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Salve galera mochileira!!!

Acabo de voltar de um sonho, de uma paisagem mais estonteante que a outra, de um paraíso gigante chamado Patagônia ::love::

Não tinha a menor ideia que iria pra Patagônia até pouco mais de 6 meses atrás...

Ocorre que nós, mochileiros, voltamos de uma viagem já pensando na outra

Nas minhas últimas férias em agosto, fui pro Nordeste: Recife, Porto de Galinhas e Maceió, e na volta da viagem já pensava em algumas coisas pras próximas férias...

Na verdade, durante aquela viagem e até antes mesmo de ir pro Nordeste, já passava pela minha cabeça a ideia de ir pra Colômbia, Cartagena...

Estava eu no voo de volta, divagando possibilidades de dias pra dividir as férias, quando ir pra Colômbia e eis que começa a passar no avião um documentário sobre...quem??? Patagônia!!! Especificamente Perito Moreno. Talvez esse nome não fosse muito estranho pra mim, talvez já tivesse ouvido falar antes, mas nunca tinha dado muita atenção... Fiquei olhando aquele documentário, as imagens passando...peguei o fone de ouvido e conectei pois já comecei a ficar impressionado com aquelas imagens... :o

A voz do narrador do documentário era de quem enchia a boca pra falar de algo estupendo, grandioso, fantástico...e obviamente que a Latam levava vc pra lá e blá blá blá

Depois começou a passar imagens de picos e montanhas impressionantes, que posteriormente vim a descobrir que se tratava de Torres del Paine e o Fitz Roy

Comecei a pensar...por que não???

Já tinha ideia de dividir uma parte das minhas férias pra fevereiro, o documentário já dizia que o verão é a melhor época...Então...#partiu!!! :D

Cheguei de viagem e já comecei a devorar tudo quanto é informação sobre aquela região

Me apareceu o nome de Ushuaia, fim do mundo...mais alimento pra minha fome de desbravar a Patagônia...

Pois bem, em 6 meses a Patagônia me passou de um lugar que eu nunca tinha dado muita atenção, se algum dia passou pela minha cabeça de ir pra lá devo ter pensado que jamais seria capaz, mas hoje...hoje já é uma realidade

E essa realidade vou compartilhar agora com vcs ::otemo::

 

Comprei as passagens pela Aerolineas saindo do Rio. Trecho RIO-AEP-USH, USH-FTE, FTE-AEP, AEP-RIO por R$2157,00 comprados com 50 dias de antecedência pq foi o máximo q a passagem tava abaixando.

Depois subiu mais ainda mas... pro meu desespero.. já agora na semana de viajar, o preço caiu pra 1795,00. Pois bem, depois q vc compra a passagem é melhor nem olhar mais os preços pra evitar esse tipo de dor de cotovelo ::vapapu::

Já ia ser uma boa economia pra poder gastar mais na Patagônia e a Patagônia é caaaara, caaaaaara, muito caraaaaa. Vou falar mais uma vez que a Patagônia é cara tá!!! :o

Mas enfim, dinheiro se gasta com o que nos dá retorno né...vou dissertar mais sobre isso adelante...

 

Fiz um seguro de viagem pela assist-med no valor de R$ 75,68, plano prata mundial. Me parecia ter uma cobertura razoável no caso de alguma zebra hehe. Aquele tipo de coisa q vc paga esperando não ter q usar...E ainda bem q nao tive, mas viajar sem seguro não é legal...

 

Quanto a roupas, comprei pouca coisa. Primeiramente é bom saber que eu não sou de sentir muito frio. Esse sou eu :mrgreen: Já tinha algumas roupas que achava suficiente e pra completar só comprei na decathlon essas coisas aki:

http://www.decathlon.com.br/trilha-trekking/roupas-de-inverno-masculinas/segunda-pele-camada-1/calca-segunda-pele-simple-warm-masculino-wedze?skuId=882049

Usei essa calça o tempo todo, não exatamente pelo frio, mas pq eu não tinha calça impermeável e, no glaciar martial por exemplo, tava chovendo, a calça jeans molhou e a térmica segurou legal. Nos outros dias usava como precaução mesmo, pois as trilhas são longas, o clima da Patagônia é muito imprevisível e tudo pode acontecer, então melhor andar prevenido. Ela é bem térmica, então mesmo qdo sentia calor, ela não incomodava

 

http://www.decathlon.com.br/ski-snowboard/roupas-masculinas/segunda-pele/blusa-segunda-pele-simple-warm-masculino-wed-ze?skuId=1276916

Essa eu usei o tempo todo, pq já tinha um fleece mas ele é com gola alta e pra caminhada ia ficar muito quente, desconfortável. Fiz quase todas as trilhas só com uma camiseta normal e esse fleece por cima. Apenas no glaciar martial e na pinguinera que tive que colocar a campera pra completar

 

http://www.decathlon.com.br/trilha-e-trekking/acessorios/meias-de-trilha/meias-arpenaz-50-high-adulto?skuId=1087671

meias pra trilha, perfeitas, andei ate 25km nas trilhas de Chalten com essas meias, meus pés agradeceram!! :D

 

Além disso levei minha campera impermeável, o fleece de gola alta, que não usei, uma blusa de moleton, gorro, luvas e demais roupas normais. Sem segredo.

Tênis fui com um só, no meu pé ::hãã2:: Quando empoeirava nas trilhas eu chegava no hostel, levava ele na pia e dava uma recauchutada pra ficar sociável de novo :P

 

Minha viagem começou de véspera. Moro em Cons. Lafaiete/MG a 300km do Rio, to a 2 horas de Confins mas como as passagens são sempre mais baratas pelo Rio então eu vou pra lá

Saí no onibus pro Rio as 16h de sabado, cheguei no Rio 22h e lá vou eu pra uma agradável noite de espera no Galeão... :?

 

Domingo, 05 de fevereiro de 2017

 

Voo saindo do Rio as 07:10, teve até pedido de casório no avião, o comissário que namora a comissária há 10 anos pediu ela em casamento durante o voo, ela aceitou, o capitão abençoou e o povo aplaudiu ÊÊÊÊÊÊÊÊ ::kiss::

Eu fui pela Aerolineas Argentinas, já vi muito comentário do povo metendo o pau mas comigo foi tudo muito sossegado, não tenho nada a reclamar da Aerolineas. Nada de atraso, cancelamento, desorganização, extravio de bagagem, lanchinho ok, por mim tá aprovada ::cool:::'>

A unica intempérie não foi culpa da Aerolineas...Eu já tinha lido muito sobre os bizarros ventos patagonicos, os difíceis pousos em Ushuaia, entao tava meio nervoso. :roll: Porém 3 dias antes a previsão do tempo indicava uma Ushuaia sem vento e até quentinha. Assim ficou. Saí bem aliviado que os tais ventos patagonicos não iam incomodar meu pouso em Ushuaia 8) Mas...Se Ushuaia está bem, daí vem Buenos Aires e trolla vc ::hahaha:: Depois do romântico pedido de casorio, nosso capitão avisa que Buenos Aires tá raivosa, com vento oeste de 40km/h e que o pouso vai ser um tanto quanto interessante... ::mmm:

Apertem os cintos, segurem-se em seus lugares e lá vamos nós, descendo, acelerando no meio das nuvens sem ver nada, dando umas quedas bruscas muito loucas, de repente aponta BsAs no meio das nuvens e a gente caindo loucamente e rapidamente sobre a cidade num chacoalhar radical com direito a pneus cantando na aterrisagem ::dãã2::

