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Holaa!! ::hahaha::

 

Começo pedindo perdao pela falta de acentos. O teclado argentino nao me permite escrever um portugues corretinho, mas nao é pra isso que a gente tá aqui né. Estou aqui para contar que nós (eu e a Cassiany, minha prima) largamos nossos empregos, deixamos família, amigos e Porto Alegre para viajar pela América Latina, de carona. E nao pretendemos voltar tao cedo.

 

Isso não veio do nada em uma mesa de bar ou, simplesmente, acordamos e decidimos... apesar de que tinha muitas chances de ter sido assim. A coisa foi se desenhando. E aqui estamos para contar o que aconteceu, os preparativos e como está sendo essa viagem.

 

ELLEN

 

Eu não sei exatamente quando surgiu essa vontade louca de conhecer o mundo, ou quando o que eu vivia passou a não ser suficiente, só sei que foi um processo, que, mesmo durando anos, foi rápido. Não sei como foi a tomada de consciência de que a vida podia ser mais do que nos dizem que ela é e de que podemos mais e melhor do que dizem (e insistem em mostrar) que somos capazes. Eu tinha tudo para seguir o caminho que muitos chamam de “comum”, aquele que nós vamos sendo preparados para trilhar (e talvez até trilhemos um dia): escola, faculdade (talvez um mestrado ou até doutorado), emprego, primeiro apartamento, casamento, filhos, aposentadoria, viver a vida. Sei lá, não sei porque precisamente tomei um desvio e não sei de mais um monte de coisas, mas sei que todos que inventaram que VIVER A VIDA deveria ser a última coisa que devemos fazer sabiam muito menos que eu. Fui abrindo tanto os olhos que não era mais possível voltar atrás. O momento decisivo foi quando fiz minha primeira viagem sozinha.

 

-Como assim você não sabe o que quer da vida?_o francês me perguntou em uma noite quente de Cabo Polônio.

-Por que eu deveria saber, se tem gente que com 40 não sabe?

 

Aquilo me fez refletir e perceber que, mesmo não sabendo o que faria da minha vida profissional (e ainda não sei), na pessoal, o que eu queria (e ainda quero) era ser viajante e conhecer o máximo de lugares e pessoas possíveis. Eu tive a certeza que queria sentir aquele frio na barriga pelo desconhecido e aquela liberdade de novo e de novo, que queria me sentir capaz e suficiente daquele jeito, não para os outros, mas para mim mesma. Viajar seria minha prioridade na vida. Lembro de voltar daquela viagem muito feliz, mas também me lembro como a rotina e a sociedade do jeito que ela é estruturada foi acabando com tudo que eu construí naqueles 18 dias, toda a confiança em mim mesma. O sistema está aí para dizer que você não é capaz, e as pessoas acreditam nisso. Eu já acreditei várias vezes… até perceber que quem comandava, muitas vezes, era incompetente e/ou se aproveitava do esforço dos subordinados, ganhando às suas custas, às custas dos seus medos. Eu não queria participar mais disso. O jeito que encontrei foi, enquanto eu viver e não importa o quão difícil se torne, não trabalhar por uma empresa, não me importar com ela a ponto de dá-la trinta anos da minha vida se em algum momento eu não me sentir mais feliz de estar lá, a ponto de deixar ela tirar a minha saúde, roubar os meus pensamentos quando estou fora dela. O jeito que encontrei foi decidir trabalhar por mim, pelo que eu posso aprender, pelas pessoas que posso conhecer e ajudar. O jeito que encontrei foi descobrir e lembrar sempre o motivo maior de eu estar lá: a próxima viagem.

 

Depois dessas mudanças de pensamento e daquele mochilão por Uruguai, Argentina e Chile, percebi que precisava mudar também meu jeito de viajar. Aquela maneira já não me era profunda suficiente. Eu sentia que estava apenas passando pelos lugares sem conhecer a sua essência da forma devida. Eu sentia que tinha que entrar em contato mais direto com os nativos, com a realidade local, com a cultura e gastronomia de rua, sair da zona de conforto dos ônibus com destino certo, do roteiro planejado, da cama quente me esperando em um hostel (por mais que eu ame hostels), da viagem feita para entrar no orçamento. Decidi que precisava fazer o que muitos já estavam fazendo: sair por aí com mochila e barraca em mãos, de carona, pouco dinheiro, trabalhando (de forma social ou não) em troca de comida e alojamento e dizendo mais ‘sim’ às oportunidades que a estrada for apresentando. Decidi que tinha que ir ver, por mim e por quem serei, e que tinha que começar por aqui, pela nossa América Latina.

