Membros Aguilarn Postado Fevereiro 19, 2010 Membros Postado Fevereiro 19, 2010 Olá pessoal. Esse é meu primeiro tópico no fórum, que me foi bem útil até agora. Ele mescla um pouco de seção dos iniciantes e também de roteiro, mas acho que ele cabe melhor aqui. Espero que esteja na seção certa. Espero que esteja na seção certa. Ah! Passei a noite toda escrevendo ele e ele deve tá com alguns erros e coisas assim. Não rola de revisar agora. Quero estar na Bolívia daqui a três horas e ainda nem dormi hehe então queria tirar um cochilo de sei lá, 1 hora e meia Por ai. Bem, como o título diz, é a primeira vez que mochilo. No entanto acho que as diferenças em relação as outras viagens que fiz, com exceção dos propósitos, do fato de evolver um roteiro múltiplo, e da mochila (hehe) não faz dele muito diferente do que já fiz. Viajei minha infância toda de carro com minha família e vivo viajando com amigos para congressos, então esse habito de pesquisar lugares para ficar, o que fazer, etc, sem contar com agencias já é familiar pra mim. Agora pra esse primeiro roteiro de vários destinos e sozinho já comecei cometendo o maior dos erros do mochileiro segundo a dica de vcs... não se informar bem antes de tomar as decisões. Foi uma viagem que acabou tendo que ser planejada de ultima hora e mta coisa ficou sendo vista também em ultima hora, mas o bom é que meus relatos vão ajudar outros iniciantes a não fazer o mesmo. Moro em Brasília e depois de planos de carnaval frustrados em Ouro Preto, decidi ir para Corumbá, cidade natal, onde minha mãe já estava. Gastei 155 de passagem de ônibus até Campo Grande e 72 de CG pra Corumbá (fora a comida durante a viagem... Uma dificuldade que tenho é comer só besteiras e restaurantes bons em estrada brasileiras são bem caros. Vou ter que lidar com isso durante a viagem). Planejando vc gasta pouca coisa a mais e economiza horas: uma passagem de avião de CG a Brasília pela Ocean Air comprada uns 3 dias antes pode sair a 189 + 15 de taxa de embarque. Devo gastar nesse trajeto ida e volta então (uma vez que pretendo voltar de avião) R$ 431 (fora a comida na ida), mas essa parte eu tirei do orçamento, porque viajar pra Corumbá no fim do ano aqui em casa ainda entra na conta do maetrocínio Chegando, primeira mancada: não tinha visto que pra tirar o visto pra Bolívia É OBRIGATÓRIA A APRESENTACAO DO CERTIFICADO INTERNACIONAL DE VACINACAO CONTRA FEBRE AMARELA! Sorte que já tinha me vacinado, porque vc só pode retirar esse certificado (na ANVISA, mostrando a carteirinha de vacinação) 10 dias depois de ter se vacinado. Teve campanha em Brasília em 2008 e já estava imunizado. Minha irmã escaneou e mandou meu cartão de vacinação e sorte que o cara da ANVISA foi gente boa e aceitou. Como sarampo, poliomielite, raiva e tétano eu já tinha, fui tranquilo. Olha, quando eu fui tirar o permiso na fronteira, a pessoa estranhou minha carteira de identidade, que é emitida pelo Ministério da Defesa. Ela conversou com outra pessoa e acabou aceitando, mas recomendo a quem não tem carteira da SSP (só OAB, MD, etc.) tire também a da SSP porque nunca se sabe. Comprei na fronteira mesmo um mochilão. Ele foi uma baba... 38 reais (2 reais pechinchados ) e, sinceramente, to com bastante receio. Não acho que ela vai se romper do nada no meio da rua, mas não sei se ela vai resistir até o fim da viagem. To pensando em amanha (alias, daqui a pouco) ir num sapateiro e pedir pra ele fazer um reforço, mas como não queria desfaze-la agora que tá tudo pronto, talvez só faça isso na Bolívia (embora talvez possam cobrar mais caro pro turista. Ainda assim, acho que sai mais barato que aqui hehe). Fora que acho que não acharia alguém com tempo de fazer na hora. Enfim, ela não parece ser tão frágil também... acho que o problema maior é o desconforto. Não é bem acolchoada nem bem divida, embora seja impermeável. As cintas do peito e da cintura (embora não seja dos mais esbeltos) estão bem apertadas também e isso só notei com ela cheia. Encontrei opções de maior qualidade no shopping da zona franca (60 reais), mas não as comprei por serem um pouco menores. A que eu comprei diz ter 85 lts. Recomendo que levem não só o tamanho em questão, mas o conforto, etc. também... afinal a mochila fica nas costas, suando e tudo mais. Durabilidade, então, nem se fala. O pior é que mesmo tendo 85 lt não coube tudo. Vou ter que levar uma outra mochila. Isso já era planejado. Sabem aquelas mochilinhas pequenas que vem com alguns mochiloes? Ela estava cabendo, ficando com partes para fora, mas encobertas pela “tampa” do mochilão. Quando guardei tudo não coube mais. Vou levar uma bolsa de lona lateral. Estou planejando ficar 16 dias e estou levando: Mochilão: • 10 camisetas. • 4 camisetas velhas que usarei pra dormir e não ter que dormir com minhas camisetas de sair e amassa-las ainda mais (dormir sem camisa é fora de cogitação); 3 cuecas samba-canção pra dormir • Uma bermuda de algodão e uma de poliéster (pra entrar na água e tal) e duas calcas jeans (me disseram que depois de Santa Cruz faz muito frio e talvez eu não use mais bermudas) • 15 cuecas • 15 pares de meia • Uma toalha • Um casaco de material mais “plástico” com capuz que ajuda com a chuva • Um saco para guardar a roupa que estiver muito suja. • Um par de tênis... são tênis de caminhada. Meio receio é que são arejados demais... e um par de chinelos • Uma nécessaire com perfume (o mais barato que tenho. O vidro é pequeno também), hidratante e filtro solar. • Alguns biscoitos tipo club social e barras de cereal • Shampoo, condicionador e sabonete • Outra com carregador da câmera e do celular • Outra com mini-farmacia: compridos para náusea, diarreia, dor muscular, ma digestão, dor de cabeça, ressaca e gripe; pomadas para micose, dermatoses (picada de inseto, brotoejas) e contusões; spray antisséptico, camisinhas, esparadrapo, pastilhas para garganta, gaze, band-aid, calmantes, tesourinha e moderadores de apetite. Também uma das chaves do cadeado. • Um travesseirinho daqueles de pescoço pra usar nos meios de transporte • Uma garrafa da água, embora eu ache totalmente inútil porque acho que não conseguirei água de graça em lugar nenhum • Cadeado Bolsa de lona: • Um casaco de algodão com capuz • Um guarda-chuvas • Um livro e um dicionário de espanhol • Leque (de papel, que deram no carnaval mesmo hehe) • Uma nécessaire com escova de dentes, pasta, fio dental, adstringente e algodão (minha pele é muito oleosa e fica ainda mais em ônibus com ar condicionado, sei lá por que), desodorante. Papel e caneta. • Celular (decidi levar porque é meu relógio, despertador, lanterna e também pode servir pra alguma emergência) • Câmera fotográfica • Carteira (com identidade, visto, 5 reais (pro ônibus até a fronteira) e 15 bolivianos e cartão de credito). • Uma das chaves do cadeado. • Boné • Caixa com óculos (se os escuros estiverem no rosto, lá ficam os de grau e vice-versa). Ainda não achei minha doleira... nela (já na Bolívia) deixaria identidade, visto, cartão de credito, a maior parte do dinheiro, talvez o celular e uma chave do cadeado. Troquei 80 reais por 272 bolivianos. Gastei 115 na passagem e 10 em táxi de volta para a fronteira. Vou levando 147. 25 na carteira (10 até a ferroviária, 5 que posso vir a gastar no trem, 10 de taxi chegando em Santa Cruz). 