Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado
Vou tentar detalhar as partes que quase não achei informação por aí e ser breve nas outras coisas. Todos preços são em peso argentino ($) ou real (R$). Se alguém quiser saber tudo sobre a viagem, pode ir no meu blog: http://seachandonaviagem.blogspot.com.br/search/label/Argentina

Qualquer dúvida, pode perguntar aqui que eu respondo ::otemo::

A primeira coisa que fiz foi achar a passagem Brasilia – Ushuaia com conexão em El Calafate no site da LATAM. Comprei com um stopover de 4 dias em El Calafate.

Com os dias em cada cidade fechados, pesquisei o que fazer em cada lugar. O cronograma ficou mais ou menos assim:

8/11 voo saindo de Brasília

9/11 chegada em Buenos Aires (aeroporto Ezeiza)

voo saindo de Buenos Aires (aeroporto aeroparque)

Chegada em El Calafate

Passeio

10/11 ônibus para El Chalten

Trilha

11/11 Trilha

12/11 Trilha

ônibus para El Calafate

13/11 voo saindo de El Calafate

chegada em Ushuaia

14/11 Passeio

15/11 Passeio

16/11 Passeio

voo saindo de Ushuaia

Chegada em Buenos Aires (aeroporto aeroparque)

17/11 voo saindo de Buenos Aires (aeroporto Ezeiza)

chegada em Brasília

Para ir de um aeroporto a outro em Buenos Aires, reservei um transfer de ônibus no site Tienda Leon e paguei em dinheiro na hora ($200). Eles têm ônibus saindo a cada meia hora, durante o dia, e a cada hora durante à noite. O ônibus leva cerca de 1:20 (sem trânsito) entre um aeroporto e outro, fazendo uma parada em porto madero. Eu reservei pelo site para não correr o risco de ficar sem lugar, mas não precisava, já que o ônibus foi quase vazio (peguei de madrugada).

9/11

No aeroporto de El Calafate, que fica distante da cidade, os preços são tabelados. Taxi $480, ônibus $160. Acabei dividindo um taxi com uma americana e um alemão que também estavam viajando sozinhos. No meio do caminho, fechamos com o taxista para nos levar ao parque nacional Los Glaciares por mais $1800 ($600 para cada).

A entrada do parque foi $250 (residente do Mercosul). O Parque Nacional Los Glaciares em El Calafate possui 4 passarelas de metal. As que possuem as melhores vistas do Glaciar Perito Moreno são as vermelha e amarela. A verde passa por um bosque e a azul passa pelo lago e vai até o restaurante e estacionamento.

Depois de fazer o check in no hotel, fui à rodoviária para pesquisar ônibus até El Calafate. Uma empresa fazia ida e volta por $1200, com horários livres para pegar o ônibus, mas acabei fechando com a TAQSA, que fazia ida e volta por $1000, mas com horários fixos.

10/11

Saí no outro dia às 7:30 da manhã de El Calafate. Cheguei em El Chaltén por volta de 11:00. Logo antes de chegar ao terminal de El Chalten, o ônibus para no centro de visitantes do Parque Nacional (EL Chalten fica dentro do parque) e todos são obrigados a descer e escutar uma pequena palestra (inglês e espanhol) sobre o parque, as trilhas, os animais e o que pode ou não fazer.

Deixei minhas coisas no hostel e fui fazer a trilha Laguna Torre. Comecei a trilha por volta do meio dia, cheguei na Laguna às 15:00, retornei às 15:30 e cheguei no hostel por volta de 18:00. Então foram praticamente 6 horas de trilha, com paradas para almoçar no mirador Torre e para apreciar as paisagens.

O único tipo de infraestrutura que tem nas trilhas é uma espécie de banheiro. Na trilha da Laguna Torre há um a cada mais ou menos 3km. Para as caminhadas, aconselho a levar uma garrafa de água (não precisa mais do que isso, pois é possível enchê-la com a água dos rios e lagos do parque), lanches e um casaco para o vento. Não senti frio durante a trilha, mas ao chegar na Laguna, os ventos estavam muito fortes e só possível ficar lá porque levei um casacão.

