Colaboradores ROTA da AVENTURA Postado Março 15, 2010 Colaboradores Postado Março 15, 2010 Banheiro descartável custa alguns centavos e pode ajudar no montanhismo 14/3/2010 | 13:42:00 Sacola onde são depositadas as fezes é biodegradável. Invenção foi pensada para favelas do Quênia, mas tem potencial para reduzir ou até eliminar o efeito mais desagradável do montanhismo. Talvez assim despareçam os famosos “bosteiros“ que cercam os acampamentos nas montanhas mais procuradas. Um empreendedor sueco está tentando produzir e comercializar uma sacola plástica biodegradável, que funcionaria como banheiro descartável para favelas urbanas no mundo em desenvolvimento. Uma vez usada, a sacola pode ser amarrada e enterrada. Uma camada de cristais de ureia quebra os dejetos e os transforma em fertilizante, matando os elementos patogênicos - causadores de doenças - encontrados nas fezes. A sacola, chamada de Peepoo, é criação de Anders Wilhelmson, arquiteto e professor de Estocolmo. 'Ela não é somente sanitária', afirmou Wilhelmson, que patenteou o produto. 'Também pode ser usada para cultivar plantações'. Em sua pesquisa, ele descobriu que favelas urbanas do Quênia, apesar de densamente povoadas, possuíam espaços abertos onde os dejetos poderiam ser enterrados. Ele também descobriu que habitantes de favelas locais coletavam seus excrementos num saco plástico e se dispunham deles arremessando-os, o que chamavam de 'banheiro voador' ou 'banheiro helicóptero'. Centavos de dólar Isso inspirou Wilhelmson a projetar o Peepoo, uma alternativa ambientalmente correta que, segundo ele, seguramente trará lucro. 'As pessoas dirão: ´Isso tem valor para mim, mas com um preço bom', explicou. Seus planos são vender as sacolas por 2 ou 3 centavos de dólar - comparável ao custo de um saco plástico comum. No mundo em desenvolvimento, calcula-se que 2,6 bilhões de pessoas, ou cerca de 40% da população mundial, não tenham acesso a banheiros, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU). Trata-se de uma crise de saúde pública: a defecação a céu aberto pode contaminar água potável, e aproximadamente 1,5 milhão de crianças em todo o mundo morrem anualmente de diarréia, em grande parte devido a problemas de saneamento e higiene. Para diminuir o problema, as Nações Unidas têm como meta reduzir pela metade o número de pessoas sem acesso a banheiros até 2015. Um trilhão de dólares O mercado para banheiros de baixo custo no mundo em desenvolvimento é de aproximadamente um trilhão de dólares, segundo Jack Sim, fundador da World Toilet Organization, grupo defensor do saneamento básico. No que se refere a banheiros, 'a classe média atingiu a saturação no consumo', disse Sim, que se consideram fã do Peepoo. 'Isso criou uma necessidade urgente de se olhar para um novo cliente'. Desde 2001, sua organização organiza a Cúpula Mundial do Banheiro, e Sim contou estar animado pelo fato de, nos últimos anos, terem aparecido empreendedores criando soluções de baixo custo. No encontro de 2009, a empresa Rigel Technology, de Cingapura, apresentou um banheiro de 30 dólares que separa os dejetos sólidos dos líquidos, transformando o lixo sólido em adubo. A Sulabh International, empresa sem fins lucrativos da Índia e sede da Cúpula Mundial do Banheiro de 2007, está promovendo diversos banheiros de baixo custo, incluindo um que produz biogás a partir dos dejetos. O gás pode, então, ser usado na cozinha. Entretanto, Therese Dooley, conselheira sênior de saneamento e higiene da UNICEF, afirmou que inculcar hábitos de saneamento não era uma tarefa fácil. 'Isso exigirá uma grande mudança comportamental', afirmou Dooley. Ela acrescenta que, embora 'o setor privado possa desempenhar um papel de destaque, ele nunca chegará à base da pirâmide'. Uma população considerável, pobre e sem educação, ainda será deixada sem banheiros, segundo Dooley, e ONGs e governos terão de se empenhar mais na distribuição e educação. Enquanto isso, Wilhelmson segue em frente com seu Peepoo. Após testar o produto com sucesso por um ano no Quênia e na Índia, ele contou que pretende massificar a produção da sacola neste verão. Fonte: Sindya N. Bhanoo do New York Times e G1.com
Membros de Honra LiCo Postado Março 15, 2010 Membros de Honra Postado Março 15, 2010 Para quem se interessou, vendas a partir do 3 trimestre de 2010. Intééé
Membros de Honra xaliba Postado Março 15, 2010 Membros de Honra Postado Março 15, 2010 fala bro, eu me interesso. Vc tem acesso a mais info?
