Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros
Postado

Olá Mochileiros.

Segue mais um relato em retribuição ao site e seus usuários pelas dicas valiosas que sempre me ajudam nas andanças por aí.

Escolhi a cidade de Salamanca na Espanha para intercâmbio de 30 dias por três motivos: pela reputação das escolas de espanhol local, pelo preço muito inferior às demais cidades e pela história do lugar.

Houve pontos positivos e negativos que tentarei expor, mas o resultado final foi uma viagem enriquecedora, muito estudo e história para contar.

 

Salamanca é uma cidade universitária, não por acaso a universidade mais antiga da Europa está lá, e tudo roda em torno disso. Se não me engano dos cerca de 200 mil habitantes mais de 40% são estudantes.

Por ser muito antiga a cidade também tem um belo conjunto de patrimônios históricos que, reunidos a uma curta distância da sua praça central, formam um cenário deslumbrante. É sem dúvida uma das cidades mais lindas e apaixonantes do mundo.

IMG_20161109_204951913.jpg.bce71d3a177e4b060f0f32a4afe9bba6.jpg

20161022_211550-ANIMATION.gif.85aff5b26f3edf0d81fd84b88cb8dd7e.gif

 

Para chegar a Salamanca não há mistério. De Madri pode-se usar o trem da Renfe ou o ônibus. Preferi sempre o trem pela pontualidade, preço (desde que comprado os bilhetes com antecedência) e conforto.

Se não for passar uns dias em Madri, ao desembarcar em Barajas compre um bilhete de trem (DE TREM E NÃO DE METRÔ) e siga direto para a estação Chamartin. De lá há várias saídas por dia para Salamanca. De Barajas à Chamartin há uma linha de trem no terminal 4 que saí praticamente a cada 30 minutos.

Ficando em Madri, o meio mais fácil para de se locomover na cidade é a gigantesca malha metroviária. Compre passes pelo conjunto de dias que ficar...Em geral comprar o bilhete individual ou somente o diário pode sair mais caro. A capital espanhola é muito legal e merece uns 3 ou 4 dias. Procure nos sites dos museus locais quais dias ou horários são com visitas gratuitas, isso vai ajuda-los a economizar um pouco.

Há estações de metrô em dois terminais do aeroporto de Barajas.

 

Mas voltando a Salamanca...

Da capital até a cidade dourada no mais rápido dos trens são cerca de 1h:30. Ao descer na estação há opção de linhas de ônibus ou taxi.

 

Transporte:

O sistema de transporte coletivo não é extenso, são poucas linhas, mas que atendem bem a necessidade. Salamanca é uma cidade “peatonal”, feita para caminhar, e mesmo ficando em bairros mais distantes do centro, de nenhum ponto da cidade, você gastará mais de 30 minutos andando para chegar na praça central.

Taxi: Assim que chegar na cidade pegue o número do rádio taxi local. Não há Urbe ou aplicativo de transporte compartilhado. Em geral você vai usar taxi apenas para a sair da estação ou voltar a ela (e com malas pesadas), fora isso seus pés serão seu principal meio de transporte.

 

Mais sobre a cidade:

O local é super, hiper, mega seguro e super, hiper, mega limpo. Há inúmeras atrações, de visitas as igrejas, museus e parques, até vinícolas nos arredores. Minha dica e passeio mais bonito que fiz foi subir nas torres da Clerecía no fim de tarde. O pôr do sol refletindo a luz sobre as pedras douradas é algo que nunca mais vou esquecer.

Eu fiquei 30 dias e não conheci a cidade toda. E olha que gosto de andar.

A noite é uma loucura. Primeiro porque a cidade recebe uma iluminação especial e fica ainda mais linda, segundo porque abre-se uma infinidade de bares de tapas e bodegas. De segunda a segunda o movimento não para.

Quando falo noite falo em duas etapas, primeiros os bares que ficam cheios após as 21 e até meia noite…depois as dezenas de casas noturnas que começam a ficar cheias após as 3:00 da manhã.

A noite em Salamanca é longa e segundo os locais não é boa se terminar antes das 07 da manhã do dia seguinte. Rola festas todos os dias, de chupiterias (casas de doses – cuidado com o DIABLO VERDE ::hein: ) à jazz sessions em clubes de aparência duvidosa, mas extremamente seguros e calorosos, você encontra de tudo um pouco na noite Salmantina.

Em geral, ao redor da Plaza Mayor ficam os bares e danceterias voltados aos estrangeiros, na Gran Via estão lugares mais comuns aos universitários locais e saindo do centro na Calle Van Dyck há bares e baladas com frequência pelos dos moradores.

