Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Pessoal, tenho feito pesquisas mas não consegui chegar a uma conclusão. Pretendo viajar ao RS no final de julho, saindo de carro de SP. O primeiro destino é Cambará do Sul mas estou em dúvida sobre o melhor caminho, visando evitar estradas de terra muito complicadas.

A serra da Rocinha é uma boa opção? Vi que são cerca de 50 km de terra, porém pelo Google Maps parecem estar bem transitáveis.

Ou valeria a pena fazer distâncias maiores indo pela BR-116 desde Curitiba e passando por Vacaria, ou BR-101, subir a Rota do Sol até Tainhas e RS-020?

Agradeço quem puder contribuir com informações.

• Respostas 403
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

• Membros
Postado

Para quem vem sentido norte (SC, PR, SP) o melhor caminho evitando estradas ruins é entrar no RS via BR-101 e subir a serra via Rota do Sol. A Serra da Rocinha é uma opção beeeem mais "hard" com muita pedra e buracos, embora a paisagem compense, para quem vem de carro de passeio acho que não vale a pena. Outra opção é subir via Praia Grande / SC, saindo diretamente em Cambara, passando pelo acesso ao PN dos Aparados (Itaimbezinho), mas a estrada também é de chão com bastante pedras....de toda forma, diria que é a "segunda opção", melhor do que o caminho via Serra da Rocinha e Ausentes.

Abraços

• Membros
Postado

Arlei, agradeço a resposta.

Pelo que vi no Street View do Google tive impressão que a serra do Faxinal (Praia Grande) seria a pior opção mas você me falou o contrário.

O meu carro é um Renault Stepway, não tenho tanta preocupação com altura pq ele é 5 cm mais alto que a versão normal, mas não quero abusar pq não acho tão resistente para off-road.

Então a melhor opção seria a Rota do Sol... é que eu gostaria de passar por ela na descida, que parece ser melhor para apreciar as paisagens, tem os mirantes, etc. Mas se for o caso passo na ida e na volta então.

Se puderem / quiserem opinar no meu roteiro, pensei no seguinte (nesta ordem):

- Cambará do Sul (1 dia para cada Canion)

- Bento Gonçalves (2 dias, vinícolas e rio das Antas)

- Gramado/Canela/S.Fco Paula (2 dias, Gramado e Canela já conheço)

Descer a rotal do sol e subir sentido SP pelo litoral, talvez passe 1 dia em Blumenau

Tenho vontade de conhecer também Treze Tílias, mas aí teria que voltar pela 116, até toparia passar por um caminho diferente mas não quero deixar de descer a rota do sol... descer e subir novamente, sem contar o desvio por causa de Treze Tílias, não sei se vale a pena... ::dãã2::ãã2::'> muitas dúvidas.

• Membros
Postado
Pittarello,

Sim, se vc tem como destino Urubici, o caminho é este mesmo, desça a Serra da Rocinha, contorne via Criciuma e depois suba via Rio do Rastro. Massssssssssssssss, deixa te dizer uma coisa: a serra da Rocinha é bem curtinha, as paisagens bonitas ficam na parte alta, dá tranquilamente para visitar o mirante que fica no alto, no inicio da descida da serra (a entrada fica junto a umas antenas, não deixe de visitar de modo algum), descer a Rocinha até a base, retornar subindo novamente e seguir em direção a SC via Vila da Silveira / Ausentes.

Por este caminho vc sairá em BOM JARDIM DA SERRA no topo do Rio do Rastro, que tbem é curtinha, dá para descer, contornar e subir novamente seguindo então para Urubici. Digo isso porque conheço bem a região, frequento por ai a pelo menos uns 15 anos e já perdi a conta das vezes que visitei a região. Na parte "baixa" ou seja na ligação entre Rocinha e Rio do Rastro via região de Criciuma não tem nada em termos de atrativos visuais / paisagens, além disso vc cruzará diversas regiões metropolitanas de cidades de medio porte, algumas com transito bem complexo...a opção de cruzar pelo alto da serra é muiiiito mais bonita em termos de visual, embora aumente a distancia (na minha opinião vale a pena).

Se quiser dar uma espiada, no meu blog tem alguma coisa sobre a região: http://oscaminhosdosul.blogspot.com.br/2014/04/urubici-e-serra-do-rio-do-rastro_8296.html

Em tempo: andei muito tempo de Vitara, vai tranquilo que os caminhos da região são tranquilos, mesmo para carros de passeio dá para encarar na boa. Não tenha pressa, e curta a paisagem !

Abraços !

Arlei,

Novamente agradeço suas dicas! De fato você me deixou agora bem em dúvida em qual caminho seguir heheheh! Minha ideia era passar por Criciúma para conhecer a mina de carvão mineral, mas pelo visto minha rota aumentará em muitos Km's. Por outro lado, via RS-020 (Vila da Silveira) diminuo a distância e aproveito a bela paisagem (pelo street view já me fez querer ir por lá!).

