Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Lojudice,

Primeiro: parabéns pelo relato. Gostei muito das indicações de restaurante que fez em San Pedro de Atacama. Vou fazer Santiago - San Pedro - Uyuni - volto pra San Pedro e depois pra Santiago agora em 21 de julho.

Preciso de uma orientação sua: você acha que ir ao tour Lagunas Cejas no inverno é perda de tempo por causa do frio? Tipo, vi que nos Geisers de Tatio tem um banho em água termal (a 40 graus). Dá pra encarar mesmo estando a 10 graus ao raiar do dia. Mas será que dá pra entrada na água das Lagunas Cejas e nos Ojos de Salar no frio?

Pergunto isso porque estou com 3 dias em San Pedro e me interessei MUITO pelo seu relato porque vou com minha irmã (que tem toda a estampa da sua namorada). riso! Portanto, preciso definir quais passeios farei em San Pedro.

Adianto que irei fazer o tour 3 noites - 4 dias (ou seja, ida e volta) pro Salar de Uyuni.

A princípio, em Atacama eu ia fazer (1) Lagunas Altiplanicas; (2) Geysers de Tatio; e (3) Valle de la Luna. Mas diante do que você disse sobre o vale de la luna, estou a pensar se não vale a pena substituí-lo.

Fico no aguardo.

Abraço!

• Respostas 71
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

• Membros
Postado

Qual foi a bagatela do almoço no Mercado Central? Já fui lá umas vezes, mas com a família (pais etc.), e almocei no Donde Augusto. Lembro que foi caro, mas meu velho insistiu que queria -- com o rótulo de turista na testa (leia-se, está sobrando grana) -- comer no "mais famoso". Enfim, foi legal. Mas queria saber quanto você gastou porque, no início da viagem em Santiago, provavelmente terei que fazer concessões com minha irmã e namorado dela para depois comer o fígado deles frito em Uyuni. Sacou? hehehehehehe.

• Colaboradores
Postado
Lojudice,

Preciso de uma orientação sua: você acha que ir ao tour Lagunas Cejas no inverno é perda de tempo por causa do frio? Tipo, vi que nos Geisers de Tatio tem um banho em água termal (a 40 graus). Dá pra encarar mesmo estando a 10 graus ao raiar do dia. Mas será que dá pra entrada na água das Lagunas Cejas e nos Ojos de Salar no frio?

Adianto que irei fazer o tour 3 noites - 4 dias (ou seja, ida e volta) pro Salar de Uyuni.

A princípio, em Atacama eu ia fazer (1) Lagunas Altiplanicas; (2) Geysers de Tatio; e (3) Valle de la Luna. Mas diante do que você disse sobre o vale de la luna, estou a pensar se não vale a pena substituí-lo.

Emargotto,

Vai ser complicado encarar um banho na Laguna Cejar nessa época do ano. Talvez com um dia de muito sol até seja possível para os mais corajosos. Porém, eu não descartaria esse tour. Primeiro porque a Laguna em sim já é um visual legal. E depois porque o pôr do sol na Tebemquiche (deve estar escrito errado, rs) é absolutamente fora de série e, pra mim, um dos melhores pontos do Atacama. Então entre Valle de la Luna e Lagunas Cejar, eu ficaria com a segunda.

Qto ao banho no El Tatio, eu honestamente não arrisquei. Pode ser frescura, mas eu ainda tinha uns 15 dias de viagem e preferi não arriscar a pegar uma gripe por causa de uma vairação de temperatura de menos 10 (ambiente) para 30 graus positivos (na piscina). Nessa época que vc está indo, a temperatura ambiente dizem que chega a menos 35. Mas óbvio que fui um dos únicos a "evitar" o risco, rs. Como eu me conheço, sei que no meu caso específico a chance de um resfriado encher o saco depois seria grande. Ai vai de cada um saber de sua própria resistência. As européias, por exemplo, não estavam nem ai e tinha uma delas nadando totalmente nua, rs.

Já sobre o bate volta a Uyuni, fica esperto que se bobear dá pra voltar direto pra San Pedro no terceiro dia, sem precisar dormir desnecessariamente uma noite em Uyuni, que é uma cidadezinha perdida no meio do nada e sem nada pra fazer. Tinha um suiço na nossa toyota, que quando chegou na fronteira do Chile e Bolívia ele deu meia volta e já foi direto pra Uyuni. Conseguiu fazer em três dias. Mas isso pq ele não precisou enfrentar todo o trâmite de atravessar a fronteira (o que é demorado). Então é questão de vc se informar lá em San Pedro.

E por fim, esse seu roteiro é possível em dois dias no Atacama: 1º dia: Lagunas Altiplânicas o dia todo. 2º dia: El Tatio pela manhã e Lagunas Cejar ou Valle de la Luna à tarde. Ainda dá tempo de encaixar alguma coisa no terceiro dia.

Abs

Lojudice

• Colaboradores
Postado
Qual foi a bagatela do almoço no Mercado Central? Já fui lá umas vezes, mas com a família (pais etc.), e almocei no Donde Augusto. Lembro que foi caro, mas meu velho insistiu que queria -- com o rótulo de turista na testa (leia-se, está sobrando grana) -- comer no "mais famoso". Enfim, foi legal. Mas queria saber quanto você gastou porque, no início da viagem em Santiago, provavelmente terei que fazer concessões com minha irmã e namorado dela para depois comer o fígado deles frito em Uyuni. Sacou? hehehehehehe.

