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Oi pessoal!

 

Estou numa encruzilhada aqui para definir minha viagem de final de ano, se vocês puderem dar alguma dica, ajudará muito!

 

Eu tenho do dia 26-12 ao dia 15-01 para viajar saindo de Curitiba. Alguns amigos meus vão para lá também, mas irão de carro e eu não curto a ideia de passar 50% da viagem dentro de um carro (curto road trips mais só que longas com tempo pra curtir). Então decidi ir de avião e fazer uma parte da trip sozinha.

Os lugares que eu quero muito visitar são: Ushuaia, El Calafate, El Chaltén, Puerto Madryn, TDP. Vou fazer parte deles com a turma que vai estar de carro.

 

Minha ideia de roteiro é a seguinte:

26-12

27-12

28-12

29-12

30-12 - A turma chega em Ushuaia no final do dia

31-12 - Ushuaia

01-01 - Ushuaia

02-01 - Ushuaia

03-01 - Ushuaia - El Calafate

04-01 - El Calafate - El Chaltén (saindo no final do dia) - **aqui eu queria ficar mais um dia e ir só no outro dia pra el chaltén

05-01 - El Chaltén * Eu: El Calafate - El Chaltén final da tarde

06-01 - El Chaltén

07-01 - El Chaltén

08-01 - El Chaltén - Puerto Madryn *essa viagem eu acho insana pq vão ser 1316km pra matar num dia..

09-01 - Puerto Madryn

10-01 - A turma segue viagem de volta - Puerto Madryn

11-01

12-01

13-01

14-01

15-01

 

Então tô me batendo pq passagem aérea tá muito cara....então estou pesquisando todas as possibilidades. Inicialmente minha ideia era fazer Puerto Madryn antes de ir pra Ushuaia pq quero fazer o mergulho com os lobos marinhos e sei que eles não vão fazer e tal, então iria de avião para Buenos Aires e de lá pegaria avião para Trelew ou iria de bus. De lá pegava avião pra Ushuaia depois. TDP ficaria depois de El Chaltén pra mim.

 

Aí eu vendo estes dias pensei em ir de avião direto para Punta Arenas e fazer TDP primeiro (minha ideia é fazer o W ou o short W) e seguir de lá para Ushuaia e fazer com eles o resto da trip, talvez até voltar de carro com a turma ...ou ficar mais tempo em Puerto Madryn..enfim. Também poderia ir ou voltar por Buenos Aires ou Santiago pra curtir mais uma cidade...não seiiiiii....

 

Então minha duvida maior é: TDP primeiro ou depois? Mais dias ou menos dias em cada lugar? Algum lugar a mais para acrescentar que deixei de fora?

 

VALEU PELA AJUDA!! :D

  • 2 semanas depois...
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Boa noite, vou passar de 6 a 8 dias na região de Calafate e El chaten, já fiz um roteiro básico como visitar Perito moreno e Torres del Paine. Gostaria de opiniões do que eu poderia fazer por la?

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Em El Chaltén há lindas trilhas como Laguna de los Tres, Laguna Torre, Loma del Pliegue Tumbado e outras que você pode dar uma olhada no tópico El Chaltén. É um lugar encantador, imperdível.

 

Abraço e boas trips!

 

Marcelo Juká

  • 4 semanas depois...
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Galera,

 

Estou com planos de levar a bike em uma viagem pela Argentina, mas não consigo info sobre permissão de bike entre a bagagem, nem sobre preços disso.

 

Há alguém aí que tenha passado por isso recentemente ou tenha acesso a essa info?

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Pessoal, estou planejando uma segunda viagem para a Patagônia, porém agora vou no inverno (julho) e ficarei uma semana em Ushuaia e depois uns 5 dias em Santiago do Chile.

Minha dúvida é em relação ao trajeto Ushuaia->Santiago:

 

- Pela Aerolineas, só existem voos que vão de Ushuaia até Buenos Aires, e de lá até Santiago. Custando 1500 reais! Achei muito caro.

 

- A outra alternativa que pensei foi ir de Ushuaia até Punta Arenas de ônibus (já fiz esse trajeto no verão, custa em torno de 170 reais e 12 hs de viagem); e de Punta Arenas pegaria um voo da Lan até Santiago, que sai por volta de 430 reais. Um total de 600 reais e mais um pouquinho com uma noite de hospedagem e etc.

 

Porém, por ser inverno (neve), fiquei receoso quanto às condições da estrada para viajar de ônibus de Ushuaia a Punta Arenas. Penso no perigo e também na possibilidade de as estradas estarem interditadas, atrasando minha viagem e me fazendo perder o voo.

