Ir para conteúdo

Roteiro Europa em Setembro/Outubro - Munique (Oktoberfest!!!) - Mallorca - Londres - Copenhagen...


Posts Recomendados

  • Respostas 51
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Legal! Sò peguei AirFrance e Lufhansa (estrangeiras), então nem tenho como qualificar. Normalmente quem não gosta de algo tende a fazer mais barulho do que quem gosta. Pos isso que sempre vejo reviews pela internet com um bom punhado de sal.ExperiÊncias pessoais são bem melhores.

 

Pessoalmente achei o voo da Airfrance bem tranquilo, nunca fui de passar aperto em viagens... E foi minha primeira inernacional.

 

Só achei a quantidade de picolés da Häagen-Dazs meio regulada (na volta achei a fonte ehhehe) e o que me incomodou mais foi que o sistema de entretenimento, vc não conseguia avançar e voltar o filme direito. Ou avançava de 1 em 1 segundo ou de 10 em 10 minutos... Noa mias de boa.

 

No Lufhansa fiquei até impressionado com uma cerveja que serviram... jacuzisse brasileira total ahhaha. NO fim tomei um vinho mazoumenos e a cerva boa.

Link para o comentário
  • Membros

Y35,

Acho que seu tópico já não é tão solitário assim né!? rs

sou de brasília e estou começando a fechar os vôos e hostels para o período de 18/09 a 09/10, eu e minha esposa estamos certos de 4 destinos (munique, praga,amsterdã e paris). Munique foi escolhida por conta da oktober, vi que vc já conhece a festa. vc poderia me falar como funciona ? valores de entrada, como funcionam as tendas ? nos últimos dois anos fui pra oktober de blumenau e adorei. a entrada para o local da festa era bem em conta e a bebida lá dentro ligeiramente mais caro que em outros lugares mas nada além do esperado. vc tem alguma dica de munique ? um abraço!

Link para o comentário
  • Membros

Diogo, com prazer

 

A oktoberfest é como uma exposição, basicamente. È numa grande praça específica para ela, com vários pavilhões (tendas) fechados de cervejarias. Eu fui num da Paulaner. Mais ou menos cada pavilhão tem um estilo. Alguns tocam rock, outros folk, um focam mais em comida... existe os da moda, de teatro.... Pois bem.

 

Se não me engano, existem 2 tipos de terreno para pavilhão, os grandes e os médios E um parque de diversões. Cada pavilhão grande acho que é do tamanho dos de blumenau (são 4 pavilhões lá né?), não entrei em um médio mas deve ser metade.

 

Não se vende bebida alcoolica FORA dos pavilhões. Vc pode comer, beber (n cerveja) comprar lembranças, andar no parquinho, dormir dos bancos em volta (eu dormi umas 2 horas pra matar a bebedeira). Não é cobrado ingresso para entrar na oktoberfest (me revistaram por que ano passado teve alerta de bombas e eu estava com mochila), vc paga pelas comidas, bebida e passeios.

 

NÃO é cobrada a entrada nos pavilhões SEM RESERVA, porém se você não faz uma reserva (via net ou carta) fica dependendo da disponibilidade das mesas. Ah, e não pode entrar com mochilas lá.

 

Dentro dos pavilhões você só é atendido se estiver SENTADO. E se o pavilhão começa a parecer cheio (com gente começando a ficar de pé) eles FECHAM o pavilhão. Só permitem entrada quando surgem lugares. O que acontece? Nos dias mais cheios (final de semana) compensa chegar pelas 9 da manhã e ficar no "bolo" pra entrar no pavilhão. As 10hs abrem-se as portas e você pode entrar e pegar uma mesa. Muvucão pra entrar.

 

Uma vez dentro você senta e espera uma atendente com roupas tradicionais vir te atender E trazer sua cerveja para mesa. Ano passado cada caneca com meio litro custava 9 euros. A cerveja é muito boa PORÈM ela tem 11% de alcool, e o pior, alimenta! Então, vc toma 2 canecas e já começa a chamar alemão de meu louro. Amigos de lá me falam que os brasileiros chegam achando que vão tomar todas, e rapidinho ficam grogues.

 

Sobre o pavilhão, as atendentes tambem vendem pretzels gigantes e existem "barracas" de comida do lado de dentro. Você vai até uma e compra salsichas e pão, outros frangos, outros chocolate (em forma de coração, tradicionais da oktuber, tb vendidos do lado de fora) ou lembranças.