110 na doleira, se conseguir até lá... se não dentro duma meia no mochilão, e 10 no bolso mais externo na bolsa. A grana do assaltante, sei lá. Embora ache bem mais óbvio que ele mande passar a bolsa. Penso em tirar o casaco de algodão. Ele é enorme e é beeem provável que eu compre um lá. ==> OS VALORES CALCULADOS ABAIXO SEGUEM A COTAÇÃO (Conforme troquei com cambista em Quijaro): • 1 BRL = 3.40 BOB / 1 BOB = 0.2941 BRL A cotação oficial hoje, segundo o Google é: • 1 BRL = 3.88 BOB / 1 BOB = 0,2577 BRL *** Já vi os hostels e algumas atrações, embora ainda ache que na Internet as informações podem estar filtradas “demais” e nos hostels podemos conseguir muitas dicas. A principio o roteiro é o seguinte: PREVIA 13 – Campo Grande (155 – Ônibus)/Corumbá (72 – Ônibus) 14-19 – Corumbá • Carnaval (o maior do centro-oeste), Pantanal, etc. DESTINO 19 – Quijaro (5 reais – ônibus/taxi)/Estrada 20 – SANTA CRUZ (34 reais - trem) ATENÇAO, ESTOU INDO HOJE PORQUE DEI MOLE! RECOMENDO QUALQUER UM A TENTAR SAIR SEGUNDA, QUARTA OU SÁBADO ÀS 16h30. A taxa é apenas 4 reais mais cara e além de ser mais confortável, o tempo de viagem é quase 6 horas menor. • Santa Cruz parece ser a cidade com menos atrações. Recomendaram bares e boates, mas como vou sozinho, até eu achar companhia pra isso vai tempo... Mas acho que devo passar uma noite no hostel e conseguir as dicas, fazer amizades e de repente descolar um companheiro de viagem para Sucre. Como a viagem de Sucre a Santa cruz é longa, não vale a pena viajar de dia... Melhor passar a noite na estrada perigosa (li que é a pior estrada da Bolívia e que os acidentes não são raros) e o dia em Santa Cruz. Se tiver um ônibus bem tarde de Santa Cruz a Sucre (tipo 22 h) posso ir embora no mesmo dia. Até porque, de qualquer maneira, vou voltar a Santa Cruz... Mas dei azar de pegar o trem regional e o tempo nos trilhos vai ser longo. Devo chegar só lá por meio-dia e ficar três dias na cidade pode ser ruim. • Feira americana pra comprar muamba. Na verdade vou mais é olhar porque não vou ficar carregando bens durante a viagem. Talvez na volta, já que é provável que eu volte a SCZ pra pegar o trem de volta. Só devo levar mesmo um netbook, porque vou precisar de computador pra resolver umas coisas e as pousadas tem Wifi, mas não computador. • Samaipata • Dia/Noite – Jodanga. R$ 18,50 (quarto com 10). 21 – SANTA CRUZ • Dia – Jodanga. R$ 18,50 (quarto com dez)... dependendo da hora que eu for eu negocio com a pessoa e vejo se rola um desconto... 21 – SUCRE (30 reais – ônibus) • Se eu passar as mesmas aventuras que li num blog e pegar um ônibus às 16h30 (queria mais tarde, claro, mas pelo que li saem até umas 17h30) com galo dentre e gente limpando o penico na janela, chego em Sucre umas 6h30 (embora eu prefira ônibus confortáveis o suficiente para que eu possa dormir, já que quero ficar a maior parte do tempo acordado nas cidades dormindo mais que 4 horas). Aparentemente essa cidade não tem muito que se fazer. Então, dependendo da hora que eu chegar, e dependendo da hora que tiver ônibus/trem para Potosí, deixo o mochilão no guarda-volumes, passeio pela cidade e volto pra rodoviária e sigo no mesmo dia. Mas vou colocar um plano pessimista. • Dia/Noite – Amigo. R$ 9,5 (quarto com seis). 22 – POTOSÍ (5 reais – ônibus. Também tem trem saindo às 8, saindo segundas, quartas e sextas. Se mantiver meus planos, acho que ir de trem pode ser mais confortável e seguro). • Se eu tiver que dormir em Sucre, vou tentar sair pela manhã para Potosí. São só três horas de viagem e penso em fazer isso mesmo para não ter que, talvez chegar na cidade de madrugada. Fora que entre passar uma noite em Sucre e uma em Potosi, em Sucre deve ser mais vantajoso. É uma cidade maior, talvez descole uma baladenha e também o hostel de Sucre é mais barato • Dia/Noite – Casona. R$ 11 (quarto com dez). 