Membros Luciano Braghirolli Postado Janeiro 23, 2009 Membros Postado Janeiro 23, 2009 Pessoal, pergunta pros universitários ... Hehehe ! Gostaria de saber qual a verdadeira função dos gaiters (polainas) ? Estive pesquisando na net e vi que é utilizado para caminhada na neve e terra, evitando que o material entre na bota. Entretanto, digitei as palavras snake protection no Google e apareceu o tal equipamento. Pergunto, se ele funciona como proteção contra cobras nas trilhas porque não se fabrica isso no Brasil ? Não seria um equipamento interessante e importante de se ter ? Afinal, não temos neve mas temos muito mato ! Desculpem minha ignorância, mas fica meu questionamento. Abraço Luciano Citar
Membros de Honra LeoRJ Postado Janeiro 23, 2009 Membros de Honra Postado Janeiro 23, 2009 É fabricado no Brasil sim. Já vi da Conquista e de algumas marcas que não me lembro agora. As polainas servem muito bem pra evitar picada de cobra, mas somente as que são fabricadas em Kevlar. E esse material é bem caro. O problema é que o uso desse equipo no Brasil é desagradável, pois aqui faz muito calor, e mesmo ela tendo membrana Gore, não vai conseguir transpirar com a mesma facilidade de quem não a está usando. Tem uma da Deuter que protege somente o cabedal da bota e protege de entrada de detritos. Mesmo assim eu não gosto, pois se vc está usando boas meias, não vai se preocupar com quase nada que entre nas botas. Resumindo: Só uso em neve e escalando em gelo, pois protege muito das pancadas dos crampons contra as pernas. Abraço, Leo Citar
Membros Luciano Braghirolli Postado Fevereiro 12, 2009 Autor Membros Postado Fevereiro 12, 2009 Valeu pela resposta Leo !!! Eu vi que a Consquista fabrica essa polaina, mas o objetivo é esse mesmo, proteger da entrada de neve. Mas e contra cobra ?? Existe alguma dica ... ou só muito cuidado e um pouco de sorte ?? Abraço Luciano Citar
Membros de Honra Sandro Postado Fevereiro 12, 2009 Membros de Honra Postado Fevereiro 12, 2009 O que você está procurando se chama perneira, utilizada pelos nossos peões e boiadeiros nos pampas, sertões e caatingas. Protegem a perna do tornozelo ao joelho. Em geral confeccionadas com couro de boi, mas já existem algumas em material plástico, mais leves e baratas. Citar
Membros Nome Postado Fevereiro 3, 2010 Membros Postado Fevereiro 3, 2010 Alguém já usou polainas como proteção do calçado contra CHUVA? Ando lendo as especificações de polainas da Conquista, Quechua e Deuter (disponíveis) e elas se referem à eficácia contra neve, terra, capim molhado, crampons, mas nada sobre impermeabilidade. Eu preciso de polainas à prova de CHUVA, pois de nada adianta eu calçar uma bota imperm. e a água descer pra dentro dela pelas meias abaixo, poncho com vento não dá conta e eu não quero usar calça imperm. Eu fico então com essas dúvidas: Alguém já teve experiência sob chuva e sabe quais polainas são 100% impermeáveis, e onde as acho? A alça que passa por baixo da sola não acaba destruída conforme você vai pisando? Pra evitar que a umidade da calça molhada infiltre e acabe umedecendo o alto das meias não seria melhor prender a polaina direto na perna, por baixo da calça? Citar
Colaboradores Rosana Russo Postado Fevereiro 22, 2010 Colaboradores Postado Fevereiro 22, 2010 Complementando a resposta do Sandro, também existem perneiras de raspa, de couro, de vinil, com proteção contra pancadas (do tipo de futebol, sabe?). A mais cara, custa em torno de R$ 35,00 e você encontrará em lojas de equipamentos de proteção individual, tipo Casa da Borracha, Eproin, etc. A diferença entre elas é para o que se destina. Por exemplo, a de raspa servem para proteger a calça da sujeira, a de couro é mais forte e aguenta picada de cobra e a com proteção é para quem trabalha roçando mato, evita que a perna seja atingida em caso de pancada do machado. São leves, mas quentes. Citar
Membros de Honra Otávio Luiz Postado Fevereiro 23, 2010 Membros de Honra Postado Fevereiro 23, 2010 Luciano, existem os dois tipos: polainas p/ evitar que entre sujeira/neve dentro da bota e polainas contra picada de cobra. Estas tem uma proteção rígida por dentro p/ evitar a picada. Citar
Membros Luciano Braghirolli Postado Fevereiro 23, 2010 Autor Membros Postado Fevereiro 23, 2010 Sandro, Rosana, Otávio ... obrigado pelas respostas ! Pelo que percebo a opção contra cobras seria a perneira mesmo, mas o seu uso deve ser um pouco incômodo porque esquenta muito. De qualquer maneira é uma solução ... Abraço a todos ! Citar
Membros de Honra Cacius Postado Fevereiro 23, 2010 Membros de Honra Postado Fevereiro 23, 2010 O pessoal tem improvisa do perneiras com garrafas pet.. são baratas e bem resistentes. Citar
Membros de Honra LeoRJ Postado Abril 11, 2010 Membros de Honra Postado Abril 11, 2010 O que vc quer é meio impossível !! As polainas podem ser impermeáveis, mas terão que ser utilizadas em conjunto com uma calça impermeável, caso contrário, não teria utilidade (a não ser a proteção contra o que vc sitou acima). Abraço, Leo Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.