Colaboradores Heiter Postado Janeiro 17, 2011 Colaboradores Postado Janeiro 17, 2011 Nem me fale em maniçoba e sarapatel! Tô aqui em abstinência!!! rs Pra constar, sou de St. Amaro, ou seja, maniçoba fazia parte do meu cardápio normal, mas agora...
Membros Lavínia Oliveira Postado Janeiro 17, 2011 Membros Postado Janeiro 17, 2011 Heiter, nem fale... Imagino que se morasse fora a primeira coisa que sentiria falta (depois das pessoas, claro) seria da comida. Viajamos 15 dias e já sentimos logo falta da nossa comida. E a comida conta tanto a história de um povo... Só uma coisinha que eu esqueci: em Fortaleza tem um tal de baião de dois que é muito bom. Baião de dois é feijão verde sem caldo misturado com arroz e cebola (alguns colocam também lascas de queijo). O melhor que eu comi lá foi em um restaurante próximo à praia de Iracema, não lembro do nome do restaurante, uma pena porque era bom, o atendimento ótimo (o garçom bateu o maior papo conosco) e o preço melhor ainda. Outra coisinha : Ainda em Fortaleza, no Dragão do Mar tem um restaurante com uma tal de paçoca de carne (jabá com farofa e cebola) de dar água na boca. Terceira coisinha e última : Aproveitando que o Heiter é do Recôncavo... Você conhece uma comida feita com aipim (mandioca), carne moída e azeite de dendê? Comi uma vez e amei, mas ninguém conhece e eu queria muito a receita. Essa comida tem cara de gororoba porque é tudo misturado, mas é muito boa. E falando em mistura... cozido só presta se desfiada ou cortada as carnes, amassadas as verduras, depois joga o arroz por cima e o pirão e mistura tudo (tipo prato de pião). É falta de educação segundo as normas da etiqueta burguesa, mas, infelizmente, só é bom assim. Agora acabou mesmo.
Colaboradores Heiter Postado Janeiro 18, 2011 Colaboradores Postado Janeiro 18, 2011 Oi Lycia, Realmente faz muuuita falta! Tive que dar adeus a meu café com um aipim cozido em que eu enchia de manteiga, um cuscuz de tapioca com leite de coco!!! Depois da comida, ou empatando com ela, ficar sem ir à praia em pleno mês de Janeiro eh dose!!! rs Ha, sobre cozido essa eh a mais pura verdade!! O único jeito eh machucar tudo mesmo e misturar com o pirão. E então, depois de bater um rango desse, ficar morgado sem fazer nada até altas horas! Mas esse prato que vc falou, vc comeu aonde? Me veio a mente não! O aipim, é o pirão a que vc se refere? Lembraria o escondidinho?? Abraços.
Membros Lavínia Oliveira Postado Janeiro 18, 2011 Membros Postado Janeiro 18, 2011 Não. Passa longe do escondidinho ou do pirão. Uma moça veio trabalhar aqui em casa certa vez e fez esse prato para ela comer, quando eu vi perguntei: Léa, que mistureba é essa? Ai ela disse que era um prato que se comia muito no lugar de onde ela vinha (sei que era do Recôncavo, mas não me lembro a cidade) e perguntou se eu queria experimentar. Rpz, quando eu comi....... Muito bom! Só na semana que eu experimentei eu pedi para ela fazer mais duas vezes, só eu e ela comíamos aqui em casa, a aparência não é nada bonita. Eu cheguei a perguntar o nome e como fazia. Ela não me explicou direito, só disse isso: que levava aipim, azeite de dendê e carne moída, se eu não me engano acho que ela botava farinha também. Todo mundo que eu tenho a oportunidade de perguntar sobre essa comida eu pergunto, mas ninguém conhece. Tou começando a acreditar que era invenção da cabeça dela (uma invenção que deu muito certo por sinal). Aipim com manteiga é tudo de bom. Minha mãe come com manteiga e açúcar. Sobre o cuscuz de tapioca, por esses dias fui a uma festa e comi um doce que era assim: uma bolinha desse cuscuz dentro (só que bem seca) e por fora enrolada num brigadeiro passado no coco seco. Muito, muito bom. Uma pergunta: como vc faz para matar a saudade da comida?
Colaboradores Carol Adler Postado Janeiro 19, 2011 Colaboradores Postado Janeiro 19, 2011 Nossa...que delícia esse tópico! Morei em Recife por dois anos e claro adorava as comidas regionais, umas mais do que as outras... Uma sobremesa, que eu gosto muito é a CARTOLA. Feita com duas bananas fritas na manteiga e uma fatia grossa de queijo de coalho por cima. Sobre o queijo coloque um pouco de açucar e canela. Tudo isso ainda no fogo. Quando o queijo começar a derreter, está pronto! Imperdível!
Membros Lavínia Oliveira Postado Janeiro 19, 2011 Membros Postado Janeiro 19, 2011 Carol, que receita! Ainda não conhecia, mas já vou fazer esse sábado para a sobremesa, depois te digo se deu certo.
Colaboradores Carol Adler Postado Janeiro 19, 2011 Colaboradores Postado Janeiro 19, 2011 Lycia, não se esqueça de cortar a banana ao meio e se quiser, coloque um pouquinho de açúcar por cima dela também, antes de colocar o queijo. Depois me diga se deu certo!
Colaboradores Heiter Postado Janeiro 19, 2011 Colaboradores Postado Janeiro 19, 2011 então lycia, respondendo a sua pergunta, como se faz pra matar a saudade? O pior eh que não mata!!! É díficil encontrar a maioria destes produtos regionais, em comunidades onde há bastante brasileiros até que rola feiras e produtos deste tipo! Mas mesmo assim... O próximo que eu chego eh quando almoço em um restaurante que tem aqui - praticamente todos que trabalham lá são brasileiros. Lá rola uma picanha e um feijão massa! Até um molho de pimenta tem!! Mas logo, logo eu estarei de volta e então retornar aos meus antigos hábitos alimentares!
Colaboradores Heiter Postado Janeiro 20, 2011 Colaboradores Postado Janeiro 20, 2011 Lembrei de um prato que sempre rolava lá em casa! Tinha umas banana fritas do jeito que a Carol citou, junto com carne de sol, um pirão de aipim e uma farofa - tudo em camadas, sei lá! Muito bom, era um tapa quando rolava... Qualquer coisa pego a receita com o povo lá em casa e passo pra vc's!!! Eu enrolo aqui na cozinha, mas cozinhar mesmo ainda estou longe disso!!! Agora, se esse tópico engatar desse jeito, daqui a pouco o mochileiros.com vai virar um site de receitas!!!
Membros Lavínia Oliveira Postado Janeiro 20, 2011 Membros Postado Janeiro 20, 2011 Tomara que engate mesmo, eu amo falar em comida... Eu também adoro carne do sol com banana da terra (mas sempre comi cozida e não frita), com um pirão de aipim ou de leite e alface. Mas aqui em casa é uma porção de cada mesmo e não em camada. Acho que sei qual é o de camada que vc tá falando, o nome não é fricasse não? Se for, leva queijo também. E para acompanhar esse prato? Suco de mangaba ou cupuaçu.
Posts Recomendados