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Fala pessoal!

 

Sobre a 123 Andes, segue um email com cotações que recebi deles cerca de uma semana antes da viagem:

 

Laguna Cejar: 15.000 pesos

Piedras Rojas: 60.000 pesos

Salar de Tara: 60.000

Geysers El Tatio: 25.000

Vale de la Luna: 12.000

 

No e-mail nao tem o valor das Termas porque a gente nao ia fazer.

 

Só aí desses aí, pra duas pessoas (meu caso) daria 344.000 pesos (+ entradas). Lembro que fechamos todos esses passeios maaaais as Termas por 300.000 pesos (+ entradas). Então o desconto negociado na hora é BOM!

 

Muito obrigada pelas informações Filipe, está me ajudando bastante com o planejamento da minha viagem.

Aliás, eu estava um pouco receosa de esperar pra fechar tudo lá, pensando que poderia perder tempo ou algum passeio.

Como também pedi algumas cotações e algumas agências ofereceram descontos, fiquei na dúvida se não valia a pena fechar os passeios com antecedência. Porém, depois de ler o seus relato, agora ja estou beeeem mais tranquila e também convencida que irei na 123 Andes negociar com eles. Valeu!! :)

 

Você sabe se a 123 Andes também faz o vulcão Lascar e as Lagunas Escondidas?

 

Olá!

 

Olha, acho que nao fazem nao. Mas como nao ia fazer esses passeios, nao prestei atenção nas informações sobre eles, acho que vale a pena mandar um e-mail pra eles confirmando se nao fazem mesmo!

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Como tudo que é bom dura pouco, é chegada a hora de escrever sobre o ultimo dia de passeios :cry:

 

Mas antes, uma ultima dica sobre o Tour Astronômico: Se voce fizer questao de fazer, pesquise o calendario lunar da data que pretende viajar. Em dias de lua cheia o tour é cancelado. Ficamos em SPA de 14 a 20/10 e só houve tour (pela Space Obs) no dia 18.

 

 

:arrow: Dia 5: 19/10 - Salar de Tara

 

Acordei bem cedo, peguei o lanchinho deixado pelo Hostel e la pelas 8h a van ja esperava por mim na porta do Mamatierra.

 

Ao entrar na Van, o Guia Jorge começou sua apresentação: Ele é de Punta Arenas, geólogo e atualmente estuda na UFMT (Sim, no Brasil!). Começou dizendo que iria avaliar onde tomariamos café da manha: se na estrada ou no Salar, por causa dos fortes ventos.

 

Daí começou o que seria um dos dois melhores tours da viagem. De primeira, voce já se deparada com uma trilha sonora SENSACIONAL do Jorge, que combina perfeitamente com o clima daquela estradinha no meio do nada, entre Chile e Bolívia. Toca Scorpions, Queen, U2, Guns, etc.

 

Parte 1: Parada na estrada e Café da manhã no Encontro dos Ventos

 

Primeiro, uma pequena parada pra admirarmos o Licancabur! A meu ver, esse foi o ponto em que ficamos mais pertinho do Vulcão. Vale lembrar que nesse tour é onde atingimos o ponto mais alto no Atacama. No caminho para Tara, chegamos a atingir 4800m de altitude!

 

Licancabur de pertinho

30523838662_420c1fb67b_c.jpgIMG_9972 by Filipe Rocha e Silva, no Flickr

 

30640844755_96d166b546_c.jpgIMG_9960 by Filipe Rocha e Silva, no Flickr

 

Depois desse ponto, andamos mais um pouco até chegar num lugar denominado Encontro dos Ventos, onde tomamos café da manhã. O lugar é bem bonito, fica em frente a uma lagoa onde passaros selvagens podem ser observados.

 

Importante: NÃO HÁ BANHEIROS NESSE TOUR! Então é importante levar lenço umedecido e um pouco de papel higiênico na mochila. Você precisará recorrer às pedras se der vontade hehe

 

Vale dizer que nesse ponto, no Encontro dos Ventos, foi o local onde passamos o maior frio da viagem. O vento era cortante e eu fui de calça jeans ::putz:: . Sofri.