 

Há um pouco mais de 3 meses, essa jornada começou. E não saí sozinha como imaginei desde o início. Alguém decidiu, de última hora, também pegar um desvio.

 

CASSIANY

 

A necessidade de viajar começou a crescer após a minha primeira viagem. Foi uma experiência inesquecível! Sentir a liberdade de cada momento, conhecer culturas e pessoas diferentes, foram essas vivências maravilhosas que me fizeram enxergar que não era uma simples viagem a passeio, mas, sim, uma experiência de vida e de autoconhecimento. Então, já não bastava ficar na rotina do dia a dia, eu tinha que sair mundo afora para conhecer cada vez mais. Minha visão de viagem foi amadurecendo ao decorrer dos mochilões que fiz com as minhas primas e amiga. Muitas experiências envolvidas! Não queria mais parar hahaha! Só que o caminho que estava seguindo não tinha espaço para uma viagem tão grande como esta.

 

Então, como eu vim parar aqui?!

 

Bom… Caí praticamente de paraquedas nesta viagem! Quando a minha prima Ellen comentou que estava planejando fazer um mochilão pela América Latina para este ano, tive uma grande vontade de ir com ela, mas já tinha planos em mente. Esses planos seriam estudar para as provas da residência na área pediátrica (que é uma especialização clínica), que ocorreriam no final do ano de 2015. Nada deu certo hahaha… Já não sabia o que fazer no ano seguinte, talvez continuar estudando ou sei lá… Realmente, não tinha mais a mesma certeza do que eu queria. Isso me deixou um pouco perdida. Então, comecei a pensar na possibilidade de ir com a Ellen. Não lembro muito bem quando, definitivamente, decidi que iria, só lembro que a minha prima gostou da ideia.

 

Confesso que depois de ter confirmado, bateu um pouco de medo, pois ainda não tinha pensado em fazer uma viagem tão grande como esta e, muito menos, com pouco dinheiro. No início, achei complicado fazer uma viagem com pouquíssima grana, mas comecei a ficar um pouco mais tranquila depois de ver relatos de viajantes que mostraram que é possível viajar sem grana. Agora, é seguir o caminho e vivenciar esta nova aventura!

 

 

NÓS

 

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Mesmo que já estejamos na estrada, continuamos sem ter ideia de como tudo vai ser, de como continuar realizando essa viagem, de que caminhos exatamente seguiremos, mas era isso que a gente queria, não é mesmo? Algumas pessoas já perguntaram o que vamos fazer quando voltarmos. Respondemos: Não sabemos nem da ida, que dirá da volta. E rimos. A ansiedade já nao toma mais conta, mas não vamos mentir para vocês e dizer que não tínhamos medo (ainda mais por sermos mulheres). Nao vamos dizer que sabemos muito bem o que estamos fazendo, que está sendo fácil sem muita grana, sem saber onde vamos dormir. Cara, no início, deu um nervoso do caramba, mas se tem duas coisas que quem quer fazer uma viagem dessas tem que ter em mente são que não vai ser fácil e que, mesmo assim, é possível. Não somos nem as primeiras, nem as últimas. Os outros estão aí para nos provar que é foda, que nem tudo é a maravilha que parece, mas que dá e vale a pena demaaais.

 

 

Quem estiver se planejando para ir, quem já estiver na estrada, quem tiver dicas para nos dar, perguntas/propostas a nos fazer, quem quiser nos encontrar, entre em contato, vamos conversar! Agora, estamos em Bariloche!