Infelizmente não lembro mais quanto gastei lá. Só lembro que achei uma fria sem tamanho. Comida cara e sem graça. O mercado é lugar pra dar uma voltinha e só. Foge dali porque não vale a pena de jeito nenhum. Você come em lugares muito melhores por preços menores do que no Mercado.

• Membros
Postado

Lojudice:

1. Pensei em fazer Tatio de manhã e as Lagunas (ou o Vale de la Luna) à tarde. Mas aí tem que acordar às 4h da manhã, chegar em San Pedro às 13h. Comer rápido. Seguir pro segundo tour às 15h e voltar a San Pedro às 20h30 mais ou menos. É uma excelente ideia, vou ponderar a respeito.

2. Ok, seguirei o conselho de evitar o almoço no Mercado Central, até porque já conheço de uma outra viagem. Eu gosto do estilo local do El Camaraño. É o tipo de restaurante em que você raramente quebra a cara. Em Coimbra, Portugal, peguei um táxi e perguntei ao taxista onde ele ia comer com a família num dia festivo no final de semana. E ele disse: "Como senhor?". Eu retruquei: "Meu amigo, você é católico? Pois bem. Quando seu filho fez 1a. comunhão foi uma festa! Você levou sua família pra almoçar/jantar onde?". Ele: "É meio longe. Uns 10 euros o trajeto". Eu: "Não me interessa, me leve lá". Foi um dos melhores jantares de toda a viagem, cheia de famílias portuguesas e de estudantes etc.

3. Mas quando viaja com quem prefere mala tamanho G de rodinhas, é preciso fazer concessões! rs.

4. Sobre o bate e volta de Uyuni, eu tenho medo de pegar estrada à noite com aquele bando de motoristas alucinados! Li alguns relatos que os caras bebem à noite, em farras nas noitadas. Daí viajar de dia já é uma segurança, mas chegando lá avaliarei essa possibilidade, sobretudo se ao longo do percurso eu sentir confiança no guia/motorista/cozinheiro.

5. Estou enviando emails para pegar cotação de hospedagem em San Pedro para fazer reserva. Vou reserva as noites na chegada e mais uma noite pra volta (depois do Salar). Você acha que devo fazer reserva pra excursão de Uyuni aqui com antecedência? Eu queria fazer isso lá, porque estamos em três, para tentar uma pechinchada.

Desculpe pelo bombardeio de perguntas, talvez o tópico nem seja o adequado. Já viajei bastante, mas sou novato aqui no site. Se eu estiver no lugar inequado pra esse tipo de pergunta, por favor me alerte.

Muito obrigado. Aquele abraço.

• Membros
Postado

Por fim, pra abusar logo de uma vez:

a) você fez o Salar pela Colque? Foi tudo certinho?, só a camionete quebrada uma vez... isso é tranquilo.

b) você indica alguma empresa específica pros passeios em Atacama? Aqui no site estão recomendando a Atacama Connection e a Maxim...

Valeu!

• Colaboradores
Postado

Ermagotto,

Respostas na ordem:

1. Os horários são perfeitamente possíveis. Talvez um pouco cansativo, mas dá tempo com tranquilidade e todo mundo faz isso.

2. Muito boa sua técnica. Vou usá-la no futuro, rs.

3. Faça concessões no Ocean Pacific ou no Giratório. O primeiro é especializado em frutos do mar e tem uma comida excelente a preços melhores do que no Mercado, além de ser bem bonito. Já o Giratório eu achei que a comida não tem nada demais, mas a vista é espetacular! Ambos são imperdíveis.

4. Indo de Uyuni para San Pedro, a volta é durante o dia mesmo. Isso porque vc chega na fronteira do Chile em torno das 10h. Ai tem o dia todo pra voltar e a distância não é tão grande. Com certeza chega antes de escurecer. Agora no caminho contrário, que é o que você vai fazer, ai eu não sei como é porque tem todo o trâmite da fronteira. Mas não custa tentar.

5. Não reserve Uyuni antecipadamente de jeito nenhum! Eu cheguei lá em plena semana de reveillon e foi super tranquilo de conseguir lugar. Estando lá vc consegue preços muito melhores do que pela internet e ainda pode conhecer melhor a agência com quem for negociar. E nunca aceite o primeiro preço. Não aceite o segundo também, rs.

6. Os tópicos adequados para suas questões estão nos links abaixo. Na próxima coloque suas dúvidas lá que outros poderão te ajudar, além da resposta também servir pra mais gente:

santiago-perguntas-e-respostas-t15798-375.html

deserto-do-atacama-perguntas-e-respostas-t7417-765.html

salar-de-uyuni-perguntas-e-respostas-t37723-330.html

Abs

Lojudice

• Membros
Postado

Obrigado pela orientação, inclusive quanto ao correto direcionamento das dúvidas. Achei tão legal o site que estou me animando a tentar produzir um relato após a viagem. E passarei a fazer pesquisas aqui antes de "hit the road" nas próximas viagens. É muito, mas muito mais completo que o Rough Guides!

• 1 mês depois...
  • Membros
Postado

Olá Lojudice,

Adorei o seu relato, estou lendo vários, mas o seu se encaixa no trajeto em que penso realizar no começo do ano de 2011.

Bem mas preciso ainda de algumas dicas para fechar o meu roteiro, se puderes me ajudar, legal.

- Vocês voltaram por onde ao Brasil?

- Não vi o final de seu relato, seguiram ao Atacâma?

- Vale apena dormir em Copacabana? ou sigo direto para Uyuni?

Abraços.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...