11/11

No outro dia, estava com as pernas doendo e não tive coragem de fazer a trilha do Fitz Roy. Resolvi fazer as trilhas menores: Mirador de los condores e Salto del Chorillo. São trilhas fáceis e curtas. A primeira é excelente para se ter uma vista da cidade. De lá, pode-se ir ao mirados de las aguilas e ter uma vista do lago. A trilha para o Salto del Chorillo é a mais fácil de todas, mas a cachoeira não é lá grandes coisas (talvez por eu estar acostumada com as lindas cachoeiras aqui perto de Brasília). Só indico se você estiver com tempo sobrando ou quiser descansar das trilhas puxadas.

12/11

No dia seguinte, peguei o ônibus às 11:00 da manhã de volta para El Calafate. Simplesmente descansei. Deveria ter pego o ônibus que saía mais tarde de El Chalten, mas como já tinha comprado com horário fixo... Há muito mais o que fazer em El Chalten do que em El Calafate.

13/11

No outro dia, peguei um transfer do hostel ao aeroporto $100 e depois voei para Ushuaia. Como fechei 3 passeios com os Brasileiros em Ushuaia, eles foram me buscar no aeroporto (teve o transfer de volta também). Fiz check in no hostel e fui passear um pouco na rua principal (San Martin) e no porto. Comprei um pouco de pesos no Hotel Antartida (melhor cotação).

14/11

Fui ao porto pegar o ônibus para o passeio dos Pinguins. O ônibus leva 1:40 para chegar a estância. Lá há uma parada para ver umas árvores contorcidas pelo vento, depois o grupo é dividido em dois: um vai ao museu e depois aos pinguins e o outro faz as visitas na ordem contrária. Meu grupo foi primeiro ao museu. É um museu pequeno, basicamente com esqueletos de aves e mamíferos marinhos. Depois esperamos um pouco em uma cafeteria e pegamos um barco até a Isla Martillo. Lá caminhamos cerca de 40 minutos entre pinguins e outras aves. Chegamos em Ushuaia por volta das 15:00. Fui para o hostel descansar. À noite, saí para jantar.

15/11

Me buscaram cedo no hostel para ir ao Parque Nacional Tierra del Fuego ($130). Estava chovendo e muito frio. ::Cold:: Não foi muito agradável ficar andando no parque. O bom é que estava em um grupo de excursão, então não precisei fazer as trilhas, a van deixava a gente já nos pontos de interesse. Falaram muito aqui no fórum e eu concordo, depois de ver as paisagens de El Chalten, as paisagens de Ushuaia não são tão impressionantes, ainda mais na chuva. Voltei para o hostel perto de 13:00. Passei numa lanchonete e comprei umas empanadas e uma cerveja e fui comer no hostel. Fiquei a tarde lá de bobeira porque estava chovendo. No final da tarde, começou a nevar! Foi lindo. À noite saí para um bar com um suíço que conheci no hostel. Dublin pub é praticamente na San Martin e foi o único bar bar que encontrei. Os preços das comidas e cervejas estavam no preço de outros lugares em ushuaia. Pedi um drink ($80) e batata frita ($100), estavam bons. O bar enche muito, então, se quiser sentar, chegue cedo.

16/11

Meu último dia de viagem. Acordei cedo, arrumei tudo e fui para o porto pegar o barco para fazer o passeio do Canal Beagle (taxa do porto $20). O passeio é muito bonito e interessante. O dia estava bonito, com sol. Vimos diversas aves, lobos marinho, o famoso farol.

A tarde, peguei um taxi ($150) para o Cerro Martial que me deixou no final da pista, junto a uma casa de chá. Dá para ir a pé da cidade, mas não aconselharia (talvez a volta). Dali você tem que ir subindo a pé. O Cerro estava lindo, todo branquinho com neve. Depois de um tempo começou a nevar. Foi ótimo! Voltei para a casa de chá e tinha um casal esperando um taxi. Pedi para dividir com eles ($45).

Enrolei um pouco mais na rua. Gastei meus últimos pesos no mercado (alfajors!!!) e fui para o hostel esperar meu transfer dos brasileiros em ushuaia. Peguei meu voo para Buenos Aires. Fiz o mesmo percurso de ônibus entre os aeroportos (Aeroparque – Ezeiza) ($200).

E assim foi!

Olá Clarissa, gostaria primeiramente de agradecer pelo excelente texto postado no seu blog e aqui no forum sobre o rotei na patagônia, adorei as dicas e as fotos!