 

Vamos continuar postando relatos aqui, mas, para quem quiser, é possível seguir nossa história em http://foradoaquario.net, no Facebook (http://www.facebook.com/omundoforadoaquario/) e no Instagram (@fdaquario)! Temos também um canal no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCnbY9q6B__Ru5b_C_F95XwA, que nao é lá muito profissional, mas é divertido. ::hãã2::

 

Esse é o caminho que já percorremos:

 

http://www.tripline.net/trip/Latinoamerica-57613614043710129E27CA13CBA91C94

 

Hasta luego!!

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Falaa, galeraa!! Tudo tranquis?

 

Para continuar, é muito bom falar dos preparativos para essa viagem. Eu decidi realizá-la no início do ano passado, entao tinha tempo para guardar uma grana e comprar o que nao tinha. Acabei nao conseguindo economizar muito. Saí com cerca de R$ 900 do Brasil, e a Cassiany, que decidiu vim comigo em janeiro desse ano, saiu com cerca de R$ 800, o que pode ser muito para alguns e pouco para outros. A ideia nao era ter muita grana mesmo e, sim, parar para trabalhar no caminho para continuar a viagem. A ideia também nao era gastar rios com transporte e hospedagem, mas, sim, pedir carona e se hospedar através do Couchsurfing, ou trabalho em troca de alojamento, ou, se tudo desse errado, acampando na estrada/postos de gasolina/pátios de casas..., e por aí vai.

 

Mas, Ellen, como que tu teve mais de um ano para economizar e só guardou R$ 900?

 

Bem, isso é muito simples de responder: compras pra viagem e muito álcool com os amigos. Acho que fiquei todo esse tempo me despedindo. ::tchann:: Ah, e ainda teve uma pequena viagem para Floripa para ser feliz e que me levou uma boa parte do dinheiro que me restava, mas eu realmente nao estava muito preocupada.

 

O que voces levaram para a viagem?

 

Algumas roupas e itens sao pessoais e cada um decide a quantidade que vai levar, mas nao se emocione. Lembre-se que vai ter que carregar tudo e vai querer jogar a mochila no primeiro lixo que passar quando ela começar a machucar suas costas.

 

Roupas e sapatos técnicos:

 

- 1 blusa segunda-pele por R$ 40 (http://www.decathlon.com.br/trilha-trekking/roupas-de-inverno-femininas/segunda-pele-camada-1/blusa-underwear-simple-warm?skuId=884803)

- 1 fleece (Cassy comprou esse por R$ 86 - http://www.ciadaaventura.com.br/vestuario/roupas-de-frio-linha-underwear/blusa-solo-feminina-micro-fleece-expedition-solo/) (Ellen comprou esse por R$ 100 - http://www.decathlon.com.br/trilha-trekking/roupas-de-inverno-femininas/blusas-polares-e-pullover/casac-fleece-forclaz-200-quech?skuId=358649)

- calça térmica (Ellen comprou essa por R$ 40 - http://www.decathlon.com.br/ski-snowboard/roupas-femininas/segunda-pele/calca-termicas-neve-warm?skuId=884679) (Cassy comprou essa por R$ 60 - http://www.decathlon.com.br/esportes-coletivos/underwear/segunda-pele-adulto/calcao-termico-kipsta-keepdry-1)

- 1 casaco corta-vento para neve por R$ 190 (http://www.decathlon.pt/casaco-neve-first-heat-mulher-id_8302889.html) - o link que tínhamos nao abre mais, mas foi pela decathlon.

- bota para trekking (Cassy comprou por $ 110 - http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-700270644-bota-coturno-tenis-adventure-caminhada-feminina-couto-legiti-_JM)

 

Eletronicos:

 

- cameras fotográficas

- notebook

- hd externo (http://www.americanas.com.br/produto/124488474/hd-externo-portatil-seagate-expansion-1tb-usb-3.0)

- celulares (perdi o meu vagabundo um pouco antes da viagem, tive que comprar outro.. ::quilpish:: )

 

Kit cozinha:

 

- Conjunto panela, frigideira, pratos, canecas Nautika por R$ 80 c/ frete (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-775520616-conjunto-panela-prato-caneca-p-camping-express-nautika-_JM) - descartamos a panela.