Pousamos inteiros sãos e salvos as 9 da manhã (sem horário de verão em BsAs) e a galera toda aplaude o pouso. Pensava eu que era pq o piloto foi ninja, mas não, todos os outros voos da minha viagem, que pousaram sossegadamente, foram acompanhados de aplausos. Me disseram q isso virou uma modinha na Argentina. Pois bem

 

Desembarcados, imigração ok, sem fila. Um voo da Aerolineas parece q a maioria é argentino então brasileiros não pegam fila e os argentinos vão pro filão. Se fosse um Gol ou Tam, ia ter um monte de brazuca e a fila da imigração ia tá grandona...Sei lá tb, palpite

Olho na câmera, polegar na maquininha, carimbo no passaporte, bienvenido, nada más :)

Aduana super sussa tb, só passar as mochilas enquanto os operadores conversam entre si e eu vi q eles nem tavam olhando minha mochila no raio x, tavam nem aeee :P

 

Agora direto pro câmbio. Câmbio na Patagônia não é bom, depois fiquei sabendo que no Hotel Antartida em Ushuaia tava 1 real = 4,80 pesos e em Calafate ainda pior. E no aeroparque tava 1 real = 5,10 pesos, então era ali q eu ia trocar. Tinha uma fila básica no câmbio, umas 12 pessoas, e meu voo pra Ushuaia era 11:20, então eu não tinha pressa mas tb nao tinha tempo sobrando. Acabei ficando quase meia hora na fila do câmbio, então leve isso em conta se vc tem escala apertada...

Quando tava quase na minha vez aparece uma menina desesperada, que o embarque do voo dela começava 10:20 e já era 10 horas e pedindo o povo pra passar na frente pq tinha q cambiar pesos, arrastando um portuñol bem tipico. Entao conheci a Tati, de BH, que tava indo pra Calafate. Como todo mundo ja tinha deixado ela passar e eu era o proximo, tb fiz a caridade, já q meu embarque só começava 15 min depois dela. Enquanto o caixa do cambio não liberava, ela me contava q ia pra Chalten depois e pelas datas a gente ia esbarrar por lá tb e saiu um tanto quanto esbaforida com medo de perder o voo ::hein:

Levei todo dinheiro em grana viva. 5 mil reais. Cartão de débito liberado pra uso no exterior, mas só em emergência. Cartão de crédito idem. Troquei 4 mil reais, deu 20400 pesos, tudo em nota de 100. Imagina o paçoco de dinheiro, 204 notas ::lol3::

Como disse, a cotação de real era 5,10 e todos os preços q eu relatar em pesos aqui vcs dividem por esse valor pra ter uma ideia em reais.

Eu vou falar aqui todos os preços de passagens, hospedagens, passeios...comida as vezes, pq aí já é mais pessoal, tem quem cozinhe e quem coma na rua, quem goste de carne e quem não goste. E presentinhos tb sao gastos mto particulares, acho q nao precisa relatar. Mas vou fazer um balanço geral de gastos no final ::cool:::'>

 

Saí do cambio direto pra sala de embarque domestico, nem procurei o guichê da Aerolineas pra despachar e fui assim mesmo, com o mochilão nas costas e a mochilinha na mão. Sem problema, passei :wink:

Depois de 3h de um voo tranquilo, cheguei em Ushuaia no meio de uma tarde de verão, sem vento, sol entre algumas nuvens, 15 graus ::cool:::'>

Tentei dar uma espiada pra ver se tinha alguem com cara de mochileiro pra tentar dividir um táxi mas nao, não deu ::bad::

Peguei um táxi de fora do aeroporto e a corrida até o Antartica Hostel deu 160 pesos

 

O Antartica Hostel é muito bom, confortável...de incoveniente só o que todo mundo já citou aqui, que os banheiros são no térreo, atrás da recepção. Então se vc tá no 2° andar e quiser dar um pulinho no banheiro na madruga, vai ter q sair do quarto quentinho, dar uma corridinha na varanda geladinha até entrar na cozinha e descer a escada, passar pela recepção onde o cara lá vai olhar pra tua cara amassada e aí sim vc chega no banheiro ::hãã2::

Fora isso, os quartos tem um tamanho bom, fiquei num de 6 camas, os lockers sao bem grandes, o café da manhã é suficiente, os ovos estão lá inteiros pra vc fazer o q bem entende com eles. Só não tem nenhuma fruta mas tem sucrilhos e um pãozinho macio q é uma beleza. Os chuveiros são quentes e é só pedir toalha na recepção que eles te dão. ::cool:::'>

Fiz a reserva pelo próprio site do hostel, os contatos foram por email. Reservei 45 dias antes de ir pq me falaram q o Antartica é concorrido no verão. Não precisa pagar nada adiantado, só confirmar a reserva por email uns 4 dias antes

O valor da diaria é 400 pesos, pagando em dinheiro dão descontinho. Minhas 4 diarias que seriam 1600 pesos, com desconto deu 1520

Depois do checkin, animadissimo pra desbravar o fim do mundo

Fui na clássica placa do fim do mundo tirar a clássica foto

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Pouco ali pra frente tem umas casinhas das empresas que fazem os passeios no canal. Eu queria a Pinguinera. Sabia que era caro e só a Piratour fazia. E é caro, foi o passeio mais caro de toda viagem. Tinham 1 vaga para o dia seguinte e depois vagas para quarta. Apesar de caro, é concorrido. E esse caro eu to falando de 2500 pesos!!!!!!!!! Existem outros por 1500 pesos, mas não descem na ilha dos pinguins, só chegam perto.

Mas era o passeio q eu mais queria fazer em Ushuaia. Queria muito andar bem pertinho dos pinguins

Pensei algumas coisas:

1 - Qual a chance de um pinguim chegar aqui em Minas?

Vez ou outra, no inverno, aparece um pinguim perdido no Sul, em Floripa...Mais incrivelmente ja vi noticia uma vez de um pinguim perdidão no Rio. Mas e o pinguim subir a serra e vir parar aqui pra Minas? Sem chance! Pinguins nunca virão em Minas, mas o mineiro estava em Ushuaia....

2 - Qual a chance de eu voltar na Patagônia?

Eu, particularmente, tenho uma filosofia de que figurinha repetida não completa álbum e esse mundo é muito grande pra pouca vida

3 - Pra que eu trabalho? Pra que eu aturo chefe todo dia? Cobrança de meta todo dia? Cliente chato todo dia? Pensei que todas essas coisas que passei é que me proporcionaram ganhar meu salário e poder estar ali.

Então é caro? Sim. Mas eu queria fazer. Demais. Me permiti o presente, e se vc tem vontade de fazer, vá! Então bora, pinguinera reservada pra quarta.

 

Depois fui bater pé a toa pela cidade, andar pela famosa San Martin. Procurar algo pra comer e o primeiro lugar que vou a hamburguesa é 230 pesos uauaaaaaaaa ::ahhhh::::ahhhh:: To fora

Sem base essa inflação patagonica. Os sanduíches da Aerolineas eram até bem fartos e eu não tava com muita fome. Vi uma padaria que vendia churros, era 2 por 20 pesos, então ataquei hehe.

Dei uma volta na orla, tava uma bela tarde de sol, aquele arzinho frio típico, mas até tirei a blusa, de boa, tempo super agradável, 15º no sol e sem vento é gostoso.