 

Café da manhã com otima vista:

30341069080_bcbfa2481c_c.jpgIMG_9985 by Filipe Rocha e Silva, no Flickr

 

O menu do café era basicamente o mesmo do dia dos Geysers: pão, presunto, queijo, salaminho, chocolate, café, biscoitinhos.

 

Parte 2: Los Monges de la Pacana

 

Aqui, ja nao há mais estrada, razão pela qual nao aconselho que façam esse tour de forma independente. A Van vai para o meio da areia, numa área onde nao pega celular. O Guia nos alerta que nao é raro que as vans atolem, de forma que, se necessário, teremos que descer pra ajudar hahaha mas felizmente nao foi necessário. Somos alertados tambem de que esse tour nao pode atrasar muito. Como o lugar é meio inóspito, qualquer atraso é motivo para que a agencia envie um van de emergencia para nos buscar.

 

A primeira parada é nos Monjes de La Pacana, estruturas gigantescas de pedra no meio do deserto. Uma delas, em especial, lembra muito um índio de perfil, que observa as demais figuras e o deserto como um todo.

 

Depois, fomos para o meio do nada, isso mesmo, para o meio do deserto. Um lugar espetacular onde o guia parou para ensinar sobre as rochas originadas de vulcões ativos. Fez a gente procurar algumas rochas bem bonitas (pretas brilhantes) e fez um quiz em que acertei as três perguntas e faturei a rocha mais rara do passeio, uma obsidiana vermelha achada pelo guia ::otemo::

 

Fotos no meio do nada:

 

30606657356_91480752b4_c.jpgIMG_0094 by Filipe Rocha e Silva, no Flickr

 

Guia Jorge explicando sobre as rochas do lugar:

30642836415_cd052b81f5_c.jpgIMG_0109 by Filipe Rocha e Silva, no Flickr

 

30011079934_a741170d6f_c.jpgIMG_0114 by Filipe Rocha e Silva, no Flickr

 

Parte 3: Salar de Tara

 

Partimos então para o famoso Salar de Tara, um lugar que vc não pode deixar de fazer! É fascinante o jogo de cores e a natureza desse lugar! Ficamos em torno de 25 minutos curtindo a paisagem e tirando algumas fotos na companhia de inúmeros flamingos selvagens.

 

30343274450_d28f0577bb_c.jpgIMG_0207 by Filipe Rocha e Silva, no Flickr

 

 

 

30011218354_7d21b6b7ab_c.jpgIMG_0155 by Filipe Rocha e Silva, no Flickr

 

30343231870_0dbfa2df9f_c.jpgIMG_0132 by Filipe Rocha e Silva, no Flickr

 

30606865666_13c812f878_c.jpgIMG_0117 by Filipe Rocha e Silva, no Flickr

 

Na volta, paramos nas rochas para irmos ao banheiro e seguimos de volta para San Pedro. Nessa hora sentimos novamente a altitude e chegamos na vila sentindo bastante dor de cabeça.

 

Normalmente, as agências oferecem almoço no deserto ou perto do Salar. O que pode, nas fotos, parecer bonito e agradável, na pratica pode nao ser tao magico assim. Não me imagino almoçando ao ar livre no vento cortante de Tara, acho que seria realmente muito complicado. Talvez por isso a 123 Andes inclui almoço no Tour de Tara, refeição que, todavia, é feita num restaurante em San Pedro, o restaurante Agua Loca (vou falar dele e postar as fotos depois. Depois do almoço, que naquele dia foi costela de boi acompanhada de um creme de abobora (achei que poderia ser mais diversificado), teve fim nosso tour ao maravilhoso Salar de Tara!

 

:arrow: Laguna Cejar - Ojos del Salar - Laguna Tebinquiche

 

Chegamos as 15h no restaurante Agua Loca para almoçar e nosso passeio pra Laguna Cejar, que havia sido cancelado no dia anterior, fora marcado para sair adivinhem que horas ? Sim, as 15h! hahaha

 

Como era tudo com a mesma agencia, a solução foi fazer a van esperar por nós e por um outro casal que ainda estavam almoçando. Acabamos de comer voando, pegamos a mochila e partimos direto pro proximo tour! Fomos apresentados ao guia e motorista Donato, que seria responsavel pelo nosso ultimo passeio no deserto.

