

 

Total geral= R$ 1659,80

  • Amei! 1
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DIA 10 – 04/03

 

Não tenho muitas informações relevantes sobre o passeio. Apenas queria dizer para aqueles que tem medo de pegar caronas, que podem ficar tranquilos! Mato grosso pelo menos é um local bem tranquilo para fazer assim, assim como na ida, na volta nos pegamos diversas caronas, e vou tentar resumir: ::mmm:

 

Acordamos bem cedo, após o café, nos despedimos e saímos. Caminhamos até o posto Ipiranga, que é na saída da Chapada, mas sentido campo verde e esperamos. Mesmo com o movimento baixo, após 10 minutos,o Padre Alexandre parou e nos levou até primavera do Leste (DICA: não tivemos tempo, mas se alguém fazer esse trajeto, vale a pena fica ao menos um dia em primavera do leste, tem um lago lindo e azul que fazem até mergulho de cilindro). ::otemo::

 

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Depois de 5 minutos debaixo do sol forte, passou um caminhão com auto falante que nos disse “meninas, vão para de baixo do pé de manga que é mais fácil de conseguir carona”, seguimos o conselho e uns 10 minutos depois um fazendeiro parou e seguiria 70 km adiante.

Por volta das 12hs um pouco depois da entrada da aldeia indigena Sangradouro, no restaurante Galo Véio. Ambos os lugares não tem street view. Como era hora do almoço tomamos uma coca e comemos umas bolachas salgadas e ficamos esperando.

 

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Acredito que foi mais de 20 minutos que ficamos esperando, até que uma carreta de 27m e 9 eixos parou. Ele nos deixou na rodoviária de Barra do Garças as 16h30. Então aproveitamos para usar o banheiro (R$3,50). ::hahaha::

Só tinha ônibus para Goiânia as 22h30 ou 23hs. Ao invés de esperar, resolvemos continuar tentando outras caronas, antes de escurecer. ::dãã2::ãã2::'>

 

Em frente a rodoviária um moço parou, e nos deixou na rodoviária de Aragarças-GO, após a ponte. Depois de uns 15 minutos conseguimos a nossa ultima carona com um comerciante, fazendeiro e ex vereador até uma cidade chamada Itaberaí-GO, que fica a 100km de Goiânia.

 

Chegamos a Itaberaí às 21hs, mas, porém, contudo, entretanto a rodoviária já tinha fechado. E o próximo ônibus para Goiânia sairia as 6h30 da manhã. ::mmm:

 

Por sorte, atrás da rodoviária tinha um hotel baratinho, chamado hotel da Livia (segundo o Google maps), pagamos R$70reais as duas em um quarto com duas camas de solteiro e banheiro compartilhado. Jantamos na rua antes da rodoviária não lembro o nome e nem quanto gastamos, mas foi por volta de R$15 reais.

 

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DIA 11 – 05/03

 

Acordamos as 5h30 , tomamos café (pães de queijo deliciosos) e saímos para a rodoviária, que já estava aberta, compramos o ônibus das 6h30, da empresa Moreira custou R$25,00 reais direto para Goiânia.

 

A viagem foi bem tranquila, durou cerca de 1h30, mas não arriscamos pegar o ônibus das 7h30, pois o voo da Pat para o RJ era as 12h30 e ela estava com medo de perder.

 

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Chegamos debaixo de chuva, andamos um pouco na feira hippie (do lado do terminal rodoviário), mas estávamos sem dinheiro (comprei um biquíni por R$20 e uma bolsa R$40), pedimos um Uber até o aeroporto de Goiânia (R$12reais).

 

A Bruna passou no aeroporto para se despedir, a Pat embarcou e eu voltei para SP no voo das 13h27, com muitas histórias na mochila e pessoas fantásticas no coração!