23 – Potosí/Uyuni (7 reais – ônibus) • Ir a Uyuni é quase um descaminho, mas me disseram que essa é a melhor época do ano para visitar o local. As chuvas formam lagos coloridos e li relatos e vi fotos maravilhosos. Talvez seja melhor deixar a parte final da viagem para outra e aproveitar essa agora. Os ônibus para Uyuni saem todos os dias às onze/meio dia e 18h30/19. O tempo de viagem é de umas 6, 7 horas, então acho que vou sair de Potosi logo às 11 pra não chegar a Uyuni de madrugada. Fora que dizem que a estrada é linda, então deve valer a pena pegar de dia. • Dia – Casona R$ 11 (com dez) • Noite – HI Uyuni. R$ 12,5 (quarto com quatro masculino) 24 – Uyuni • Dia – Hi Uyuni. R$ 12,5 (quarto com quatro masculino) 25 – Uyuni/Oruro/La Paz • Vou pro salar e não sei ainda se durmo na cidade ou se viajo já à noite. Não consegui muitas informações do trajeto que leva Uyuni a La Paz além do que diz que é muito tenso, a estrada é de terra e são mais de 500 km. Imagino que no caso de trem seja mais tranqs... Bem, li algumas coisas, mas nada muito informativo sobre uma possível ferrovia que liga Uyuni a La Paz, então por enquanto minhas opções são as seguintes: 1. Sairia às 00h15 de trem em direção a Oruro e chegaria às 7h00 (se realmente conseguir estar lá dia 24, uma quarta-feira. Ou então num sábado. Caso esteja em Uyuni numa segunda ou sexta, saio às 1h45 e chego 9h10. Se mexer minha viagem em um diazinho já mela essa possibilidade, porque não tem trens terças e quintas). As passagens sairiam entre 11 e 15 reais. Pagando o dobro, vou de ejecutivo (as populares são metade). Dali pegaria um ônibus a La Paz. Achei os preços e o tempo: 5 reais , 3 horas de viagem (si no hay bloqueos). Entao sairia uns 16 reais, gastando dez horas na estrada. Se eu tiver sorte conseguir pegar um ônibus na hora do almoço, devo estar em La Paz às 15 ou 16 horas. Mas não sei se tem tanta sorte assim.. sei lá. Por via das duvidas, caso eu precise de um guarda-volumes e não haja um seguro na rodoviária (e precise ficar mais de três horas na cidade... e no caso certamente sairia para conhecê-la) já peguei contato de um hotel... Gran Hotel. 20 reais, quarto privado. Mas hei de não precisar disso. Isso ai foi o mais barato que achei Se bem que negociando, talvez role uma pechincha... Se a rodo for perto de algum monumento lá que faça valer a pena ir ver (a única coisa que ouvi falar de Oruro é do carnaval... que já deve ter acabado), vou de mochila mesmo. Só tenho receio do quanto isso chama atenção 2. Descobrir se há algum diretão Uyuni-La Paz. Até lá eu descubro 3. Ir de ônibus até La Paz... Mas, ou isso não quero mesmo. 500 km de estrada de terra! Fora que li que se o salar estiver muito umido as estradas param.... Essa é a época de “cheia” no salar. • Dando tudo certo, no fim da tarde já estarei em paz, em La Paz. • Loki. Noite. R$ 13 (com 8 ). 26 – La Paz (Trem/Ônibus – 26 reais) • Vou passar o dia seguinte em La Paz também. Dizem que tem neve no Chacaltaya o ano todo e talvez role até uma esquiagem. Se valer a pena fico mais um dia pro Valle de La Luna e outras coisas. A principio não, porque esse tour é de degustação. • Loki. Noite/dia. R$ 13 (com 8 ). Agora é a hora de sérias decisões. Tenho três opções em mente: 1. Ir para Copacabana e de lá pra Cusco/Machu Pichu 2. Ir para Cusco/Machu Picho e de lá para Copacabana 3. Ir só para Copacabana... o que pesaria mais minha primeira decisão. As informações simples sobre esse roteiro foram mais complicadas de achar, muito depoimento de gente indo de carro então não investi muito e lá (e com a ajuda de vcs ) eu planejo isso. Fora que a essa altura talvez (tomara que naaaao) minha viagem pode não estar mais conforme esse cronograma e o certo seria eu estar dia 3 em Brasília. Fora de cogitação. Entao dia 13 é prazo Maximo, estourando e com vergonha. Se eu der a doida posso ficar mais, mas pretendo não dar. 27 – Copacabana (Van - 5 reais) Prefiro garantir Copacabana, e tentar Machu Pichu com mais tranquilidade numa próxima, caso não role nessa. Entao planejei desse jeito. O planejamento para outra ideia faço lá. • Sendo a viagem de La Paz a Copacabana curta, melhor faze-la de dia pra chegar na cidade ainda de dia. Como bolivianos gostam de viajar a noite, talvez consiga um de madrugadão. Lá eu decido. A principio é isso. Não achei horários, mas deve ter toda hora. Sei que são 3 a 4 horas de viagem e custam uns 5 pila. • A hospedagem em Copacabana me deixa em duvida, ainda. As duas são maravilhosas, sendo uma na Ilha do sol. Mas não sei se vou querer ficar nessa ilha todo dia e não queria ficar dependendo da balsa pra ir e voltar à cidade. Li sobre uma galera pegando balsa no meio da madrugada, mas ah, sei lá. Melhor minimizar os riscos de levar pauladas e ser lançado ao mar. Entao a principio ficaria no... • Dia/Noite: Brisas Del Titicaca. R$ 13 (mais 4 machos). 