 

Parte 1: Laguna Cejar e Laguna Piedra

 

Andamos uns 18km e chegamos à tão falada e Laguna Cejar. Pagas as entradas, visitamos primeiro a Laguna Piedra, que é bem bonita, mas é só pra olhar. Nao quisermos perder muito tempo com ela, porque queriamos tomar banho na Cejar e ainda sair pra tomar banho e secar

 

Laguna Piedra:

30343746300_442ee18ff0_c.jpgIMG_0215 by Filipe Rocha e Silva, no Flickr

 

Em seguida, hora de tomar banho na famosa lagoa cuja salinidade é maior do que a do mar morto.

 

A Laguna Cejar tem concentração de 80% de sal e realmente nao tem como afundar, nem querendo muito!

Confesso que a Laguna me surpreender, nao achei que fosse ser tudo isso, mas a experiencia de boiar sem fazer esforço é muito legal, diferente de tudo que vi no deserto nos dias anteriores!

 

Dica 1: leve chinelo! a entrada da Laguna é repleta de cristais de sal que podem, caso seja desastrado, cortar seu pé

 

Dica 2: Leve MUITO protetor solar! A Combinação sol + sal queima muuuito!

 

Prepare-se porque a água é gelada! Nada que me fizesse deixar de entrar, mas..esteja pronto.

 

Depois do banho, a parte mais dificil: sair da Laguna e andar até onde ficam os chuveiros com agua doce! Voce vai sentir muuuito frio nesse caminho por causa do vento (uns 40 metros). Lá, nao há exatamente "chuveiros", mas sim quedas de agua doce em que voce tem que perseguir o fluxo, já que o vento muda a direção da agua toda hora.

 

É importante lavar bem, porque voce vai ficar repleto de sal, repleto mesmo, o sal cristaliza na sua pele e voce fica todo branco!

 

Parte 2: Ojos del Salar

 

Nessa parte, dei a maior sorte do passeio. A estrada para os Ojos do Salar e para Laguna Tebinquiche estava fechada desde o dia que chegamos ate o dia anterior em obras. Abriu justamente no dia em que fiz!

 

Os Ojos del Salar são dois buracos gigantes e repletos de água doce no meio do deserto, um ao lado do outro! Segundo nosso guia, a Universidade do Chile ja foi ao local para um estudo mas, mesmo assim, não pode definir a profundidade do local ::hein:

 

O banho aqui é possível! Me arrependi de ter tirado a sunga no banho da Cejar. Fiquei com vontade de pular e nao podia, já que já tinha tomado banho e trocado de roupa. Se estiver com vontade de pular, nao tire a roupa de banho depois de sair da Cejar, deixe pra tirar aqui, apesar de, nesse ponto, nao haver banheiro, mas de seu jeito hahahah.

 

 

Parte 3: Laguna Tebinquiche

 

No fim da tarde, deixamos os Ojos del Salar para ir ver o por do sol na Laguna Tebinquiche.

 

Apesar de chateado com o fim do passeio, nao poderia ter sido melhorar. Pude ver flamingos na Laguna e, além disso, ver a mudança de cor das mntanhas e vulcoes ao fundo conforme o sol se punha.

 

Nesta parte do tour é servido um Snack com o famoso Pisco Sour, bebida tipica do Chile. Confesso que o lanchinho me surpreendeu MUITO! Tinha biscoitinho, batata "ruffles", azeitonas, queijo, amendoim e etc.

 

Vale ressaltar que o Pisco tem 18% de teor alcoolico! ::ahhhh:: 

 

Foi sensacional acompanhar o por do sol dali. O sol baixou e todas as montanhas ao redor mudaram de cor repentinamente e ficaram vermelhas, um visual sem igual! Foi realmente pra fechar com chave de ouro a visita a esse lugar sem igual no mundo! Muito obrigado, Atacama!

