Ir para conteúdo

Caixas de uísque de explorador são recuperadas mais de um século depois

LEO_THC

Posts Recomendados

• Membros de Honra
Postado

:arrow: FONTE: Esradão

http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,caixas-de-uisque-de-explorador-sao-recuperadas-mais-de-um-seculo-depois,507079,0.htm

[align=Justify]Cinco caixas de uísque escocês e brandy que pertenciam ao explorador Ernest Shackleton foram recuperadas depois de mais de cem anos no ambiente gelado do Polo Sul.

Algumas garrafas tinham quebrado depois da formação de gelo no seu interior, mas outras estavam intactas.

O uísque estava sob uma cabana usada por Shackleton em uma expedição fracassada para atingir o Polo Sul, entre 1907 e 1908.

O técnico da destilaria White and Mackay, que forneceu o uísque para Shackleton, disse que a receita original para a mistura de maltes não existe mais. Richard Paterson disse: "Se o conteúdo puder ser confirmado, extraído com segurança e analisado, pode ser possível reproduzir a mistura original."

Para ele, a descoberta é "um presente dos céus" para os apreciadores do bom uísque.

As caixas foram localizadas há três anos.

A expedição de Shackleton ficou sem suprimentos em sua longa jornada para o Polo Sul a partir de Cabo Royds e o grupo chegou a uma distância de 160 quilômetros de seu objetivo final.

Os exploradores foram por mar de Cabo Royds em 1909, apressados pois o gelo começou a ser formar no mar por causa do inverno. Eles foram forçados a deixar parte do equipamento e dos suprimentos - inclusive uísque - para trás. Mas ninguém morreu.

A primeira pessoa a atingir o Polo Sul foi o norueguês Roald Amundsen, em 1911. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.[/align]

• Membros de Honra
Postado

alguem sabe dizer se esse wiko pode ser considerado um wiko 100 anos??? Sabe dizer se ele envelhece so no barril ou se na garrafa tb sofre o mesmo processo de envelhecimento e refinamento???

• Membros de Honra
Postado

Boa pergunta Xaliba, mas creio que esse exemplar de 100 anos já perdeu o gosto, imagino que eles precisem estar acondicionados pra curar em ambiente especial. O uisque não congela por causa do alcool creio... deve tá uma bosta! hehe

• Membros de Honra
Postado

se a parada tava bem lacrada deve estar otimo ainda, meu, a parada la eh um super freezer, se o lacre nao ficou perfeito dai tb acho q zuo a parada, se nao, eu bem q queria experimentar.

• Membros de Honra
Postado

Mas esse é o ponto... acho que a frieza não é o que conserva o uísque...

se a parada tava bem lacrada deve estar otimo ainda, meu, a parada la eh um super freezer, se o lacre nao ficou perfeito dai tb acho q zuo a parada, se nao, eu bem q queria experimentar.
  • 3 semanas depois...
  • Membros de Honra
Postado

leo

Tem uma reportagem completa sobre o assunto na revista Go Outside - Edição 56.

Muito interessante e com fotos.

xaliba

Segundo Kent Kirshenbaum (professor de química da Universidade de Nova York, que estudou reações em comida e álcool) a maior preocupação é com as rolhas e a expansão e contração das garrafas de vidro ao congelar e descongelar (a bebida congela a -25ºC e as temperaturas na cabana onde a bebida foi encontrada, podem chegar a -45ºC). Se as garrafas permanecessem bem vedadas, ele crê que possivelmente a bebida ainda tenha o sabor dos tempos de Shackleton. Portanto, a condição do whisky depende de como as rolhas resistiram.

Abraço

Edy

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Criar Novo...