Colaboradores thiagozuza Postado Março 22, 2010 Colaboradores Postado Março 22, 2010 Karen, quais são os pontos bons aí pro Sul? So mergulhei no Sul e Nordeste do BR (nunca estive em Noronha), porem o mar nos leva pra cada canto que so. Oi andre. Um lugar que eu mergulhei no Sul do país e que gostei muito foi em Bombinhas-SC.
Membros de Honra Karenldc Postado Março 22, 2010 Membros de Honra Postado Março 22, 2010 Gente amada, mil perdões, to mais lá no mochileiros ponto org!!! (ossos do ofício) Então, pontos para mergulho no sul do país (vou começar pelo PR depois vou postando o restante). Caso precisem de mais infos é só pedir: [t1]Paraná[/t1] Não mergulhei em todos estes pontos, mas por questão de info estou colocando. Todos os pontos do litoral paranaense se caracterizam por águas mais turvas , menos visibilidade, porém com grande diversidade marinha devido as baías de Guaratuba, Paranaguá e Antonina. [t3]ilha do mel[/t3] Somente no verão, precisa ter licença do Ibama e afins, são operadoras de Curitiba que fazem, e o mergulho normalmente acontece na Ponta das Encantadas. Na verdade eu sugeri o mergulho tb no outro lado da Illha (logo após o Forte Nossa Senhora dos Prazeres, mas disseram que tem muita corrente kkkkkkkkkkk), enfim, é só este o ponto até então. [t3]Recifes artificiais[/t3] Projeto da Biologia Marinha da UFPR. Bem interessante. Chamado Parque dos Meros. 16 - 19 m [t3]Ilha dos Currais[/t3] Muito bom este mergulho, é um conjunto de três ilha e o relevo é caracterizado pela presença de várias pedras, que formam muitas tocas de diversidade infinita!!!11 m [t3]Balsas[/t3] visibilidae até 30 metros. É o melhor ponto de mergulho do Estado. [t3]Ilha dos Itacolomis[/t3] Ao lado do balneário de Caiobá, cuja vida marinha é composta por poucos vegetais. [t3]Ilha da Figueira[/t3]
Membros de Honra Karenldc Postado Março 22, 2010 Membros de Honra Postado Março 22, 2010 [t1]Santa e Bela Catarina[/t1] [t3]Bombinhas, Reserva Marinha do Arvoredo[/t3] Conjunto composto por várias ilhas, porém a aberta ao mergulho é a Ilha do Arvoredo. Visibilidade em torno de 12 m. Neste local existe Naufrágio Lli, porém está fechado aos mergulhos. [t3]Floripa: Ilha do Xavier[/t3] Fica na frente da Praia MOle, em Floripa, local cheinho de polvos. [t3]Floripa: Ilha das Aranhas[/t3] Este local possui quatro fendas nas rochas. Fica ao Norte (nordeste) da ilha de Floripa. [t1]Rio Grande Amado do Sul[/t1] Os mergulhos no estado gaúcho são dificultados, devido a temperatura da água e porque o mar é aberto, restando poucas ilhas e pedras. [t3]Parcel de Torres[/t3] Com visibilidade chegando a 30 m, fica próximo do município de Torres - RS.
Membros de Honra xaliba Postado Março 22, 2010 Autor Membros de Honra Postado Março 22, 2010 Karen, cara, anhumas!!! show!!! ainda quero ir pra la!!! mas esse pra mergulhar como profissional vai ser dificil, entao vou ter q juntar a grana pra fazer, embora eu conheco uma galerinha q opera turismo em bonito (mas nao eh do mergulho) entao pode ser q role um descontinho. Yuji, dou todo o apoio. Eu comecei trampando de office boy e almoxarife (cuidava dos equipos e recarregava os cilindros) em uma escola de mergulho e pude fazer os cursos de avancado a dm de graca. Depois cansei do trampo e comecei a fazer meio nas coxas e fui despedido. Dai comecei a trampar na laje de santos e fiquei 4 anos indo pra la quase todo final de semana - deu pra conhecer de cabo a rabo e ainda ficar fresco e passar a so cair na agua em dia bom ou se algum cliente pedisse. Nesse meio tempo eu fiz facu de biologia na usp e entrei (puta rabo do caralho) em um projeto de pesquisa de peixes q foi montado literalmente abrindo-se o mapa da costa do brasil e escolhendo-se os principais pontos de mergulho do extremo sul ao extremo norte das ocorrencias significativas de substratos consolidados no brasil. Traduzindo, o local mais ao norte com formacao rigida no fundo (nesse caso corais e algas calcareas), q eh o maranhao - parcel de manoes luiz ate o sul q eh a ilha do arvoredo (aqui ja nao tem corais e o fundo eh de rocha mesmo). O estudo era de peixes recifais, esses peixes coloridinhos q, em geral, vivem em aguas cristalinas. Portanto