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Passei no mercado La Anonima, na rua de trás do hostel, comprei uns lanchinhos de trilha, frutas, biscoitos, sanduiche natural... kits de sobrevivencia na Patagonia :P deu 89 pesos e o resto do dia descansando no hostel depois da maratona de quase 24 horas pra chegar no fim do mundo

Nos supermercados não tem sacola. Tem pra vender, 10 pesos essas sacolas ecológicas. Eu levei pouca coisa na mão mesmo, mas como tinha levado muitas sacolas plásticas daqui pra colocar roupa suja ou molhada, essas coisas, então das outras vezes q ia no supermercado já levava sacola

Anoitece depois de 22 horas

 

Segunda, 06 de fevereiro de 2017

 

O tempo virou em Ushuaia. O domingo de sol virou uma segunda nublada e de garoa. Frio o dia todo, minima de 9° e máxima de 11° ::Cold::

Mesmo com o tempo assim, resolvi ir no glaciar Martial. Era umas 11 horas, tinha pouca gente no hostel essa hora, os poucos q estavam lá não pareciam mto animados. :(

Saí andando mas o tempo tava bem feio, eu tava com medo de piorar, então peguei um táxi pra chegar rapidinho lá em cima. O taxi deu 180 pesos. Mas não precisa, pode ir a pé, a não ser que vc queira chegar mais rapido ou se poupar da subida.

Uns 15 minutos o táxi me deixou na entrada do parque do glaciar. Nenhuma alma viva, 1 carro parado, tempo fechadão... :?

Entrei no guardaparque, peguei um mapa e o cara me disse aproximadamente 2 horas pra ir e voltar. Fui subindo a pé pela pista de ski q em fevereiro é só uma estrada de pedras. Tava 10 graus, eu de camiseta, fleece e campera, tava garoando e a mochila nas costas, subindo aquele morro, mesmo com o frio minhas costas suavam. Foi aí que dei importância pra um item que muita gente fala aqui e eu não levei mas é importante: camiseta dry-fit. Qdo vc sua no frio, o suor fica frio e qdo vc puxa a camiseta pra trás e encosta ela de novo no corpo, vc sente o qto o suor tá gelado...

Maior bruma envolvente, não via nada!!

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Cheguei na plataforma superior e dali tem 2 trilhas, uma indo pelo bosque e outra beirando o rio. Vc pode ir por uma e voltar pela outra. Fui pelo bosque, voltei pelo rio. No fim dessas trilhas é que começa propriamente a trilha pro glaciar. Da entrada do parque até esse ponto é uma subida contínua mas não é dificil. Desnivel de 220 metros.

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Daqui pra frente é a trilha ao glaciar, desnivel de 275 metros e trilha entre pedras. Segui enxergando poucos palmos à minha frente...

Lá pelo meio da trilha a bruma envolvente começou a ir embora. Já dava pra ter uma visão melhor do que tinha pra frente. No final da trilha q a subida é mais pesadinha, zigue zague, pedras...mas cheguei lá de boa

Só tirei umas fotos do gelo, pisei no gelo, meu primeiro contato com um glaciar!!!

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Fui voltando, o tempo seguiu abrindo, mesmo assim ver Ushuaia lá em baixo era sem chance. Tem uma outra trilha que vai pra um mirador da cidade. Fui até lá mas obviamente não tinha cidade pra mirar...

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Na volta o tempo já tava um pouco mais limpo...

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Pero, donde está la ciudad?

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Cheguei de volta na entrada do parque 14:30. Fui voltando a pé pra Ushuaia, ziguezagueando por aquela estradinha sinuosa, vez ou outra pegando um atalho onde via as estacas amarelas. Devo ter levado uma hora pra descer

Não recomendo ir ao Martial se o tempo tiver feio. Vc nao vai ver muita coisa, não dá pra ter aquela panorâmica bacana. Mesmo assim achei muito bonito e recomendo como ótimo passeio pra dias de tempo bom ::cool::

 

Chegando em Ushuaia fui procurar comida. Caríssimo comer em Ushuaia. Fiquei num lanche, 2 empanadas e café por 135 pesos. Passei no supermercado, comprei 2 peras e 3 pêssegos por 41 pesos e fui completar isso como janta no hostel :lol:

Editado por Rezzende
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Terça, 07 de fevereiro de 2017

 

Tempo melhorou, amanheceu com sol entre nuvens. Uns 10 graus.

Na recepção do hostel pedi o transfer pro Parque Nacional. Vans saem de hora em hora pra ir e de tarde pra voltar as 15, 17 ou 19h

As vans custam 400 pesos, ida e volta, e o preço pedindo na recepção, pegando a gente no hostel, ou pegando no terminal de vans nas esquinas das calles Maipu e Fadul, é o mesmo.

Fui 10 horas da manhã. Van Don Alejo, te levo e te dejo hahaha

A van para na entrada do parque nacional pra gente pagar a entrada. Custa 90 pesos pra argentinos, 130 pra nós do Mercosul e 210 pro resto da gringaiada

Desci lá onde tem o carteiro do fim do mundo. Fui ver qual era a do carimbo no passaporte mas era 50 pesos pra carimbar. Eu queria também mandar postais e como neles tem o mesmo carimbo e um desses postais eu tava mandando pra mim mesmo, então já tá bom...

Dali do carteiro do fim do mundo começa a trilha que a maioria das pessoas que vao ao parque da Terra do Fogo fazem, a senda costera. Fiz essa também, são 8 km, quase tudo plano, algumas subidas, desviando de galhos...mas é tranquilo. Importante levar lanche e bastante agua pois no parque não vi riachinhos pra encher a garrafa

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No final da trilha, segui pela estrada rumo ao fim da rota 3. Pouco a frente tem um centro de visitantes, Alakush, tem banheiro, lanchonete...mas não fui lá. Segui reto onde começam varias pequenas trilhas chamadas de setor Lapataia.

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A primeira é o paseo de la isla, de 600 metros, aí dá pra ver algumas aves, como um cauquén, tipo um pato, e um condor. Eu queria ver um zorro, mas não vi nada. Depois fui a Laguna Negra, não achei grande coisa.

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Solzão, céu azul, pouco vento, meio da tarde, uns 17 graus, minha água acabou, tirei o fleece e só camiseta tava bem melhor.

Fui ao mirador Lapataia, trilha de 1 km, tem uma panorâmica bacana

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Desci do mirador e saí na clássica placa que indica o final da ruta 3

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Alguns motociclistas lá tirando foto, devem tá comemorando sua chegada ao fim do mundo!!

Ali começa mais uma trilha, a Senda de la Baliza, ida e volta 3km, planos, passa por uma castoreira e no final tem umas pedras na beira da bahia. Quase rolava um mergulho ali, o tempo tava bacana, mas eu nao tinha levado toalha e a agua é super geladinha. Mas eu tava com calor hehehe

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Voltando dessa trilha tem um lugar tipo um varandão, de frente pra bahia, com uns bancos. Sentei lá um pouco, somando tudo devo ter andado uns 15km. Bom treino pra Chalten. O vento começou a aumentar e minha sensação de calor passou. Botei o fleece de novo, o sol foi embora atrás de umas nuvens, era 16:30 e voltei ali pra placa do fim da ruta 3 pra esperar a van. Ela chegou ali 16:50 e 17h saimos de volta pra Ushuaia, onde chegamos depois de uns 40 minutos

Depois q passei em Chalten, cheguei a conclusão que nao precisava ter feito o Parque Nacional da Terra do Fogo, é tudo muito parecido com Chalten (Chalten é mais bonito) e eu poderia ter aproveitado esse dia de tempo bom em Ushuaia pra fazer outra coisa, como o Vinciguerra que falam muito bem, o Cerro Castor ou até mesmo a Laguna Esmeralda, que não fiz pq vi falar q tinha mta lama e eu não tinha bota adequada...Mas enfim, a caminhada valeu como treino pra Chalten ::cool:::'>

Chegando em Ushuaia fui procurar proteína, afinal ontem não tinha jantado, hj tb não iria, mas precisava de um lanche que sustentasse mais. Hamburguesas caríssimas mas é o q tá tendo. Achei uma por 166 pesos. Achei razoável pra Ushuaia, mas é muito caro pro Brasil, afinal são 32 reais e aqui se comem 4 hamburguers!!!

