Ir para conteúdo

La Paz


Alcides

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Amigos,

 

A carretera que vai para Tiwanaku não é a mesma que vai para Copacabana. A estrada de Tiwanaku segue para Desaguadero, que é a outra fronteira Bolívia/Peru. Então para ir de Tiwanaku para Copacabana, tem que pelo menos voltar até o entroncamento das duas estradas ou então até El Alto e de lá sim, pegar o transporte para Copacabana.

 

Maria Emilia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores

porraloka_rj,

 

Fui em setembro desse ano para lá, e fui justamente no sábado para Tiwanaku. Não fechei pacote com nenhuma agência. Peguei uma vanzinha no final da Calle Illampu para o cemitério, por Bs. 1. Depois peguei uma outra vanzinha direto para Tiwanaku. Elas ficam enfileiradas aos montes para levar os turistas e nativos para as ruínas e povoado. Essa vanzinha custa 10 bolivianos. Chegando lá é só alegria, para quem gosta de história e mistério. A volta é só pegar a vanzinha no mesmo lugar que te deixou e tudo resolvido. Você encontra vans quase que todas as horas, mais a maioria sai pela manhã e volta lá pelo final da tarde.

 

Se quiser mais informações e ver umas fotos, acessa ai o meu site que lá eu falo em detalhes sobre essa viagem (http://www.roteirocerto.com).

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

olá! Para entrar na Bolivia é OBRIGATORIO que vc comprove ter tomado vacina contra febre amarela. Isso é o que diz as normas de entrada no país, porémmmmm é possivel que vc passe pela fronteira e nem te peçam para comprovar nada... mas vai que vc dá azar e te pedem?!?! Alem disso, algum policial safado pode se aproveitar disso para te "pedir" dinheiro. Podem inclusive te pedir isso na saida! (imagine ter que pagar suborno duas vezes?! alem de ser uma coisa muito ruim para o país nao é bom para o seu bolso). Se vc tem como, peça que te enviem a documentação o quanto antes :wink:

 

Boa viagem! Chego em La Paz daqui a 4 dias!!!

(espero que ate la a situação de manisfestações melhore!)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Pessoal!

Fizo downhill pela Xtreme em cima do hotel Sagarnaga. TOTALMENTE DESACONSELHO.

Os equipamentos não são bons, e o atendimento foI péssimo.

Os caras simplesmente perderam nossas fotos, disseram que deu problema na câmera, depois era o computador que tinha vírus, cada hora uma desculpa diferente.

Enfim, fiquei sem fotos do downhil.

E as camisetas? fizemos o downhill no 1º dia em La Paz, quando cobramos as camisetas disseram pra pegar no dia seguinte.

No dia seguinte fomos duas vezes e nada. Depois de 03 dias e várias tentativas, chamamos o gerente, ameaçamos chamar a polícia e finalmente os caras nos entregaram as camisetas, que eram de outra agência porque deles eles não tinham.

Ficaram só enrolando dizendo pra passar mais tarde cada vez que a gente ia lá cobrar na esperança que a gente fosse embora de La Paz. mas como a gente é brasileiro e não desiste nunca, a última tentativa foi sentar na agência, esperar pelo gerente e só sair de lá com a camiseta nas mãos. E sem as fotos, que essas não teve jeito.

NÃP FAÇAM O DOWNHILL COM A XTREME.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Não precisa de vacina na Bolívia, pode ir tranquila.

pode consultar no site da ANVISA, a vacina não é obirgatória, apenas recomendada.

 

deiafranzoi

 

Você consultou o site da ANVISA?

 

Pode até ser que não peçam o CIV para entrar (como não me pediram), mas, É OBRIGATÓRIO O CERTIFICADO INTERNACIONAL DE VACINAÇÃO PARA ENTRAR NA BOLÍVIA.

 

Aqui nesse site (http://portal.anvisa.gov.br/wps/portal/anvisa/home/portosaeroportosfronteiras?cat=Viajantes&cat1=com.ibm.workplace.wcm.api.WCM_Category%2FViajantes%2F4021db804f6bea47afb7bfc894994279%2FPUBLISHED&con=com.ibm.workplace.wcm.api.WCM_Content%2FCertificado+Internacional+de+Vacinacao%2Fbe642680402ccfd0beb1be54e035b7cb%2FPUBLISHED&showForm=no&siteArea=Portos+Aeroportos+e+Fronteiras&WCM_GLOBAL_CONTEXT=/wps/wcm/connect/Anvisa/Anvisa/Inicio/Portos+Aeroportos+e+Fronteiras/Publicacao+Portos+Aeroportos+e+Fronteiras/Certificado+Internacional+de+Vacinacao) tem o documento da Organização Mundial de Saúde onde informa que a Bolívia requer que o viajante procedente de países com risco de transmissão da febre amarela estejam vacinados. O Brasil apresenta risco de transmissão dessa doença.

