Membros LIVIA F1502435297 Postado Março 10, 2017 Membros Postado Março 10, 2017 Minha pergunta dirige-se especificamente para quem está indo ou foi recentemente à Europa (zona do Euro): Estamos levando uma quantia razoável em espécie, mas não queremos levar ainda mais para não correr o risco de perda ou roubo. Estou em dúvida se complemento o valor em VTM ou deixo para passar no cartão de crédito. Considerando que hoje em dia o IOF de ambos é igual, o cartão tem a vantagem de acumular milhas, enquanto que o VTM tem a vantagem da conversão da moeda no dia da compra. Mas qual dos dois está compensando mais atualmente? E quem optou por VTM foi de que banco? Citar
Membros lucasgamaral Postado Março 10, 2017 Membros Postado Março 10, 2017 Achei umas dicas bacanas nesse site: http://www.viajenaviagem.com/2014/11/que-moeda-levar-dinheiro-vivo-x-cartao-pre-pago-x-saques-no-debito-x-cartao-de-credito Pelo que vi eles recomendam o dinheiro vivo mesmo, é o que você mais economiza, mas corre o risco de ser roubado ... então, cabe a você escolher. Citar
Membros S§§§§§§§§§ Postado Março 10, 2017 Membros Postado Março 10, 2017 Ambos tem vantagens e desvantagens, mas no fundo, a escolha entre VTM e cartão de crédito é uma questão de você avaliar o risco de cada opção. Ao escolher o cartão de crédito, você estará apostando que a cotação do Euro vai cair até a data da sua viagem, se acertar e o preço do euro cair, você irá economizar dinheiro alem de acumular minhas, mas se errar irá gastar mais dinheiro. Ao escolher um VTM, você está apostando que a cotação do Euro vai subir até a data da sua viagem, se acertar e o preço do euro subir, você irá economizar dinheiro por ter comprado antecipado, mas se errar, terá pago mais caro por algo que estará mais barato na data da sua viagem. Então é literalmente uma questão de você escolher uma opção e apostar nela, cruzar os dedos e torcer para acertar. O VTM tem outro ponto negativo, se sobrar saldo nele ao final da viagem, ao resgatar o dinheiro o banco vai lhe pagar uma miséria pelos Euros, você vai perder uns 10% do saldo restante devido ao valor baixo que os bancos pagam no resgate. E se resolver deixar o dinheiro lá, na maioria dos cartões VTM há uma taxa de inatividade, que vai comendo o seu saldo caso não use o cartão regularmente. Devido a isto, a maioria das pessoas acaba torrando o saldo do VTM no final da viagem, gastando em coisas desnecessárias só para zerar o saldo do VTM, e com isto acaba gastando mais dinheiro do que gastaria normalmente se usasse cartão de crédito. Mas o VTM também tem pontos positivos, principalmente para aquelas pessoas que não tem muito controle financeiro, que podem se enrolar com o cartão de crédito, gastando muito mais dinheiro do que possuem, no VTM o limite de gastos é aquela quantia de dinheiro que você carregou nele, quando o saldo zerar, acabou, diferente do cartão de crédito, que permite as pessoas fazerem uma dívida gigantesca se não tiverem controle. O VTM também é interessante para quem viaja com orçamento apertado, que não pode se dar ao luxo de gastar 10% ou 15% mais Reais na data efetiva da viagem, em relação a quantia de Reais prevista quando você planejou a viagem 6 meses antes, pois no VTM você "trava" a cotação e depois o Euro pode explodir que não lhe afeta mais. Pessoalmente eu levo até uns 500 Euros em espécie, e depois uso o cartão de débito do Itau para sacar moeda em espécie caso eu precise de mais dinheiro em espécie, e os gastos maiores eu prefiro pagar com cartão de crédito, pelos motivos acima. A menos que você esteja levando mais de 3 ou 5 mil Euros em espécie, a economia real de levar todo o dinheiro em espécie não é significativa, pois apesar de ter IOF menor, Euros em espécie costumam ser uns 2% a 3% mais caros do que Euros no cartão, ai somando mais os 1.1% de IOF, a diferença efetiva final já fica em menos de 3% na maioria dos casos. O que vai representar uma economia real de menos de R$ 100 para cada 1 mil euros em espécie que você levar em relação a mesma quantia gasta no cartão de crédito. Citar
Membros LIVIA F1502435297 Postado Março 15, 2017 Autor Membros Postado Março 15, 2017 Obrigada, Adriano!! Muito boa sua resposta, me ajudou bastante. Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.