Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Colaboradores
Postado
Eae pessoal, tudo na paz ?

Eu e meus amigos estamos planejando uma trip pra bolivia/peru em Janeiro e tamos com umas duvidas sobre o trem da morte:

1 ) O onibus da andorinha atrasa muito ( obs: to saindo do RJ ) ?

2 ) Como reservar online o trem por antedecedencia ( ja tentei em varios sites mas nao achei )

3 ) Há uma divergencia sobre os horarios dos trens ( Pullman, Superpullman etc ), entao fiquei meio na duvida que horas sai o SuperPullman e que dias .

Ja olhei no site e este diverge de quase todas as opinioes que li aqui no forum e em outros lugares. Entáo fiquei meio na duvida.

Valeu galera,

Fiquem com DEUS

Moro em Campo Grande e trabalho na fronteira com a Bolívia. O que percebo é que os ônibus que saem do RJ e SP com destino a Porto Soares sempre atrasam, já que normalmente param em alguma fiscalização. Não tem como reservar online. Essa modernidade não existe na Bolívia ainda. Os horários do site estão corretos. O que muita gente não entende é o seguinte. O trem que tem vagões na categoria Pullman, é o Regional, ele também tem vagões na categoria primeira. O que tem vagões na categoria Superpullman, é o Expresso Oriental, esse só tem vagões na categoria Superpullman. O primeiro sai todos os dias, menos domingo, às 11h. O segundo sai terça, quinta e domingo às 16h. Ainda tem outro trem, o Ferrobus. Esse só é composto por dois vagões, faz a viagem em menos de 12 horas, contra 20 do primeiro e 16 do segundo. O Ferrobus sai segunda, quarta e sexta às 18:30h. Lembrando que o horário da Bolívia é uma hora a menos que o de Brasilia.

Quanto aos cambista, só lembro que 95% das pessoas que usam o trem são bolivianos que estão voltando de São Paulo. Não dá pra falar que se os mochileiros não comprassem passagem com cambista não iria faltar. Falta sim! São milhares de bolivianos vivendo em São Paulo e todo ano, principalmente nessa época de festa, retornam à Bolívia para visitar seus familiares.

Outra questão é que algumas pessoas tem falado em dar propina para as autoridades da imigração boliviana como sendo algo normal. Galera, se vocês vierem com a documentação exigida, ou passaporte com validade mínima de 6 meses ou identidade com menos de 10 anos de emissão e em bom estado, mais o cartão de vacinação internacional, que pode ser retirado em qualquer anvisa nos aeroportos, não tem motivos para ninguém pedir propina para vocês. Só paga propina quem não está com a documentação em ordem. O fórum serve para isso, para tirar as dúvidas antes de ir. Não façamos algo tão grave (corrupção) parecer normal. O povo boliviano é um povo muito sofrido, porém muito trabalhador. Toda fronteira é complicada, de um lado e de outro, então venham com a documentação em dia e não terão nenhum problema. Ao contrário, serão muito bem tratados.

Abraços!

• Colaboradores
Postado
Eae pessoal, tudo na paz ?

Eu e meus amigos estamos planejando uma trip pra bolivia/peru em Janeiro e tamos com umas duvidas sobre o trem da morte:

1 ) O onibus da andorinha atrasa muito ( obs: to saindo do RJ ) ?

2 ) Como reservar online o trem por antedecedencia ( ja tentei em varios sites mas nao achei )

3 ) Há uma divergencia sobre os horarios dos trens ( Pullman, Superpullman etc ), entao fiquei meio na duvida que horas sai o SuperPullman e que dias .

Ja olhei no site e este diverge de quase todas as opinioes que li aqui no forum e em outros lugares. Entáo fiquei meio na duvida.

Valeu galera,

Fiquem com DEUS

Acho que esses atrasos variam muito. Quando fui no inicio de 2009 sai do RJ e o onibus atrasou mais de 1h para sair, mas nao acredito que isso seja normal.

Quando a passagem, acho que ja responderam que nao da pra reservar online. Eu comprei com o Ney e como ja foi dito, mesmo que todos deixassem para comprar as passagens nos guiches, faltariam do mesmo jeito. É só observar a grande maioria das pessoas que vao no trem, bolivianos. Entao acredito que dariamos inicio a outra atividade, a dos hoteis e pousadas com os precos aleatorios. Ate porque quem ja foi a Puerto Quijarro sabe que nao é tao tranquilo assim cogitar passar uma noite na rua.

Nao estou defendendo o meu lado e entendo a revolta das pessoas mas pra correr o risco de passar uma noite la, prefiro comprar antes. E nao é tao facil comprar assim na hora. Quando fui, apenas 1 casal conseguiu comprar e mesmo assim porque duas pessoas haviam desistido..Enfim, é uma balanca em que temos que pesar cada lado e saber o que vale a pena pra cada um.

Nao sei se ja foi falado mas esse negocio do horario, ha muitas diferencas mesmo mas fique de olho no horario de verao. Nao que voce possa perder o trem por isso..Ate pq acho que quando eu fui, ganhei 1h a mais para pegar o trem devido ao horario de verao.

