Membros de Honra LEO_THC Postado Março 3, 2010 Membros de Honra Postado Março 3, 2010 FONTE: Webventure http://webventureuol.uol.com.br/montanhismo/conteudo/noticias/index/id/27700 [align=Justify]A partir deste mês de março, as expedições já se preparam para escalar as altas montanhas, principalmente o Everest, Lhotse e Annapurna. Vários montanhistas de todo o mundo já se preparam para travessias, ataques sem oxigênio e homenagens a companheiros. Dentre eles, está planejada a ida do brasileiro Manoel Morgado ao Everest no final do mês. Andrew Lock, experiente montanhista que já tem em seu ‘currículo’ duas escaladas ao Everest sem oxigênio suplementar, irá novamente subir a montanha de 8.848metros de altitude do Tibet e, em seguida, atravessar para o Nepal.Outra expedição como essa, planejada por Gavin Tuner teve que ser cancelada por problemas burocráticos. O norte-americano iria atravessar duas vezes o Everest, do Nepal ao Tibet pelo cume da montanha. Ao todo, serão 35 expedições registradas para o Everest, sendo onze pela face norte e vinte e duas pela face sul, inclusive a do brasileiro. Escaladores explicam que a face norte da montanha é a mais difícil de se escalar por conta da menor incidência de luz solar, muitos ventos e apresentam mais dificuldades técnicas. . O Annapurna (8.091 metros) é a segunda montanha com mais número de campanhas de escaladores, totalizando onze; e o Lhotse (8.516 metros), com seis. Brasil- Manoel Morgado segue firme na preparação para escalar o Everest no final deste mês, juntamente com a guatemalteca Andrea Cardona. Ela poderá ser a primeira mulher da América Central a conquistar o cume da montanha. Morgado explica em seu diário que irá retomar os treinos com seriedade após as férias e já inicia um trekking pela ilha norte da Austrália.[/align]
Membros de Honra _Paulera_ Postado Maio 11, 2010 Membros de Honra Postado Maio 11, 2010 E Manoel Morgado já está quase lá, essa notícia foi divulgada hoje: Brasileiro Manoel Morgado está prestes a chegar ao cume do Everest Link: http://webventureuol.uol.com.br/montanhismo/conteudo/noticias/index/id/28112 O brasileiro Manoel Morgado está pronto para chegar ao cume Monte Everest e, se depender da vontade do montanhista, e não somente das condições climáticas, o feito será realizado nesta quinta-feira, 13 de maio. O tempo instável deixou muitas expedições ‘presas’ nos acampamentos base e, com Morgado, não foi diferente. O brasileiro passou os dias ao lado de sua equipe procurando manter o físico para terminar sua jornada. Na última semana, por conta de ventos fortes e nevascas, os membros da expedição relaxavam com outros montanhistas, mas o brasileiro estava preocupado com um problema. “De todos de nossa equipe sinto que eu sou o que tenho mais problemas em me aclimatar. Abaixo de 5.000 metros sou sem dúvidas o mais forte de todos, mas acima do campo base meu desempenho cai sensivelmente. E o fato de já estarmos fora da montanha por mais de uma semana começa a me preocupar”, explicou. O pensamento de Manoel o levou a tomar a decisão de subir e passar duas noites no Campo 2 (6.491m) e tentar mais uma vez chegar ao Campo 3 (7.467m), mas logo essa decisão foi contestada pelo grupo. “No final do dia vieram duas informações que me fizerem ter de desistir dos meus planos. A primeira é que realmente não havia ninguém para subir comigo e a segunda é que o Campo 2 está vazio. Todos os sherpas e o pessoal da cozinha desceu para Pamboche para descansar”. Alternativa - Para manter o físico e ajudar Manoel na aclimatação todos passaram a se exercitar. “Saímos para o glaciar aqui próximo e escolhemos o mais alto dos penitentes, uma torre de 25 metros quase vertical e fixamos uma corda se segurança (top rope) e ficamos algumas horas praticando escalada técnica em gelo. A parte mais divertida foi escalar a parede apenas com os crampons, sem os ice axes. Isso exige uma precisão muito grande na colocação das pontas frontais dos crampons e muito equilíbrio”, contou Manoel.
Posts Recomendados