Ir para conteúdo

Cusco, Machu Pichu e Lima para Seniors (Mochilão Sessentão) Setembro/2016


Posts Recomendados

  • Membros
Que ótimo relato! Conheci através do relato da sua filha! ::love::

Obrigada por sua contribuição aqui no mochileiros, com certeza ajuda bastante e pode até encorajar mais alguns sessentões aí hahah

Só uma dúvida. O táxi que você fechou os passeios por 160 soles e o Guia Edson em MP de 60 dolares, foi por pessoa ou para os 4??

 

Beeeijos!

Oi Natália,

 

A idéia é essa mesmo, contribuir e incentivar outras pessoas. Ajuda também a lembrar os detalhes.

 

Os preços do taxi e o guia foram para os 4. Obrigado pelo incentivo. Beijo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Ola Pedro!

Vi que voces curtiram bastante e eu tenho isto nos meus planos tambem!

Poderia me dar uma estimativa de gastos total? vou ficar o dobro do tempo que voces e queria me preparar melhor...

Quero ir em alguns restaurantes bacanas , experimentar a culinaria Peruana e tambem tomar um vinho (adoro sav blanc - vcs ficaram so na cusquenha e pisco ou experimentaram algum vinho para me indicar? )

Suas dicas sobre passeios privativos sao bem convincentes, e vou tentar colocar no meu planejamento!

Salivei com os pratos do Museo do Pisco e ja anotei para passar por la!

Abracos e mais disposicao para fazer novas viagens!

 

Oi Paulinha,

 

Eu ainda não fiz um levantamento de gastos. Como comprei muita coisa com antecedência (passagens, trens, ingressos) me preocupei mais com quanto levar em dinheiro para as despesas do dia a dia. Levei 1200 dólares e dái saíram os restaurantes, boleto turístico, van para subir Machu Picchu, hostel Águas Calientes, hostel Ollanta, guia, táxis, apart hotel em Lima, compras da esposa ::hahaha:: , etc. No cartão quase não gastei, exceto o hotel em Cusco pelo Hoteis.com. Os restaurantes mais caros não passaram de 100 soles por pessoa, incluindo bebida, isso no Cicciolina e La Mar (em Lima, do Gaston). Isso tudo para duas pessoas. Vários deles tem cardápio com preço na Internet.

 

Não deu tempo de tomar vinho,, eu também não tinha nenhuma recomendação de vinhos peruanos.

 

Outra coisa que pretendo fazer na próxima vez é um curso rápido de culinária em Cusco, tem um do Marcelo Batata que dizem ser muito bom.

 

Se ficou alguma dúvida é só perguntar. Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dia 5 - Primeira Parte - Aqui fizemos algo que muitos não recomendam, deixar Ollantaytambo para depois de Machu Picchu (MP). Dizem que depois de MP, a cereja do bolo, tudo fica pequeno e inferior e perde a graça. Como já expliquei antes, fizemos uma mudança forçada no roteiro original em função dos protestos que fechariam a estrada de Cusco a Ollanta, assim antecipamos a ida a MP e deixamos Ollanta para depois. Não há dúvida que o ápice da viagem é MP mas não chega a afetar a grandiosidade das ruínas de Ollanta.

598ddbab9c1b1_Peru508.jpg.8e99a39d82166a59232c9d10edb40c5d.jpg

Chegamos no dia anterior, depois da jornada de MP e fomos a pé da estação até a Plaza das Armas procurar um hostel. A idéia era pegar um tuc-tuc, as motos com cabines para passageiros, mas não havia nenhum disponível e fomos subindo a rua ao lado do riacho, parando de vez em quando para respirar. Nessa rua ficam os melhores hotéis mas como nossa ideia era só dormir, fomos procurar um hostel mais em conta. É a mesma rua que descemos quando desembarcamos do táxi que nos trouxe de Cusco, só que agora era subida. No centro turístico nos informaram que na rua de entrada (eles deram o nome da rua mas não tinha placa) haviam vários hostels. Ficamos no Ollantaytampu, simples mas inaugurado há 3 meses, segundo o simpático gerente. Vale lembrar que como há muitas corredeiras, há também muitos mosquitos, menos que em Águas Calientes. Não esqueçam o Repelex (merchandising gratuito).