- Panela pequena antiaderente

- Leiteira pequena antiaderente

- Espiriteira Camper por R$ 32 c/ frete (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-719820409-fogareiro-alcool-espiriteira-esmaltada-camper-_JM) - muito boa

 

Outros itens importantes que compramos ou trouxemos:

 

- varal

- lona 3x2

- conjunto de estacas para a barraca (pagamos $18 em uma loja em Poa)

- capa de chuva para a mochila

- canivete por R$ 10 s/ frete (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-714159002-canivete-estilo-suico-7-funcoes-em-aco-inox-multifuncional-_JM) - muito bom

- pau de selfie - muita gente nao quer comprar, mas é bem útil

- canga do Brasil - serve para muitas coisas, inclusive para chamar atençao na hora de pedir carona

- remédios - muito importante ter um kit de emergencia

- extensão de tomada

- um T

- carregadores de pilhas recarregáveis

- lenços umedecidos

- UNO

- secador de cabelo

- chapinha

- caixinha de som

- lanterna

- saco de dormir para temperaturas baixas (se não rolar, vai o que tem mesmo)

- isolante térmico

- óculos de sol

- cadernos de viagem

- fotos 3x4 (nunca se sabe quando vai precisar)

- barraca impermeável e forte (tente economizar, mas compre algo de qualidade... comprei a nossa pela OLX)

 

Vacina da Febre Amarela e o Certificado Internacional de Vacinaçao

 

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Fazia tanto tempo que eu não tomava uma vacina que nem sabia mais o que era isso. Daí, fui lá e já tomei logo três. Uma delas foi a da Febre Amarela, obrigatória em alguns países que iremos. A questão é que essa vacina marota aí é a única exigida e deve ser tomada até, no máximo, 10 dias antes da sua viagem.

Tu pode encontrá-la, de forma gratuita, pelo SUS, e ela tem duração de 10 anos. Antes disso, verifique se tu não tem alguma contra-indicação e saiba que podem haver reações entre o 5º e 10º dia após a vacina, como febre, dores musculares e dor de cabeça. Se o sintomas persistirem, procure um médico.

 

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A minha carteira nacional de vacinação da infância sumiu, mas isso não foi problema. Quando fui no posto modelo tomar a da Febre Amarela, eles me deram outra novinha, carimbaram, assinaram e colocaram a data e o lote, informações que serão utilizadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) na hora de fazer o seu Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia.

A primeira coisa que tu deve fazer para obtê-la é se cadastrar no site da Anvisa (http://www.anvisa.gov.br/viajante) para adiantar o processo e garantir que os seus dados vão estar seguros lá caso precise pedir uma segunda via. Se tu não fizer isso, sem problemas, o trâmite só vai durar mais tempo quando tu chegar lá. Depois de picar o braço, tu já pode ir na Anvisa mais próxima portando a tua carteira nacional de vacinação e um documento com foto (identidade, passaporte ou carteira de motorista). A confecção do certificado internacional é gratuita e dura menos de 5 minutos se tu já tiver feito o cadastro no site. Ele também dura 10 anos contando a partir do 10º dia após a data da vacina.

 

Dito tudo isso, sempre verifique todos os documentos exigidos pelos países que tu pretende ir. Evite transtornos.

 

Outros documentos

 

- Passaporte já tínhamos, mas, nos países do Mercosul, tu só vai precisar da identidade.

- Seguro Viagem - nao fizemos, mas vai de cada um. Acho importante, mas não deu pra fazer.

- Procuração - Como a viagem é longa, é melhor deixar alguém para resolver qualquer problema pra ti no teu país. Ninguém quer interromper a viagem por alguma pendência ou ruim que der, né, por mais simples que seja. Para fazê-la, escolha bem a pessoa que vai cuidar da sua vida enquanto estiver fora e vá até um Cartório (verifique se fazem procuração) portando sua carteira de identidade e os documentos da pessoa que ganhará os poderes (pedirão nome completo, número do RG, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e endereço). Lá, criarão o documento e tu terá que pagar cerca de R$ 80. Pode ser que fique pronta no mesmo dia ou no dia seguinte. É bem rápido e fácil. Quando já tiver o documento em mãos, vá ao seu banco apresentá-lo, para que estejam cientes de que outra pessoa usará seu nome para resolver problemas bancários.