Valeu pelo link do blog! Pode ter certeza, que se eu for pela RS-020, farei um registro na ponte da divisa (Com um exemplar igual ao seu, porém preto! rs!!) :)

Abraços"

• Membros
Postado

Olá, gostaria de pedir ajuda pro meu roteiro também. Sou do interior de São Paulo (Bauru-SP) e eu em meu marido sairemos rumo a Bento Gonçalves no dia 20/6. Planejamos fica em Bento 3 dias, depois mais 3 dias em Gramado/Canela. E planejamos voltar por Cambará pra ver os Canions (2 dias??) e chegar até Urubici (2 dias??) para depois partir de volta a SP. Estou com dificuldades de achar pousadas em Cambará. Compensa ficar em Praia Grande e pra depois seguir pra Urubici via Camabara-Ausentes-Sao Joaquim? Praia Grande é muito fora de mão pro nosso roteiro? Não conhecemos nada da região e fiquei perdida com o nome de algumas serras que vocês citaram aqui! Helps!

Obs.: Estaremos em carro de passeio, comum.

• Membros de Honra
Postado

Camila, tem várias dicas de pousada aqui no topico mesmo, e hospedagem é o que nao falta lá, nao se preocupe.

Eu acho que nao compensa voce ficar em Praia Grande a nao ser que queira subir a serra do rio do Rastro pra ir pra Urubici, mas usa o google maps a analisa as rotas por lá, vai te ajudar bastante a decidir o teu roteiro!

Déia

• Membros
Postado
Olá, gostaria de pedir ajuda pro meu roteiro também. Sou do interior de São Paulo (Bauru-SP) e eu em meu marido sairemos rumo a Bento Gonçalves no dia 20/6. Planejamos fica em Bento 3 dias, depois mais 3 dias em Gramado/Canela. E planejamos voltar por Cambará pra ver os Canions (2 dias??) e chegar até Urubici (2 dias??) para depois partir de volta a SP. Estou com dificuldades de achar pousadas em Cambará. Compensa ficar em Praia Grande e pra depois seguir pra Urubici via Camabara-Ausentes-Sao Joaquim? Praia Grande é muito fora de mão pro nosso roteiro? Não conhecemos nada da região e fiquei perdida com o nome de algumas serras que vocês citaram aqui! Helps!

Obs.: Estaremos em carro de passeio, comum.

Camila, eu nunca estive em Cambará mas tenho pesquisado bastante já que pretendo viajar para a região mais ou menos na mesma data.

Pousadas tem bastante, depende do bolso e do que procura. Falam bem da Pousada da Simone, tem também a Pousada Por-do-Sol, Pousada Paraíso, Pousada Cambará... essas parecem ser as mais acessíveis, depois tem outras melhores e mais caras.

Quanto ao trajeto, pelo que pesquisei e me falaram, as estradas de terra da região são meio complicadas, até dá pra passar com carro de passeio mas exige bastante cuidado e paciência, o que pode atrasar bastante a sua viagem.

Alguns posts acima o Arlei explicou que um bom caminho seria sair de Cambará, seguir até São José dos Ausentes, passar por Silveira chegando em Bom Jardim da Serra (há 3 caminhos diferentes depois que passar por Silveira). Aí vc pode descer a Serra do Rio do Rastro e subir, continuando depois até Urubici.

Mas tem longo trecho de estrada de terra. Se quiser somente asfalto tem a Rota do Sol. Saindo de Cambará você deverá voltar a Tainhas, descer a RS-486, seguir para o norte, passar por Criciúma, Lauro Muller, e aí subirá a Serra do Rio do Rastro, seguindo depois para Urubici.

Recomendo a Serra do Rio do Rastro, Urubici e região, há bons atrativos a conhecer por lá. Fiquei hospedado em Urubici em julho/2013.

• Membros
Postado
estavam demarcando as estacas para asfaltamento. Como não ouvi informação nenhuma na mídia imagino que ainda não tenham pavimentado.

Tomara que desistam! ::carai::

Ralo todo o fundo do meu carro, mas não quero aquilo lá cheio de farofa. É uma e duas fecham novamente ::sos::

Bem, a título de informação sobre a pavimentação da Serra do Faxinal, fizeram licitação e escolheram a construtora que vai tocar as obras. Eles já tem um escritório montado na cidade. Agora, como aqui no Brasil obra de infraestrutura é do tipo "são tomé", asfalto mesmo só vendo pra crer.

• 2 meses depois...
  • Membros
Postado

Gente, quero indicar a http://www.pousadaaparados.com/, como fiquei 7 dias , negociei e paguei o mesmo que a Pousada da Simone. É uma pousada bem bacana e limpa, organizada e o Cesar, proprietário, foi super solicito e prestativo, bom café da manhã com vários pães, frios e tudo que você precisa para começar bem o dia... Tem aquecedor e é uma pousada bem localizada perto do centro, perto dos restaurantes e comercio.Eu adorei e super indico! Fui em maio deste ano para lá. Abraços

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...