 

As mesas "gerais" ficam no meio do pavilhão, nos cantos tem as mesas reservadas. Se vc reservar (pagando, varia de cada pavilhão), não precisa ficar na fila. Mas vc reserva por horários, para tantas pessoas... Então se deu seu horário e vc quer ficar mais, tem que ficar de pé esperando uma mesa geral ficar vaga. Bom é que não depende da disponibilidade para ENTRAR. Tendo o comprovante de reserva, vc entra na hora que quiser, sem pegar muvuca pra entrar ou quer que esperar vagas. Mas pra hora que vc reservou né?

 

De cabeça, são umas 40 mesas por fila (cada mesa cabe 8 pessoas fácil) se não me engano são umas 200 filas então, de geral tem 800 mesas, para 8 pessoas. Vou ver no site, mas só nisso são 6400 pessoas (sem contar as mesas reservadas).

 

Quando eu fui, cometi a besteira de sair DUAS vezes, uma por um bom motivo, outro pra curar bebedeira. Uma vez voltar foi jóia, na outra, fiquei praticamente duas horas de pé do lado de fora esperando abrir vagas e quando percebi, minha turma ja tinha saído. Então, deu umas 16hs, não saia do pavilhão. Lá dentro tem banheiros, não limpos como de shopping, mas bem melhores do que vc esperaria.

 

Achei que o povo era bem receptivo com brasileiros e a banda tradicional que tocava mandava bem. Acho que tocava uma meia hora dai parava meia.... não lembro mto.

 

O atendimento não era super rápido, mas depois daquela correria inicial (e depois de umas cervas na cabeça) fica melhor

 

Pessoalmente detestei a de blumenau (fui ano retrasado) só um tipo de cerveja (praticamente), MUITA molecadinha, sem limite de entrada... nossa, infernal! E choveu pra kct! Mas tb fui num fds, chegando a noitinha. Quem sabe em horários decentes seja melhor.

 

Na de Munique, vc recebe uma caneca de vidro gigante cada vez que pede uma cerveja, linda. Só que tem que devolver. Não é incomum pessoas tentarem levar e serem paradas e terem uma multa no passaporte... n lembro a punição alem da multa. Mas tb n é incomum alguém conseguir levar. Pessoalmente me arrependi de não COMPRAR uma quando fui. Esse ano é certeza que comprarei pra trazer de lembrança.

 

Munique é uma cidade muito bonita, organizada e arborizada. Para fazer uma caminhada por lá é moleza, tem um parque gigante e muito legal, com muitos Biergarten. Tomei 5 cervas e não comi nada praticamente em um dia que passeei por lá, sem sentir fome. Cerva alimenta mesmo! Dormi na beira de um lago nesse parque e quase perco o trem de volta para Dresden.

 

Tem alguns dos restaurantes mais antigos do mundo, um lá com 500 anos (que tb é cervejaria). Vou confirmar os dados que passei aqui (acho que as tendas são maiores) e já retorno.

 

Ah, e tenho umas fotos no orkut dentro das tendas. Postarei no twitpic depois e coloco o link aqui.

Link para o comentário
  • Membros

http://www.oktoberfest.de/en/navitem/Beer+Tents/

 

Site da oktoberfest, seção das tendas. Eu fui na Winzerer Fähndl.

 

Capacidade interna (pessoas sentadas) 8,450

Capacidade externa (pessoas sentadas) 2,450

 

Esqueci de falar, tem a parte de fora, mas peguei trauma por que fiquei de pé por ali esperando abrir. O legal mesmo é lá dentro, acho. Là fora é mais ventilado, e no frio tem aquecedores. Salvo engano tem caixas de som que tocam músicas quando a banda não toca lá dentro (tem caixas de som dentro tb, mas mal dá pra ouvir).

 

Detalhe, do lado de fora tem uma linha que divide o pessoal da muvuca do pessoal sentado. Só que quando eu esperava para entrar de novo, o pessoa arrebentou essa linha e tentou entrar. Sò que trancaram a porta, então fiquei do lado de fora, "pra dentro da linha" mas sem lugar para sentar, na área externa.

 

Outra coisa, durante o dia e a semana (fecha pelas 22hs) , é mais civilizado. No fds à noite (fecham meia noite) é maior a chance de bêbados, brigas... cortes... acidentes higiênicos, gente caindo...