598ddbab2bf7c_Peru501.jpg.d7a4cb92f05cf7d026f160b851fd0648.jpg

Jantamos em um dos inúmeros restaurantes da praça, parecem todos iguais, e o Pedro aproveitou para pedir um "cuy", afinal não poderíamos deixar o Peru sem experimentar a comida inca mais típica. É comum no Peru terem o forno à Lenha no meio do restaurante, assim pudemos acompanhar o prato sendo assado. Podemos classificá-lo como uma mini-leitoa, no gosto e aparência. No forno ele fica à pururuca.

 

Ollanta em geral é só usado como passagem para quem vai a MP, ou pela estação de trem ou pela trilha Inca, que daqui leva três ou quatro dias de caminhada até lá. Tem uma característica peculiar de ter as ruínas junto ao povoado, então dá para ir a pé. O povoado é muito simpático, bem simples, com suas ruas e casas construídas no século XV. Há várias lojas de artesanato, com alguns preços mais baixos que em Cusco. É a única cidade inca ocupada por nativos, que ainda preservam muitos costumes dos antepassados.

598ddbab3405f_Peru502.jpg.5abf129d078760997af9a97aa999ee51.jpg

Acordamos às 7h para aproveitar o dia e subir as ruínas antes do sol forte. Ollanta era um polo agrícola, religioso e militar. As terraças tem uma construção mais bem acabada do que em outros sítios. São bem maiores ao vivo do que parecem nas fotos.

598ddbab70d61_Peru503.jpg.6a3a8995224de6473273fe0a2a482120.jpg

A fortaleza possibilitou aos incas talvez a única vitória sobre Pizarro. A sua localização estratégica no alto da montanha ajudou na derrota aos espanhóis e diz-se que os incas inundaram a base da montanha obrigando os espanhóis a baterem em retirada. Os espanhóis voltaram mais tarde com mais poderio militar e os incas tiveram que fugir para Vilcabamba.

598ddbab783eb_Peru504.jpg.e97c63a5bc618b0f871ede6e2ad8358e.jpg

A subida é extenuante mas a vista do vale e as construções compensam o esforço.

598ddbab80ff2_Peru505.jpg.920b48bd95b8e359ec25f1eadb683fcd.jpg

Assim como Pisac, a fortaleza de Ollanta servia de proteção à entrada do Vale Sagrado. Na parte religiosa, no topo da montanha, há a impressionante construção inacabada do Templo do Sol. São 5 monolitos perfeitamente encaixados, cada um pesando cerca de 50 toneladas. Não se sabe ao certo a razão dele não ter sido acabado. Pelo tipo de rocha, sem similar no local, supõe-se que elas devem ter sido trazidas de uma jazida a 3 km dali. Que trampo! ::mmm:

598ddbab928c8_Peru506.jpg.f98c39d1e5da34ae78d3d0d9f20deda4.jpg

598ddbaba3ac6_Peru510.jpg.fd3ed3a883f7ae36c6271b13cc9cdec6.jpg

598ddbab89ca6_Peru507.jpg.afe40802c415460b92a9ce5d27870b4f.jpg

 

Como fomos passar a tarde e a noite em Cusco, vou relatar esta parte em outro tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dia 5 - Parte 2 - Após descermos das ruínas retornamos ao hostel e ainda deu tempo de tomar outro café da manhã, já que a escalada minou nossas energias. O café é servido no terraço, com vista para as ruínas. Café simples e gostoso, com ovos mexidos feitos na hora.