Fome controlada, passei no mercado pra comprar frutas e posar de saudável hehehe, comprei mais biscoitos pras trilhas e água. Conta de 67 pesos no mercado.

No hostel tinha 1 brasileiro tocando violão (onde não tem? hahaha) outra brasileira, a Larissa, e 3 argentinos assistindo. Cheguei lá, me juntei e uma argentina pediu então pra ele tocar Tribalistas e eu e a outra brasileira faríamos backing vocal. hahahaha cena épica ::hãã2:: . Depois seguimos tocando e cantando e tomando umas cervejas Beagle, top top

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Adorando o relato!!

Tbm moro em Minas (Varginha) e vou pra Patagonia em abril, seu relato está super detalhado, amando!!!

Uma pergunta: Vc disse que entrou com o mochilao de boa no aviao, sem ter q despachar. Sua mochila é de quantos litros? A minha é de 60L e to achando que nao vao aceitar. Pelo menos quando viajei de Tam nao aceitaram, mas agora vai ser pela Aerolineas.

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Oi Leticia!!! Que bom que tá gostando, talvez eu ainda termine hoje!!

Meu mochilão é um pouco menor, 45 ou 50 litros. Só nesse voo de Buenos Aires pra Ushuaia que eu não despachei ele pq demorei demais no câmbio, saí de lá já na hora que devia começar o embarque e quando tava subindo a escada pra área de embarque que eu percebi q tava com o mochilão nas costas e a outra na mão ::hein: Mas segui em diante pra ver no que dava. Sempre que eu despachava ela dava na média de 8kg. A outra mochila é de ataque, uns 20 litros e tava cheia tb pq a campera dobrada ocupa mto espaço. Botei o mochilão no raio x, a outra atrás, passei, peguei as duas, ninguém falou nada, vazei ::lol4:: Mas eu pude perceber que os voos domésticos na Argentina não são tão criteriosos como no Brasil não.

Boa viagem, pergunte o que precisar e conta tudo pra gente depois ::cool:::'>

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Domingo, 12 de fevereiro de 2017

 

O DIA AMANHECEU PERFEITO. FITZ ROY LÁ BONITÃO, IMPONENTE

O Chino tinha me dito q os transfer pra hosteria Pilar saem 8, 9:30 e 12h, mas tem q reservar de véspera e sao 150 pesos. Tinha me dito tb q o prognostico do tempo pra ir na Laguna de los tres tava melhor na segunda então eu não tinha pedido o transfer

Mas qdo vi aquele dia lindo, céu sem nuvem, enqto tomava café pensava o q fazer...Tinha um casal de Buenos Aires na mesa ao lado e eles tinham feito checkin ontem junto comigo. Ouvi eles indo na recepção procurar o transfer mas já não tinha vaga.

Ouvi o Chino dizer q se eles quisessem podiam pedir um remis q dava 500 pesos. Pensei então q por 3 sairia 170 pesos por cada e era só 20 a mais q o transfer. Então, como um gato rauuunn, pulei da minha mesa e voei neles eu eu eu ::lol3::

Fechou!!! Chamamos o remis e partiu hosteria Pilar. Saímos 09:30 e chegamos na hosteria 10:45. Termômetro no carro marcava 12 graus. Sol e céu azul. Clima perfeito pra uma bela caminhada.

Todo mundo recomenda ir pela hosteria Pilar pq vc pega um caminho mais suave, com pouca subida e volta por um caminho diferente. É isso aí. Recomendo. ::cool::

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Pois bem, a trilha começa beirando o rio, vai pelo bosque, tem algumas subidas, a mais forte é antes do Mirador Piedras Blancas, mas é tranquilo. Tem ir sossegado, não é uma corrida onde ganha quem chega primeiro. É pra ir curtindo, pensando na vida, absorvendo a energia... Vai devagar, vai de boa, vai na paz, vai na luz... :D

Pausa pra fotos no Mirador Piedras Blancas...seguimos...

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Nessa trilha vc encontra mta gente. É a trilha onde vc vai ver mais gente entre todas as trilhas de Chaltén. Hola o tempo todo :D

No caminho tem muitas lagartas, tanto no chão como nas arvores. Uma dessas lagartas caiu no boné de um cara e depois passou pro pescoço dele e queimou. Então dá uma conferida de vez em quando na sua roupa, chapéu e tal pra tentar se proteger de alguma queimadura de lagarta. Tinha muuuita lá

Cheguei no acampamento Poincenot as 12:45.

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Ai tu descansa, come alguma coisa, enche a garrafinha de agua nos riachinhos, água pura e geladinha da melhor qualidade, pq daí pra frente o troço fica hard :lol:

É 1km de subida poooderosa, pedras, ziguezague e vento. Os ventos patagônicos que ainda não tinham aparecido na minha viagem hoje resolveu dar a cara, nas trilhas tava pouco, mas na subida do ataque final......

Um monte de gente usa bastão de trekking, outros tantos usam galhos. Eu até testei alguns galhos pelo caminho mas eles sempre quebravam rápido, então lá vou eu com a cara, a coragem e os joelhos.... :?

1 hora depois, arriba arriba arriba, cheguei no alto, na LAGUNA DE LOS TRES. QUE É AQUILO???? Ponto altissimo da viagem, sensação de estar lá não tem nem muito o que escrever, não dá pra transmitir sentimentos em fotos ou em palavras.

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Vitóóóriaaa

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Laguna Sucia lá embaixo

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Voltando. De cara com a imensa Patagônia!

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Fiquei mais de uma hora lá, contemplando, zanzando, tirando fotos...Conheci lá em cima o Gabriel de Brasília e a Ailin de Buenos Aires. O vento forte começou a ficar mais forte ainda e descemos. A descida é um pouco escorregadia no começo mas depois é sem duvida mais tranquilo que subir (atenção: não disse que é fácil...apenas q é melhor descer q subir :lol: )

Na volta tem 2 caminhos, a trilha divide numa que passa pela Laguna Capri e outra pelo mirador. O Gabriel e a Ailin tinham subido pela laguna e agora iam voltar pelo mirador. Eu ainda tinha mais 4 dias em Chalten então pensei que voltaria depois na Capri e fui com eles pelo mirador. Mas eu não voltaria na Capri.... :?

Chegando em Chaltén eles resolveram passar na sorveteria. Arrumei um vicio pros próximos dias hehehe :P Experimentados o helado de Calafate, a frutinha típica daquela região, azedinha, mas gostosa. Os sorvetes menores são 50 pesos e vendidos numa casquinha bem pequena, mas são 2 sabores e eles fazem uma torre gigante q parece q vai desmoronar...então compensa ::cool:::'>

São tantos sabores diferentes que nos outros dias todos eu passei na sorveteria pra provar: Mascarpone, Bayleis, Chocolate Andino, Sambayón...Heladeria Domo Blanco na San Martin 164 ::cool::

Dali a Ailin voltou pro hostel deles e eu fui com o Gabriel pra comer mais hehe. Fomos no Ahonikenk, muito indicado aki por ser o menos caro (nao tem nada barato na Patagônia). Pedi um ravioli de cordeiro e um copo de vinho. Não sei que vinho era, era um vinho da casa, mas como disse o Gabriel, vinhos argentinos em geral são bons. 230 pesos tudo.