Também sou de Brasília e estou indo para a patagônia nesta semana (vou para Ushuaia, El Calafate e El Chaltén), mas estou com algumas pequenas dúvidas e gostaria de perguntar para quem esteve lá recentemente:

1 - Eu meu voo da ida vai para Buenos Aires, no aerporto de Ezeiza, por volta de meia noite. Vou ter que ir ao Aeropoarque até umas 4h00. Vi que você utilizou o ônibus para transfer no lugar de táxi. Ele é tranquilo para andar de madrugada em BsA?

2 - Estou pensando em levar reais em dinheiro e trocar em peso na casa de câmbio do La Nación em Ezeiza. Estou estimando conseguir trocar R$1,00 por A$4,00. Contudo, vi uma foto no seu blog em que você mostrou a "cotação" em um café em Ushuaia com R$1,00 valendo A$4,50. A minha dúvida é se você chegou a comprar peso em BsA e se sentiu se vale a pena comprar no aeroporto todo o valor da viagem, ou se vale reservar um pouco para trocar nos cafés nas três cidades.

3 - Sobre os passeios, eu não comprei nenhum e estou planejando fazer isso no primeiro dia em cada cidade. O pessoal do "brasileiros em Ushuaia" possui agência na cidade, ou a compra é só pela internet?

4 - Chego em Ushuaia no dia 27/12, vou para El Calafate dia 2/1, El Chaltén dia 8/1 e volto para El Calafate dia 11/1 e depois para Brasília. Estou estimando gastar uns R$3.000,00 (sem hospedagem) com transporte, passeios e comidas. Pelo teu relato, fiquei um pouco preocupado pq acho que não vai ser suficiente para incluir ainda passeios como day tour em Torres del Paine e mini trekking no glaciar perito moreno. Estou considerando tirar a pinguinera para compensar, mas é algo que vou avaliar quando estiver lá. Enfim, isso tudo para fazer uma simples pergunta: você tem alguma dica para economizar lá, como alguma boa casa de câmbio (ou pagar em real ou dólar) e, principalmente, restaurante com um bom custo x benefício em Ushuaia e El Calafate?

Muito orbrigado!

Thiago Costa

• Membros
Postado

Thiago,

Acho que minha resposta não vai te ajudar, já que pelo visto você já viajou. hehehehe

Mas vou responder assim mesmo para, quem sabe, ajudar outra pessoa.

1) O ônibus que eu peguei é de uma empresa que faz transfer e aluga carros, Tienda Leon. Não são ônibus urbanos. São ônibus de viagem, cadeira marcada, poltrona reclinável. Eu também cheguei em BsAs por volta da meia noite e foi tudo bem tranquilo.

2) Os cafés e lojas não trocam dinheiro. Alguns apresentam uma tabela de cotação caso você queira comprar com dinheiro sem ser o peso argentino e o troco será em peso. Às vezes a cotação de determinada loja/café é muito boa, mas os preços são caros. Para trocar dinheiro mesmo, só casa de câmbio, bancos e alguns hotéis. A melhor cotação que achei foi no hotel Antertica em Ushuaia 4,20. Eu levei um pouco daqui (já tinha alguns pesos e iria para El Calafate primeiro), mas se o seu destino for primeiro em Ushuaia, recomendo trocar lá.

3) Tem duas lojas físicas dos Brasileiros em Ushuaia em Ushuaia. Acho que eles mudaram o nome para Brasileiros no fim do mundo ou algo assim. Você consegue comprar lá sem problemas. Indo na loja física, você tem a opção de comprar pelo site, pagando no cartão de crédito em reais sem iof.

4) Eu não fui muito com o intuito de economizar, mas digo logo que os gastos são passeios e alimentação. Achei a comida muito cara por lá, isso pq Brasília não tem nada barato. o que fiz foi levar alguns lanches aqui do Brasil (biscoitos, chocolates) para comer nas trilhas. Eu como pouco, e os pratos lá são bem servidos, então eu acaba levando o que sobrava para o hostel para comer no outro dia. Muita gente comprava comida nos mercados e cozinhava no hostel. Eu não fiz isso pq não sou muito de cozinhar, mas garanto que ficaria mais em conta. Dica: se você achar um preço de uma massa suspeitamente barato em algum restaurante, fique ligado pq eles podem cobrar o molho separado.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...