20161027_191330.jpg.e4bccfb8ee589697ff885a8c93bce808.jpg

IMG_20161021_141645512.jpg.4bc895dca973e7160e39881074867502.jpg

 

Dica 1: El Minutejo, um barzinho de tapas e caña muito barato e muito bom na calle Van Dyck.

Dica 2: Se seu negócio é vinho recomendo a Bodega Cuzco próximo a Plaza Mayor que tem uma variedade de garrafas locais servidas em taças.

 

Sobre a escola.

A Enforex é uma escola muito bem recomendada, o que reflete na quantidade de alunos que ela recebe toda semana. Há gente do mundo todo e as aulas são muito participativas e dentro do possível animadas. Há também cursos extras que envolvem ensino da cultura local e passeios pela cidade.

 

Sobre a acomodação

A acomodação foi o que mais me incomodou. Escolhi um apartamento compartilhado, ciente que não haveria opção de alterar os colegas de alojamento e com esperança de aprofundar a experiência praticando espanhol com outros estrangeiros.

Porém, quando cheguei no local todas as meninas que moravam no apartamento não faziam parte da escola, estavam lá por causa da faculdade, e não faziam a mínima questão de falar espanhol...

Também achei complicado a diferença de idade entre nós. Não que eu seja um velho ranzinza, longe disso..., mas aos 34 anos já não dá para chegar em casa todo dia e conviver com bagunça e fumaça de maconha.

Tá, sou chato. Mas estava em outra vibe e penso que a escola podia ter avisado sobre a possibilidade de todos os outros moradores do apartamento terem 18 anos e não necessariamente estarem cursando espanhol. Ou que pelo menos a STB (que me vendeu o pacote) fosse mais criteriosa nesse sentido...é básico se você trabalha com um público variado saber que incompatibilidades existem.

 

Além do apartamento imundo, quando cheguei as roupas de camas estavam sujas e com mal cheiro. Avisei a escola, mas levaram dois dias para resolver. Também não havia aquecedor funcionando quando cheguei. Foram algumas semanas até que ele passou a funcionar de forma incipiente.

Pelo valor que paguei teria eu mesmo alugado um apartamento mobiliado muito bom na cidade e sem necessidade de dividir com alguém.

Foram cerca de EU$ 800,00 euros pela hospedagem em quarto individual com banheiro, porém em Salamanca o aluguel médio de um apartamento é cerca de EU$ 400,00.

Da próxima alugo apartamento.

 

Algumas informações a mais

Não se preocupe com roupas sujas. Há lavanderias pela cidade e são muito baratas.

Academias também. Procure uma próxima e se matricule, os valores não são elevados.

Também há boa oferta de supermercados e rotisserias.

Salamanca em outubro já é bem fria...piora em novembro e dezembro. Também são meses de muita chuva. Segundo o pessoal da cidade no verão o calor é infernal e em janeiro pode até nevar.

IMG_20161023_130808189.jpg.189f94180fdb20396ad177999677a25b.jpg

 

De Salamanca para outros lugares.

Salamanca não é nenhum hub de trens. Então basicamente você terá as opções: Madrid, Valladolid e Lisboa.

De ônibus também é possível chegar à O Porto. Menos de 4 horas de viagem.

Para Lisboa o trem saí as 01:00 A.M e leva em torno de 5 horas para chegar à capital portuguesa.

Com conexão em Valladolid é possível acessar de trem Bilbao e até mesmo Barcelona.

Para Barcelona aconselho ver promoção nas cias aéreas com saída de Madri ou Valladolid, é mais rápido e barato. Se ainda assim optar pelo trem saiba que serão longas 8 ou mais horas de viagem e com transbordos.

 

Acredito que coloquei aqui o que é mais importante.

Meu objetivo é dar ao menos uma ideia do que esperar da cidade à um futuro intercambista. Quando procurei informações no mochileiros.com encontrei pouca coisa. Mas é isso, não tem mistério e de resto é só curtir essa linda cidade!

 

Hasta Luego y Buena Sorte!

IMG_20161109_205002038.jpg.c4ee4fee6e84eb3d5885e764c81735bb.jpg

  • Amei! 2
  • 1 ano depois...
  • Membros
Postado

Dicas sucintas, porém, precisas e necessarias!Pretendo ir  ano que vem e tive conhecimento  desse destino  recentemente.Estou buscando informações  e com certeza  a abordagem dos tópicos  foram otimas!!

  • Amei! 1

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...