 

Pegamos um táxi e retornamos para Cusco, aproveitando as belas paisagens da estrada. Pagamos 100 soles (total) por uma hora e meia de viagem. O táxi nos deixou antes da Plaza das Armas, que estava interditada por causa dos protestos. Deixamos as mochilas no hotel e fomos conhecer o Museu Coricancha, uma pequena caminhada até lá.

 

Coricancha ou Qorikancha (Lugar que tem Ouro) foi o principal templo ao Sol do império Inca. Dizem que suas paredes eram cobertas de ouro e pedras preciosas. Os espanhóis saquearam tudo e além disso destruíram as construções incas para construir igrejas. Pouco restou da arquitetura original mas dá para ter uma vaga ideia da grandiosidade do templo. As paredes de pedra são polidas e encaixadas perfeitamente, os encaixes mais perfeitos de todos os lugares que visitei.

598ddbb7487e0_PeruCoricancha_(Cuzco)_(4578192444).jpg.4a01c2e211722b826ccc131dd6ca04af.jpg

O museu também é o mais rico em detalhes sobre a cultura Inca. O Jardim do Sol é muito bem cuidado, era local de oferendas ao deus Sol e buscava representar a flora de Tahuantisuyo, o império Inca. Pode também ser avistado a partir da Avenida El Sol. O ingresso para o museu não está incluso no boleto turístico e custa 6 soles. Infelizmente não é permitido tirar fotos dentro do museu, apesar de muitos desobedecerem.

598ddbb7545e6_Peru511.jpg.9a02070bc390f5830e89d18ae79afc0a.jpg

Saindo do museu, descemos a Avenida El Sol em direção ao Centro Artesanal para as compras finais. No caminho há um belo painel de Juan Bravo representando as fases da cultura Inca. Em frente ao Centro há uma praça chamada Parque Orellana Pumaqchupan, também local de outro belo painel. Almoçamos em uma das cantinas do Centro Artesanal e voltamos para o hotel para descansar e aguardar a programação da noite.

598ddbb767c8c_Peru513.jpg.9813f179179d530decb49cdc5b7ec4e1.jpg

 

A noite se iniciaria com uma programação inusitada. Por uma grande coincidência haveria nesses dias um Festival de Música Latina, incluindo música brasileira. E de onde era o grupo de chorinho que iria se apresentar? De Ribeirão Preto!!! O meu amigo Marcio Coelho, acompanhado de Joel Nascimento e Quarteto Mouraes, com participação especial de Ana Favaretto. E a apresentação dessa noite foi na capela do Hotel Monastério. A primeira vez que vimos chorinho e samba tocados em uma igreja. Os peruanos adoraram, quase sairam dançando! Haveriam outras apresentações no Teatro Municipal mas nossa passagem para Lima estava marcada para o dia seguinte.

598ddbb773624_Peru509.jpg.41b26d4bf4fe2e49cab67561c871edb0.jpg

O local escolhido para o jantar foi o famoso Cicciolina. Não fizemos reserva mas não demoramos muito para conseguir uma mesa. Fica bem perto da Plaza das Armas no segundo andar de um casarão antigo. Pedimos um Carpaccio de Alpaca de entrada. Ambos os pratos bem decorados e bem gostosos. Para o prato principal escolhemos Ravioli de Beterraba com molho de Queijo, Presunto de Pato com Polenta Frita, Tagliarini com Anchovas e Alcaparras e Fettuccine Negro com Camarões. Lógico que todos degustamos os pratos uns dos outros. O meu Tagliarini estava ótimo, uma boa combinação de sabores que vou testar em casa. Dos outros três, o que mais gostei foi da polenta frita, totalmente diferente da nossa, bem macia, a melhor que já experimentei. Os outros pratos também estavam ótimos.

598ddbb792e99_Peru516.jpg.6854aff0f772b00706d193422a9d0b1e.jpg

598ddbb77e626_Peru518.jpg.91de5f227c8be8b0e936cbba3c1f2cbd.jpg

E fomos dormir satisfeitos, de barriga cheia, e ainda tínhamos que arrumar as malas para ir a Lima no dia seguinte.