Link para o comentário
  • Membros

Ok

Pesquisei

São cerca de 7 tendas grandes, e mais 21 tendas/barracas de tamanhos variados. As grandes tem entre 7000 e 10000 lugares total cada, as menores variam de uns 2000 até 40 lugares. Essas tendas menores normalmente envolvem mais comida do que bebida (inclusive casas de massas, peixes... "padarias", docerias) e também tem bandas tocando, normalmente depois das 17hs. Mas tem bebidas sim. Algumas são exclusivas takeout (vc n come lá dentro) mas de cabeça n lembro os nomes. AH, tem uma estação de metro que sai praticamente dentro da oktuber.

 

Aparentemente a grande jogada é ir durante o dia no meio da semana, por que os preços são mais baixos e menor lotação.

A marca de cerveja mais comum é a Pauliner, mas tem mais 3 ou 4 tipos (inclusive uma franciscana que dizem ser muito boa).

 

Esse ano começa 18 de setembro ao meio dia (abrem a cerveja, mas vc pode ir mais cedo pelas 10. Porém só comida e refri acho até meio dia) e termina 4 de outubro as 23:30. Dia 17 terá paradas tal, mas sem cerva. No dia 4, segunda, será um dia extra em que as tendas não terão reservas... Aparentemente é a mais longa oktoberfest já feita.

 

As tendas abrem as 10:00 durante a semana e fecham as 23:30. Nos FDS abrem as 9:00.

 

Cerveja é servida até as 22:30.

 

As tendas "Kaefer's Wiesnschaenke" (cerca de 3000 pessoas, paulaner) e "Wein Zelt" (360, paulaner) fecham as 1:00am. Dizem ser difícil entrar depois das 22hs.

 

Dias "familia" Terça do meio dia até as 18:00hs com preços reduzidos por toda oktober.

Link para o comentário
  • Membros

puts!! nem eu que fui duas vezes na oktober de blumenau conseguiria dar tantes detalhes, estou impressionado. Acho que lembro do dia que chuveu horrores em blumenau em 2008, eu estava hospedado em balnerário e voltei da festa derrubado em um ônibus alugado. você teria o site de alguma dessas tendas ? pelo que vi vale a pena reservar antecipadamente. tô vendo que vários brazucas estarão lá na mesma época hein!? vamos combinar de nos encontrarmos pelo menos um dia lá!!!

 

muito obrigado pelas informações!

Link para o comentário
  • Membros

Entãaao. Eu queria reservar um lugar na Winzerer Fähndl mas o site deles não é atualizado desde o ano passado (ainda falam sobre reservar pra Oktober2009, via CARTA. Esperava que esse ano pudesse reservar pela net)

 

Brasileiro vai de monte! Eu levarei uma bandeira, nem que seja de capa ou bandana. Povo bêbado curte brasileiro hahahah. Ah e não é incomum se a sua mesa não estiver lotada (alguém sair pra mijar) vir alguém sentar pra bater papo. Ano passado qdo fui ao banheiro umas alemãs cansadas de bater perna ficaram um tempo na nossa mesa, conversando.

 

Não lembro a data exata em que fui na oktuberfest de Blumenau , mas naquele dia não choveu montes, choveu muito! Chuva fina que não ajuda, A NOITE TODA. Começou cedo acho, sei que pelas 19hs qdo chegamos até a madrugada qdo saímos, tipa parado poucas vezes. Era barro, poças, todo mundo querendo ficar dentro dos pavilhões, gente passando mal pra sair.... pela primeira vez na vida meus óculos embaçaram de ter que ficar limpando. Se eu for, devo ir num horário decente. Mas prefiro da Alemanha :)

 

Páginas das tendas maiores:

http://www.schuetzen-festzelt.de/

http://www.winzerer-faehndl.com/

http://www.augustiner-braeu.de/enverabfrage.html

http://www.hb-festzelt.de/

http://www.feinkost-kaefer.de/oktoberfest/

http://www.hippodrom-oktoberfest.de/

http://www.braeurosl.de/zelt_w_u_u.html

http://www.loewenbraeu.de/

http://www.ochsenbraterei.de/en/

http://festzelt.schottenhamel.de/schh/en/zelt.htm

http://www.loewenbraeu.de/

 

NOSSA!!! Tomei Loewenbraueu abaixo da torre chinesa no parque da cidade. um dia de sol mto bom, um pouco fresquinho... mto boa!!!

 

São esse os s site das tendas maiores, a maioria tem versões em inglês, mas nada além disso. Pra reservar só batalhando nos sites ehhehe.

 

Bem que podíamos abrir um tópico detalhando quais dias estaremos na oktuber, pra ver se o povo daqui se encontra!!!

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...