- Receitas médicas dos remédios que estiver levando para não ter problemas em alguma fronteira ou se precisar comprar em outro país.

 

Coisas a fazer antes de ir para uma viagem longa

 

- Check up médico (aproveite para pedir as receitas dos remédios que levará).

- Tomar todas as vacinas obrigatórias.

- Habilitar cartão internacional, baixar aplicativo do seu banco e desbloquear uso pela internet. Isso vai facilitar a sua vida.

- Digitalizar e tirar cópias dos documentos (passaporte, id, título de eleitor, cartão de crédito (frente), carteirinhas de vacinação, passagens (se tiver alguma), seguro viagem (se tiver), notas fiscais, diplomas, currículo, exames...).

- Fazer procuração.

- Cadastro em sites de hospedagem gratuita (Couchsurfing) ou trabalho em troca de alojamento (Workaway, Worldpackers, Wwoof, Helpx.... - não fizemos, entramos em contato direto com o lugar, seja por facebook, email ou telefone, não pagando, assim, as taxas que esses sites pedem).

- Estudar mapas de estradas.

- Baixar aplicativos importantes como Hitchwiki Maps (mapas com dicas de outros viajantes de onde é bom ou ruim pegar carona), Maps.me (será o que tu mais vai usar e são mapas que funcionam offline), Couchsurfing e Currency (conversor de moedas).

- Divulgue a sua viagem em grupos de mochileiros e caroneiros dos países por onde vai passar. As pessoas se oferecem para ajudar, seja com dicas, seja mostrando a cidade ou até com alojamento. Contatos de nativos são muito importantes em uma viagem como essa.

 

E já falei demais por hoje! Bora pra parte do relato!!

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Adoraaandoooo o relato!!

e que vontade doida de sair por ai tbm!!

Abraços e ótima aventura á vcs!!

 

Valeu, Eunice!! Acompanha aí que temos muito pra contar! ::otemo::

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No dia 14 de maio, acordamos para um dia que já sabíamos que não seria nada comum. Era O dia, aquele que esperávamos há tempos e que, ao abrir os olhos, não acreditávamos que tivesse chegado. Chegou! Terminamos de arrumar o que faltava nas mochilas, nos despedimos de nossas famílias e o irmão e a mãe da Cassy nos levaram até a rodoviária. Lá, compramos passagens em um ônibus em direção a Guaíba (cerca de R$ 8 cada), nos despedimos rapidamente e subimos. Os minutos até ele parar na Br-116, em frente ao posto Ipiranga, passaram devagar e rápido, mas o nervosismo ou a ansiedade já não tinha mais espaço. Ao descer do ônibus, decidimos ficar depois do posto para mostrar que estávamos indo em sentido a Pelotas, exatamente nesse ponto azul:

 

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***Esse site é muito bom para quem vai viajar de carona. O círculo azul é o comentário que fizemos acerca do ponto onde pegamos carona. Ficamos depois do pedágio, da Polícia Federal e do posto Ipiranga.

 

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Primeiro, pedimos carona sem placa nenhuma, porque esquecemos de fazer uma. Só o básico né. ahhahah.. Depois, eu fiz uma no único papel que tínhamos e que era branco, portanto não temos ideia se dava para enxergar alguma coisa com todo aquele sol. Pensamos que não, mas…

 

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Depois de 40min, um caminhão parou. Era o Everaldo, caminhoneiro, cujo sonho era ter uma carreta. Há 4 anos, conseguiu realizar este sonho e, desde então, viaja o Brasil, mas sempre quer estar em casa nos finais de semana. Durante nossa conversa, ele falou que só dá carona para mulheres, que para homem não pára de jeito nenhum. Disse também que o melhor dia para pegar carona na rota que estávamos fazendo era exatamente o dia que escolhemos, pois, no sábado, muitas pessoas estão voltando para suas casas em Pelotas depois da semana de trabalho. Por fim, nos levou até Turuçu e nos deu seu número caso quiséssemos ir com ele para o Chuí na segunda-feira.