Marcamos de tomar umas brejas no outro dia e voltei pro hostel. Tênis empoeirado e os olhos vermelhos. Fiz a trilha sem óculos. A claridade não me incomodava e o vento eu também achei q tava de boa, mas não, os olhos ficaram bem irritados.

Missão cumprida!! Fitz Roy perfeito, Laguna de los tres num dia de tempo super bom...descansar! :D

 

Segunda, 13 de fevereiro de 2017

 

Resolvi fazer trilhas curtas e lights hoje. Dia suuuuper ventoso mas um pouco quente, chegando uns 17/18 graus de tarde

Comecei 11 horas indo pro Chorrillo del Salto. Mais ou menos 1 hora pra ir, outra pra voltar, ida e volta 6km. É a trilha dos velhinhos e crianças, vc vai ver muitos deles por ali. A cachoeira é bonita. Tem muita coisa deslumbrante na Patagônia então vc acaba não dando muita importância pra ela, mas é bonita sim

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Voltei pra Chalten e agora ia atravessar a cidade pra ir aos miradores. Antes pitstop na heladeria :P

As trilhas pros miradores começam ao lado do guardaparque.

Parenteses(Pra quem gosta de viajar na base da carona, me parece q a Patagonia é meio complicada. Tinha 6 grupinhos de mochileiros pedindo carona na entrada de Chalten. Uns sozinhos, outros em casal, outros em 3...Passei por eles indo pros miradores e reparei bem, pois queria ver se na volta eles continuariam lá...)

Subi a trilha ao mirante dos Condores, uma meia hora pra subir. Lá em cima tem uma vista muito bacana de Chalten e das montanhas ao redor. Vento forte, dificil pra tirar foto, o celular quase ameaça voar da sua mão hehe

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Depois fui pro mirante de las Aguilas, essa é mais pra trás e dá uma vista impressionante do lago Viedma, da imensidão Patagonica e a rodovia vindo pra Chalten. Vento louco dá até umas empurradinhas na gente hehehe. Mas não tava frio demais não, só tava com o fleece pra proteger do vento, o sol tava quentinho

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Depois de um tempo contemplativo, fui voltando, agora só descida.

Passei de novo perto dos mochileiros caçando carona e a maioria ainda tava lá, e nisso já tinham se passado 2 horas :(

Passei numa padaria, chama Que Rika, comprei 2 empanadas e 250gr de pão de queijo por 100 pesos. Pois é, pão de queijo patagônico ::lol4:: e aprovado pelo mineiro aki hehe. Fui lanchar no hostel

O Gabriel me chamou pra ir no hostel dele, Lo de Trivi, pra gente tomar umas brejas. Passei no mercado, comprei umas Isenbeck que achei melhor que a Quilmes e fui pra lá. Encontrei com a Ailin, outras argentinas, um coreano, americanos e o negócio foi ficando bom, a cerveja acabou, segundo round no supermercado... :lol:

Meu hostel fecha a recepção meia noite, pra entrar mais tarde tem que pegar uma tarjeta pra abrir a porta e eu não tinha pegado. Lá pelas 11 da noite vi q o troço tava bom e fui no hostel pegar a tarjeta. Eles pedem 100 pesos como garantia e qdo vc devolve a tarjeta eles devolvem os 100 pesos

Voltei pro Lo de Trivi, tinha aparecido um vinho de caixinha lá, chama Termidor...Nossa Senhora...vinho de caixinha...o negócio já tava alterado ::dãã2:: Lá pelas tantas q acabou o combustível e a galera dispersou.

Eu era o unico q tava em outro hostel, então saí pela madrugada na deserta noite de Chaltén...

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Chaltén não é um lugar de balada, não tem. Os bares promovem os happy hour qdo fazem promoção de bebidas e aí atraem mais gente, mas é muito cedo pra uma cidade onde só tá anoitecendo pelas 10 da noite.

Alguns tem happy hour de 17 as 19h mas nessa hora se vc ta fazendo uma trilha longa, vc ainda nem voltou da trilha

Outros tem de 19 as 21h, aí é melhor. Junte ao fato que vc anda o dia todo e ainda tem q juntar pique pra ir pro bar. Bem, eu tinha hehehe. Mas tenha em mente que esse não é o foco de Chaltén. Dá sim pra curtir um barzinho mas vida noturna não é o forte ok :roll:

Voltei de madrugada quase atravessando a cidade toda, vi 3 pessoas e só um restaurante aberto com umas poucas pessoas lá dentro. Geral descansando depois de um dia de trilha e preparando pra outro...

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Terça, 14 de fevereiro de 2017

 

Tempo bom, vento patagônico resolveu tirar uma folga...alguma dúvida?? Loma del Piegle Tumbaaaado :D

Saí 10:30, a trilha começa ao lado do guardaparque no mesmo lugar das trilhas dos miradores.

A ida é sóóóóóó subida. São 10km arriba, arriba, arriba... :shock:

Pouco depois de 1km de caminhada tem um riachinho. Encha mta agua aí pq o próximo vai demorar...

Subindo, subindo, por enquanto passando por pastagens, tem até vacas selvagens.

Pouco depois de onde divide a trilha com a Laguna Toro começa um bosque. Aí deve ser o meio do caminho. No bosque, muitas e muitas das nossas amigas lagartas. Olho nelas!!

No meio do bosque um riachinho pro 2° abastecimento de água ::cool:::'>

Subindo, subindo, termina o bosque e tem um descampado plano, mas pequeno. Ali já se ve o topo do Piegle Tumbado. Logo a frente segue a subida agora entre pedras, arriba, arriba, arriba. No meio da pedraiada tem um riachinho tb

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Nessa trilha encontrei bem menos gente. Só lá no final e no topo que tinha umas 20 a 30 pessoas, mas ao longo da caminhada boa parte é solitário mesmo.

A subida é puxada por ser persistente, subida o tempo todo, mas não achei pior que aquele ataque final da Laguna de los Tres. Depois de 3 horas e meia subindo, cheguei numa plaquinha dizendo Loma del Piegle Tumbaaaaado ::mmm: tumbei hahaha ::essa::

Fiquei meio confuso pq tem um morro do lado bem mais alto e umas 5 pessoas subindo lá. Mas é um morro muito forte e o topo das montanhas, Fitz Roy, tava tudo tapado por nuvens, então achei q o visual dali nao ia ser tão diferente pra valer a subida e fiquei por ali mesmo.

Ali já tinha uma vista sem igual. Uma super panorâmica de toda região. Depois da Laguna de los Tres é sem duvida a trilha a ser feita em Chalten.

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Depois de momentos de contemplação comecei a descer.

Pra baixo todo santo ajuda. Voltei com 2h15min.

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Hoje precisava de comida de verdade. Voltei no Ahonikenk e pedi uma suprema de frango com salada, pratão bem servido e um copo de vinho. 250 pesos. Wifi do Ahonikenk é bacana, a quem interesse a senha era sarten007 :P

Um adendo qto a internet em El Chaltén. Vi muita gente comentando aki q a internet lá era muito limitada, conexão ruim e tal...Sim, não é um 4G, mas não fiquei incomunicável em nenhum momento, dava pra mandar fotos no insta e no face, conversar no zap...claro q caía as vezes, mas vc não vai ficar isolado do mundo.