 

Alguem já fez essa viagem no inverno e sabe me dar mais informações? Se tiverem outra alternativa de transporte me falem..

 

Obrigado! ::cool:::'>

  • 2 semanas depois...
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Pessoal, por favor,

 

Saindo do ferry em Punta Delgada, qual a melhor estrada, descer pela 257 ou pela Y-79 até a Ruta 3 ?

 

Ouvi falar que a Y-79 está melhor, alguém teria esta informação?

 

Obrigado !!!

  • 1 mês depois...
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Caros

Segue um relato da viagem de 27 dias que fizemos de carro à Carretera Austral e região dos Lagos, entre 26.12.2012 e 21.1.2013. Fomos eu, minha esposa e nosso filho, de 6 anos, em um SpaceCross. Usei várias informações daqui e por isto retribuo com outras, e fico à disposição para eventuais indicações.

Alguns números:

Kms rodados no total: 9665

Kms rodados no rípio: 2790

Por país: Argentina 5150, Chile 2941, Uruguai 820, Brasil 754

Preço médio gasolina na Argentina: $ 7,00 (R$ 3,00)

Preço médio gasolina no Chile: $ 800 (R$ 4,00)

Consumo médio na estrada: 13,5 (bem superior ao da gasolina brasileira)

Preço médio hospedagem na Argentina (casal + criança): $ 300 (R$ 120), em hotel 1*

Preço médio hospedagem no Chile (casal + criança): $ 20.000 (R$ 100) em hospedagens em casa de família (na maioria bem mais confortáveis e simpáticos que hotéis baratos).

Álbum de Fotos:

Fizemos um planejamento flexível, sem reservas prévias (exceto no 31.12) e não tivemos problemas em nenhum lugar (em muitas hospedagens, mesmo em janeiro, éramos os únicos hóspedes!)

É uma viagem que pode ser feita tranquilamente com criança, desde que acostumada a viajar, com alguns passeios infantis e alguma diminuição do ritmo em alguns momentos.

A rigorosa divisão do tempo dirigindo é uma condição fundamental para o ritmo da viagem em segurança (foram aproximadamente 4.800 km cada motorista)

O planejamento para a viagem na Carretera foi feito basicamente a partir de um Guia Turistel 2007 (excelente, com roteiros detalhados), que agora está sendo editado pela rede de postos COPEC (5.200 pesos o Guia Sul ou 22.000 o conjunto com 5 guias)

Cotação média: R$ 1,00 = $ Arg 2,50 = $ Chi 200 (comprar $ argentinos em Bariloche é bem mais vantajoso do que no Brasil ou na fronteira!)

Uma opção básica foi entrar na Carretera por Esquel/Futaleufú e sair 800kms abaixo em Chile Chico / Los Antiguos, e com isto evitar os caros transbordadores. Depois, de Perito Moreno subimos até Villa Angostura e entramos novamente no Chile, na região dos Lagos, pelo Paso Cardenal Samoré e saímos mais ao norte, em Pucón (Paso Mahul Mahuil).

Quanto à Carretera, reafirmo o que já foi indicado por muitos: não é necessário carro com tração integral. Não tivemos nenhum problema com nosso Space Cross (nenhum pneu furado, e apenas um farol de milha quebrado), apesar do motor fraco incomodar em algumas subidas mais fortes. O fato de ter suspensão um pouco mais alta certamente ajudou muito nos trechos mais íngrimes (nos extremos, ao norte de Chaitén e ao sul de Coyaique, e entre Futaleufú e a Carretera), mas creio que seria possível com cuidado ir com qualquer carro. Com camionete alta daria para andar mais rápido, mas isto é um contrassenso na Carretera).

Dos passeios tidos como imperdíveis, descartamos apenas a navegação à Geleira San Rafael, em virtude do preço excessivo, acima de 300 dólares por pessoa.