 

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Depois de cerca de 1h esperando em frente a um posto na saída de Turuçu, o casal de universitários Ellora e Luciano pararam para nós com sua combi. Nessa altura do dia, já havíamos percebido que é muito difícil carros particulares pararem para caroneiros. Tivemos a sorte de eles serem jovens e quererem fazer uma viagem parecida com a nossa. Além disso, estavam indo direto para Pelotas. A conversa foi muito boa, os dois são muito gente boa. Ao chegarmos na cidade, trocamos contato e nos despedimos. Estávamos muito perto da casa onde ficaríamos, mas, com as mochilas e as muambas que estamos carregando, ficou bem ruim de caminhar até lá.

 

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No primeiro e segundo dias na cidade, não fizemos muita coisa, nem saímos de casa, pois, no domingo choveu o tempo inteiro. Ficamos organizando nossas coisas e curtindo um pouco da companhia das nossas anfitriãs pelo Couchsurfing, Erika e sua mãe Rose, que nos receberam muito bem e estavam sempre preocupadas com o nosso bem-estar no friozão que estava fazendo. ::Cold::

 

Na segunda-feira, finalmente conseguimos sair de casa e fomos conhecer o centro histórico de Pelotas. Olhem um pouco da lindeza:

 

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Praça Coronel Pedro Osório

 

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Biblioteca Pública Municipal

 

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Mercado Central

 

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Club Caixeiro

 

Depois, seguimos em busca do Circulo’s, uma lanchonete que serve um xis famoso na cidade chamado de Bebum, pois contém vinho. Xis é como um hambúrguer só que muito melhor e maior. ::love:: Para a nossa má sorte, estava fechada, daí comemos no Subway mesmo, mas, para a nossa boa sorte, na procura, achamos a Catedral Anglicana Cristo Redentor (ou a “Cabeluda”). É linda ou não é? Éeee.

 

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A partir daí, pensamos em voltar para casa, mas vimos no nosso mapa que estávamos a algumas quadras perto do Quadrado, um lugar onde o povo da cidade costuma ir para assistir o por do sol, então para lá fomos. No caminho, pudemos notar a mudança de paisagem, o sentimento era de que estávamos entrando em uma zona mais perigosa da cidade, e estávamos mesmo, e entramos. Mas não aconteceu nada, muito pelo contrário, tiramos fotos da Universidade de Artes e Design, depois no Quadrado e ainda tomamos uma cerveja litrão Polar no boteco de lá (Bar do Quadrado) porque estava apenas, APENAS, R$ 6. ::hahaha:: Segurem nossas mãos!!!!

 

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Universidade de Artes e Design

 

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Quadrado

 

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Ajuudaaaaa!!!! 6 REAAAAISSSS!!!

 

Depois desse momento feliz, fomos para casa e organizamos nossas tralhas porque, no dia seguinte, partiríamos para o Uruguai. Assim imaginávamos…

 

Na Br-471, começamos a pedir carona rumo a Jaguarão cerca das 8h, assim pensávamos, mas, após alguns caminhoneiros passarem sinalizando que estávamos na direção errada (Parabéns pra nós), caminhamos uma meia hora, agora no sentido certo, sofrendo, até encontrar uma parte da estrada que tivesse acostamento. Dessa vez, já tínhamos placa, feita pela Erika, e que podíamos escrever com giz. No lugar que paramos, ficamos mais um bom tempo esperando com vento na cara até que caminhamos mais um pouco. Depois de 2h20 esperando, Nei, comerciante que mora em Bento Gonçalves, nos deu carona, mas, como não deu para nos deixar na rótula que ia para Jaguarão por falta de acostamento, acabou se afastando, nos deixando em um posto de gasolina no sentido para Porto Alegre. Pelo menos, agora estávamos na 116! \o/ Daí, caminhamos novamente em sentido contrário por cerca de 2km até onde tivesse acostamento. Quase 13h, Marcelo e Vanessa, casal que mora em Rio Grande, parou e nos deu carona até um pouco depois da rótula que deveríamos ter parado antes.