 

Quarta, 15 de fevereiro de 2017

 

Hoje o tempo azedou. Quando fiz o roteiro já tinha deixado 1 dia reservado pra esses imprevistos, mas ainda tinha coisas pra eu fazer....Garoa o dia todo. Fiquei meio em dúvida se fazia alguma trilha ou ficava quieto. Na minha programação iria pra Laguna Torre.

Pensei um tempo e 11 horas resolvi ir, na garoa mesmo. Os 3 primeiros km de trilha é só subida. Depois fica plano. Riachinho pra pegar agua só tem depois do km7

Chegando na laguna, beirando o rio, muita umidade, garoa, uns 10 a 12 graus sei lá, dedos gelados, tempo fechado...

Fiquei pouco na Laguna Torre, não dava pra ver os montes em volta. Não fui no mirador Maestri, mirar o que?? Devia ter vindo aki na segunda q o tempo tava bom e ter feito o Chorrillo del Salto nesse dia pq a garoa nao ia atrapalhar mto lá

Fui voltando. Pouquíssimas pessoas na trilha. Tempo mto ruim. Encontrei a Larissa q tava no hostel de Ushuaia com mais 2 amigas dela. Elas tinham chegado em Chalten na tarde passada e estavam fazendo a 1ª trilha nessa tarde de tempo péssimo. Elas estavam no Hostel Rancho Grande e marcamos de passar lá depois pra tomar umas.

Segui voltando. Interessante que nessa trilha não vi lagartas. A medida que ia chegando em Chalten ia ficando menos frio. Cheguei no hostel 17h, molhado e gelado hehehe. Deixei minhas roupas molhadas e suadas na lavanderia do hostel, 120 pesos. Há outras lavanderias em Chaltén, mas pesquisei numa de manhã, era o mesmo preço e só entregavam a roupa em 2 dias!! :o

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Laguna Torre numa m#rd@ de tempo

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Quinta, 16 de fevereiro de 2017

 

Tempo ainda mais azedo. Hoje a chuva apertou bastante. Temperatura não passou de 12 graus ::Cold::

Dia perdido no hostel. Podia usar como descanso mas eu não tava cansado!!! Eu queria exploraaar!! A programação pra hoje era seguir de novo pela trilha da Laguna Torre, no meio dela pegar a trilha pra Laguna Madre e Hija, sair no acampamento Poincenot e na volta passar pela Laguna Capri...Mas o tempo tava foda ::grr::

Cancelado todo esquema do dia. Feliz pq fiz a Laguna de los Tres no primeiro dia de tempo bom e fiz o Piegle Tumbado com tempo bem legal tb. Mas tenha isso em mente qdo programar seu roteiro. O tempo muda demais. Dias de tempo bom, dias péssimos. Fique mais dias em El Chaltén contando com esses imprevistos. E não perca tempo. Se estiver tempo bom saia correndo direto pra Laguna de los Tres. Faça o Piegle Tumbado e a Laguna Torre com tempo bom. Se o tempo azedar, Chorrillo del Salto dá pra fazer.

Meu erro foi ter feito Chorrillo e miradores num dia de tempo bom, mas enfim...

Pra não perder o dia, eu, uma argentina e uma alemã fomos jogar baralho ::lol3::

Depois de 16h a chuva parou. Tava morrendo de fome e fui no Ahonikenk de novo. Pedi uma milanesa com salada. 200 pesos.

Passei no terminal de buses pra comprar a volta pra El Calafate. Todos os ônibus, de todas as empresas (exceto os das 18h pq a essa hora nao tem mais voos) passam no aeroporto. Teria que estar no aeroporto as 18h. Caltur e Chalten Travel saem as 13h e a Taqsa sai 11:30. Por precaução (vai q o busão quebra ou qq coisa) comprei Taqsa 11:30, mas os outros chegaram muito a tempo tb. Eu já não ia fazer mais nada em Chaltén, então entre esperar no hostel ou no aeroporto, bora pro aeroporto mesmo. Dizem que mineiro não perde o trem. Nem barco, ônibus, avião ou qq coisa ::hãã2::

A passagem são os mesmos 450 pesos em todas empresas, só que em El Chaltén a taxa de embarque é mais cara, 15 pesos pra turma do Mercosul, 20 pra gringaiada e 10 argentinos. Em El Calafate era 10 pra todo mundo

A alemã do baralho, Antonia, me chamou pra ir no happy hour do barzinho ali perto tomar uns pisco sour. Fomos com a argentina, outra alemã e uma australiana. A argentina falava bem inglês e o meu inglês é very basic. :roll: Entendendo palavras soltas e entendendo frases pela metade naquela mesa de bar eu fiz minha primeira promessa de volta de viagem: English Class now!!! Urgente ::tchann::

Depois do happy hour de pisco elas foram pro Ahonikenk comer. Como eu já tinha jantado, fui lá pro Hostel Rancho Grande encontrar a Larissa. Ela disse que umas 20h estaria jantando lá. Entrei olhei mas não vi ela e tava sem wifi. Já ia saindo quando alguém na mesa ao lado da porta me chama...A Tati, a desesperada do cambio no aeroparque!! :D Não disse q Chalten era um ovo e a gente esbarrava?! Ela tava na mesa com um monte de brasileiros, escaladores e alpinistas. Eles tavam em camping mas foram jantar no Rancho Grande, que é hostel mas é restaurante pra geral tb. Eles tavam tomando vinho e eu fui no supermercado do lado comprar uma garrafa e me juntei a eles. ::cool::

Falamos de viagens, voltas ao mundo e tal. A Tati ta começando uma aventura solo pelo mundo, subindo os Andes, indo pra Asia depois e o resto só Deus sabe...Um dia vou criar coragem e cair assim no mundo tb hehehe.

Quase 2 horas depois a Larissa e suas amigas apareceram e se juntaram com a gente. Fiquei lá até umas 23:30 e como já tinha devolvido a tarjeta fui embora pra não ficar preso de fora do hostel. A turma do camping tava saindo tb.

Foi chato não ter feito trilhas, mas amizades foram feitas, o dia não foi perdido!! :D

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Sexta, 17 de fevereiro de 2017

 

Hoje o sol voltou a El Chaltén. Mas eu vou embora. :?

Depois do café dei uma última volta na rua pra sentir toda a energia desse lugar incrível chamado El Chaltén. Fui até a entrada da trilha do Fitz Roy pra ver a turma saindo pra trilha. Chaltén é o paraíso dos mochileiros ::love::

Voltei no hostel, arrumei as coisas, a Antonia alemã também ia pra El Calafate no mesmo ônibus. Saímos 11:45 de El Chaltén, ônibus cheio. Cheguei no aeroporto de El Calafate 14:15 e os onibus que sairam 13h passaram lá 15:30. Mas como disse, por precaução, preferi ir mais cedo.

O problema é só que o wifi do aeroporto de El Calafate não funciona. É um tal de Cotecal Free, quando tinha chegado de Ushuaia não consegui conectar e dessa vez de novo, sem conexão.