 

Laguna Tebinquiche, antes do por so sol:

30344233470_73510459b9_c.jpgIMG_0346 by Filipe Rocha e Silva, no Flickr

 

30643962205_109515aa60_c.jpgIMG_0358 by Filipe Rocha e Silva, no Flickr

 

Lanche bem honesto oferecido pela agencia:

30010452773_f162683453_c.jpgIMG_0367 by Filipe Rocha e Silva, no Flickr

 

Pisco!:

30607776386_668502ccb4_c.jpgIMG_0360 by Filipe Rocha e Silva, no Flickr

 

Apreciando o por do sol:

30607798696_0a67996428_c.jpgIMG_0371 by Filipe Rocha e Silva, no Flickr

 

 

 

Laguna Tebinquiche no por do sol, notem a mudança nas montanhas:

30012409854_17b5b1d08f_c.jpgIMG_0385 by Filipe Rocha e Silva, no Flickr

 

30012425654_1c31fb3f37_c.jpgIMG_0379 by Filipe Rocha e Silva, no Flickr

 

Minha ultima dica (tem mais post, entao talvez nao seja a ultima hehehe) é V-Á! Faça de tudo, nao tenha medo, pode ir sem medo porque o Atacama é inacreditável. Acredito que voce possa deixar o deserto, mas o deserto jamais irá te deixar!

 

Retorno depois pra falar de coisinhas que passaram batidas, artesanato, lembrancinhas, custos e restaurantes!

 

Até a proxima!

  • Membros
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Já favoritei Filipe... Logo no primeiro relato você já está no nível de mitos como Sorrent, Tia Poly, Rodrigovix, DSS e Nogy. Viaje mais e conte as histórias aqui.. ou se quiserem me contem num buteco. A viagem realmente foi espetacular.

  • Membros
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:arrow: Atacama: o que levar na mala e nas mochilas de passeio - roupas e acessórios

 

Em se tratando de Atacama você pode esperar uma mala bem completa.

 

- Sobre medicamentos, produtos de higiene e beleza:

 

Levei alguns remédios que foram fundamentais em alguns momentos da viagem: Plasil (enjoo), Dipirona (febre/dor de cabeça), Buscopan e Simeticona ( gases). Para a altitude comprei por $500 um saquinho com folha de coca e tomamos chá de coca tb (o hostel fornecia no café da manhã).

O que mais utilizei foram: filtro solar, protetor e hidratante labiais e sorine (SÃO INDISPENSÁVEIS NA VIAGEM!!). Além da garrafa de água de 1,5l, estes produtos estiveram na mochila o tempo inteiro!!!

 

:arrow: Restaurantes em San Pedro

 

Bom, vou colocar aqui os Restaurantes que visitei durante a viagem e a impressão que tive deles. Tentarei ao maximo lembrar os preços tambem! ::otemo::

 

Restaurante Delicias de Carmen:

 

Onde? Calle Caracoles. Dizem que tem outra unidade mais barata, mas não achamos.

 

Bom, aqui foi um dos episódios mais engraçados da viagem. Fui ao delícias de Carmen no dia que cheguei. Estava cansado e loucs pra comer algo e voltar pro Hostel pra dormir.

 

O restaurante é legal, possui decoração tipica e parece ser frequentado por locais. Os pratos pareciam ser super bem servidos, mas como estava com pressa, decidi pedir um pizza.

 

Ok, pedi uma pizza de frango. O que veio ? Uma pizza literalmente de frango! hahahaha

 

30582228852_8c6e913eef_c.jpgIMG_8285 by Filipe Rocha e Silva, no Flickr

 

 Nao estava ruim nao, mas confesso que nao era isso que eu esperava :lol:

 

Decoração do restaurante:

 

30699209555_b16130af5a_c.jpgIMG_8284 by Filipe Rocha e Silva, no Flickr

 

30699215445_b0d96b8eef_c.jpgIMG_8283 by Filipe Rocha e Silva, no Flickr

 

O preço? Nesse dia ainda nao tinha feito cambio e paguei em dolar. Se nao me engano (posso estar errado), a pizza + uma água + 10% deu 12 ou 14 dólares.

 

Restaurante La Pica Del Índio

 

Apesar do nome (todos, TODOS os brasileiros lá presentes faziam piada), foi o lugar com maior custo benefício em que fui, disparado! Tanto é que almoçei lá no primeiro dia e voltei pra lanchar a noite um outro dia.

