Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado (editado)

Geralmente vemos diversos tópicos falando sobre não trabalhar ilegal na NZ, mas nunca vemos algum tópico falando sobre como trabalhar legalmente. Ou seja, acabamos não achando as respostas para as nossas dúvidas. Por isso estou postando esse tópico.

Como falei no meu outro tópico, estou morando em Auckland e trabalhei em uma agência de intercâmbio que era ligado a um escritório de Immigration Adviser, advogados registrados e autorizados pela imigração da NZ para tratar de assuntos relacionados a emprego e migração.

Esse trabalho me abriu portas para posteriormente trabalhar como gerente de marketing em Escolas da Nova Zelândia e com isso pude iniciar uma carreira na industria de educação da Nova Zelândia.

Hoje sigo trabalhando nesta industria, onde forneço todo o suporte para quem vem estudar, trabalhar e morar na Nova Zelândia.

Cada dia trabalhando nesta industria pude conhecer mais e mais sobre o país, tendo acesso a informações e conhecimento sobre leis da Nova Zelândia, regras de imigração, procedimentos, objetivos e visão do Governo, etc.

Na verdade existem muitos caminhos para você trabalhar aqui e até mesmo migrar no futuro, sendo você uma pessoa qualificada em algo que a Nova Zelândia precisa ou não. A diferença entre estes caminhos é apenas o tempo para percorrê-los e o quanto se investe. Alguns são mais curtos e outros mais longos, alguns são mais baratos e outros são mais caros, mas tudo é possível.

Algumas coisas você deve ter em mente:

Aquela vida de trabalhar em Fazenda já se foi a muito tempo. Não existe mais mercado para isso, pois os Asiáticos dominaram tudo isso, especialmente os Chineses, trabalham muitas vezes por alimentação e comida. Por que o empregador dono de fazendo vai pagar bons valores por hora se podem ter os Chineses, por exemplo, ótimos trabalhadores que trabalham por horas sem reclamar de qualquer coisa, pois o que eles apenas querem é viver por aqui?

Sem contar ainda que trabalhar em fazenda não é possível aplicar visto.

Visto para trabalhar em fazendo ou o famoso SEASONAL já não existe a muito tempo, pois só davam dor de cabeça e especialmente os Brasileiros, usavam este visto para trabalhar de forma ilegal digamos assim. Hoje toda essa mão de olha é substituída por pessoas com Working Holiday Visa.

O Brasil possui apenas 300 Working Holiday Visas, mas países como Argentina, Chile, Coreia, etc, possuem 1000 por ano cada um.

A realidade é que Argentinos e Chiles estão muito na frente de nós Brasileiros, pois eles já veem para o país com uma ótima base no idioma Inglês, então eles sempre encontrão trabalho facilmente, empregos razoáveis como garçon, atendentes, recepcionistas, etc, empregos que pagam NZ$14...NZ$16 por hora para quem está começando e pular para um supervisor ou sub gerente após estudar um curso rápido de Business por aqui, que dá a possibilidade de visto e residência, é a coisa mais fácil para eles. No entanto nós Brasileiros penamos para encontrar um emprego de faxina ou lavador de pratos que pagam não mais do que NZ$11 por hora.

A realidade é que não viemos preparado no que diz respeito ao idioma Inglês e muitas vezes não caimos na real sobre a importancia disso.

Outra coisa seria a diferença do idioma Inglês (Sotaque) aqui na Nova Zelândia, que é muito diferente do Inglês Americano, ou seja, mais dificil.

Então lá vão as primeiras dicas:

1º. O idioma Inglês é indispensável. De nada adianta você ter as melhores qualificações e super mega experiência se não souber o idioma Inglês. Sem Inglês você é um analfabeto no país e ninguém lhe dará moral se você não puder se expressar.

2º. Você deve ter paciência e sempre fazer as coisas corretas passo-a-passo. A paciência será necessária de acordo com o caminho a ser utilizado para atingir os objetivos. Pode ser mais longo ou mais curto.

3º. Tudo fica mais fácil se você já estiver na Nova Zelândia.

4º. Se você é qualificado no Brasil em alguma área... ótimo, traga seus documentos e reconheça a sua qualificação aqui. Se você não é qualificado, então estude para uma qualificação no país. Neste último caso você pode ter certeza que todo o investimento que você fizer será muito bem recompensado.

Apesar de sabermos que trabalhar ilegal é algo muito arriscado e que pode criar diversos problemas, muitas pessoas ainda fazem isso ou são induzidas por outras pessoas. Muitas pessoas vem com seus planos e acabam mudando também por serem induzidas.

Muita gente vai trabalhar em fazenda porque é mais fácil de conseguir um emprego e começar a ganhar algum dinheiro. Não que fazenda pague bem, mas você trabalha duro por muitas horas. Agora seria melhor trabalhar na cidade, em empregos melhores e a metade do tempo para ganhar a mesma coisa e certamente ter um futuro melhor. Veja meu tópico sobre trabalho em fazendas: Trabalhando em Fazendas – Eis a Questão

A verdade é que se você investir tempo e dinheiro em estudo e fazendo os passos corretos você terá sucesso. Lembre que o país quer gente boa e que contribua para o crescimento do país.

