Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado (editado)

Olá mochileiros! Sou Vanilsa moro em Boa Vista – RR e sou professora de Química. Descobri que também sou mochileira quando escalei o Monte Roraima há 4 anos e ali conheci uns mochileiros paulistas. Foi uma troca de experiência incrível. Em outra oportunidade poderei partilhar com vocês, pois sou nova nesta comunidade. Mas, antes disso sempre realizei viagens por esse Brasilzão e pela América do sul. Conheço Chile (Santiago), Bolívia (La Paz e lago Titicaca), Venezuela, Peru (Puno, Cuzco e Macchu Pichu) e Colômbia (Cartagena de Índias). Como moro próximo à Venezuela sempre passo férias por ali (Gran Sabana, Ilha de Margarita, Caracas, Mérida).

Bem, quero relatar a ultima viagem em companhia com mais três amigos topa-tudo. Nosso destino: Cartagena de Índias, na Colômbia. Fomos de ônibus atravessando a Venezuela quase toda. Saímos daqui de Boa Vista no dia 02 de janeiro de táxi até a cidade venezuelana Santa Elena (fronteira com o Brasil), pagamos 25,00 por pessoa. A distância de Boa Vista até a fronteira é de mais ou menos 260 km. Chegamos lá ao meio-dia, fizemos o cambio. Muito bom por sinal, pois estava 3 bolívares por 1 real. Às 14h tomamos um ônibus (Expresos Oriente) para a cidade de Puerto Ordaz. O custo da passagem foi de 80 bolívares e levamos mais ou menos 12h pra chegar. Tivemos que dormir na rodoviária.

598db08ba87c0_Frias2010(7).JPG.d93a2584761cc1643277940bdd8b420d.JPG

Pela manha (2º dia da viagem), fomos informados que todos os ônibus para Caracas estavam lotados, então resolvemos pegar um até a cidade de Puerto La Cruz (ponto de partida para quem quer ir à turística Ilha de Margarita), pois de lá sai ônibus para qualquer parte da Venezuela. Viajamos no ônibus da empresa San Pablo e pagamos 60,00 bolívares, saímos umas 8h e chegamos às 13h. Procuramos um banheiro com chuveiro e não encontramos na rodoviária, mas, também não havia tempo, pois às 15h havia um ônibus direto para Maracaibo, só dava tempo para um almoço. A passagem PLC à Maracaibo nos custou 120 bolivares e foram 17 horas de viagem direto. Com paradas apenas para deixar passageiros em cidades já programadas e janta.

598db08bc4265_Frias2010(68).JPG.958e960f873e5a37143deb93759df09c.JPG

E no terceiro dia de viagem, chegamos à segunda cidade da Venezuela, Maracaibo. Cidade industrial, atravessamos o famoso lago oceânico de Maracaibo por uma ponte de 9 km. Sempre tive vontade de conhecê-lo. Da rodoviária mesmo tomamos um táxi até a cidade colombiana de Maicao, aproximadamente 3h de viagem. O taxista nos cobrou 80,00 bol. Na fronteira com os dois países, nada de foto, ameaçaram nos prender. Rsrs. Ah, tivemos que pagar 55,00 bolivares de imposto para sair da Venezuela. Fora isso, tudo tranquilo nas duas fronteiras.

Chegamos em Maicao e a primeira coisa que fizemos foi procurar um hotel que nos alugaSSE ao menos um banheiro para tomarmos banho, pois estávamos há mais de dois dias sem tomar. Rsrs. conseguimos um por 5 mil pesos por pessoa. Fizemos o cambio na entrada do país: 1000 pesos nos custou 1,80 dólares, quase 1 real por 1000 pesos! Tudo bem. No mesmo dia, tomamos um outro ônibus para o nosso destino final, Cartagena. Saímos de Maicao com um atraso imenso, umas 5 horas da tarde. A partida estava prevista para as 14:30! Ah, o valor da passagem foi de 40.000 pesos, mas, nao vale a pena, melhor pagar 55 e pegar um bus melhor.

