Membros baguaiver Postado Janeiro 26, 2010 Membros Compartilhar Postado Janeiro 26, 2010 Oi a todos! Minha namorada e eu ESTAMOS EM CUSCO. Como estamos com tempo, resolvi passar uma prévia da situacao por aqui. Perdoem a falta de cedilhas e acentos mas o teclado daqui tá meio alienígena. Nós estávamos com a trilha inca reservada para o dia 28. Neste instante a trilha inca está bloqueada e também o acesso a Machu Picchu. Em resumo, ninguém chega ou sai de Aguas Calientes. Desde ontem o governo comecou a evacuar as pessoas que estavam presas em Aguas Calientes com helicópteros. Hoje os helicópteros estao passando pela cidade o dia todo. A cidade está um caos. A polícia de turismo está atordoada com tantos turistas querendo brigar pela grana de volta. Eu pessoalmente estou aguardando a Marisol (da Amazin Adventures) me devolver o dinheiro para poder brigar por um voo antecipado para retornar ao Brasil. Falei com eles hoje e me diceram que estao esperando um ofício do governo informando como ficará a situacao dos ingressos já pagos para Machu Picchu. Outras agencias estao tentando engambelar os turistas dizendo que nao podem devolver o dinheiro por completo. A polícia de turismo sugere que se busque chegar a um acordo pois isso agiliza a situacao. Do contrário o turista pode ter que ficar uns 3 dias aqui para ter que resolver a bronca legalmente. Em geral trazer algum policial para a discussao com o cara da agencia tem ajudado. Os passeios do valle sagrado também estao sequelados. Estao cortando Pisac do trajeto e acho que Ollantaytambo também. Em compensacao incluiram Maras e Moraes para tentar justificar o fato de nao baixarem o preco dos tours. A situacao por aqui está bastante tumultuada. O acesso a Machu Picchu foi fechado. Escutamos que alguns turistas que estavam finalizando a trilha inca nao puderam ir a Machu Picchu (imaginem só que m.). A estrada para Aguas Calientes e o trem foram bloqueados em pelo menos 7 pontos pelo que soubemos. Haviam alguns turistas brasileiros querendo fazer o caminho entre Ollantaytambo e Aguas Calientes a pé para de lá tentar entrar em Machu Picchu. Sinceramente penso que é a coisa mais errada a se fazer neste momento. Ontem a noite choveu durante a noite toda e hoje pelo visto vai chover novamente, embora o dia tenha sido de sol. Para quem está preocupado com as reservas para Marco, acho que nao tem muito problema. Já quem planejava vir na primeira quinzena de fevereiro é bom vir preparado psicologicamente para ter problemas. Ouvi hoje que a estrada para Lima também está bloqueada e que para ir para lá deve-se pegar um onibus para Arequipa e de lá arranjar outro para Lima. Tao logo consigamos resolver nosso problema com o dinheiro vou tentar ir para o aeroporto para ver se consigo sair deste lugar o quanto antes. Sorte a todos que estiverem numa situacao semelhante a nossa! Este final de férias está bem agradável! he he he Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Colaboradores Rodrigo e Gí Postado Janeiro 26, 2010 Colaboradores Compartilhar Postado Janeiro 26, 2010 Seria o salar do Uyuni na Bolívia ? Se for, lá é deserto... Em Arequipa, que é mais perto, já deve estar fazendo um sol de rachar. Apesar da ironia de ser um ''deserto'', em uma época do ano chove, e muito. O deserto de sal fica com até 20cm de alagamento, um lindo espetáculo, um espelho sem fim. Realmente convém informar-se se está ocorrendo este problema na Bolivia também. abraços Rodrigo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra Mi_GR Postado Janeiro 26, 2010 Membros de Honra Compartilhar Postado Janeiro 26, 2010 Baguaiver, por favor, volte sim e conte o que rolou! não dá pra galera ficar só nas notícias dos sites e portais. obrigada mais uma vez! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Colaboradores Danfs Postado Janeiro 26, 2010 Colaboradores Compartilhar Postado Janeiro 26, 2010 Valeu pela ajuda aí pessoal! Imaginei que mais pessoas estivessem com dúvidas sobre o ocorrido, por isso resolvi criar o tópico. Novas informações e opiniões ajudam e muito. Então galera, o meu problema com isso tudo é que se se eu for adiar, só poderei ir no fim do ano ou no começo do ano que vem, nessa mesma época, correndo o risco de que aconteça a mesma coisa. Além do que, perdi janeiro inteiro planejando essa viagem, fazendo roteiro, buscando o que valia mais a pena conhecer. Já estou com as passagens marcadas e os albergues reservados, por isso queria fazer o máximo e tentar ir logo. Mas tem outra questão, estou receosa de chegar lá e dar de cara com cidades de ponta cabeça, sem infra-estrutura, pelo ocorrido, e não aproveitar tanto. O que acham? Eu não desistiria tão cedo. Se sua viagem for em mais de uma semana, acho que tem chances. Como eu disse, *os danos parecem ser reversíveis