Do contrário você apenas fará algum dinheiro e mais cedo ou mais tarde a porta fechará para você.

Invista em estudo e não fique com o pensamento apenas voltado para quanto isso custa. Lembre que ao invés de ganhar NZ$ 15 por hora, você poderá ganhar NZ$ 25, 30, 40 por hora, isso ainda vai lhe permitir aplicar quantos vistos você puder baseado nas politicas de falta de mão-de-obra qualificada no país, você terá direitos como cidadões Neozelandeses a um sistema de saúde de primeiro mundo, direitos a um sistema de educação de qualidade e gratuíto, subsidios do Governo e nunca, nunca precisará temer sobre qualquer coisa relacionada ao serviço de imigração do país.

Pessoas compram cursos para estudar na NZ mas na verdade estão tentando vir para cá trabalhar e até mesmo migrar. OK!!! De certa forma isso está correto. Agências ganham dinheiro vendendo um caminho para você entrar no páis mais facilmente, mas quando a pessoa chega aqui não sabe o que fazer, não sabe por onde começar, não sabe que visto aplicar quando o seu expirar, etc, etc. Aí acabam caindo na especulação. E a agência obviamente não terá interesse e nem tem obrigação de dar este tipo de suporte. Por tanto sempre procure pelas pessoas certas para obter informações ou por empresas que ofereçam esse tipo de serviço.

Tenha em mente também que se você comprou um curso, você deve aproveitá-lo ao máximo, baixar a cabeça e estudar, pois assim você já contempla o 1º ítem que eu falei.

Vamos falar um pouco sobre alguns caminhos. Podemos dividir os caminhos em 2 grupos. As pessoas que falam Inglês e as que não falam Inglês. As que falam precisarão investir em um curso apenas para facilitar a entrada no país ou podem tentar entrar como turista, mas alguns cuidados devem ser tomados. Os que não falam Inglês não tem jeito, terão que investir em um curso de no mínimo 3 meses, baixar a cabeça e estudar.

Sempre é mais fácil entrar no país se você compra um curso de Inglês de até 3 meses, pois não é necessário aplicar visto no Brasil. Neste período pense em apenas estudar e nesse meio tempo você poderá conhecer o seu novo ambiente, as leis, as regras, os costumes, o mercado, etc, e poderá ir procurando alguma oferta de trabalho.

Se você compra um curso de 6 meses ou mais você poderá trabalhar se provar para a imigração que você tem um nível considerável de Inglês (Compare com IELTS 5.0), assim é possível fazer um pedido de adendo para o seu visto de estudante e obter um permissão de trabalho. Porém este visto de estudante deverá ser aplicado no Brasil.

Se você faz um curso de Diploma (Similar ao curso de tecnologo do Brasil) você tem direito a trabalhar, mas para iniciar um curso deste você deve ter no mínimo um nível intermediário.

Se você é o cara no Inglês, então ficará mais fácil de conseguir um emprego na sua área ou em outra e com isso um patrocinador para aplicar sua permissão de trabalho.

Bom, observe que o idioma e estudar o idioma é importante. Não tem jeito.

Para os não Qualificados:

Esse sim tem que ralar no Inglês. Tem que saber bem o Inglês para obter um bom trabalho, então tem que baixar a cabeça e estudar por no mínimo uns 3 ou 4 meses. Com isso ficará facil de arrumar um emprego melhor. Quando isso acontecer, dê seu sangue por este emprego que certamente o empregador lhe ajudará no futuro.

Quando você conseguir um emprego terá meio caminho andado, desde que o seu empregador queira ajudar você.

Dependendo se você é qualificado ou não e do trabalho que você está fazendo, será necessário aplicar para a sua permissão de trabalho usando um processo ou outro, algumas manhas serão necessárias para achar brechas no sistema, pois existem brechas em qualquer legislação no mundo, basta apenas você procurar pela pessoa certa que tenha o conhecimento.

Bom, vimos uma introdução e vou parar por aqui para o texto não ficar muito grande, pois assunto de imigração e trabalho é conteúdo para um livro de mais de 300 páginas, tranquilamente.

Vou esperar por dúvidas para discutirmos caso-a-caso.

Grande abraço.

Andre Nunes

Editado por Visitante
  • Membros
Postado (editado)

NÃO TRABALHE ILEGAL, PENSE NO SEU FUTURO E QUE TALVEZ VOCÊ QUEIRA VIVER MAIS TEMPO POR AQUI. TRABALHAR ILEGAL É IMPLORAR POR PROBLEMAS COM A IMIGRAÇÃO DO PAÍS, PORQUE AQUI NÃO É BRASIL... EXISTEM SISTEMAS INTERLIGADOS E MEIOS DE SABER PRATICAMENTE TUDO.