Chegamos por volta de 1h da manhã em Cartagena, ficamos hospedados no hotel chamado Janete, bem no centro histórico de Cartagena, na calle La Luna. A dona do hotel, uma senhora simples e simpática, nos cobrou a diária de 20 mil pesos por pessoa. Ficamos os quatro no mesmo quarto. No outro dia, pedimos um desconto e ela deixou por 15 mil. Não se pode esperar muita coisa desse hotel. Não é nada confortável, cheiro de mofo, banheiro mal dá pra se mexer dentro de tão pequeno que era. Mas, pra quem viaja do jeito que nós viajamos e com a grana curta, foi muita sorte encontrar um hotel desse em pleno centro histórico de Cartagena, em meio a outros hotéis luxuosos e muito mais confortáveis. Ficamos nele mesmo. Mochileiro é mochileiro!

598db08bda0a0_Frias2010(129)-Cartagena(colombia).JPG.5adc8c9be653b2692fcd53377a899d20.JPG

598db08bf3103_Frias2010(301).JPG.ec50190ce44d68ec1afb482bd70b9bb6.JPG

Ficamos dois dias em Cartagena e aproveitamos o máximo que podíamos. Esquecemos, porém, de visitar a casa de GABRIEL GARCIA MARQUES. Depois de Cartagena, voltamos para Maracaibo, onde ficamos um dia, e, depois, de lá seguimos para Caracas (custo da passagem foi de 90,00 bolívares). Lá ficamos hospedados na casa de uns amigos. Ficamos três dias em Caracas. Voltamos para casa no dia 10 de janeiro. Dessa vez, pegamos um ônibus (Expresos Oriente) direto para a cidade de Santa Elena, pelo preço de 140,00 bolívares e com 21h de viagem. Na rodoviária, descobrimos que há duas linhas de ônibus que faz o trecho Caracas – Cartagena, pelo preço de 450,00 bolívares, somente a ida. Pelas minhas contas, sai uns 70,00 reais a mais dos custos da rota pinga-pinga que fizemos. Bem, foi isso. No geral, gastamos 361 reais com passagens Boa Vista – Cartagena – Boa Vista. Um grande abraço a todos e todas.

598daf7d7e10f_Frias2010(243).JPG.7db134bb7589c83c95c9fa027920f226.JPG

Editado por Visitante
  • Amei! 1
  • 4 semanas depois...
  • Membros
Postado

ola maria emilia, desculpe por so agora responder, é que eu estava me aventurando pelo nordeste! rs. bom, mas isso é outra história. sobre as fotos, eu ainda nao sei posta-las por aqui. mas, é questao de dias, afinal, sou nova por aqui. rs. vou por as fotos o mais breve possivel. abração.

• 1 mês depois...
  • Membros
Postado

já está demorando... =]

vanilsa, to planejando minha ida por essa rota e tenho uma dúvida: de bboa vista pra fronteira a melhor[mais barata] forma de chegar na fronteira é dividir um taxi? quem viaja sozinho... é comum pessoas se juntarem para isso? e os ônibus regulares, sabe quanto custam ou a frequência?

valeu por tudo!

abcs!

• Membros
Postado

olááá!! rsrs, pois é... to demorando mesmo por as fotos aqui. mas, eu ainda não sei como coloca-las aqui. acho o site muito complexo. alguem poderia me ajudar? rsrss. sobre a rota boa vista à venezuela ou colombia, existem duas formas: ônibus e táxi. a tarifa do onibus boa-vista-santa elena custa 18,00 reais, se não me engano, e de táxi custa até o municipio de pacaraima 20,00 e mais 5 reais se quer ir até santa elena. esse valor é por pessoa. por isso os motoristas só partem com a lotação completa. o cambio na venezuela está muito bom para nós brasileiros, pois está valendo 3,6 bolivares por 1 real. as passagens de onibus são de fato muito baratas. com menos de 150 reais, vc chega até a fronteira com a colombia! estou aqui às ordens! rs. meu email: vanilsaps@msn.com. abração

• 2 anos depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...