Ir para conteúdo

Europa - Março 2010 - Ajuda, por favor!!!

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Em primeiro lugar, MUITO OBRIGADO, A TODOS QUE ESTÃO AJUDANDO. Sério, as dicas estão ajudando muito. Resolvi pegar o trem de Praga para Budapeste a noite mesmo. Talvez tenha de rever o roteiro, e acho que Veneza vai ter de esperar, ainda não estou conseguindo tempo para ir até lá...pena.

Quanto a pergunta sobre a grana, vou levar o cartão de crédito, já estou pagando algumas coisas aqui por ele, e talvez não leve travellers checks, ouvi dizer que eles não são muito aceitos na Europa.

Obrigado a todos.

Abraços.

Pedro

• Colaboradores
Postado

tem um cartão (que é tipo de crédito) que anda substituindo bem os travellers... é tipo um cartão de crédito pré-pago! (já vi da visa). Dá uma olhada nas casas de câmbio.

• Colaboradores
Postado

Outra opção é deixar o dinheiro no banco e sacar nos caixas eletrônicos em moeda local. Nem sempre se acha uma boa cotação para a troca e é uma preocupação a menos. Em qualquer lugar os caixas aceitam estas transações.

Só precisa habilitar o cartão no seu banco, aqui no Brasil. Paga-se uma taxa mas corresponde a que se paga quando se compra no Brasil.

Abraços,

David.

• Membros
Postado (editado)
Quanto a pergunta sobre a grana, vou levar o cartão de crédito, já estou pagando algumas coisas aqui por ele, e talvez não leve travellers checks, ouvi dizer que eles não são muito aceitos na Europa.

Pedro

Estou planejando uma viagem pra Europa em maio, e andei me informando sobre isto, o que vi foi o seguinte:

- Traveller checks só é uma boa se vc tiver conta num banco de lá, senão os bancos vão lhe cobrar taxas pra destrocá-los, não sei quanto é, mas ao que parece não é vantagem;

- O esquema do "cartão de débito pré-pago" parece legal, o nome da coisa é "Visa Travel Money" (http://www.cashpassport.com), eu fiz o meu atráves de uma casa de cambio (http://www.confidencecambio.com.br), no meu caso peguei um cartão para depositar euros, fiz um depósito de 400 euros, o saldo fica lá e poderei usá-lo como um cartão de débito visa em qqr lugar que aceite o visa débito.

Vantagem1: vc tem total controle sobre a cotação, pois vc decide qdo depositar e talz,

Vantagem2: vc só paga um poquito de IOF na compra dos euros, nada mais

Desvantagem1: vc é obrigado a comprar euro na casa de cambio, ou seja, vai usar a cotação do euro turismo, que é sempre maior que o euro comercial.... (ERRATA !! não achei nenhuma forma de gastar usando a cotação comercial, então esta acaba sendo a melhor opção !! )

Desvantagem2: se sobrar saldo no cartão e vc quiser sacar de volta, paga uma taxa de R$ 2,5o

- Cartão de crédito internacional (lembre de habilitar o cartão antes da viagem, senão a operadora vai barrar as transações!! e lembre-se também que nem todo lugar aceita cartão de crédito!!)

Vantagem: usa a cotação do euro comercial, que é sempre mais barata (ERRATA !! cada cartão usa uma cotação, e geralmente é a COTAÇÃO TURISMO, ou seja, a MAIS CARA !!!! )

Desvantagem1: uma conversão de euro pra dólar é feita no dia da compra, e outra conversão de dólar pra real é feita no dia do fechamento da fatura, e vc vai ter que torcer que naquele dia a cotação esteja favorável

Desvantagem2: por ser uma operação de crédito, vc será tributado em IOF em 0,38%, parece pouco mais no final pode ficar bastante !!

- Saques na rede "Plus" usando cartão internacional, no meu banco (Banco Real) me disseram que posso sacar usando meu cartão em qualquer autocaixa da rede "Plus", imagino que seja algo como a rede "24hrs" aqui do Brasil

Vantagem1: Maior liberdade no controle da cotação

Vantagem2: Uso da cotação oficial das moedas

Vantagem3: Sem IOF

Desvantagem1: há uma taxa de R$ 13,50 por saque, limite de 1 saque por dia

Desvantagem2: devido a taxa acima, só fica vantajoso se sacar valores altos (4mil pra cima), o que pode ser perigoso !!

ERRATA: A melhor opção é conseguir uma forma de comprar pela cotação "comercial", porém os bancos não facilitam isso, então resta encontrar o melhor momento para comprar nas casas de câmbio e encher um cartão VTM, além de levar um pouco tb em espécie para eventualidades.

[errado]Resumindo: A não ser que vc seja um guru da economia e sabe como se dará o sobe e desce das cotações, a opção do cartão de crédito internacional acaba sendo a opção mais barata e segura!)[/errado]

Espero ter sido claro, é meu primeiro post !! hehe

Abraço e boa viagem !

ps: mais ai vc vai se perguntar: "Tá, mas pq ele tá dizendo que o cartão de crédito é melhor se ele já fez o VisaTravelMoney??", já respondo:

primeiro: eu não sabia como funcionava o esquema do cartão de crédito;

segundo: eu estava com uma forte impressão no fundo do meu estômago que o euro ia subir e resolvi "comprar na baixa" hehe

Editado por Visitante
  • Colaboradores
Postado

A taxa para troca do traveller check é de 1%, na maioria dos bancos. Como o euro sai um pouco mais barato, quando comprado assim, não chega a ser um problema.

Agora, a única vantagem do traveller é se você for roubado terá como recuperar o prejuízo, senão vai dar mais trabalho, pois precisa trocar. :)

No caso do caixa eletrônico eu acho que a maior vantagem é se ter a moeda local em mãos mais rapidamente. Se você chegar num sábado, na R. Tcheca, por exemplo, vai ter que pagar tudo com euro, com cotação ruim, ou trocar numa casa de câmbio, com cotação ruim também.

Na prática, adoto todas as opções: Levo traveller checks e espécie (euro), como citou o Juliano - comprado na "baixa", o cartão de débito habilitado e o de crédito também.

Abraços,

David.

• Membros
Postado

Obrigado a todos que estão ajudando. Já está quase tudo pronto. Resolvi levar o cartão de crédito e o visa travel money mesmo, além de um pouco de dinheiro vivo, é claro. Consegui os transportes de Praga - Budapeste - Veneza. Está tudo dando certo, o único probleminha é que a grana ainda tá alta...rs....se alguém que já foi tiver umas dicas de economia por lá, vai ser bem bacana.

Valeu a todos que ajudaram...

Abraços

Pedro

• Colaboradores
Postado

a dica é: defina limites!

Se vc sabe que tem que gastar só X pra comer, é mais difícil vc se exceder no orçamento do que deixar tudo liberado e só contabilizar depois.

No mais, aproveite. Vale cada centavo investido ;)

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...