 

Roteiro e principais atrativos

Dia 1 – Gravataí (RS) – zarate (Arg) – 1098 Kms

Dia 2 - zarate (Arg) – Santa Rosa (Arg) – 598 Kms

Dia 3 - Santa Rosa (Arg) – S.C. de Bariloche – 982Kms. No caminho, visita ao Museu Paleontológico Eugenio Buchaman, em El Chocón ($10)

Dia 4 – Em Bariloche (92kms). Circuito Chico, Cerro Campanário, Colônia Suiça, Trilhas para Ponte Romana (800m) e Lago Escondido (1km)

Dia 5 – Bariloche – El Bolsón (148kms) – Cascada de Los Duendes, Cascada Malin ($10), Cascada Escondida ($ 13), Praça El Bolsón, Cerro Amigo

Dia 6 – El Bolsón – Esquel (226kms) – Parque Nacional Los Alerces ($ 50) - trilha até mirante do Glaciar Martial

Dia 7 – Esquel – Futaleufú – 33kmw – Cascadas Nant & Fall, Lago Espolón, Rio Futaleufú, Laguna Espejo

CARRETARA AUSTRAL

Dia 8 – Futaleufú – Caleta Gonzalo – Chaitén – 256 kms – Lago Yelcho, Chaitén, Sendero Camping El Volcán (1,800m), Sendero Alercer (800m)

Dia 9 – Chaitén – Puerto Puyuhuapi – 212 kms – Sendero Ventisquero Yelcho (6.300m), Rio Rosselot, Lago Rosales, La Junta

Dia 10 – Puerto Puyuhuapi – Puerto Cisnes – 97 kms – Parque Nacional Quelat: Sendero Interpretativo (300m), Sendero Passarela (600m), Senrero Mirante (300m), Sendero Ventisquero (3.600m) (distâncias são apenas de ida...), Cuesta Quelat

Dia 11 – Puerto Cisnes – Puerto Aisén – Coyaique – 289 kms – Puerto Aisén, Puerto Chacabuco, Reserva Nacional Rio Simpons, Cascada La Virgen

Dia 12 – Em Coyaique – 255 kms – Lago La Paloma, Seis Lagunas, Lago Atravessado, Lago Elizalde, Lago Frio, Lago Polux, Lago Caster, Monumento Nacional Dos Lagunas

Dia 13 – Coyaique – Puerto Murta – 215 kms – Reserva Nacional Cerro Castillo, Mirador Cuesta Del Diablo, Monumento Nacional Manos de Cerro Castillo, Laguna Verde, Mirador Rio Murta, nevasca e temperatura de -1, Puerto Murta

Dia 14 – Puerto Murta – Puerto Rio Tranquilo – 147 kms – Lago General Carrera, Catedral de Mármol, Ruta de los Ventisqueros, Mirados Glaciar Exploradores, Puerto Rio Tranquilo

Dia 15 – Puerto Rio Tranquilo – Caleta Tortel – 236kms – Vista de ventisqueros do Campo de Gelo Norte desde a Carretera, Puerto Bertrand, Rio Baker, Caleta Tortel

Dia 16 – Caleta Tortel – Cochrane – 144kms – Cochrane, Reserva Nacional Tamango, Salto Melizzo, Lago Chacabuco, Cuesta Barrancoso

Dia 17 – Cochrane – Chile Chico – 208 kms – Puerto Guadal, Cascada de los Maquis, Paso de lãs Llanos, Lago General Carreta, Garganta Del Diablo, Laguna Verde, Mirante de Chile Chico

Dia 18 – Chile Chico – El Hoyo (Argentina) – 721 kms – Perito Moreno, Los Antiguos, Rio Mayo, Ruta 40, guanacos e coiques, El Hoyo

REGIÃO DOS LAGOS

Dia 19 – El Hoyo – Bariloche – 199 kms – El Bolsón

Dia 20 – Bariloche – Entre Lagos (Chile) – 212 kms – Villa Angostura, Paso Cardenal Samoré, Parque Nacional Puyehue e senderos às cascadas (2.000m), Lago Puyuhue, Emtre Lagos

Dia 21 – Entre Lagos – Osorno – Lago Rupanco, lago Llanquique, Puerto Octay, Frutillar, visita guiada ao Teatro do Lago.

Dia 22 – Osorno – Futrono – 178 kms – Museu Interativo, Pueblito Artesanal, Parada técnica para revisão do carro, Lago Ranco, Llifén, Futrono

Dia 23 – Futrono – Villarica – 252 kms – Panguipulli, lago Panguipulli, Choshuenco, Conaripe, Lican Ray (Parque Mapuche), Villarica

Dia 24 – Villarica – Pucón – 125 kms – Lago Vilarrica, Vulcão Vilarrica, Parque Nacional Villarica, Pucón, Lago Caburga / Playa Blanca, Ojos de Caburga, Museu Mapuche

Dia 25 – Pucón – Colónia Catriel (Arg) – 643 kms

Dia 26 – Colónia Catriel – Gualleguaychu – 1159kms

Dia 27 – Gualleguaychu – Rivera – Santa Maria – 748 kms

 

 

 

Passeios imperdíveis

• Parque Nacional Los Alerces – trilha até mirante do Glaciar Martial

• Parque Nacional Quelat – especialmente trilha ao Ventisquero Colcante

• Lago General Carrera

• Catedral de Mármol

• Ruta de los Ventisqueros

• Mirados Glaciar Exploradores

• Caleta Tortel

• Vulcão Villarica

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Algumas boas hospedagens no Chile (entre 20.000 e 25.000 pesos):

* Futaleufú: Hospedagem Los Troncos (ótima!)

