Ir para conteúdo

Altitudes das montanhas de Teresópolis e região


LEO_THC

Posts Recomendados

  • Membros de Honra
Postado

:arrow: FONTE: O Diário de Teresópolis

http://odiariodeteresopolis.com.br/leitura_noticias.asp?IdNoticia=13625

 

 

[align=Justify]- Dos 1.180m da Tartaruga aos 2.263m da Pedra do Sino, aventuras para todos os gostos

 

 

Você já pensou em estar no ponto mais alto da Serra dos Órgãos? Se não, vai uma dica: Não é tão difícil assim. Para chegar aos 2.263 metros de altitude, basta encarar os 11,5 quilômetros da trilha da Pedra do Sino. A caminhada é puxada, mas não é das piores. E, além dela, você sabe quanto medem de altura as montanhas que cercam o nosso município? Com certeza, não. Visando informar e incentivar a prática desse esporte “das alturas”, a coluna Mochileiro de hoje publica interessante relação com alguns números.

 

A pesquisa em dezenas de cumes foi feita pelo amigo Waldemiro Telles, de 67 anos e que já fez parte da diretoria do Centro Excursionista Teresopolitano como diretor de caminhadas. Apaixonado pelas montanhas, ele sempre fez questão de se informar, medir com altímetro - e usar até mangueira de nível para “comparar” – as altitudes dos topos em que chegava ou pretendia “vencer” um dia. Nos seus números, levantou uma questão que deu o que falar: O Dedo de Deus tem 1.670 e não 1.690 metros de altitude, sendo, então, 10 metros mais baixo do que a “vizinha” Cabeça de Peixe. A distância é pequena, mas, de acordo com o ângulo que se avista, uma parece bem mais alta do que a outra...

 

Ainda na Serra dos Órgãos, destacam-se formações rochosas que geram discussão não pela altura, mas sempre por fazer divisa com outros municípios. O Sino, já citado, que disseram ficar até “dividido” entre Teresópolis, Guapimirim e Petrópolis... A Agulha do Diabo, acessada por aqui, segundo a Femerj (Federação de Esportes de Montanha do Estado do Rio de Janeiro) pertence a Guapimirim. Tem 2.050 metros de altitude e é uma das mais imponentes da cadeia.

 

Ponto de referência na nossa área urbana, a Pedra da Tartaruga tem 1.180 metros (semanas atrás, divulguei erroneamente aqui que seriam 1.400...), mesma altura da Pedra do Elefante, caminhada leve nas proximidades do Mirante do Soberbo. Seguindo para o Segundo Distrito, a Pedra de Santa Rita, ou Caxambu, mede 1.385. Ao seu lado, a Pessegueiros tem 1.550.

 

No Terceiro Distrito, as imponentes Torres de Bonsucesso vão de 1.630 (Ferro de Passar Roupa) a 2.000 (Torre Maior), passando pelos 1.860 da Torre Central. O ponto mais alto do Seio da Mulher de Pedra chega a 2.040m. No Vale dos Frades, o Morro dos Cabritos mede 1.810. Não muito longe dele, a “equilibrista” Caixa de Fósforos tem 1.800, medidos também em relação ao nível do mar. Na divisa entre Teresópolis e Nova Friburgo, estão os Três Picos. O Maior é o também o ponto mais alto da Região Serrana, com 2.316 metros.

 

Enfim, independente da altura, quem pratica escalada ou montanhismo em Teresópolis tem dezenas de opções, passando por caminhadas fáceis ou empreitadas para um dia inteiro na parede. No box, veja algumas alturas. Mas não se impressione e ache que é impossível alcançá-las. Às vezes locais com mais de 2.000 metros são mais fáceis de serem atingidos do que montanhas com pouco mais de 1.000...

 

E para praticar esse esporte com segurança, o faça com quem entende do assunto. Visite uma das reuniões semanais do CET, todas as sextas-feiras a partir das 20h, e participe das excursões. O clube funciona na loja da Sociedade Pró-Lactário, no número 555 da Avenida Lúcio Meira, ao lado da ponte.

 

Mais informações podem ser obtidas através do e-mail marcello@odiario deteresopolis.com.br[/align]

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...