598ddbb75e5d0_Peru512.jpg.b1125858b4c75047040166b1adbca0f4.jpg

598ddbb788152_Peru517.JPG.ada78631b466c95a4c837d04096343cb.JPG

598ddbb7cf32d_Peru515.jpg.26b439ad8918f767adaedae072e814b0.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dia 6 - Cusco - Acordamos e preparamos as malas para fazer o check-out no hotel e tentar fazer mais alguma visita nos museus inclusos no Boleto Turístico, para passar o tempo até a hora de ir ao aeroporto.

 

Aproveitamos também para trocar dólares pois o câmbio em Cusco é mais fácil e favorável do que em Lima. Trocamos mais uma vez na Panorama, ao lado do Bembos, na Plaza das Armas, Portal de Comercio. Todos os endereços da Plaza são nos Portais portanto é útil saber onde eles se encontram já que nem sempre existem as placas de identificação.

598ddbc88ff8f_Peru602.jpg.ee44835e4703c92e9bdaddae955708f2.jpg

O Museo de Arte Contemporânea não traz nenhuma novidade e pode tranquilamente ser deixado de lado do roteiro. O Museu Histórico Regional faz um bom relato da cultura Inca e vale a pena dar uma olhada. Uma exposição curiosa é a dos tipos de batatas cultivadas por lá, muitas das quais já havíamos experimentado. A batata e o milho são fundamentais na culinária peruana.

598ddbc8a9589_Peru605.jpg.8a0b29d3b54992944cc6da08bd661cda.jpg

A Plaza das Armas é o lugar onde tudo acontece, abaixo 3 momentos distintos de eventos.

598ddbc88834c_Peru601.jpg.fd3b19b3a74eea879bde2a7f6947f88d.jpg

598ddbc898363_Peru603.jpg.9b5da242f6ed42d3a3f1ec39d2f65886.jpg

598ddbc8a2453_Peru604.jpg.d86299ae0c09cc1f3a0488dd3ca43e94.jpg

Aqui vai uma dica que pode ser bastante útil. No Portal Belen há um Starbucks no primeiro andar. Embora o café não seja o melhor do mundo, o ambiente agradável e wi-fi grátis compensam. Há banheiros limpos também. Como já tínhamos feito check-out e estava chuviscando, foi o lugar que escolhemos para passar o tempo até a hora de ir para o aeroporto. De lá pudemos observar os protestos.

 

Pegamos um táxi para o aeroporto por 10 soles, com 4 pessoas, malas e mochilas saindo pela janela. Paguei 20 soles pela gentileza do motorista.

 

Lima - Chegamos em Lima no fim da tarde e o José já estava nos esperando. Ele foi contratado junto com o apartamento, por 20 dólares adicionais por trecho. Foi ótimo pois ele nos levou até o local e explicou todos os detalhes do apê e deu algumas dicas de Lima. O táxi dele também te wi-fi. Ele tem ligação com a locadora do apartamento e oferece serviços de guia adicionais, vejam o panfleto.

598ddbc8b7bbc_Peru621.jpeg.d31de8348b0ccae6f6da18e31ea4c9c5.jpeg

O apartamento é confortável, limpo, possui dois quartos, um sendo suíte, cozinha, sala com TV a cabo, etc.. Pelo panfleto eles possuem mais 3, o nosso é o número 2 no mapa. Dá para ver que a localização é excelente, um bairro residencial. Em frente tem um mercadinho. Custou 100 dólares a diária e foi alugado pelo Hoteis.com. Procure por Rentals in Miraflores.

598ddbc8b0bd5_Peru620.jpeg.b9cd003bf32952dffb7a97251bc74dc4.jpeg

Dali fomos caminhando, 10 minutos, até o Shopping Lacomar. É um Shopping muito bonito, a céu aberto, à beira mar e encravado nas falésias da Playa Redondo. Escolhemos o Tanta entre os muitos restaurantes do lugar. Comida típica caseira peruana, com preços razoáveis.