Tinha comprado um lanche em El Chalten antes de sair e comi ele no aeroporto, despachei o mochilão e fui na parte de fora do aeroporto fazer uma ultima caminhada na Patagônia. Fui andar na estrada de acesso ao aeroporto até lá na frente. Sol, uns 16 graus, andei um tempinho bom ::cool:::'>

Voltei e subi pro embarque. Sem taxas de embarque de novo. Nem em Ushuaia nem em El Calafate cobraram taxa de embarque em separado. Decolamos 18:45. Pousamos no aeroparque 3 horas depois. 29 graus em Buenos Aires depois de 13 dias sem saber o que era mais de 18° na Patagônia ::mmm:

Ainda tava em dúvida se ia de onibus pro hostel ou táxi, mas já 10 da noite, não sabia se era tranquilo descer com 2 mochilas perto do Obelisco e sair andando umas 7 quadras..então como tinha sobrado uma quantidade razoável de dinheiro que eu pensava q gastaria tudo na Patagônia e agora via q dava até pro fds em BsAs, optei pelo táxi

Peguei na saída do aeroporto, com taximetro, deu 200 pesos. Minha precaução foi tirar uma foto das 2 notas que eu pagaria o taxista, pra evitar os famosos golpes tão relatados por aki. Mas o taxista foi honesto ::otemo::

Fiquei no Milhouse da Av de Mayo. Do lado de fora não tem nenhuma placa chamativa, só o nome pequeno em cima de um interfone. Chamei, a porta abriu e eu dei de cara com o hostel mais loko q eu ja vi :o

Galerão na recepção, festa começando lá atras ahhhhhhhhhhh tudo q eu sonhava e precisava ::love::::love::

Fiz checkin, paguei com cartão de credito pq tinha uma lenda q se pagar em cartão tem uma devolução de 21% de IVA mas até agora tá na lenda mesmo ::lol4:: deixei as coisas no quarto e desci pras famosas festas do Milhouse

Tirando a parte q o DJ joga os funk brazuca, tava mto bom. Tavam vendendo uma entrada pra uma balada em Palermo, Rosebar, incluindo táxi. Geral tava indo e eu fui tb. Top. Tava precisando de uma noitada depois de dias em retiro na Patagônia :twisted: . Voltei pro hostel com o dia amanhecendo

 

Sábado, 18 de fevereiro de 2017

 

Nem 2 horas de sono e bora explorar a capital argentina.

Desci pro café e que café. O Milhouse é um capítulo a parte quando a gente fala sobre hostel. São 5 andares, uns 50 quartos, 300 hospedes, é gigante, com elevador e tudo. É um hostel com cara de hotel. Não aceita argentinos, é um hostel pra gringo, achei chato isso. Mas voltando ao café, fartíssimo, muito bom. Sem falar nas famosas festas né ::cool:::'>

Meu plano de viagem foi muito focado na Patagônia, deixei 2 dias no final pra explorar Buenos Aires mas nem sabia bem o q fazer. Só sabia que queria ir no Caminito e na Recoleta e um fica pra um lado e outro pro outro. Praticamente só tinha esse dia, já que domingo ia na feira de San Telmo e embora de tarde

A opção do transporte público me pareceu meio complicada, pq não tinha pesquisado nada e talvez não desse tempo pra fazer tudo perdendo tempo esperando onibus

Sabia do onibus de turismo e sabia que era caro, porém o dinheiro q troquei só pra Patagônia acabou sobrando e fazendo as contas vi que dava pra sobreviver mais 24 horas em Buenos Aires, então optei por ir nesse onibus e ver tudo

Fui pro ponto da parada 0, perto da plaza de Mayo e comecei o percurso as 10:30. O ticket custa 490 pesos e vc pode descer nos pontos que quiser, quantas vezes quiser. São 3 linhas e vc pode pegar todas. Comecei com a linha vermelha, passa na Floralis Generica mas eu achei ela feia, nem desci. Desci no proximo ponto, no MALBA, pra fazer a integração com a linha verde.

O MALBA abre ao meio-dia e era 11h, não entrei. Peguei a linha verde e ela vai passando pela costanera norte, em frente ao aeroparque, Monumental de Nuñez e Barrio Chino, desci nos Bosques de Palermo. Parque grande, muita gente aproveitando o sábado de sol e calor. Tinha ouvido falar sobre o Rosedal mas ele tava meio caído, flores murchas...e o parque, apesar de grande e bonito, é como um parque qualquer de uma cidade grande qualquer. Não curti muito não

Peguei a linha verde de novo e circulei as ruas de Palermo Soho. Desci no Monumento aos Espanhois pra trocar de linha e pegar a vermelha de novo. Desci na Recoleta.

Apesar de eu nunca achar uma coisa muito interessante passear no cemita, aki a história é um pouco diferente. É bonito (nunca imaginei q fosse falar isso de um cemitério ::lol4:: ) Não são túmulos como os de um cemitério normal, são imponentes capelas, quase casinhas e cheias de esculturas. Muitas com portas de vidro e vc ve os caixões lá dentro...macabro...

E a turistaiada lá tirando foto. Quando saí perguntei pro carinha da vigia se ainda tinha sepultamentos lá. Ele disse que naquele dia mesmo teria um. Claro q só de familias q já tem os jazigos lá. Obviamente fiquei me perguntando quanto deve ser incoveniente essa situação, a familia triste enterrando seu parente e galera tirando foto pra todo lado....enfim....

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Pausa pra um sorvetinho na praça da Recoleta. Buenos Aires 30 graus, ai meu Deus que saudade da Patagônia. ::mmm:

Tem uma feirinha na praça também, vendendo todo tipo de artesanato e os preços eram bons.

Peguei o busão de novo e fui de volta ao ponto 0 pra pegar a linha azul q faz a rota sul. Essa linha passa primeiro no Congresso que é pertinho do hostel e que eu fiquei de voltar depois pra tirar fotos e acabei não voltando.::putz:: Uma pena pq é um prédio bonito e imponente pra caramba.

Segue por San Telmo e depois vai pra La Boca, passa na Bombonera e no Caminito. Da Bombonera ao Caminito passa numas ruas meio favela. Desci no Caminito. Muitos barzinhos, os dançarinos de tango, muitas lojinhas de souvenir, preços bons tb. Comi umas empanadas, andei um pouquinho por ali e peguei o busão de novo.

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Dali segue pra Puerto Madero. Desci lá pra tirar umas fotos naqueles prédios novos e modernos. Aí acaba

É um passeio beeeem turistão, tem os fones de ouvido pra vc ouvir as explicações dos lugares mas quase o tempo todo vai tocando as mesmas musiquinhas chatas, parecem que são só duas. Na verdade é um passeio bem chato. Pra quem tem só um dia na cidade pode ser bom pra ver tudo mas eu não curti muito não. Só gostei mais da Recoleta e do Caminito. Não sei tb se pq como tava voltando da Patagônia tava difícil me encantar com BsAs...

Voltei pro hostel e fui pro terraço. Ainda 19 horas e o sol tava quase se pondo. Tinha uma turminha lá, entre eles a Lorena, uma chilena que conheci na festa da noite passada. Ela queria jantar e eu fui tb. Passei no quarto e tinha chegado um francês lá. Falei q ia jantar e ele quis vir junto. Então fomos.

Eu ainda não tinha o cartão SUBE e a gente ia pra Puerto Madero. Passei num kiosco pra comprar. O cara me disse que era 50 pesos. Eu não sabia quanto era, como disse não tinha pesquisado quase nada sobre BsAs, já ia comprar mas a Lorena me disse que ali embaixo na bilheteria do metrô tava vendendo a 25 pesos. O cara do kiosko fez aquela cara de duvida, falou q nao vendia lá e era pra eu comprar com ele, mas a Lorena virou de costas, foi saindo e eu segui ela :)

Descemos na estação e a bilheteria tava fechada. A Lorena perguntou o vigia se não ia abrir, pq ela tinha o cartão mas nós precisávamos comprar. O vigia abriu o portãozinho e nos disse: passem!!!