 

Coloquei o documento (em pdf) anexo aqui.

 

Outra maneira. Entre no site da ANVISA (http://www.anvisa.gov.br/viajante) e faça o ROTEIRO colocando sua origem como Brasil e destino como Bolívia. Aparecerá, em uma nova janela, várias informações e recomendações, e no final, a seguinte observação:

 

BOLÍVIA:

- CONFORME PUBLICAÇÃO INTERNACIONAL TRAVEL AND HEALTH 2009 DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE, EXIGE APRESENTAÇÃO DO CERTIFICADO INTERNACIONAL DE VACINAÇÃO OU PROFILAXIA CONTRA A FEBRE AMARELA PARA VIAJANTES PROCEDENTES DE ÁREA COM RISCO DE TRANSMISSÃO DA DOENÇA

 

Maiores informações no fórum Saúde do Viajante:

> febre-amarela-cartao-internacional-t46297.html

> vou-viajar-quais-vacinas-tomar-t36433.html

 

Intééé

ITH2010annexes.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Não se engane por isso: em TODAS as minhas entradas na Bolívia, me pediram o comprovante de vacinaçao.

 

E a gente tem que lembrar que acima de uma documentação, o que tá em risco é sua saúde, e a transmissao de febre amarela na regiao de fronteira Brasil/Bolivia/Peru/Colombia é real e muito mais comum do que se possa imaginar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 1 mês depois...
  • Colaboradores

Jane_bio, desculpa a demora pra responder viu?

 

O esquema das vanzinhas é tranquilo. Com relação ao guia, quando você entra no prédio onde vendem o ingresso para o sítio, vários nativos estão na porta oferecendo o serviço de guia. Eu não contratei porque achei caro, 60 bolivianos, e constatei que a maioria dos guias não sabe o que fala, ou falam coisas gravadas que n ajudam em nada! Eu sugiro vc dar uma estudada sobre a civilização, sobre as ruínas, coisa rápida. Muitas informações vc encontra em guias, que são muito mais confiáveis. Outra forma de conseguir informações é perguntar para as pessoas que estão lá com vcs... os verdadeiros nativos que vão por causa de sua cultura e n por causa do dinheiro... Lá conhecemos um senhor q explicou tudo sobre uma rocha e foi muito legal.

 

5558564181_5d5c24e5e9.jpg

 

5558580055_7195de89d9.jpg

 

Espero ter ajudado!!! =D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...
  • Membros de Honra

Pessoal, acabei de voltar da Bolívia, país incrível!!

porém, seus achados arqueológicos poderiam ser melhor preservados e "explorados turísticamente"

por isso, pagar 80Bs pelo museu irrisório q exite lá, pode ñ ser muito, comparados em reais, dólares ou euros, mas já serviriam, ao menos, para uma melhor manutenção e vigília dos locais (fui num domingo, qdo tb chegou um trem com muitos bolivianos para conhecerem o local, ou seja, o movimento é intenso).

Soube que uma vitrine vazia da exposição (onde havia um recado, como: "retirado para manutenção"), continha crânios e outros achados muitos importantes da região, que foram furtados. Uma "pirâmide" teve um lado destruido em busca de ouro, muitas pedra retiradas para construir igrejas (uma prática comum dos tempos coloniais) e, a outra "pirâmide", que nem foi escavada, atualmente é local de plantações.

O próprio guia disse q a arqueologia peruana é muito melhor... infelizmente! então, para quem ñ pode, ñ quer contribuir ou, ñ for de "excursão" com guia, faça sua pesquisa virtual e adentre pela porta lateral das ruínas principais (a partir da entrada principal, à esquerda da porta do sol), onde tb pode encontrar um restaurante com menu de 30Bs, com sopa, carne (lhama, truta ou frango) + arroz, verduras e fritas. pra digestão um chá de folhas de coca

boas trips !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Eu acho que lugares como Tiwanaco valem o guia, sim. Peguei com agência em La Paz mesmo e fechando em 3 pessoas + Chacaltaya, conseguimos negociar bem.

O guia faz realmente a diferença, explicando bem as coisas e só assim tem-se real dimensão deste povo que habitou por ali.

 

Se lembrarmos o custo em real do que está gastando ali, mais ainda que vale pagar 5 ou 10 reais para ter um guia te dando informação. Economizar, sim - mas não onde por um pouco a mais pode-se ter uma viagem melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...