 

Onde? Fica na Calle Tocopilla.

 

Eles servem menu completo (entrada + prato principal + sobremesa) por 4.500 pesos!

 

No dia em que fui, escolhi uma sopa de frango como entrada e peixe empanado como prato principal. Voce tem direito a escolher um acompanhamento, peguei batatas. Vi lugares onde o menu é servido a 7.000 pesos e voce escolhe 2 acompanhamentos

 

 

Sopa de entrada:

30610846441_d7b43a9942_c.jpgIMG_8364 by Filipe Rocha e Silva, no Flickr

 

Prato principal (o empanado deles parece levar só ovo, e nao farinha, o que tira a crocância):

30582192092_bf331c9772_c.jpgIMG_8367 by Filipe Rocha e Silva, no Flickr

 

 

O Atendimento é ótimo, o dia que fomos estava inclusive tocando musica brasileira! hahaha

 

Além do almoço, fui lá um dia a noite lanchar. Pedi  um hamburger COLOSSAL! Um desses serve tranquilamente duas pessoas. Ainda inventei de pedir uma porção de batata frita! ::ahhhh:: Resultado: Não aguentei, pedi pra embalar e no dia seguinte jantei o que restou! hahaha

 

30610848451_0c139bd253_c.jpgIMG_8979 by Filipe Rocha e Silva, no Flickr

 

Se nao me engano, cada hamburger saiu por cerca de 5.000 pesos. Repito, serve tranquilamente duas pessoas com uma fome normal.

 

Restaurante El Toconar

 

Onde? Calle Caracoles

 

Foi o restaurante mais "chique" que fui. O Wifi do lugar é excelente, consegui telefonar via whatsapp tranquilamente.

 

O Clima é bem legal, fui num sabado a noite e estava rolando uma musica ao vivo muito animada!

 

Nesse dia bebi uma cerveja e pedi um prato chamado chorrillama, que consiste numa porção de carne, batata frita, salsicha e ovos fritos.

 

30582208252_7b181ed14d_c.jpgIMG_8745 by Filipe Rocha e Silva, no Flickr

 

30662219636_41ab874abf_c.jpgIMG_8744 by Filipe Rocha e Silva, no Flickr

 

Duas cervejas + porção + 10% deram cerca de 13.000 pesos, se nao me engano.

 

Restaurante Água Loca

 

Onde? Caracoles, em frente à 123 Andes.

 

Este foi o restaurante em que almoçamos (por conta da agencia) na volta do tour do Salar de Tara.

 

Lugar é bastante bonito, parece gourmetizado. Nosso almoço estava gostoso, carne bem passada e temperada. Esperava apenas um pouco mais de variedade no prato. Não tive a oportunidade de ir a noite, mas parece ser bem legal. Como o almoço estava incluso no passeio, não tenho ideio de preços.

 

Costela com creme de abobora servida pelo local:

30399037130_b4486065bb_c.jpg14812974_922369484530434_702554796_o by Filipe Rocha e Silva, no Flickr

 

30610823221_3d6c4e1ff0_c.jpg14881461_922369517863764_7708946_o by Filipe Rocha e Silva, no Flickr

 

30610823761_a976337d68_c.jpg14813189_922369567863759_1998617485_o by Filipe Rocha e Silva, no Flickr

 

30610825111_8b3d09c62e_c.jpg14808121_922369511197098_1792996333_o by Filipe Rocha e Silva, no Flickr

 

Pizzaria El Charrua

 

Onde? Caracoles, esquina com Tocopilla.

 

Pizzaria excelente. Modesta, possui apenas 4 mesas e lota com muita facilidade.

 

Comi aqui em tres oportunidades e nas tres a comida estava sensacional!

 

Pedi um macarrão alfredo, no outro dia um macarrão equatoriano e no ultimo dia passei la pra buscar uma pizza e levar pro Hostel.

 

O prato de macarrão (muito bem servido e delicioso mesmo, de verdade) sai por volta de 5.500 pesos.

