Colaboradores bstorquato Postado Novembro 18, 2016 Colaboradores Postado Novembro 18, 2016 Em Marrakech conheci um Israelita que tinha acabado de voltar de Toubkal, ponto mais alto das montanhas Atlas e também do Marrocos. Localizado a 4200m de altitude, são 28km de trilha até o topo, levando cerca de 14 horas saindo de Imlil, pequena vila que serve como ponto de partida. Não pensei duas vezes, arrumei minha mala e no outro dia peguei o busão. Como é longo, fazer o trajeto todo em um só dia é muito puxado. Aproximadamente à 10km de Imlil existem alguns refúgios, onde o pessoal costuma dormir. A minha ideia era subir até 3200m, onde estão os refúgios, dormir, no outro dia ir até o topo e descer de volta até Imlil, onde pegaria um bus de volta pra Marrakech. Cheguei em Imlil pelas 14hrs, achei um lugar pra dormir e explorei um pouco a vila, era pra fazer a trilha no outro dia, porém o tempo não estaria bom, então dormi mais uma noite na vila. No outro dia comecei a trilha as 10:30 da manhã, esperando chegar no refúgio pelas 14. Comecei empolgado e num ritmo bom, os primeiros 3km são tranquilos, depois é que começa a puxar. A subida fica mais íngrime e o caminho é de pedras soltas e grandes, o que torna tudo mais cansativo. Diminuí um pouco o ritmo e segui firme pelos próximos 5km, até que fodeu tudo. Faltando aproximadamente 2km até o refúgio o tempo mudou completamente. O que era pra ser 40 minutos, viraram 1hr e meia abaixo de chuva e com muito vento. Sem contar que as pedras agora ficaram muito mais escorregadias. E foi assim que fui vencido pelo Toubkal. Mesmo estando com roupa quente, não eram a prova d’agua, subestimei a dificuldade dessa trilha e superestimei minha resistência para fazê-la. O frio tomou conta, aliás, nunca senti tanto frio em toda minha vida. Cheguei ao primeiro refúgio com dificuldade, meus pés e mãos estavam congelando e tinha que fazer esforço para continuar caminhando. Eu sabia que esse refúgio era mais caro que o que eu tinha planejado me hospedar, que ficava a uns 100m adiante, mas naquele momento eu não queria (e talvez nem conseguiria) caminhar mais. O alívio que senti quando entrei pela porta é inexplicável, tudo o que eu queria era tomar um banho quente e colocar roupas secas, e foi o que fiz. Depois de aquecido, sentei para comer e tomar um bom chá Marroquino, e enquanto isso fiquei pensando na situação pela qual tinha acabado de passar e o quão perigoso pode ser fazer uma trilha dessas sem os equipamentos ou preparo físico necessários. E então decidi que aquele ponto já era suficiente pra mim, alcancei os 3200m de altitude e isso já foi um record pra mim. No outro dia acordei, tomei café, arrumei minhas coisas e desci, frustrado por não ter chegado ao topo mas também feliz por ter chegado até onde cheguei DICA A trilha toda é relativamente bem definida, mas é possível sim se perder, então é bom prestar bastante atenção e se tiver qualquer dúvida perguntar para algum local. Existem diversas barraquinhas pelo caminho, onde são vendidas bebidas, comidas, artesanatos, etc. Recomendo também baixar o aplicativo Maps.me, que é um GPS bem completão, com trilhas e tudo mais. Usei o app durante todo o percurso. Caso não se sinta seguro, é possível contratar um guia. Citar
Membros carvalhomcca Postado Novembro 23, 2016 Membros Postado Novembro 23, 2016 Olá! Vc usou a Royal Air Maroc? Estou querendo comprar passagens para essa cia, mas estou receosa. Não conheço... Citar
Colaboradores bstorquato Postado Novembro 25, 2016 Autor Colaboradores Postado Novembro 25, 2016 Olá! Vc usou a Royal Air Maroc? Estou querendo comprar passagens para essa cia, mas estou receosa. Não conheço... Olá! Não, como eu estava na Espanha, voei com a Ryanair, paguei 38 euros ida e volta, saindo de Madrid para Marrakech. Você vai sair do Brasil? Veja se não vale a pena comprar separado, daqui pra europa e de lá pro Marrocos. Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.