Colaboradores Marthon Luiz Garcia Livram Postado Março 6, 2017 Colaboradores Compartilhar Postado Março 6, 2017 (editado) INFORMAÇÕES DE: Julho de 2015. ROTEIRO PARA: 3 dias TIPO DE VIAGEM: Mochilão de férias na Amazônia - Parte I. HOSPEDAGEM: Casa de amiga. SOBRE MANAUS Manaus é uma cidade grande, em torno de 2 MM de habitantes e é a capital do , sendo o principal centro financeiro, corporativo e econômico da Região Norte. Manaus é também uma cidade histórica e portuária, localizada no centro da maior floresta tropical do mundo na confluência dos rios Negro e Solimões, por isso é também uma das cidades brasileiras mais conhecidas mundialmente, principalmente pelo seu potencial turístico e pelo ecoturismo, o que faz de Manaus o décimo maior destino de turistas no Brasil. A minha impressão foi que Manaus é uma cidade bem espalhada, o que difere das demais capitais, o centro da cidade não achei muito atrativo em relação a beleza de arquiteturas, exceção para o magnífico Teatro, símbolo da riqueza da era da borracha, que é espetacular. Há também muita sujeira em algumas ruas, ponto que não agrada a ninguém, mas a beleza desta capital, esta especialmente na sua culinária peculiar de sabor sem igual, e os atrativos de sua floresta, com toda sua fauna, flora e cultura. Viagem completa e mais informações no http://www.queromochilar.com.br ROTEIROS Dia 01: Planejamento e chegada na Amazônia. 20 dias passei por: Presidente Figueiredo, Santarém (Viagem de barco) , Alter do Chão, Belém e Ilha do Marajó. Tudo detalhado no http://www.queromochilar.com.br Uma andança pela Amazônia curtindo a natureza era um sonho antigo, como amante da natureza e engenheiro florestal não podia adiar mais o sonho de conhecer este pedaço tão especial do nosso país. Comecei a planejar a viagem com 3 meses de antecedência, encontrei uma promoção de passagem aérea e resolvi ir para Manaus, com a volta por Belém. Fiz um trajeto que iria conhecer também Presidente Figueiredo, depois ir de Barco para Santarém e conhecer Alter do Chão (Pará), ir de avião para Belém, e fechar a viagem com a ilha do Marajó, isso tudo em 20 dias. Comprei as passagens aéreas com calma e bosn preços, reservei pousadas e analisei a época do ano, que apesar de não ser a melhor, pois os rios ainda estão cheios, era possível fazer tudo que eu planejava. Meu voo saiu de Montes Claros, as 6:00h fez escala em BH, e meio dia peguei o avião rumo a Manaus. Foram 3 horas e voo, e chegamos as 14h (Manaus é uma hora a menos), assim tínhamos o dia todo pela frente. No avião, sobrevoando por horas uma floresta gigante que parece sem fim, eu estava encantado com a imensidão da Amazônia e isso aumentou ainda mais a ansiedade de conhecer a capital da floresta. Quando o avião se prepara para descer, tem hora que da janela vemos só a imensidão do rio, é tanta água, que perdemos até o rumo, não vemos a terra, show de bola. Ao chegar fui recebido por uma amiga da época de adolescência, Heloisa, que fazia tempo que não via, e fui recebido no melhor modo possível. Ela nos levou no restaurante Tambaqui de banda, que tem em vários lugares da cidade e pedimos claro, um Tambaqui de Banda (o peixe cortado ao meio) com baião de dois, farinha Uarani e de entrada caboca enrolada: banana da terra enrolada no pirarucu. Tudo é tão bom, que te aconselharia comer a mesma coisa caso vá neste restaurante. Depois deste almoço "bão demais" fui descansar para a noite dar uma volta pela cidade. Fomos na cachaçaria do Dedé, no Manauara Shopping: Bebemos nossas cervejas artezanais de trigo, mais porção de pirarucu na farinha uarani, porção de tambaqui, e assim fechei o primeiro dia, só bebendo e comendo peixe. Resumindo só tenho dicas de comida pra um dia, o melhor de Manaus...rs. Dia 02: Centro da Cidade de Manaus Acordei e minha amiga me levou direto para tomar um café regional no famoso Café Regional da Priscila, não pude deixar de provar o X-Caboquinho (R$ 16,00), vem queijo, tucumã, e é bem interessante, não sei se diria muito gostoso, gostei, mas não tanto, apesar que comeria novamente sem problemas. Já o bolo de mandioca deste café é de tirar o chapéu. Neste café tem de tudo, vários sucos diferentes, bolos, tapiocas, ou seja, toda a cultura do norte em um único lugar. Éramos para ter tomado o café e feito tudo mais rápido para seguir o conselho da minha amiga de não andar no centro no inicio da tarde, mas atrasamos e entendemos logo o porque do conselho. Minha amiga estava de carro e nos deixou em um ponto chamadoBola da Supram (Bola é rotatória em Manaus) onde o taxi