André Nunes

Editado por Visitante
  • Membros
Postado

Oi andre

Meu nome é matheus e eu trabalho aqui no Brasil como desenvolvedor de banco de dados na área de TI e sei que na nova zelandia isso é bem valorizado e que facilita obter visto, residencia e tal

Você fala que trabalha numa agência e com um agente de imigração. Você ou a sua agencia podem me fornecer esse suporte que você fala no tópico, posso comprar cursos e serviços de você e tal?

Qual o nome, web site, contato da sua agência?

No aguardo e muito obrigado

• Membros
Postado

Olá Matheus,

Na verdade a agência que eu trabalho possui diversos serviços de apoio e tem conhecimento para auxiliar as pessoas nestes tipos de assuntos, além de apenas fornecer cursos, etc, etc.

Não posso fazer propaganda usando o fórum e nem dar muitas informações deste tipo aqui, pois o objetivo do fórum é apenas passar informações importantes para as pessoas, sem fins comerciais.

Mas você pode pesquisar no Google o nome Buena Vista Tourism que você encontrará o Web Site e poderá saber tudo sobre a agência.

Com relação a sua qualificação, ela é muito aceita e bem remunerada por aqui e seria fácil de você obter um visto de trabalho. Se você souber falar bem Inglês e tiver mais de 4 anos de experiência na área fica fácil até mesmo de obter um visto de trabalho mesmo sem ter uma oferta de trabalho (Job Offer).

Mas se não souber muito o Inglês, você pode estudar um pouco e ir procurando algo para obter um patrocinador para o seu visto.

Veja esse Web Site que você pode procurar por vagas e ver quanto estão pagando por aqui na sua área.

www.seek.co.nz

Grande abraço.

Andre Nunes

• 3 semanas depois...
  • Membros
Postado

Ola Andre!

Estou em Auckland desde de dezembro. Estou fazendo um curso de ingles ate junho, mas tambem estou querendo trabalhar por aqui. Meu curso eh de 6 meses e full time. Estou pensando em fazer o IELTS pra pegar o work permit de 20h. Sei que tenho que tirar acima de 5.0, mas tenho uma duvida: se eu fizer o IELTS agora, faltando 3 meses pra eu terminar o curso, eu ainda posso requerer o work permit, ou essa condicao seria soh pro comeco do curso?

Outra duvida: Tenho diploma de Tecnico em Informatica do Brasil, o mesmo traduzido eh valido aqui na NZ?

Obrigado!

Marcus

• 1 mês depois...
  • Membros
Postado

Ola, Andre!!!

Estou em Auckland ha 3 semanas, estou fazendo curso de Ilngles por 3 meses na LSI.

Gostaria de continuar no pais por mais 6 meses, mas a grana ta curta ... gostaria de saber quais as possibilidade que tenho de conseguir um emprego para me manter por um periodo maior.

Meu ingles no momento esta no nivel elementar, porem estou estudando bastante para conseguir chegar no nivel intermediario no fianl de julho, quando termina meu curso.

Sou Psicologa e li no site da imigracao que estao faltando psicologos no pais, entao pensei em fazer algum curso de especializacao na area para que assim eu possa obter o visto para trabalhar.

Enfim ... gostaria de sua ajuda para saber quais as opcoes que tenho para permanecer no pais.

Obrigada pelo apoio!

Marina

• 2 meses depois...
  • Membros
Postado

Boa noite,

Gostaria de informações a respeito do working holiday visa - sei que não pode ficar mais de 3 meses com o mesmo emprego. Quero saber qual a média de ganhos e gastos na Nova Zelândia? Se há a possibilidade de se guardar uma grana. Desde já agradeço a ajuda!!!

Abraçosss

• 7 meses depois...
  • Membros
Postado

Se vc dividir aluguel, sharedrooms, não viajar, não comprar coisas legais, não comer nada caro, apenas curtir a paisagem da cidade em que trabalhara, vc pode guardar uma boa grana, mais isso e dificil de se fazer pois vc vai querer curtir, conhecer o pais e fazer coisas legais, vc tera muitos amigos e ganhara muito conhecimento cultural, e no final vc vai dizer " valeu a pena", e é possivel que vc faça tudo de novo.

• 7 meses depois...
  • Membros
Postado

Oi Andre tenho lido suas informações sobre como trabalhar legalmente na NZ e isso e muito interessante. Gostaria de saber sua opinião e ou obter mais informações pois meu noivo esta em Christchurch para estudos e esta procurando emprego em qualquer area, ela fala ingles pois nao e brasileiro portanto nao tem dificuldades. Vi que você tambem mora ai. Alguma sugestão? ele esta disposto a trabalhar em qualquer area ate que termine seu estudo em media 2 anos, pois ele precisa se manter ai tambem . Aguardo respostas. Abs . Sonia . Brazil

• 2 semanas depois...
  • Membros
Postado

olá André,

sou português e estou a pensar em ir trabalhar/viver na NZ. Trabalho em TI (Java Developer) na banca faz mais de 10 anos. Achas que é dificil encontrar trabalho por ai (tenho 36 anos), independentemente da região? li em qualquer lado que se obtem mais pontos se estivermos dispostos a trabalhar nas regiões menos desenvolvidas, é verdade?

obrigado.

Hugo Chagas

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...