Ir para conteúdo

Dicas para conhecer o Jalapão - parte 1

Matheusde1988

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Olá! Me chamo Matheus e gostaria de contar aqui como foi minha experiência de conhecer o Jalapão em outubro de 2016, junto com meu amigo Pedro.

Inicialmente a ideia era fazer um mochilão. Mas logo no início das pesquisas percebi que seria complicado pois os atrativos são muito distantes entre si e sempre requerem um 4x4. Em Mateiros (cidade base para a maioria dos passeios), não existem saídas regulares.

Então decidi comprar um pacote completo pra não dar furo e não estragar nossas férias. No final do post conto melhor e dou dicas da compra do pacote, já que tivemos um problema com isso.

Primeiro dia o passeio começou às 8hs. Saímos de Palmas com destino a Ponte Alta do Tocantins. Nesse dia conhecemos as Cachoeiras do Escorregador de Macaco e Roncadeira, Sussuapara e Pedra Furada, na minha opinião o ponto alto do dia, com um lindo por do sol.

atra%25C3%25A7%25C3%25B5es_turisticas_no_jalap%25C3%25A3o_descubraobrasil_8.jpg

O segundo dia pra mim, foi o mais espetacular devido aos contrastes que o Jalapão apresenta. Partimos cedo para a Cachoeira da Velha. Nem dá pra acreditar que em meio ao cerrado ralo da região existe um rio tão caudaloso com aquela cachoeira, a serra ao fundo.. de tirar o fôlego!

Cachoeira_da_Velha_-_parque_estadual_do_jalap%C3%A3o.jpg

Após um lanche estilo piq-nic pausa pra banho na prainha do Rio Novo, um verdadeiro oásis no deserto. Aqui cabe uma observação: que diferença do nosso lanche em relação à outros. Tinhamos um verdadeiro banquete com frutas, paçoca de carne de sol (típica da região), sanduíche natural, suco, etc..

jalapao_prainhadorionovo_2_thumb.jpg?w=480&h=319

E pra fechar com chave de ouro, pôr do sol nas dunas do Jalapão. O que era aquilo? Indescritível a sensação de paz e calma naquelas areias douradas no meio do nada! Pra mim o mais belo lugar que visitamos no Jalapão. Nunca tinha visto nada igual.. a Serra ao fundo emoldurando tudo...

100_0796.JPG

A segunda parte da viagem vou continuar em outro post.. fervedouros, cachoeira do formiga...

Seguem as dicas da compra do pacote...

A primeira dica que dou nesta fase é: fuja dos preços muito abaixo da média. Tínhamos 5 dias e vimos várias agências com preços que variavam entre R$ 1.900 e R$ 3.000 por pessoa com tudo incluso. Depois de muitos contatos (vários sem retorno!), optamos por uma agência (não vou citar nomes) que cobrou R$ 1.900 por pessoa. Pra resumir a conversa, após comprarmos passagens aéreas entraram em contato querendo alterar a data, com uma papo nada profissional. Cancelamos o pacote pois era inviável alterar as passagens e literalmente "levamos o cano" do valor da entrada...

Após mais pesquisas pra achar uma agência séria, tivemos a sorte de ter a indicação de outro amigo que acabara de retornar do Jalapão e havia feito o passeio com a agência Cerrado Dourado Expedições ( http://www.cerradodourado.com.br ), de Palmas. Pagamos R$ 2.500 por pessoa mas valeu cada centavo. Era nítida a diferença nos veículos, atendimento e pousadas em relação às outras que vimos durante a viagem.

Sem falar no nosso guia que era extremamente atencioso e dava informações sobre história, geografia, geologia.. demais!

Na segunda parte da viagem conto mais! até!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...