custa 5 reais para o centro. Você fica no ponto, dá o sinal, o taxi para, e assim ele vai pegando mais pessoas pelo caminho até encher, e então de deixa no centro, isso tudo por apenas R$ 5,00/pessoa. Chegando no centro pedi para ficar próximo ao Teatro Manaus, fui então ao teatro e comprei o ingresso R$ 40,00 (inteira - estudante paga meia). O tour no teatro Manaus leva 1 h, e quando chegamos tivemos que esperar uns 40 min para fazer o nosso. Enquanto isso fui para a pracinha da frente, fiquei tirando fotos da bela arquitetura, e derretendo de calor, sério bem que tinham me avisado pra eu não andar pelo centro a tarde, o calor é insuportável, reclamei, reclamei e reclamei e nada adiantou, só fiquei mais soado e mal humorado. Fui então fazer o tour de uma hora dentro do teatro, que estava quente e não tem ar. O Teatro e sua história é bem interessante, mesmo com todo este calor valeu a pena, eu só indico ir no primeiro horário. Sobre o Teatro Amazonas O Teatro Amazonas é um teatro brasileiro localizado no largo de São Sebastião, no centro de Manaus. O teatro, inaugurado em 1896, é a expressão mais significativa da riqueza de Manaus durante o Ciclo da Borracha. A orquestra Amazonas Filarmônica regularmente ensaia e se apresenta em seu interior. O Teatro destaca-se também pelo estilo eclético de sua estrutura e os detalhes únicos de sua cúpula, o que o torna um dos monumentos mais conhecidos do Brasil e conseqüentemente o símbolo mais proeminente de Manaus. Na porta do teatro um intermediador me ofereceu um passeio de um dia com os passeios: Nadar com botos, encontro das águas, conhecer uma tribo e etc... por 140,00 por pessoa. Não fechei na hora, mas sai com o contato dele. Depois do tour pelo teatro, fomos para a feira de artesanato Teneiro Aranha, que funciona todos os dias. Este é o melhor lugar para se conhecer o artesanato de Manaus, que eu achei mais bonito que o de Belém em relação a variedade e preço. E como eu ainda passaria por Belém, deixei para comprar muita coisa lá e me f***. Comprei algumas lembrancinhas e souvinirs e então fui cohecer o Mercadão. O Mercado Municipal Adolpho Lisboa, como todos mercadões é um dos mais importantes centros de comercialização de produtos regionais. Ele foi inaugurado em 1882, e é inspirado no Mercado de Les Halles de Paris. O Mercado está de frente para o Rio Negro e é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN. Não há lugar melhor para se conhecer os peixes regionais, as frutas típicas, algumas que desconhecemos, e observar seus moradores e outras peculiaridades da culinária e cultura da região amazônica. Aproveitei e comprei bombons de Cupuaçu e tomei um açai com tapioca. Tomei o açaí achando que seria igual o que temos aqui no sul e sudeste, mas o de lá é totalmente diferente, e se come com farinha de tapioca, estranhei no começo, mas depois de muito repetir comecei até a gostar..rs. Muitas pessoas comem com peixe frito, o que infelizmente não cheguei a provar. Aproveitei que estava no centro e fui ao porto já comprar a passagem de barco para Santarém. O porto fica bem próximo ao teneiro aranha e no caminho fui chamado a atenção pela polícia pra não ficar dando bobeira com minha camera (rs), então deve-se ter cuidado aqui pelo jeito. Depois da passagem comprada fui na casa das redes comprar a minha "cama" para viagem aé Santarém. Comprei das mais baratas (R$ 35,00), pois iria descartar, mas como esta na terra da rede se quiser uma boa lembrança, esse é o lugar, no meu caso eu ainda ia viajar muito para carregar a rede na mochila então peguei uma baratinha. Depois de feito tudo que queira, e já ficando irritado com o calor, peguei um Taxi e voltei para a casa da minha amiga, pois não via a hora de um banho e ar novamente. A tardezinha do mesmo dia fomos todos ver o por do sol na praia de ponta negra, uma área nobre da cidade, na beira do Rio Negro, que possui uma orla muito bem estruturada, com barraquinhas de sorvetes regionais e comidas típicas, praia e espaço para show, sendo um lugar dez para praticar exercício e curtir um fim de tarde. Aproveitei e jantei um tacacá na barraca "Tacacá da Socorro" e adorei, comi também um pirarucu a casaca, que também é bem gostoso. De sobremesa fui na Glacial, que tinha lido sobre e comi um sorvete de Tucumã e Tapioca, e desta vez não achei muito interessante não pra falar a verdade. Dia 03: Curtindo a natureza em Manaus Acordei cedo e fui direto para o INPA. Entrei logo no primeiro horário as 9h. Sobre o INPA. Entrada : R$ 5,00. Criado em 1952 e implementado em 1954 - o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) - realiza estudos científicos do meio físico e das condições de vida da região amazônica para promover o bem-estar humano e o desenvolvimento sócio-econômico regional. Atualmente, o INPA é referência mundial em Biologia Tropical. Os primeiros anos do INPA foram caracterizados pela exploração da área por meio de pesquisas, levantamentos e inventários de fauna e de flora. Hoje, o desafio é expandir de forma sustentável o uso dos recursos naturais da Amazônia. O INPA é um excelente lugar para conhecer mais sobre a Flora e Fauna amazônica. Há um mini zoológico ponde podemos ter contato com os habitantes da floresta como: ariranhas, jacarés e até um tanque com peixe boi. Na parte do bosque da ciência, além de mostrar como é a vida dos ribeirinhos, tem alguns exemplares interessantes da floresta, como a maior folha de dicotiledônea já registrada no mundo, com a dimensão de: 2,5 m x 1,44 m - Folha de Coccoloba. Fiquei em torno de uma hora e meia andando no INPA e vi muita coisa interessante. Do INPA fui direto para o MUSA. Sobre o MUSA Entrada: R$ 15,00 / pessoa - Tem direito a subir na torre e fazer a uma trilha, tudo guiado. O Musa é o jardim botânico de Manaus e foi criado recentemente (2009). Ele ocupa 100 hectares de uma reserva florestal do INPA e sua principal atração é a torre de 42 m de altura para observação da floresta de cima. A trilha para torre leva em torno de 50 min (ida e volta) e para subir os 42 metros de altura para observar o dossel da floresta tem 3 paradas uma a 15 metros, outra a 28 metros e a final já aos 42 metros, onde vemos a imensidão da reserva florestal. Vale muito a pena! Depois de subir a torre fui fazer a outra trilha onde o ponto máximo é encontrar o imenso Angelim Pedra com idade estimada de 600 anos. Sai do MUSA e fui direto encontrar minha amiga que estava me esperando para apresentar o mantenedouro de fauna silvestre (Estância Paraíso) que sua família mantém. Este mantenedouro é um belo trabalho feito pelos seus pais, onde animais resgatados sem condições de retornarem ao habitat natural são mantidos. O xodó do lugar era a recém chegada Anta Antônia, que eu estava doido para conhecer e fiquei apaixonado. Muito simpática a Antônia, fizemos vários selfies rs rs. Para fechar o dia com chave de ouro meus amigos nos levaram para curtir uma tarde totalmente manauara, coisas fora de roteiro turístico. Fomos a um bar flutuante no rio negro (Flutuante da TIA). O Bar flutuante é uma estrutura suspensa no rio e melhor lugar não há pra se refrescar daquele calor infernal, além de nadar você pode fazer SUP e é um lugar bem relaxante, foi um dos dias mais agradáveis desta viagem. Depois deste bar flutuante onde ficamos até anoitece (na verdade fechar rs), fomos para outro bar flutuante, o Amazon, onde continuamos bebendo nossa cerveja, e servindo de petisco para os mosquitos. Como não havíamos comido nada depois que fomos embora ainda paramos em uma famoso restaurante o Bom Prato para fecharmos a noite. Este restaurante chama a atenção pois é todo decorado com fotos e Lps do Roberto Carlos, o dono é obcecado pelo Rei. A viagem continua… acesse o site e veja mais 7 post desta viagem (http://www.queromochilar.com.br) Próximo Relato: Floresta Amazônica. NÃO POSSO DEIXAR DE ... PROVAR: 1- Tambaqui de banda - Hoje o meu peixe preferido. 2- Outros ótimos peixes regionais para experimentar: Matrinchã e Pirurucu. 3- Farinha Uarani. 4- Tome pelo menos um dia café regional. 5- Tomar um açaí com Tapioca no mercado (mesmo que não goste...rs). 6- Pimenta Murupi no Tucupi (No café da Priscila há umas ótimas para comprar). NOTAS: 1- Evite o centro da cidade a tarde. O Calor realmente é quase no limite do insuportável, sério, um dos lugares mais quentes que já conheci, melhor fazer os passeios do centro pela manhã, pois a tarde,não é possível bater perna por um longo tempo, você derrete literalmente e se chove em vez de amenizar parece uma panela de pressão. 2- O ideal para visitar o Musa é reservar de 2 a 3 horas. 3- Os artesanatos mais bonitos que vi na Amazônia estavam no teneiro aranha. 4- Você acha passeios pela floresta facilmente no centro da cidade, não precisando programar nada com antecedência. Há várias empresas oferecendo estes passeios no centro. Editado Abril 13, 2017 por Visitante 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Rogerio K C Postado Março 9, 2017 Membros Compartilhar Postado Março 9, 2017 E aquela bebida do Santo Daime, você experimentou? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.