Ir para conteúdo

Dia da Mulher no Rio terá escalada na Urca


LEO_THC

Posts Recomendados

  • Membros de Honra
Postado

:arrow: FONTE: G1

http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1518726-5602,00-TURISTA+ISRAELENSE+DESAPARECIDO+NO+RJ+E+ENCONTRADO+DEPOIS+DE+DIAS.html

 

[align=Justify]As cariocas podem comemorar de forma alternativa o Dia Internacional das Mulheres. Um grupo de mulheres vai se encontrar na véspera da data, no domingo (7), para escalar as diversas montanhas da Urca, bairro na Zona Sul do Rio. O encontro deve reunir mais de 200 mulheres às 7h, segundo estimativas das organizadoras.

 

Segundo uma das representantes do grupo Mulheres na Montanha, Gerusa Palhares, a cada ano dobra o número de participantes na escalada comemorativa do Dia Internacional da Mulher.

 

“Começamos oficialmente há três anos com 34 pessoas. No ano seguinte fomos para 78 e depois para 140. Esse ano não acho que vá dobrar, mas vai aumentar muito”, disse. Gerusa contou que tudo começou com uma brincadeira de reunir seis amigas que escalam.

 

“Esse ano entrou muito mulher para fazer os cursos. Tínhamos uma aluna de 7 anos e outra de 70”, contou, completando: “No primeiro ano fizemos uma camiseta e no terceiro já estávamos fazendo concurso de desenho para a camiseta comemorativa”, explicou Gerusa.

 

Shows, palestras e teatro

 

As palhaças do grupo Maria da Graça vão se apresentar na Estação da Leopoldina (Foto: Divulgação)

Para quem não tem o perfil tão aventureiro, a programação para o Dia Internacional das Mulheres na cidade inclui shows, cinema, teatro e palestras, muitos deles, de graça. A Secretária Especial de Políticas para as Mulheres organiza uma grande comemoração na Leopoldina, na Zona Portuária do Rio.

 

O evento prevê a participação da Ministra Nilcéa Freire, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

 

A partir de 11h de segunda-feira (8) começa uma feira de artesanato com produtos produzidos por mulheres que participaram de cursos de capacitação profissional. As apresentações acontecem das 14h às 17h. Entre as atrações estão o grupos Negras Raízes, Muganga dos Filo, As Marias da Graça, Importuno Poético e o Coral Meninas de São Gonçalo. Haverá um desfile de moda promovido por ex-presidiárias e seus familiares dentro do Projeto Amendoeiras.

 

Na antiga estação da Leopoldina, até às 17h um trem adesivado e ambientado para a ocasião será usado para exibição de vídeos, documentários e projetos. Ao todo, serão quatro vagões: o 1º vai expor vídeos e documentários apoiados ou produzidos pela secretaria; o 2º, será o Vagão da Saúde, onde serão oferecidas oficinas do Ministério da Saúde que tratarão de temas como prevenção ao HIV, métodos contraceptivos, entre outros. Já o 3º e 4º vagões vão trazer o Projeto Expresso Cidadã, que garante documentos gratuitos às mulheres trabalhadoras das áreas rurais.

 

Circuito cultural

No circuito cultural da prefeitura do Rio, há a apresentação de um espetáculo de rua chamado Oito de Março – Gare Leopoldina, que será realizado na Praça Tiradentes. A peça começa às 16h e tem entrada gratuita.

 

A Lona cultural Terra, em Guadalupe, no subúrbio, terá eventos com palestras, música e exposição a partir de 10h. No Centro Cultural Parque das Ruínas, em Santa Teresa, no Centro do Rio, a Banda Antizona faz show tendo a violência contra mulheres como tema. O espetáculo será no domingo, às 18h.

 

Ainda no Parque das Ruínas, a participação da mulher no cinema será destaque no sábado e no domingo, a partir de 14h.

 

Na Penha, as homenagens serão feitas na Biblioteca Popular Álvaro Moreyra, com sarau para comemorar, além da mulher, como o Dia do Bibliotecário, do Teatro, do Circo e da Poesia. ço.

 

A “mulher no Brasil” será tema de exposição com livros, durante todo o mês de março. E quem passar pelo local no dia 8 poderá receber dicas de moda e etiquetas para mulheres, às 14h.

 

Na Gamboa, Zona Portuária do Rio, no Centro Cultural José Bonifácio, a roda de samba promete animar a véspera do Dia Internacional da Mulher, das 14h às 20h.

 

Na Zona Oeste, Sulacap, o Dia da Mulher terá palestras e exposições, no dia 8, na Biblioteca popular Lúcia Benedetti.[/align]

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...