o projeto passou por maranhao, ceara, r. g. do norte, noronha, pernambuco (mais proximo da costa), bahia - abrolhos, rio de janeiro, sao paulo (laje de santos) e arvoredo. Basicamente escolheu todos os pontos mais filés de mergulho do brasil ao longo da costa. Eu entrei no projeto pq os caras depois de ir para noronha e maneh luiz perceberam q precisavam de mais um integrante - e a fila foi grande la na bio de gente querendo entrar na parada. Como meu tesao pela coisa E minha experiencia de mergulho era infinitamente maior q de todos os outros concorrentes (afinal eu ja era profissa ha alguns anos) eu entrei - e realizei meu sonho desde moleque de entrar em expedicoes cientificas de exploracao ))))))), dos lugares q fui o ceara foi de longe o melhor. Depois tive a oportunidade de conhecer noronha indo la trampar em operacao turistica por dois meses no verao e fazer mais de 150 mergulhos. Dai dei uma parada no mergulho e sai dessa vida de pesquisador q descobri q nao era pra mim, mergulhar nos paraisos sim, mas todo o resto q a parada envolvia nao era pra mim. Alguns anos depois passei um mes ajudando um amigo no trampo dele no sul da bahia, em corumbau, tb fazendo uma caralhada de mergulho por dia. Dai fui pra inglaterra morar la e tive a brilhante ideia de nao voltar pro brasil e seguir pro egito - onde eu nao conhecia ninguem - fazer o curso de instrutor e ficar la 5 meses onde fiz mais de 250 mergulhos no top de sharm el sheikh, q eh top 10 do mundo. Fazia um circuito dos 22 melhores mergulhos da regiao por semana com uma infra incrivel na companhia mais luxuosa de mergulhos do norte do mar vermelho fazendo liveaboard - saia por 6 dias pro mar, fazendo 4 mergulhos por dia, voltava sexta de tarde, tinha 24h de folga, e sab de tarde ja tinha q estar de volta no barco trampando. Trampei feito um cao, ganhei mal mas nunca fui tao feliz!!! Mas as coisas andam em ciclos e sai dessa vida. Mesmo la no paraiso cansa fazer isso todo dia. Se vc comer sua comida favorita todo santo dia em todas as refeicoes ela vai deixar de ser sua comida favorita. Depois q vc mergulha varias vezes no mesmo lugar, ja nao da mais o mesmo tesao. E ganhando mal e os maluco tirando o sangue da uma brochada. Eu faria isso de novo, mas em um lugar novo. E minha vida ja mudou muito e com certeza vai mudar ainda. Mergulho eh minha maior paixao mas eh apenas uma das coisas as quais eu me dediquei. Basicamente foi isso. Mas dou uma dica: nao tenha pressa de se tornar instrutor. Eu recomendo um tempo como dm pq vc vai pegar as manhas da operacao. La no egito, grande parte dos intrutores sao o q eu chamo de intrutor mickey mouse, so sabe mergulhar na disneylandia - em condicoes perfeitas. Tem cara bom la, mas muitos se formam no oba oba do go pro da padi, tem um monte de carteirinha mas nao sabem concertar um equipo, encher cilindros, se virar nos 30, fazer as amarracoes do barco e dos cabos de descida - bom fazer nós em cordas nem no brasil a galera sabe, mas eh essencial! Eu me destacava la pela minha versatilidade e pra isso o brasil eh show, pq nao tem grana e o dm eh almoxarife, peao q carrega tudo, marinheiro do barco, enfim, vc rala q nem um filha da puta, fica forte pra caralho, mas aprende muito! Noronha tb eh uma puta escola, la q eu fui aprender o q eh realmente ser um profissional do mergulho. Neguinho arremessando mais de 100 cilindros todos os dias pra carregar e descarregar os barcos, eu disse arremessando mesmo!, nao eh forca de expressao, neguinho chega la e de duas uma, ou arrega ou sai forte pra caralho. Meu trampo aqui na laje era mais pesado q em noronha, mas era so de final de semana, e em noronha os caras tiram o coro mesmo, qdo eu trampei la a galera nao tinha folga, so domingo a tarde, todo dia tinha q acordar 6 da manha pra trampar, todo dia!!! Enfim, o glamour eh so em baixo dagua, vc ganha mal e rala q nem um filha da puta, mas se diverte pra caralho, faz bons amigos, cata muita mulher e se aventura de um jeito q vc nunca imaginou. Mas passar a vida inteira fazendo so isso nao eh pra mim. Por isso q em 19 anos de mergulho eu tenho "só" 1.000 mergulhos. Meus amigos do mergulho tem de 5 a 10 mil. eh isso.