 

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::love::::love::::love::

 

Eu sei que o relato ficou grande, mas eu quis detalhar a maior parte das coisas para facilitar a vida dos próximos mochileiros! Não deixem de visitar esses lugares, e se der, passem por primavera do leste e em Barra no inverno. Se tivéssemos programado a ida para a chapada, podíamos ter pegado a passagem de volta por Cuiabá e assim ganharíamos mais um dia. Mas a vida de mochileiro é assim mesmo! Hahaha ::dãã2::ãã2::'>

 

Quis detalhar um pouco as caronas também, para vocês saberem que é super fácil pegar carona no MT e que normalmente as pessoas são bem solicitas! Sério, o povo do MT tem um amor pela sua terra e são muitos simpáticos, vale a pena pessoal! E eu me assustei com o total de custos, mas valeu a pena cada centavo. Com os detalhes vocês podem se organizar melhor e gastar menos (isso pq economizamos uma puta grana com as caronas, mas enfim)! hahaha ::otemo::::otemo::

 

GASTOS DOS DIAS 10 E 11

BANHEIRO NA RODOVIÁRIA DE BG = R$3,50

JANTINHA EM ITABERAI = R$7,50

DIÁRIA NO HOTEL = R$35,00

ÔNIBUS DE ITABERAÍ – GOIÂNIA = R$25,00

UBER ATÉ AEROPORTO = R$6,00

TOTAL DO DIA = R$77,00

 

Total da viagem= R$ 1.730,00 reais (arredondado hahaha)

 

Espero que tenham gostado e que ajude muito, até algum próximo relato! ::hahaha::

  • 1 mês depois...
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olá Maria.

 

estou indo em agosto para a Serra do Roncador, queria saber se há opções de camping por lá e se é possível conhecer a Serra sem guia por conta própria?

Outra dúvida, vc acha que é tranquilo fazer esse roteiro que vc fez sem carro?

  • 1 mês depois...
  • Membros
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Gratidão pelo seu post, Maria! Me auxiliou e muiiiiiiiiiiiiiito!

 

Passei 6 dias na Serra do Roncador, no Maurinho e mais 3 dias na Ilha do Coco em Nova Xavantina em uma viagem solo. Cheguei ontem de volta. O mês de julho foi um mês acertado por ser super seco e possibilitar qualquer trilha. Em Nova Xavantina, incluam no roteiro a espetacular Cachoeira da Gratidão (Insta @cachoeiradagratidao). Passo aqui os contatos para quem interessar reservas e informações:

 

- Maurinho:

Whats App: 66 9653-9917

Booking: Park Portais do Roncador (fiz a reserva por aqui)

Facebook: https://www.facebook.com/parkportaisdoroncador/

Obs.: No Google Maps, busque por Portal do Roncador, que mostrará a marcação correta no mapa.

 

Os valores foram reajustados desde a época que você foi, por exemplo, passeios com base na kilometragem, agora custa 3,5 por km rodado mais a taxa; trilha individual R$100 e mais de uma pessoa R$80; diárias R$150. Paguei um pouco menos pois minha reserva era de abril.

 

Aluguei um carro em Barra do Garças, mas outros viajantes falaram que era melhor eu ter locado em Cuiabá - mais perto e mais opções de locadoras.

 

Respondendo a pergunta acima para interessados, o Maurinho não permite circular na área sozinho por questões ambientais em na volta da nossa trilha, por exemplo, um bando e catetos surgiu ao longe. Enfim, responsabilidade.

 

- Pousada Ilha do Coco:

Whats App: 65 9251-2042 (pousada agora é comandada pelo Lourenço, sobrinho do Jr.)

Facebook: https://www.facebook.com/pousadailhadococo/

 

A Ilha é um charme e sossegada. Só a chegada lá, garante um passeio de barco com um visual incrível pelo Rio das Mortes. A diária inclui pensão completa: queria ter dois estômagos. Os passeios para as cachoeiras variam em torno de R$10 a R$20,00. E a diária depende do número de pessoas. Eu fui sozinha e fiquei com o quarto exclusivo, cada diária saiu por R$300,00. Tem wi-fi, ar condicionado, chuveiro elétrico, quarto mega espaçoso, confortável, com cama de casal e mais 2 beliches.

 

Trouxe fotos lindas, conheci pessoas boníssimas e passei dias mágicos. Recomendo e já estou querendo férias de novo!

  • 4 anos depois...

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