Membros de Honra LiCo Postado Março 15, 2010 Membros de Honra Postado Março 15, 2010 Fala xalibrow Eu estava vendo algumas informações sobre isso aí. Acho que toda tentativa de preservação do meio ambiente é valida. Link oficial: http://www.peepoople.com/showpage.php?page=3_0 Algumas discussões: http://www.watersanitationhygiene.org/forum/phpBB3/viewtopic.php?f=366&t=51 Matéria veiculada no NYT no começo do mês: http://www.nytimes.com/2010/03/02/science/02bag.html Intééé
Membros de Honra PauloMotta Postado Março 15, 2010 Membros de Honra Postado Março 15, 2010 Po, otima ideia a do cara. Sou fã de quem não radicaliza pra nenhum dos dois lados, tem que ser bom pro meio ambiente mas sem abrir mão da praticidade e do baixo custo. Nem sempre é possivel mas que bom que nesse caso encontraram uma solução.
Membros de Honra Raffa Postado Março 16, 2010 Membros de Honra Postado Março 16, 2010 enquanto nao chega por aqui ! usem o shit tube
Colaboradores Ewalker Postado Março 16, 2010 Colaboradores Postado Março 16, 2010 Tô achando que vou me arrepender de perguntar... O que é um shit tube? A tradução eu sei mas... não consigo conceber o que seja...
Membros Raulz!to Postado Março 16, 2010 Membros Postado Março 16, 2010 Putz, grande idéia essa!! É muito legal saber que gente do mundo inteiro está direcionando a inteligência para buscar alternativas viáveis e interessantes para a poluição, em suas mais "diversas" formas. Vou repassar a mensagem aos amigos mochileiros e montanhistas. E aproveitando o espaço, divulgo uma ONG paulista voltada para o meio ambiente que está dando o que falar: http://www.ibiosfera.org.br ! Conheçam, participem. É free, responsável e muito legal cuidar do meio ambiente conhecendo gente como a gente! Grande abraço a todos!
Colaboradores ROTA da AVENTURA Postado Março 16, 2010 Autor Colaboradores Postado Março 16, 2010 aow!!! e ai ewalker !!!! blz !!! shit tubo ou tambem K-GATOR é utilizado por alguns parques onde é proibido fazer seus dejetos na natureza (monte roraima) outros parques se tornaram equipamento obrigatorio !! seria um tubo de pvc uns 20cm daqueles mais largos (100mm)com o fundo tampado e na outra ponta uma tampa para fechar !! voce faz seus dejetos coloca dentro do shit tubo e vai jogando algo em cima (tipo cal/serragem) e vai utilizando ele em toda a travessia (carregando o tubo)!! falow
Membros de Honra Raffa Postado Março 16, 2010 Membros de Honra Postado Março 16, 2010 Tô achando que vou me arrepender de perguntar... O que é um shit tube? A tradução eu sei mas... não consigo conceber o que seja... Ewalker, Vou postar um texto que escrevi no meu blog Acho mais util que esse saquinho, pois em montanhas e cavernas o solo não é tão fundo e imagina 100/200 pessoas enterrando eles em um espaço restrito. Senão me engano tem um tópico no mochileiros sobre o assunto. Abs Segue o texto Shit Tube - Chegou a hora de rever seus conceitos Jan 23, '09 11:02 AM (http://raffasp.multiply.com/journal/item/29) Hoje vou postar umas informações sobre o temido "Shit Tube". Muita gente ao ouvir esse nome já trava rsrs Nossa primeira experiência com ele, foi recentemente no Vale do Pati, Chapada Diamantina, nem todos usaram, só no primeiro dia que fizemos um "camping selvagem". A agência que nos levou (www.foradatrilha.com.br) utiliza muito e faz campanha para que todos utilizem esse equipamento naquelas bandas. O que é o Shit Tube ? É praticamente um cano de pvc de 100mm. Fora do Brasil muita gente utiliza.O Henrique (Fora da Trilha) disse que quem o apresentou ao equipamento, foi um francês que ele levou a uma das grutas da Chapada. Porquê utilizar ? Dependendo da quantidade de pessoas na trilha ou acampamento,se forem muitas e sempre, imagine isso daqui alguns anos, vira um campo minado e ainda atrai animais. E não é bom enterrar próximo a rios, montanhas e principalmente grutas. A chuva pode levar facilmente a alguma nascente ou rio. Claro que se você for fazer uma trilha sozinho e não muito movimentada, é mais prático fazer como manda os bons modos, enterrar. Mas e o papel você trás de volta ? Nesse site aqui tem como montar um: http://www.trilhaecia.com.br/artigos.php?cod=82&secao=5 Como Utilizar ? 1. Faça suas fezes normalmente em um jornal ou saquinho plástico no chão 2. Jogue uma colher de cal 3, Coloque todo papel higiênico e fezes num saco, tire o ar de dentro do saco plastico, feche bem e jogue dentro do Shit Tube Pronto, fácil e a Natureza agradece e o próximo que vai estar no local também. Obs: Acho que um desse dá para umas 5 pessoas.
Posts Recomendados