Colaboradores andre amaral Postado Março 23, 2010 Colaboradores Postado Março 23, 2010 Xaliba, cansou de mergulhar no Thistlegorm? É meu sonho de consumo em mergulho. O pessoal da escola que eu saio (Scafo) fez um tech lá ano passado com 2h30min de fundo. Ainda bem que inveja não mata... http://en.wikipedia.org/wiki/SS_Thistlegorm
Membros de Honra Karenldc Postado Março 23, 2010 Membros de Honra Postado Março 23, 2010 Xalibrown, cara um dia quero mergulhar com vc, mas pode ficar certo de que eu carrego meu cilindro Sinto uma deliciosa inveja de vc!
Colaboradores Mau-santos Postado Março 23, 2010 Colaboradores Postado Março 23, 2010 Pode parecer irreal, mas às vezes o mergulho "enjoa". Eu comecei fazendo curso de mergulho e de cliente da escola virei amigo do dono e numa necessidade comecei a trampar de divemaster pra ele e a não pagar mais saídas.....e isso foi logo....não sei exatamente, mas paguei bem poucos mergulhos. Minha vida passou a girar em torno da escola e da operação na Lage. Fiquei quase 10 anos nessa vida, mergulhando basicamente na Lage, na Queimada e cheguei a pegar, ainda como cliente, a época de mergulhos em Alcatrazes. Uma por ano, geralmente em janeiro, juntávamos uma turma, pegávamos um carro e caíamos na estrada, geralmente indo pra Bahia mergulhar (Porto Seguro, Caravelas...) e voltávamos parando pelo litoral, mergulhando em Guarapari, Arraial, Ilha Grande, Paraty, até voltar a Santos. A fissura era tão grande que marcávamos de chegar em Santos num sábado pra ir pra Lage no domingo, como divemaster. Por 2 vezes em 2 anos seguidos a turma foi pra Noronha. Foi uma experiência incrível! Só que depois q fiz curso (PADI) para instrutor a coisa mudou um pouco. Tive contato com instrutores e escolas paulistanas maior do contato q se tinha costumeiramente na operação. A coisa é bem diferente. Tudo muito profissional, organizado (reconheço) e mercantil. O mergulho perdeu para mim muito daquela visão talvez romântica de tesão, de estilo de vida, e com isso, meu tesão baixou demais. Parei de mergulhar e tem uns 4 anos q não caio na água. Fico até deprezão qdo vejo meu esquipo parado num armário em casa......e quem mergulha há tempos sabe qto se junta de traquitana.....várias máscaras, 5 ou 6 pares de nadadeiras dos mais diversos tamanhos (as ex-namoradas nem sempre levavam os presentes que eu dava para elas e elas deixavam guardados em casa- máscaras, nadadeiras), 4 ou 5 roupas para as mais diferentes condições de água, 3 reguladores, 2 cilindros (sim, eu tenho cilindros! hehehehehehehe). Semana passada 2 parceirões de mergulho me ligaram. Ligaram para me INFORMAR que marcaram mergulho pra mim dia 1 de maio, um feriado e q não tem desculpa.....vou ter de voltar a mergulhar. Confesso q nem to tão afins assim de cair na água, mas pelas boa intenção deles eu cairei....e tenho certeza de q vai ser bom demais voltar à Lage tanto tempo depois, eu e minha câmera. To começando a ficar ansioso!!
Membros Yuji Kodato Postado Março 23, 2010 Membros Postado Março 23, 2010 Porra Mauricio. Até eu fiquei depre com o seu post hahaha. Força por ai meu velho, se tu vai mergulhar, sobe os animos e curte. Xaliba, também to na multidao que sente inveja boa de voce. Conheci uma galera aqui na Thailandia que trampo la no Egito e sao todos apaixonados pelo lugar. Acho que o ponto chave pra nao perder o tesao em mergulhar é mesmo trocar de lugar, de tempos em tempos. De agora em diante quero ficar por dentro, curtir os próximos 2 anos só por conta de mergulhar, fazer o DM e aprender. E manter a ideia de passar uns anos como instrutor, enquanto o tesao é grande e enquanto os animos pra viver na estrada estao altos. Passar um ano em cada lugar e na hora certa voltar pra casa e tocar o barco pra outros rumos.