28 – Copacabana • Acho que Copa vale a pena dois dias, né? Talvez até troque de hostel pra ficar o dia na ilha do sol. Ou inverto isso ai. • Dia/Noite: HI Inka. R$ 11 (+3) 01 – Cusco (Ônibus – 13 reais)/Machu Pichu (Trem/Ônibus – R$ 80. Ida e volta). • As informações sobre a ida até Cusco são tão misteriosas quanto prolixas. De La Paz a Cusco, dizem, tortuosas 15 horas. Indo por Copacabana a viagem se transforma em maravilhosas sete horas. Sem informações sobre horários, ainda, espero poder chegar (saindo de manha cedo) ainda no inicio da tarde em Cusco. Um blog que diz poucos números , mas diz alguma coisa, inferi que há um ônibus noturno que vai até Cusco (inferi um horário de 20h30min) e chega às 4h30, tendo parada de uma hora em Puno. Melhor se sair mais tarde, mas pode ser. A essa altura estarei corajoso hehe. O preço pelo que vi são uns 13 pila. • Chegando pelo menos duas horas antes das 7h30 (ou se houver horários mais tarde tanto para ida, quando para volta, para Machu Pichu. Tipo, ida às 8h30 e volta 17h30), se eu não estiver muito podre destruído, acho que vou logo pra Machu Pichu. Se Cusco não me encantar muito fico só o dia seguinte. Se deixar MP pro segundo dia, o terceiro também será em Cusco. • Machu Pichu é caro. Acho que vou pedir esse de aniversário. Poxa, realmente caro, fiquei chateado. Enfim, talvez consiga esquemas mais baratos. O que achei mais em conta é assim: 1. Cusco -> Aguas calientes (R$ 30) 2. Aguas calientes -> Machu Pichu (R$ 10) 3. Entrada em Machu Pichu (R$ 40 GRRRRRR) 4. Machu Pichu -> Aguas Calientes (R$ 10) 5. Aguas Calientes -> Cusco (R$ 30). => Total: R$ 120,00. • Dia/Noite: Pirwa Colonia. R$ 15 (com 12 menines). 03 – Cusco • Curtiria o dia na cidade. Como a viagem até La Paz demora umas 15 hs, melhor viajar de noite. Se gostar muito de Cusco fico mais um dia. • Dia/Noite: Pirwa Colonia. R$ 15 (com 12) 04 – La Paz (Ônibus – 18 reais) • Não me engajei em pesquisa a volta não. Pelas informações que peguei é isso. Talvez passe um dia em Puno antes. A maioria das coisas que li dizem que Copacabana (apesar de não ter banco, orelhão, nada) é bem melhor que Puno. E também ver Uros poderia custar muito caro (já que Peru é mais caro) e já posso ter tido minha dose de Titicaca. Por via das duvidas peguei contatos dum hostel: The Point. R$ 16 (com 12). • Acho que vou diretao pra Santa Cruz. Se fizer mais algo em La Paz vou deixar as malas em guarda-volumes. La Paz é uma cidade grande, né possível que não tenha um guarda-volumes bom. • Por via das duvidas vou adicionar aqui uns 10 pra onde colocar minha mala: • Algo que segure minhas malas em caso de necessidade – 10 reais. 05 – Santa Cruz (Ônibus – 35 reais) • Não faço ideia de que horas chegarei em SCz. Como a parada em Cochabamba é meio obrigatória, dependendo como for, deixo as malas num guarda-volumes e saio pra comprar muamba. Mas só se for simples, pq hostel em Cochabamba é caro. Se eu chegar em SCz numa sexta-feira mesmo (ou então numa segunda, ou quarta), tento chegar por volta da hora almoço pra tomar rumo à ferroviária e já voltar pra Corumbá. Nos outros dias tenho que chegar antes do meio dia, se não é mais um dia de hostel (melhor do que pagar o dobro na cabine de “luxo” que sai terça, quinta e domingo, às 19h). • Dando tudo certo, no dia seguinte pela manha to em Corumbá. • Mesma coisa. Bom colocar uma taxa pra algo que guarde minhas bagagens: 10 reais. 