Ir para conteúdo

Embaixador pede que turistas brasileiros não saiam às ruas no Chile


LEO_THC

Posts Recomendados

  • Membros de Honra
Postado

:arrow: FONTE: Folha Online

http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u700066.shtml

 

[align=Justify]O embaixador do Brasil no Chile, Mauro Vilalva, informou neste sábado que a orientação da embaixada, localizada em Santiago, aos turistas brasileiros é a mesma dada pelo governo chileno: ninguém deve sair de casa. O país foi atingida por um terremoto de magnitude 8,8 na escala Richter na madrugada deste sábado.

 

Segundo o embaixador, até as 19h deste sábado, não havia registro de brasileiros feridos ou mortos.

 

A embaixada montou um balcão de informações para prestar auxílio aos turistas. De acordo com Vilalva, foi improvisado um consulado do Brasil no Chile no mesmo prédio. "Ninguém foi ao consulado após o tremor. Ele fica no décimo quinto andar de um edifício muito antigo, sem estrutura para terremoto, e em casos como esse, recomenda-se evitar elevadores.", disse ele em entrevista por telefone de Santiago à Folha Online.

 

De acordo com Vilalva, diversos brasileiros procuram a embaixada perguntando se podem viajar pelo país, o que "não é seguro". "Houve muitos danos em toda a infra-estrutura no centro-sul do Chile, e várias rodovias e ferrovias estão interditadas", contou.

 

O aeroporto internacional do Chile está fechado. Segundo Vilalva, há perspectiva de reabertura na segunda-feira (1º). As pistas não foram prejudicadas, mas estão verificando se houve danos na torre de controle. Ainda declarou: "Assim que a torre estiver 100%, acredito que eles devem abrir de forma limitada. Se não, em uma semana."

 

O prédio da embaixada sofreu rachaduras nas paredes, reboco caiu do teto e azulejos caíram dos banheiros, mas o local não foi interditado.

 

O terremoto aconteceu hoje às 3h36 (na hora local e em Brasília) com epicentro na região de Bío-Bío, a 500 quilômetros de Santiago e a 90 quilômetros da capital regional, Concepción.

 

O terremoto gerou um tsunami no Oceano Pacífico, que chegou ao Havaí por volta das 19h de Brasília. sem registro de vítimas.

 

A NOAA emitiu ainda um alerta de tsunami para uma ampla área do Pacífico, incluindo México, Peru, Equador, Nova Zelândia, Austrália, Rússia, Indonésia, Japão e Filipinas, além do Chile.[/align]

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...