598ddbc8ca6f6_Peru623.jpg.f76360840556d7d86215c8424df6d4b9.jpg

598ddbc8be2db_Peru622.jpeg.d0338027eecfd04d08216c1de282308a.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dia 7 - Despedida - Acordamos cedo para aproveitar o último dia no Peru. Saímos pelo tranquilo bairro de Miraflores caminhando e procurando um lugar para tomar café. Achamos um próximo à Praça Kennedy, a praça dos gatos.

598ddc1d7aa9f_Peru701.jpg.af835a98133dd71128462dca8fcd6d68.jpg

Depois do café, seguimos em direção à praia para caminhar pelos belos jardins à beira mar. Dizem os locais que a temperatura em Lima oscila entre 13 e 30 graus. Não chove e está sempre nublado.

598ddc1d8879a_Peru702A.jpeg.215b30924f65dfac8bbbc9bfd1ac1359.jpeg

A primeira parada é no Parque del Amor, um bonito lugar com uma grande escultura, El Beso, de Vitor Delfin, famoso escultor peruano. A decoração é de mosaicos formando frases de amor e nomes de casais de namorados. O templo nublado e o vento frio não diminuem a beleza da paisagem.

598ddc1d82426_Peru702B.jpeg.62da4a3c83e08a328fb558bb0fd9231e.jpeg

A praia é bem diferente do que estamos acostumados, não há areia, só pedras. E os jardins são na parte alta, acima das falésias. Pelo que conheço do Pacífico, a água deve ser fria, portanto nem nos atrevemos a chega perto.

598ddc1d47fef_Peru708.jpeg.b0b3e1bdcc2c84a4be35188ec74ac84e.jpeg

Fomos caminhando em direção Norte, para ficar mais perto do La Mar, onde havíamos programado nosso almoço.

 

Eu havia me comunicado com o La Mar, do famoso chefe Gaston Acurio, para fazer uma reserva mas fui informado que eles não aceitam reserva mas recomendaram chegar antes das 13 h. Como o seguro morreu de velho, chegamos 12:30h e pegamos uma boa mesa. O restaurante fecha às 17h, já que os peruanos só comem ceviche no almoço.

 

Os pescados servidos lá vêm de cooperativas que trabalham com pesca sustentável. No balcão são mostradas as pescas do dia.

598ddc1d65844_Peru705.jpeg.1d8cff2bd11288949efd232e55c5e771.jpeg

Para iniciar pedimos o famoso Ceviche Degustación, são três tipos para melhor apreciar a diversidade culinária do local. São servidas também chips de batata andinas, simplesmente fantásticos. Em um dos três ceviches identifiquei filés de manjuba, bem delicados e saborosos. Certamente o peixe fresco contribui muito para a qualidade do prato.

598ddc1d8e17a_Peru710.jpg.4a2245e16ffa98ce0d4054cd11372a17.jpg

Para beber, mais um Pisco Sauer, afinal era o último dia e tínhamos que aproveitar a chance. Serviram mais um de brinde. Pedimos aquela cerveja da propaganda na rua, Cusqueña com Quinoa. Para nossa surpresa, era uma receita do Gaston.

 

Como prato principal pedimos um Arroz com Polvo feito na parrila. O prato tem a aparência de uma Paella e é muito saboroso. Foi uma ótima experiência e correspondeu às nossas expectativas. Gastamos cerca de 90 soles por pessoa, o mais caro da viagem mas um valor justo pela qualidade da comida, preço muito abaixo de um restaurante do mesmo nível em SP.

598ddc1d519e0_Peru707.jpeg.1ced13dad8b215d576b0bb71a975e096.jpeg

Dali pegamos um táxi até o Centro Histórico de Lima mas o objetivo era o Mercado de Artesanato para as mulheres do grupo comprarem o que faltou da lista. Os preços são bons, alguns melhores que Cusco.