 

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Vanessa

 

Caminhamos até depois do viaduto e, às 14h20, Marcos, caminhoneiro, parou mesmo com a desconfiança do amigo que vinha logo atrás. Ele disse que parou porque já tinha nos visto na estrada pela manhã. Segurem nossas mãaaos!! :cry:

 

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Marcos

 

A conversa foi muito boa, e ele nos levou por um bom pedaço, nos deixando antes da entrada para Pedro Osório. Dali, caminhamos até a frente de uma venda, comemos uma lata de atum e, meia hora depois, o Raúl, caminhoneiro uruguaio de Florida, parou para gente. Ele disse que quase nunca pára para caroneiros e quase nunca passa por essa rota. Também conversamos muito com ele e descemos faltando cerca de 10km até Jaguarão. Era quase fim de tarde. Nesse momento, vimos que não iríamos chegar em Treinta y Tres naquele dia e já olhávamos ao redor na estrada para ver onde podíamos montar acampamento.

 

Em pouco tempo, Flávio, que já morou em muitos lugares do Brasil, parou. Ele foi sensacional com a gente. Além de nos levar para Jaguarão, ainda fez um tour pela cidade, atravessou a fronteira para Rio Branco para nos mostrar como teríamos que fazer no dia seguinte e, ao dizermos que não tínhamos ideia de onde iríamos dormir, disse que não poderia nos receber em sua casa porque estava recebendo o filho, mas conseguiu outro lugar para gente. Nos levou até lá, no porto, onde outra figura que ajuda muitos viajantes também entrou no nosso caminho: o Mira.

 

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Flávio

 

O Mira nos recebeu na sede dos motociclistas, onde ele ajuda motoqueiros, ciclistas e mochileiros com alojamento e comida, tudo sem pedir nada em troca. Passamos um bom momento com ele e um casal de amigos dele enquanto a comida era feita. No dia seguinte, sacamos dinheiro e, quando íamos levar a chave da sede, o Mira apareceu e, com um amigo, nos levou até Rio Branco, e os dois nos levaram nas agências para procurar passagem de ônibus para Treinta y Tres. Gente muuuito do bem. Se você precisar de ajuda em Jaguarão, procure por Claudenir Mirapaleta (o Mira) no Facebook.

 

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Mira

 

Depois disso, foi sentar no conforto do bus e esperar o que Treinta y Tres nos reservava.

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Chegando na agência do ônibus em Treinta y Tres, não tínhamos ideia para que lado ir para a casa do nosso host. Enquanto organizávamos nossas coisas para começar a caminhar, Alejandro, o host, apareceu do nada porque ia se informar de alguma coisa ali na agência, que também é uma espécie de correio. Dali, fomos caminhando para a sua casa, onde ganhamos um quarto só para gente e onde, nos três dias que passamos lá, nos sentimos muito confortáveis. Nesse dia, não fizemos muita coisa. Enquanto o Ale foi para a aula, nós tomamos banho, atualizamos coisas do blog, avisamos as famílias que estávamos bem e conversamos muitíssimo com a Judith, irmã do nosso host. Ela falou muitas coisas sobre o povo da cidade e do país. Disse que a maioria das pessoas da cidade é bem conservadora e religiosa e que Treinta y Tres parou no tempo, atrapalhando o próprio progresso. À noite, saímos para comer chivitos em um trailer que tem ali perto. É super tranqüilo e seguro andar por lá, as casas ficam com as portas destrancadas sempre, os vizinhos se conhecem, parece muito cidade do interior.

 

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Reservamos o dia seguinte para ir até a Quebrada de los Cuervos, que fica cerca de 30 km de Treinta y Tres, mais 25 km de estrada de terra até a entrada. Quando se chega na parte da Ruta 8 que tem a placa para a Quebrada, tem outra para você pedir informações em um armazém que tem por ali. A moça vai te dar um mapinha com a rota de 25 km que você deverá seguir caminhando até a entrada de fato. Nossa saga até lá foi cheia de sorte. Para chegar, caminhamos até a ruta e conseguimos 2 caronas para chegar até a estrada de terra. Aí, com o mapa em mãos, um moço de carro chegou bem na hora e nos levou todo o caminho até a Administración da Quebrada. Aqui é onde se paga 50 pesos. A trilha demora cerca de 2h30.