 

Heladeria Babalu

 

Onde? Caracoles

 

Sorveteria que possui diversos sabores de frutas e sementes tipicas do Atacama.

 

A bola de sorvete (bem servida) sai a 1.600 pesos.

 

Tomei de uma semente tipica do local e tava muito bom. No dia que fomos infelizmente nao tinha o de coca pra experimentar. Atendimento otimo, a moça te deixa experimentar todos os sabores exoticos. Vale muito a visita !

 

 

 

Enfim, é isso! Amanha venho aqui postar o total de gastos! Abraços!

  • 4 semanas depois...
  • Membros
Postado

Olá pessoal, irei para o Atacama em fevereiro/2017. Tenho algumas dúvidas em relação aos passeios.

- Filipe, vc cotou os passeios ainda aqui no Brasil? Deu diferença de cotação aqui e lá em SPA?

- Vc ouviu algum comentário de que não valia a pena ir nas Lagunas Escondidas?

 

Fiz algumas cotações na agência 123 Andes e eles não fazem Lagunas escondidas, dizem que não vale a pena fazê-lo já que tenho a Laguna Cejar no roteiro.

 

O orçamento que recebi com desconto dos seguintes passeios: Lagoas Altiplanicas + Pedras vermelhas, Salar de Tara, Laguna Cejar, Geyser el tatio, Vale de la luna e Termas de Puritama, ficou em 197.000 pesos + as entradas. Está bem abaixo dos valores apresentados por outras agências, mas acima do que vi aqui no post =(

Será que consigo negociar um melhor valor lá?

  • 2 semanas depois...
  • Membros
Postado

Cara, muito obrigado pelo relato! Realmente incrível e tá me ajudando bastante!

 

Tô indo pra lá em Janeiro e acho que esse teu post eliminou 99% das minhas dúvidas, então só tô postando pra agradecer...

 

Ahhh o Leandro Freire lá atrás perguntou do valor do passeio astronômico pra crianças, essa informação eu tenho, recebi por e-mail deles:

 

"The price is $20.000 CLP per person and for children between the ages of 5 to 11 years old inclusive the price is $12.000.- CLP"

 

Abraço!

  • Membros
Postado
Olá pessoal, irei para o Atacama em fevereiro/2017. Tenho algumas dúvidas em relação aos passeios.

- Filipe, vc cotou os passeios ainda aqui no Brasil? Deu diferença de cotação aqui e lá em SPA?

- Vc ouviu algum comentário de que não valia a pena ir nas Lagunas Escondidas?

 

Fiz algumas cotações na agência 123 Andes e eles não fazem Lagunas escondidas, dizem que não vale a pena fazê-lo já que tenho a Laguna Cejar no roteiro.

 

O orçamento que recebi com desconto dos seguintes passeios: Lagoas Altiplanicas + Pedras vermelhas, Salar de Tara, Laguna Cejar, Geyser el tatio, Vale de la luna e Termas de Puritama, ficou em 197.000 pesos + as entradas. Está bem abaixo dos valores apresentados por outras agências, mas acima do que vi aqui no post =(

Será que consigo negociar um melhor valor lá?

 

Oi!

 

A diferença foi gigante!! Acho que numa postagem no começo do topico cheguei a comentar sobre isso

 

Se tiver condições pode deixar pra fechar tudo lá em SPA que voce vai economizar muito

 

Pra ter ideia, eu cotei todos os passeios pra 2 por email, e lá na agencia fechei por um preço mais barato, e ainda inclui (pra dois) outro passeio que nao tava nos planos iniciais.

 

Sobre as lagunas escondidas, nao sei te informar, mas acredito que devam começar a fomentar esse passeio agora, já que o banho na Laguna Cejar foi proibido

  • 3 semanas depois...
  • 4 semanas depois...
  • Membros
Postado
Gostei muito do seu relato! Parabéns!

 

Estaremos indo para o Atacama em março de 2017. O banho na Laguna Cejar foi proibido mesmo?

 

 

Fala Flavius! Cara, pelo que to sabendo foi sim.

 

Como alternativa, as agencias estao oferecendo o Tour para as Lagunas Escondidas, onde também é possivel flutuar

 

Abraço!

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