Membros de Honra xaliba Postado Março 23, 2010 Autor Membros de Honra Postado Março 23, 2010 Xaliba, cansou de mergulhar no Thistlegorm? É meu sonho de consumo em mergulho. podes crer, la eh irado!!!! Conheci de cabo a rabo a parada. E no meu ultimo dia la eu tive uma sorte da porra, la eh o ponto de mergulho mais cheio de gente do mundo!!! Qdo eu cai pra amarrar o meu barco umas 2.30 da tarde, por acaso nao tinha NINGUEM na agua junto comigo, ninguem, isso simplesmente eh praticamente impossivel. Ao inves de voltar pro barco fiquei la 30m mergulhando sozinho penetrando o barco todo, sao 120m de comprimento, penetrando cada milimetro, cada escombro, me metendo em todos os buracos, fiquei meio com medo de estar fazendo cagada, mas a atencao eh quadruplicada qdo vc esta fazendo cagada e no fim das contas - ao menos pra mim - da tudo certo. Tinha um cardume enorme de atuns pequenos, de uns 30cm, apavorando aqueles pequeninos brilhantes q formam um cardume tao grande q vc nao ve merda nenhuma e mesmo eu ja tendo mergulhado la mais de 35 vezes eu nao conseguia me localizar qdo estava no meio dos brilhantinhos. Dai apareceram 3 atuns gigantes, de mais de 1m de comprimento so sapeando. Esse foi um dos top da minha vida sem duvida. Qdo voltei pro barco o capitao queria me matar! Por que vc nao voltou??? ele perguntou, eu respondi, because it was so fucking beautiful, sorry but i couldn't just come back up. Isso pode nao parecer muito bacana vindo de um profissional q fala q a primeira regra eh nunca mergulhar sozinho, mas enfim, eh por coisas assim q eu trabalho como profissional e qdo a oportunidade aparece nao da pra perder. Xalibrown, cara um dia quero mergulhar com vc, mas pode ficar certo de que eu carrego meu cilindro Sinto uma deliciosa inveja de vc! bora la mule, rs Pode parecer irreal, mas às vezes o mergulho "enjoa".Semana passada 2 parceirões de mergulho me ligaram. Ligaram para me INFORMAR que marcaram mergulho pra mim dia 1 de maio, um feriado e q não tem desculpa.....vou ter de voltar a mergulhar. Confesso q nem to tão afins assim de cair na água, mas pelas boa intenção deles eu cairei....e tenho certeza de q vai ser bom demais voltar à Lage tanto tempo depois, eu e minha câmera. To começando a ficar ansioso!! broder, entendo total o q vc fala. Mas vou te falar q a brochada nao eh com o mergulho, eh com os lugares, com a experiencia vc fica mais exigente - os menos experientes nos chamam de frescos, rs - ja nao eh mais o mesmo tesao cair na laje, mas vou te falar q um tempo atras eu voltei la depois de quase 8 anos, mas fiz os dois mergulhos um em cada ponta, virando a ponta legal mesmo, na feh, cara, foi dimais, vi peixe grande pra caralho, dava vontade de ficar um tempao, mas como a ponta eh meio longe e nao pode bobear vc nao pode ficar la muito tempo curtindo, mas so isso valeu total. O portinho eh meio bunda, mas as pontas.... vixi!!! Aproveita.
Colaboradores Mau-santos Postado Março 24, 2010 Colaboradores Postado Março 24, 2010 Xaliba. O mais legal das pontas é q geralmente não tem ninguém ali. Alguns dos mergulhos mais legais que fiz foi em drift, com a gente caindo na parte de trás da pedra e dando a volta até o Portinho. Sobre vc cair sozinho, é aquele papo.......vc já fez, eu já fiz, mas não podemos falar isso abertamente senão seremos crucificados. É errado? Segundo os stands é.....então, temos de ficar na manha. Uma ocasião eu cai sozinho na água pra desenroscar o cabo da poita. Tive de ir de cilindro. Aproveitei pra tentar recuperar a âncora q um barcão imenso e lindo havia perdido por ali naquela manhã ( é proibido ancorar na Lage, mas tem muito bacana q simplesmente ignora isso) e q a gente ia transformar em grana! hehehehehehehehehe. Fiquei uns 20 minutinhos zanzando pelo areião, evitando ficar muito fundo (ali batia mais de 20m) pq meu computador tava chegando perto do limite, procurando a tal âncora. É indescritível a sensação, conforme vc comentou. A água tava roxa, com uma visibilidade absurda, uma temperatura agradável (tbém, no verão eu caio com roupa de 7mm por conta da termoclina), e fui ficando ali curtindo. Não tem grana q pague isso!
Posts Recomendados