* Chaitén: Hosteria Llanos

* Puerto Puyehue: Hosteria Doña Nury

* Coyaique: Hospedage Aire Patagón (ótima!)

* Entre Lagos: Hosteria Doña Marta (ótima!)

* Futrono: Hosteria Puerto Futrono

* Pucón: Hospedage Rukapilán

 

Alguns bons restaurantes

* Chaitén: Cocineria Costumbrista

* Puerto Cisnes: Panorâmico

* Cochrane: Café Tamanco

* Caleta Tortel: Sabores Locales (excelente)

 

Uma roubada: Soft Hotel Bariloche, pretenso 3*. Reservamos pelo booking na véspera e a reserva não foi encontrada. O recepcionista foi muito mal-educado e não aceitou nem o código da reserva nem a confirmação no notebook, e exigiu a folha impressa. Indicou dois endereços de lan houses que estavem fechadas, e mesmo insistindo (e com uma criança de 6 anos esperando no salão), só aceitou efetuar o check in depois que consegui imprimir a folha (cuja página já tinha sido mostrada a ele no notebook!), mais de uma hora depois. O preço anunciado no booking era em dólar e a cobrança foi em uma conversão pouco aceitável, além dos 21% de impostos que foram acrescentados. E de resto o hotel é decadente e o estacionamento "por ordem de chegada" é ridículo...

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Sobre a Polícia Caminera...

Já viajei vários milhares de kms pela Argentina (Jujay, Ushuaina, Córdoba, Mendoza, La Rioja, Bariloche, etc...) e só tive problemas em duas províncias: Santiago del Estero (tentativas de achaque não muito explícitas) e a famosa e muitíssimo corrupta caminera de Entre Rios. Quando entramos por Foz do Iguaçu, evitamos a província de Entre Rios indo até Corrientes/Resistência e descendo pela margem oeste do Rio Paraná. Mas entrando pelo RS (ou, mais precisamente, pelo Uruguai), isto é impossível.

Usamos uma estratégia já sugerida no fórum, de passar à noite. Na ida, entramos por Paysando/Colón. Fomos parados próximo à Gualeyguachu. Abordagem típica de achaque. Mandou parar metros adiante do posto e ordenou descer para mostrar os "elementos de seguridad". Perguntou para onde íamos e disse que íamos todo ano à Patagônia e inventei que eu tinha um blog com indicações de viagenmpara a Patagônia. Perguntou se eu tinha amigos na Argentina, ao que obviamente respondi que sim. Ficou um tanto desorientado. Pediu que abrisse o porta-malas, e indiquei que os "elementos de seguridad" (cambão, dois triângulos e estojo de remédios) estava em uma bolsa junto ao estepe, para o que teria que tirar toda a bagagem. Ele se irritou, vendo que perderia tempo e dispensou a verificação (sei que quando está tudo certo costumam inventar elementos faltantes no estojo de remédios...), e incrivelmente tentou implicar com o lacre na placa, perguntando por que eu tinha colocado. Expliquei que era colocado pelo departamento de trânsito e que era obrigatório no Brasil e ele, muito irritado madou seguir, pedindo que no próximo posto eu deixasse à mãos os "elementos de seguridad" para facilitar a abordagem... Vimos outros dois postos, mas não fomos parados, por estavam ocupados e à noite é mais difícil identificarem a placa estrangeira (de dia mesmo ocupados mandam parar e ficar esperando...).

Na volta, passamos mais tarde, entre 23h e 24h, e decidimos atravessar para o Uruguai já em Gualeyguachu, para diminuir o trecho de Entre Rios para pouco mais de 100 kms. Para nossa surpresa, apesar da hora, estavam com barreira. Na primeira escapamos, pois estavam em outra abordagem. E da segunda escapamos porque era sob a ponte de Gualeyguachu, alguns metros depois da entrada da cidade, por onde entramos...

Fica a sugestão de deixar os elementos de seguridad em local que demore para acessar, pois~policiais corruptos não gostam de perder tempo...

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