06 – Quijaro (Trem – 38)/Corumbá (Provavelmente alguém vai me buscar, né... mas, enfim... uns 5 reais me levam pra casa). • Vou passar pelo menos um dia em Corumbá, para descansar e contar histórias. 07 – Campo Grande (Ônibus – 72)/ Brasília (Avião – 205) • Lar, doce lar. Tenho um trabalho pra apresentar em Brasília dia 15, então sendo cara de pau rola de chegar dia 14. Mas é bom trocar um lero com minha orientadora, então a principio, chegando dia 12, mesmo sendo cara de pau, está ok, pois é de bom senso eu conversar com minha orientadora. Mas, sabe lá. Enfim, tenho mais quase uma semana para gastar de créditos em dias. Já dinheiro... Seguindo o roteiro gastarei: Transportes entre cidades: Brasília-Brasília: R$ 805,00 (Sendo que Corumbá-Corumbá sai R$ 301,00. Quijaro-Quijaro sai R$291 !!) Hospedagem planejada: R$ 193,00. Taxi: Pensando que devo gastar uns 10 bolivianos para ir e voltar da ferroviária cada dia desses. Talvez isso não aconteça sempre, pois posso ficar mais perto e sair de comboio prum mesmo lugar, etc. Mas vou colocar 20 bolivianos por cidade por via das duvidas. Se não gastar dessa maneira posso acabar gastando de outra. R$ 42,00 Machu Pichu (transporte e entrada): R$ 120,00 Gasto parcial: R$ 1160 (de Brasília a Brasília). R$ 646 (de Quijaro a Quijaro). Esses gastos não envolvem coisas como alimentação, idas a lugares afastados da cidade, como chatalaya, o lugar em que o Che morreu, a balsa pra Ilha do sol, as coisas que não conheço, as balads, as muambas, os baygon, etc . Mas como lá é barato imagino que não gastarei mais que R$ 200 pila com tudo isso. Citar
Membros Aguilarn Postado Fevereiro 19, 2010 Autor Membros Postado Fevereiro 19, 2010 Ah, sim.. umas coisas a mais: To levando linha e agulha, em caso de precisar fazer reparos nas mochilas e as coisas estao guardadas em sacos... Cada um daqueles topicos é um saco preto.. um com camisetas, outro calças, etc. Cinto nao to levando, porque já to usando um. Acho que é isso... Seguem os mapas: Citar
Membros rogulima Postado Março 1, 2010 Membros Postado Março 1, 2010 Olá amigo, Fiz essa viagem inicio do ano passado ( exceto uyuni) e posso ti passar umas dicas santa cruz => realmente a cidade não tem muitos atrativos, tirando as mulheres ( me surpreenderam, uito mulher bonita, nada a ver com aquela imagem de so ter indio) e noitadas ( boas e baratas, so sao um pouco longe do centro, ms sao varias boates uma do lado da outra) outro ponto: la paz => merece pelo menos 3 dias, pois há alguns passeiso imperdíveis como chalcataya e vale de la luna , que você faz os 2 em 1 dia ( não existe pista de esqui em chalcataya há algum tempo, se encontrar neve lá, é sorte, eu encontrei..lolol) downhill em coroico e vc pode ter la paz como cidade base para ir até copacabana ( fica a menos de 2 hrs uma cidade da outra) detalhe: este hostel LOKI é muito bom ( tem vibe de albergue europeu) , e tem uma agência de viagens dentro que faz passeios para todos esses lugares a um preço bom e aceita cartão! inclusive comprei la passagem direto pra cusco tb ( sao 9 hrs de onibus, estrada boa a partir do peru) outro detalhe: ouvi dizer que machu picchu estaria fechada por tempo indeterminado!!! Procura saber sobre isso caso o acesso a ciade não esteja fechada( e eu percebi que você não vai de trilha inca, que sao 3 dias no minimo) é bom você comprar logo passagem do trem, para não perder alguns dias a toa em cusco... http://www.perurail.com/web/tper/tper_a2a_home.html tenha sempre soles na mão, pois machu picchu nao aceita dolar, cartao e nem nada disso ( carteira de estudante paga meia, qq uma! até de cursinho de inglês), só a entrada era 32 dolares a meia + 14 dolares de onibus pra subir/descer aguas calientes x machu picchu, e o trem de cusco até machu pichu você vai gastar no minimo uns 100 dólares idaxvolta Vou seguir sua viagem aqui, assim mato um pouco de saudades Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.