Viagem de metrô freeeeeeeeeee Enquanto um queria me passar pra trás no kiosko, o vigia liberou uma entrada grátis hahaha ::lol4::::love::

Descemos na estação da Plaza de Mayo e lá a bilheteria tava aberta. O cartão era mesmo 25 pesos, pedi pra colocar 25 pesos de carga e paguei 50 pesos achando q ia ficar com 25 pesos de saldo, mas quando passei ele na volta vi que eu tinha 50 pesos. Não entendi nada, mas parece que no fim das contas o valor do cartão é convertido em saldo ::otemo::

Fomos a pé pra Puerto Madero, paramos num restaurante chamado Asadores Gaúchos, ou coisa assim. O menu completo com empanada de entrada, prato principal, bebida sem alcool e sobremesa tava 350 pesos. Topei. Fim de viagem, sobrou um pouquinho, vou me permitir. Tava muito bom ::cool:::'>

Melhor ainda tava o papo, pq o francês falava espanhol very basic, a chilena e eu tinhamos um english very basic então a gente inventou um spanglish com toques de português e francês, falamos e rimos o tempo todo, foi muuito legal. ::lol4::

Lá pelas 22h voltamos, pegamos o ultimo Subte na Plaza de Mayo e descemos no hostel. Tomamos banho e fomos pra festa, que hoje era no outro Milhouse, a 3 quadras dali. A festa de hoje já não foi tão bacana, o outro Milhouse é menor, tem o salão menor, mas também tinha menos gente, o playlist era o mesmo e eu tava sem pique pra emendar outra balada. Mesmo assim fiquei lá até 1:30 da madruga e voltei pro hostel.

 

Domingo, 19 de fevereiro de 2017

 

Fim de festa, último dia de viagem

Tomei café, fiz checkout, deixei as mochilas no quarto de bagagem mas ainda tinha dia pra andar. Lá vamos nós de novo, eu, Lorena, Karim o francês, e um suiço e um alemão que também iam dar uma volta na feira

Saímos 11 horas, fomos de Subte até a plaza de mayo e dali mesmo começa a feira de San Telmo, na esquina da calle Defensa. Coisa demais, hora de torrar o resto de pesos que sobraram comprando quinquilharia. :lol: Pausa pra clássica foto no banco da Mafalda com a turma do hostel: Sebastian o alemão, o suíço, eu, Lorena e Karim

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Fomos olhando tudo até o final. É bacana pra comprar. De lá, a Lorena, o Karim e o suíço iam pro Caminito. Como o Caminito não era assim tão longe e não sabiam direito que onibus pegar, eles foram de táxi. Dava uns 150 a 200 pesos e dividindo pra 3 fica aceitável. Nos despedimos e eu e o Sebastian voltamos.

Ele falava espanhol pq já estudou na Colombia, então facilitou pra gente conversar, mas eu vou pro English Class urgente ::lol3::

Acabei com meus pesos comprando bugigangas, deixei só um pouquinho pra lanchar no aeroporto. Chegando na Plaza de Mayo o alemão voltou pro hostel e eu fui tirar fotos na Plaza de Mayo. Tinha um povo entrando pra visita na Casa Rosada. Procurei saber mas me informaram q pra fazer a visita tem q agendar antes pela internet. Fui ao lado no museu da Casa Rosada e esse é grátis. Mas é sem graça

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Fui explorar mais um pouquinho do Subte, troquei de linha e desci no Obelisco. Tirei umas fotos lá também. Sabe aquela sensação tipo tô aki pra registrar que eu tive mas não to curtindo a cidade? Foi isso. Buenos Aires é bonita, moderna, mas passar um fim de semana lá depois de 13 dias na Patagônia não me ajudou a despertar encantamento pela cidade...

Voltei a pé pro hostel, tarde super quente, céu azul, sol bombando, 31 graus, todo suado. Peguei uma toalha na mochila e fui procurar um banheiro qualquer naquele hostel pra uma ducha rápida antes de sair.

Peguei o Subte de fora do hostel e desci na estação do lado, no Obelisco. Queria ir no tal do Arbus pro aeroporto mas não sabia onde era o ponto dele e os guardinhas que eu perguntei tb nao sabiam. Fui na tradicional linha 45 mesmo.

Não demorou e chegou um. Lotadaçoooooo. Parou no ponto e um cara já vomitou pela janela...legal... :? Tentei achar um lugar pra ficar onde eu não incomodasse com aquele mochilão nas costas e a outra menor na mão. Aos poucos consegui chegar mais pro fundo do busão. Por que raios um busão tão lotado num domingo de tarde??? ::vapapu::

Ainda tinha sobrado uns 20 pesos no cartão SUBE, mas o que eu ia fazer com ele? Virei pro argentino do lado, perguntei se ele usava muito onibus, ele disse que sim e fiz minha boa ação doando o cartão pra ele.

Depois uma meia hora enlatado, já todo suado de novo, chegamos ao aeroparque.

Fui despachar meu mochilão, depois corri pro banheiro, troquei de camisa e fiz um mini banho com lenço umedecido :lol: calor úmido da porra ::mmm:

Gastei meus últimos pesos comprando alfajor e balinhas na lojinha do aeroporto e 20:30 decolava de volta pro Rio. Cheguei no Galeão 23:30 e ia de novo virar a noite no aeroporto, mas dessa vez já sem aquela empolgação de 15 dias atrás. As 5 horas peguei o primeiro executivo pra rodoviária e as 7h um busão de volta pra casa, chegando aqui 13h

 

Essa foi minha inesquecível trip patagônica. Marcante demais.

Tô disponivel a vontade pra perguntas afinal sao relatos como esse que me ajudaram e vão ajudar outras pessoas

Como mochileiro vive pensando na próxima, acho q agora a Colombia sai :D

Valeu galera, em breve tem mais!!!! ::otemo::

Editado por Rezzende
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Li tudooooo!!! Vai ser minha biblia pra Patagonia em abril!!

Nossa, ainda bem que ja conheco Buenos Aires pq senao ia ficar desiludida tbm. E olha que a primeira vez que fui ainda fiquei 5 dias kkkkkkkkkkkk nem sei como arranjei tanta coisa pra fazer la.

Vc so trocou dinheiro quando chegou no aeroporto ne? To na duvida tbm se troco tudo no La Nacion ja na chegada ou guardo um pouco pra trocar no Hostel Antardida tbm.

Ate q consegui uma passagem barata pros mesmos trechos: R$ 1403.00, porem saindo por Guarulhos. Outra coisa que diminuiu o valor: deixei pra fazer GRU-El Calafate, depois de uma semana FTE-USH e depois de mais uma semana, USH-Buenos Aires, onde vou ficar 1 dia e no dia seguinte Baires-GRU.

Muitos me falaram que era melhor deixar el calafate por ultimo, pq era mais lindo. Mas se fizesse GRU-Ushuaia primeiro a diferenca era 400 reais mais na passagem!!! ::ahhhh:: 400 é quase um passeio patagonico hahahaha

Espero que em abril esteja friozinho ::Cold::

Ansiosa pelo mini trekking, muito massa as fotos!!

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