 

À noite fomos conhecer Barranco, bairro tradicional conhecido pela boemia. São diversos restaurantes, com as ruas bem movimentadas. Depois de dar uma volta pelo bairro resolvemos testar o Rústica, que eu havia lido algumas boas referências. Descobri que é uma rede, tem outros espalhados pela cidade. Fala-se bem de um buffet de frutos do mar mas só é servido no almoço. A experiência não foi muito boa infelizmente. Não recomendo, perdemos a oportunidade de testar outras opções.

 

Voltamos a tempo de comprar umas cervejas no mercadinho em frente ao apartamento (são muitos e não aceitam cartão) para ajudar durante a arrumação final das malas. Para acompanhar, uns saquinhos de chulpi, um milho parecido com o de pipoca, mais macio e viciante.

598ddc1d8e17a_Peru710.jpg.4a2245e16ffa98ce0d4054cd11372a17.jpg

Saímos de Lima com a impressão de que ainda havia muito a conhecer. Em Setembro realiza-se lá um festival culinário chamado Mistura, uma boa época para visitar a capital peruana. Está na nossa lista de desejos.

 

Deixamos a cidade no dia seguinte, com uma ótima impressão sobre o Peru e os peruanos. Valeu muito nossa viagem. Recomendo.

598ddc1d5bbe0_Peru706.jpeg.ddfa7186f1e1dfaab750fe7d687647a3.jpeg

598ddc1d6a925_Peru704.jpeg.1fdcac0e9d4f13e5e7839e1ee872b79d.jpeg

598ddc1d6fc83_Peru702.jpeg.cb4dbebb9474dd72a4c4d9904606a7d3.jpeg

598ddc1d7546e_Peru703.jpeg.52540796be35fb3795e643f1c0cf59f3.jpeg

598ddc1fe9e34_Peru710.jpg.3089d71c01564ba33a00d2eff8ceb90f.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Conclusão

 

Para fazer um fechamento da viagem, vou abordar mais alguns aspectos.

 

O que faltou conhecer: não visitamos a Catedral por dois motivos, falta de tempo e por ela estar interditada um bom período por causa dos protestos. Não valeria a pena gastar 25 soles do ingresso para fazer a visita correndo. Gostaria de ter feito um curso de culinária, fica para a próxima. Não fomos às Salinas de Maras e apesar de não ser um lugar histórico me parece bem pitoresco. Embora tenha ido ao Museo del Pisco duas vezes, não tive oportunidade de preparar o meu próprio Pisco Sauer, orientado pelo barman de lá, opção possível em alguns horários.

 

Também não experimentamos as termas de Águas Calientes, não daria tempo. Nem conhecemos a Ponte Inca.

 

Em Lima ficamos muito pouco tempo, temos certeza de que valeria a pena gastar mais uns dias por lá. Deve valer a pena uma visita durante o festival gastronômico Mistura.

 

O que levei a mais: levamos um estoque de barra de cereais e chocolate. Quase não usamos mas poderia ter sido útil em alguma emergência. Os lenços umedecidos também voltaram quase todos, não tivemos problema com banheiros.

 

Roupas: as lavanderias cobram barato portanto dá para levar menos roupas e lavar algumas lá. Em Cusco o frio intenso é de madrugada, portanto se você não pretende esticar a noite, não é necessário roupa pesada de frio. Levei duas camisetas segunda pele, uma bastaria. A calça segunda pele nem usei. É bom lembrar que o inverno já havia passado.

 

Remédios: usei Proflam para tirar as dores nas costas depois de tantas escadas e caminhadas. Para um princípio de dor de garganta que tive, usei uma dica de alguém por aqui do Mochileiros. Uma pastilha peruana chamada Multi-Bióticos, e funcionou, curou minha garganta. Tomamos bastante chá de coca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...