a curto prazo*. Fora os deslizamentos e alagamentos, o dano mais grave que ocorreu quanto à infraestrutura dos locais envolvidos foi só na estrada de ferro. É a ligação principal entre as cidades (sem contar a pé), prejudicou toda a distribuição de comida, ilhou os turistas, etc, ferrou o pessoal, mas é um dano relativamente fácil de se resolver. As cidades ainda estão de pé, as hospedagens e os sítios históricos quase não sofreram com as chuvas... Há o problema da falta de água potável, mas, também, foi causado por um dano pontual na rede de energia elétrica. Se o tempo colaborar, eu garanto que o governo vai cair em cima dos problemas. Machu Picchu é o ponto central do turismo de lá. Eles não vão perder tempo. A única coisa que está me preocupando é a hospedagem. Os albergues de lá, apesar de confortáveis e tal, não têm estrutura nenhuma pra lidar com imprevistos. E considerando que, apesar de o tempo poder dar uma trégua, a temporada de chuva tá longe de acabar, é meio óbvio que quem puder trocar os albergues por HOTÉIS de estrutura boa, troque. Eu sou a primeira pessoa a dizer que odeio ficar em hotéis, adoro albergues, mas até eu tou achando que é um risco desnecessário. O canto que você vai se encostar pra dormir, guardar suas coisas, tomar o seu banho e comer sua comida pela manhã é a única coisa que tem que ser quase totalmente confiável nessas situações. O foda só é achar vaga de última hora. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra xaliba Postado Janeiro 26, 2010 Membros de Honra Compartilhar Postado Janeiro 26, 2010 acabei de ver no jornal nacional q tao gravando um globo reporter q eu imagino deva ir ao ar nesta sexta pq os caras sao assim, deu manchete eles tao la gravando pra dar audiencia, e vai dar pra ter uma ideia melhor do q ta pegando pra vcs ai q tao com viagem marcada. Mostrou q a ponte q passa pelo rio urubamba (eh esse mesmo o nome? ja esqueci) q leva o trem - q quem faz a trilha salkantay conhece bem - foi arrancada pela forca do rio. Mas como MP eh o ponto turistico mais visitado da america do sul acredito q assim q der eles vao reconstruir, o problema eh so esse, qdo vai dar ninguem sabe ainda. E a trilha inca, nao eh uma saida pra galera sair de aguas callientes??? Os caras tao sem grana e sem comida, comendo pao puro!!!! Embacado!!! pra quem da pra adiar eu adiaria um pouco sim, pra quem nao da manda ve, mas prepare seu plano B pq PARECE q a casa caiu de um jeito q nao vai consertar assim tao rapidinho nao. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Colaboradores Bruno Albuquerque Postado Janeiro 26, 2010 Colaboradores Compartilhar Postado Janeiro 26, 2010 Fala galera! sou novo por aqui, estou montando meu roteiro e devo ir para Cuzco e arredores na 2ª quinzena de fevereiro. acredito que o clima deva melhorar por lá, é estação de chuvas, mas os excessos são culpa de um anticiclone no pacífico que já está perdendo força pelo que eu li pouco acima por enquanto mantenho planos... e a fé tambem... hehehe alias, para quem ta pensando só em macchu picchu, o Peru tem bastante coisa legal, com clima bem diferente... basta procurar nos forúms dessa excelente comunidade! abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros welmabio Postado Janeiro 27, 2010 Membros Compartilhar Postado Janeiro 27, 2010 Ola mochileiros. N estou acreditando nessa notícia...mas fazer o q? Decidi nas 2 ultimas semanas que ia conhecer MP- mas acredito que esta n seja a hora entao. De qq forma, gostaria de sugestoes dos colegas andarilhos sobre outros roteiros fronteiricos pra quem sai de Rio Branco ou Porto Velho, de 01-17/02...caminhar é preciso!! Espero que a beleza e os misterios desta civilizacao resistam aos intemperies da Natureza, vamos torcer p isso!!! saudacoes biologicas!!! Welma-Itacoatiara/AM Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros GuilhermeSena Postado Janeiro 27, 2010 Membros Compartilhar Postado Janeiro 27, 2010 Acabei de ver aqui de Santiago a reeportagem do Jornal da Globo... Se nao me engano essa ponte que foi mostrada è a ponte que liga o ùltimo trecho finalzinho da estrada de Sta. Teresa ao comeco dos trilhos da Hidrelletrica... Se for isso mesmo... significa que o pessoal da hidrelètrica ta totalmente ilhado tbm... a mais ou menos 10 dias aluguei uma camionete e fui com mais 4 amigos de Cusco a Machu Picchu... O rio tava MUITO nervoso e cheio... Passamos por coisas que nunca na vida pensamos que passariamos... corremos perigo de vida durante todo o percurso... Imagino que tanto a estrada dee terra quanto a estrada de asfalto (que vai atè abra Malaga) estejam bem piores do que nos dias que passamos por elas... acho meio impossivel eles arrumarem tudo ate o final de fevereiro... a estrada nessa epoca è MUITO Punk! Nos dois dias que