Ir para conteúdo

Viagem de carro para Ushuaia acampando.

faanso

Posts Recomendados

• Respostas 23
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

• Membros
Olá, Fabiano!

Tudo bem?

Fiz um roteiro parecido com o seu agora no fim do ano.

Viajei com minha esposa e com mais dois filhos (6 e 14 anos) de Natal/RN até o Ushuaia, num Volkswagen Up!, num roteiro de 60 dias.

Entramos na Argentina pelo Paraguai e seguimos de Posadas até BsAs. A partir daí, baixamos até o Ushuaia pela Ruta Nacional 3 e subimos de volta pela Ruta Nacional 40 (para conhecer El Calafate e El Chaltén), até a altura da cidade de Perito Moreno (não o Glaciar Perito Moreno, mas a cidade de Perito Moreno). Aí, decidimos cruzar para o Chile (na fronteira entre Los Antiguos e Chile Chico) para percorrer parte da famosa Carretera Austral. Subimos até Osorno e cruzamos de volta para a Argentina, na altura de Villa La Angostura. A partir daí, subimos pela Rota dos 7 lagos até San Martin de Los Andes. Esse foi praticamente nosso último ponto na Argentina. Em seguida, fomos direto para BsAs e Gualeguaychu. Percorremos toda a costa do Uruguai e subimos de volta para Natal/RN.

Estamos organizando nosso roteiro para compartilhar aqui no Mochileiros.com.

Aqui está a ficha técnica da viagem:

-------

Países visitados: Brasil - Paraguai - Argentina - Chile - Uruguai

Distância percorrida aproximada: 20.000 km

Duração: 60 dias

Veículo: Volkswagen Up!

Número de viajantes: 4 (Carlos, 37; Patrícia, 36; João, 14; Murilo, 6)

Gasto médio por viajante: R$ 33,30 (alimentação + hospedagem por dia por pessoa)

Gasto médio do veículo: R$ 0,28 por km rodado (combustível + seguro carta verde + 2 trocas de óleo + lubrificante para portas + fluido do radiador + alinhamento e balanceamento de pneus + 1 pneu extra)

------

Fizemos uma viagem de baixo custo. Dos 60 dias, dormimos apenas 5 em pousada/hotel. Nos outros 55 dias mesclamos camping pago, camping selvagem, camping em casa de família (jardim/quintal) e Couchsurfing. Isso ajudou bastante a reduzir as despesas de viagem. Como fazíamos nossa própria comida, gastamos praticamente o que gastaríamos em casa com alimentação. Com um pouco de disposição e flexibilidade, é possível fazer o roteiro que vc pretende com um orçamento reduzido.

Devo legar algum tempo até organizar o nosso roteiro para postar aqui. Até lá, caso queira tirar alguma dúvida ou pedir alguma informação, é só entrar em contato.

Forte abraço,

Carlos.

fb.com/rotaamericadosul

Boa noite Carlos. Que viagem show a de vocês. A hora que voce terminar de relatar ela, me mande o link por aqui. Adoraria ler ela.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membros
Rotaamericadosul,

Caramba, R$ 33 por pessoa por dia com alimentação e hospedagem.

Quanto em média vc pagou por pessoa nos campings?

Esse foi o valor médio diário.

Só conseguimos manter essa média porque dormimos a maior parte do tempo sem pagar.

Os campings privados na Argentina, Chile e Uruguai possuem um valor bastante aproximado aos praticados no Brasil (algo equivalente a R$ 25 ou R$ 30 por pessoa. Em cidades muito turísticas, os valores tendem a subir um pouco).

Na Argentina, em várias províncias, há campings municipais. São terrenos públicos, mantidos pela "Municipalidad" (equivalente a nossa Prefeitura), com estrutura de camping. O corpo de pessoal que trabalha na manutenção, inclusive, é formado por servidores públicos. Alguns campings municipais são bastante bons, mas, em geral, possuem uma estrutura inferior à dos campings privados. Os preços são bastante variados. Alguns cobram por pessoa; outros cobram por barraca; e outros ainda cobram um valor adicional pelo carro/moto. Estou organizando a lista de todos os campings onde pernoitamos ao longo de nossa viagem até o Ushuaia e vou disponibilizar aqui para vocês, com a localização do GPS, preço e uma pequena descrição do local.

Viagens de baixo custo, como a que fizemos, exigem alguns ajustes. Como estávamos em 4 (eu, minha esposa e dois filhos), fizemos um orçamento antes de viajar com uma previsão diária de R$ 30,00 por pessoa, para hospedagem e alimentação (como vc pode ver, ultrapassamos a nossa previsão... kkkkk). Para mantermos esse valor, ou ao menos nos aproximarmos dele, duas coisas foram fundamentais: cozinhar a própria comida e buscar o menor valor de hospedagem, tendo sempre como primeira opção a hospedagem grátis (usamos bastante o Couchsurfing, camping selvagem e camping em casas de família). É preciso levar isso em consideração, porque imprevistos sempre ocorrem em viagens de longa duração. Para vc ter uma ideia, quando voltávamos de Neuquén para Buenos Aires, fomos agarrados por uma tormenta com ventos de mais de 100 km/h na altura da cidade de Santa Rosa. Era noite, estávamos cansados e bastante assustados com a mudança de clima, com muito granizo e árvores derrubadas na estrada. O único local que encontramos para passar a noite foi uma pousada ao lado de um Cassino. Pagamos o equivalente a R$ 300,00 por um quarto simples (que para nós é um valor altíssimo!!!), para apenas uma noite, sem café da manhã. Em nosso orçamento, esse valor manteria toda a família, com hospedagem e alimentação por 2 dias e meio.

O pessoal do Blog Pedarilhos tem uma seção com várias dicas para acampar grátis. Como somos iniciantes e viajamos com criança, utilizamos apenas 2 das sugestões que eles dão: acampar em propriedades privadas (a leitura da seção é fundamental! As dicas são valiosíssimas para ter sucesso ao chegar à casa de alguém e solicitar para colocar a barraca!!!) e acampamento selvagem (fizemos apenas na Argentina, nos parques em que se permitia o acampe). Nos salvamos também com postos de gasolina com estrutura para receber caminhoneiros/carreteiros.

Dá uma olhada no link do Blog Pedarilhos e estuda o material que eles dispõem. Se vc achar a proposta muito radical (ou mesmo louca e perigosa!!!), deixo nosso testemunho. Eu e minha esposa seríamos as últimas pessoas a seguir as dicas, ainda mais por viajar com crianças. Posso te dizer que foi a experiência mais fantástica que vivemos nos últimos tempos, sobretudo por descobrir que existe uma infinidade de pessoas dispostas a ajudar viajantes que buscam conhecer o mundo sozinho, com amigos ou em família.

Confere aih: http://www.pedarilhos.com.br/blog/categoria/dicas-cicloturismo-e-camping/dicas-de-acampamento/

Link para o comentário

• Membros de Honra

Rota,

Muito obrigado pela atenção. ::otemo::

Estamos aguardando o seu relato para degustá -lo. Tenho certeza que será um dos melhores relatos daqui.

Já viajei de carro para América do sul algumas vezes, mas ficando em pousadas, cabanas.....PARABÉNS PELA CORAGEM!

Agora, minha esposa e eu vamos fazer uma longa travessia a pé (jah fizemos as principais no Brasil) estamos planejando sair de Ushuaia ou Punta Arenas e subir até onde der ......

Esse relato e este blog que vc citou vai nos auxiliar bastante.

::otemo::

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...