• Colaboradores
Postado

Agora vi...o rpn ja havia citado isso do horario de verao..é importante para ninguem sair correndo desesperadamente pela estrada de terra.rsrs ::quilpish::

Outra dica: mesmo saindo atrasado do Rio, o Onibus da Andorinhas chegou mais atrasado ainda na fronteira, entao é sempre bom se programar para ir no ultimo trem..é melhor ficar esperando do que perder.

Apesar de ter viajado em 2009, nunca revi minhas anotacoes de viagens quando voltei. Farei isso e posterei aqui para ajudar a quem precisar

Grande abraco

• 1 mês depois...
  • Membros
Postado

Olá

Em dezembro de 2010 fiz uma viagem de 20 dias pela Bolívia. De Trem e Avião (que na minha opinião está super barato)

o site do 'trem da morte' é http://www.fo.com.bo/

viajei no Ferrobus, que está custando em media 70 Reais (257 pesos). Aí no site em Passageios - Intinerario e Tarifas vc pode encontrar os preços e horários. o Ferrobus tem ar condicionado (geladissimo) e servem comida, janta e café da manhã, até boa.

o Super Pullman tbm possui ar condicionado, e +/- uns 5 vagões de passageiros, enquanto o Ferrobus apenas dois vagões.

Fiz essa mesma viagem a 8 anos atrás e realmente era bem caótico, agora mudou e muito! vale a pena...

pra quem precisar dormir na fronteira, fique em Porto Quijarro, tem o Hotel Bibosi, com piscina, ar condicionado e café ok. paguei por pessoa 35 Reais com café da manhã (alta temporada, reveillon) , se forem ficar em Corumbá é muito mais caro.

para Santa Cruz podem ir de avião, pela Aerosur, saindo de Puerto Suarez (de puero quijarro a puerto suarez são 60 pesos de taxi). a Aerosur está com uma promoção ótima. faça quatro cidades na Bolivia por U$300! Fiz uma simulação no site Puerto Suarez-SantaCruz-LaPaz-Cuzco(peru)-LaPaz e saiu por U$360!!!!

• Membros
Postado

Pessoal, acabei de voltar de viagem... parti dia 20 de dezembro e cheguei dia 21 de janeiro 2011

vou falar uma coisa um pouco pesada, mas as vezes a gente tem que pegar pesado mesmo, é necessário

não comprem NADA com esse NEY... não é negocio! não é boa gente... porque digo isso?

eh bastante simples... se eu vou te oferecer um carro tdo fudido... se eu for boa pessoa

vou te vender como um carro... e não fazer de conta e mentir dizendo que vai ser uma van!

cheguei em corumba 5:30 ligavamos pra ele e no começo nem atendia depois esperamos até 7, 8, 9

não pegou a gente na rodo de corumba onde era o combinado, mandou ir até o mercadinho do zé

chegamos la nao era VAN, dois carros fudidos, deu uma treta com um taxista, nos pararam no pedagio antes

da arduana, tdo pq eh uma prática não legal e safada...

eu digo pra vcs, prefira sempre os meios legais na viagem, mesmo q tenha q ficar num hotel viu... pq dificilmente

vc ganha alguma coisa fazendo de maneira ilegal, sempre se complica... não eh mais barato e nem é mais agil.

pelo menos essa foi a minha experiencia PRATICA! esse é meu conselho

alem do que o trem da morte eh chato demais... não vai ver nada de belo

vai passar calor, não conseguirá dormir... e talvez até um pouco de fome senão encarar os rangos

cabulosos das tiazinha... então... vai da escolha de cada um... qnd fizer denovo farei de avião o trajeto até la paz

enfim, é isso! abraços!

• 1 mês depois...
  • Membros
Postado

Hahahahhahaha

Joao,

de fato eu ri bastante com o seu relato bem diferente das ultimas 5 paginas que eu li...

estou indo encarar essa no dia 4 de abril e confesso que estou ansioso !!

pretendo nao reservar nada...

alias, comecei a fazer uma planilha de viajem tb.... e mandei ela pra lixeira ja...

mochilao = liberdade !

vou andando em linhas tortas porem no rumo certo até o dinheiro ou o tempo chegar na metade...

qdo acontecer, volto tudo !!

=)

• Membros
Postado

Aproveitando...

estou pensando em sair de CGR no dia 2 (sabado) porem só chegaria em Corumbá as 17:10hrs (se nada der errado)...

é possivel chegar la esse horario e ainda conseguir atravessar a fronteira ?

e a compra de passagens do trem para o dia seguinte.... tb é possivel ?

Abraços,

Cadu.

• Membros
Postado

A fronteira você atravessa tranquilo, creio que a Aduana estará fechada, no domingo abre as 09:00, é melhor dormir em Puerto Quijarro, acordar cedo e ir comprar a passagem, a bilheteria abre as 07:00 se não me engano depois é só ir pegar o visto.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...