passeio por esse percurso presenciei vaaarios deslisamentos, pistas interrompidas e tive que passar por verdadeiros RIOS dentro da pista... nao desejo nem pro meu pior inimigo dirigir naquela que deveria ser a verdadeira "estrada de la Muerte" A verdadeira mesmo è fichinha perto dessa! Se nao arrumarem os trilhos no mes de fevereiro e abrirem essa pista... eu nao aconcelho ngm a ir por ela atè o mes de maio mais ou menos... que acho que è quando acabam mesmo as chuvas... e mesmo se liberarem tudo... sempre vou aconcelhar a todos que vao de TREM... e nao por essa pista macabra! E se essa ponte que o rio levou for mesmo a que eu to pensando... deve ta grave mesmo a situacao... quando eu passei por ela o rio tava uns 4 mtrs abaixo!!! Aconcelho quem ta fazendo um roteiro comecando por Cusco ou Lima... e terminando no Sul do Chile (Santiago, Pucon)... (o que è muito comum aqui no forum)faca o inverso... comece por Santiago ou coisa parecida e termine la em cima, em Lima ou Cusco... acho que atè o final de fevereiro tudo se ajeita por la! Abraco Mochileiros! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros febh Postado Janeiro 27, 2010 Membros Compartilhar Postado Janeiro 27, 2010 Olá Pessoal! Conto com os colegas de mochila que tenham mais informações sobre o Peru para um HELP! Meu namorado e eu estávamos com tudo programado para uma viagem de 30 dias para o Peru, Bolívia e Chile. Iríamos partir de Belo Horizonte/SP/Lima no dia 13/02/2010 e ficaríamos cerca de 2 semanas viajando pelo Peru (lima, cusco, MP, nasca, arequipa, puno) e a outra metade da viagem ficaria entre Bolívia e Chile (lago titicaca, copacabana, la paz, deserto de atacama, salar de uyuni, santiago). O retorno estava marcado para 14/03/2010 de Santiago até Belo Horizonte. Na verdade, estávamos mais empolgados com o Peru e já tinhámos lido bastante a respeito e pegado informações em sites e com amigos, mas a única coisa que já compramos são as passagens de ida e de volta que, em último caso, poderiam ser trocadas. No entanto, agora devido aos delizamentos de terra no Peru na região de Cusco e Águas Calientes estamos repensando o roteiro e queríamos informações a respeito da situação no local. As saídas possíveis seriam: 1) Continuáriamos como estamos e "pagaríamos para ver". 2) Inverter a ordem da viagem indo para o Chile primeiro, em seguida Bolívia e deixando o Peru para o final, sendo que chegaríamos ao último país em março permanecendo nas 2 primeiras semanas do mês. 3) Ou, a saída mais radical, tiraríamos o Peru do nosso roteiro (com um imenso pesar) e partiríamos para algo como Argentina, Chile e Bolívia. Por isso, queríamos a ajuda dos colegas do site nos informando sobre a situação do país e a previsão para recuperação das áreas e estradas que sofreram com as chuvas. Queríamos saber também se as chuvas continuam e como estão as previsões para os próximos dias. O que vocês nos sugerem como saída? Desde já agradeço pela força! Beijos, Fernanda. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Colaboradores Danfs Postado Janeiro 27, 2010 Colaboradores Compartilhar Postado Janeiro 27, 2010 No entanto, agora devido aos delizamentos de terra no Peru na região de Cusco e Águas Calientes estamos repensando o roteiro e queríamos informações a respeito da situação no local.As saídas possíveis seriam: 1) Continuáriamos como estamos e "pagaríamos para ver". 2) Inverter a ordem da viagem indo para o Chile primeiro, em seguida Bolívia e deixando o Peru para o final, sendo que chegaríamos ao último país em março permanecendo nas 2 primeiras semanas do mês. 3) Ou, a saída mais radical, tiraríamos o Peru do nosso roteiro (com um imenso pesar) e partiríamos para algo como Argentina, Chile e Bolívia. Por isso, queríamos a ajuda dos colegas do site nos informando sobre a situação do país e a previsão para recuperação das áreas e estradas que sofreram com as chuvas. Queríamos saber também se as chuvas continuam e como estão as previsões para os próximos dias. Fernanda. Acho prematuro desistir do Peru agora. Pelo que li, você ainda tem mais de duas semanas pela frente. Muita coisa pode mudar por lá. Segundo a Defesa Civil do Peru, os serviços de trem já estão previstos pra recomeçarem hoje. Se isso acontecer, já vai começar a matar a questão da distribuição de alimentos e do isolamento. Quanto às previsões do tempo, estão esperando uma semana de precipitação leve, então a princípio o risco de expansão nos alagamentos já está menor... Mas é como eu disse. Se forem, é mais sensato ficar em hotéis, e não em albergues. E como disseram lá por cima, procurar fazer o trajeto Cuzco-Machu Picchu por Trem (o Vistadome, de preferência. Todo mundo tá me falando que o Backpacker tá caindo aos pedaços). Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.