 

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25 km!!!!!

 

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Moço que nos salvou e, ainda por cima, era muuuito gente boa

 

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Começo da trilha – Vá para a esquerda!

 

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Vá para a direita se quiser descer até a Quebrada!

 

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Pensem em uma água gelaaada.

 

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Vale a pena, meu povo!!

 

Na volta para Treinta y Tres, não tinha uma alma viva na estrada de terra, então começamos a caminhar e sofrer internamente pelo caminho de 25 km que tínhamos pela frente e porque sabíamos não conseguiríamos chegar até a Ruta 8 antes de anoitecer. Pior, até chegar, íamos entrar noite adentro se arrastando até a estrada. Mas, dramas à parte, depois de uns 30 minutos caminhando, ouvimos barulho de carro. Foi a nossa salvação. O moço nos Levou até a ruta e daí conseguimos carona com outro caminhoneiro até a rua que devíamos entrar para ir para a casa do nosso host. Essa noite, cozinhamos massa, bebemos vinho e ficamos muito tempo conversando com o Alejandro e a Judith, o que sempre era ótimo.

 

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No nosso terceiro e último dia, descansamos e, pela tarde, fomos conhecer a cidade com o Ale. Treinta y Tres é muito querida, cheia de árvores, arquitetura chama a atenção, tem um ar de interior e é muito segura. Recebeu esse nome porque, a mando de Juan Antonio Lavalleja, militar e presidente do Uruguai em 1853, “33” homens lutaram pela independência do país. Cada um deles tem uma rua com seu nome. Passamos pela Praça 19 de abril, ao redor da qual fica a Intendencia e a Biblioteca Municipal, e o Parque Río Olimar, que recebe eventos culturais e onde se pode acampar. Lá, desde a Playa Rio Olimar, ainda se pode ver as duas pontes da qual os locais tem muito orgulho.

 

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Plaza 19 de Abril

 

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Monumento a los 33

 

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Ponte sobre o Rio Olimar. E Barack admirando o fim de tarde.

 

À noite, fomos beber mais um pouco de vinho com o Ale e seus amigos. Às 4h da manhã, acordamos correndo. O nosso ônibus para Rocha saía às 5h.

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Ao chegarmos em Rocha, na costa uruguaia, tomamos outro ônibus até La Paloma, que leva cerca de 30 minutos para chegar e é bem barato. A cidade, localizada a 240 km de Montevideo, foi fundada em 1874 e conta com cerca de 5.500 habitantes permanentes, chegando a 30.000 pessoas no verão, quando recebe uma multidão de turistas em busca de tranqüilidade e surf. Recebeu esse nome porque, antigamente, por causa da quantidade de pedras e ondas, de longe, os navegantes a enxergavam em formato de pomba, “paloma” em espanhol. No inverno, a cidade fica super tranqüila, a maioria dos estabelecimentos fecha e, muitas vezes, se pode ter a praia só para você, se não tiver nenhum surfista. As principais praias são La Aguada, Costa Azul, La Balconada, El Cabito e Anaconda.

 

No Hostel Arazá, onde trabalhamos em troca de alojamento e comida nos 4 dias que ficamos na cidade, conhecemos o Nacho y a Beba, donos do hostel e que foram para Montevideo logo depois que chegamos, e a Ana, a Lili e a Betina, com quem, no primeiro dia, fizemos uma noite de meninas, regada a muita pizza, vinho e filmes. No dia seguinte, trabalhamos e, no fim de tarde, fomos ver o por do sol na Playa La Balconada, muito bonita por sinal e cheia de pedras.

 

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No nosso terceiro dia, Nacho, dono do hostel, nos convidou para fazer uma aula de surf de graça. Eu preferi ficar na areia filmando e tirando fotos de tudo, e a Cassy foi testar suas habilidades no mar. Foi um dia de inverno na praia La Aguada, outra muito bonita, e foi muito divertido, tanto fazer a aula como assisti-la.

 

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No último dia, depois de carregar muita lenha e almoçar, finalmente ficamos livres para conhecer mais da cidade. Caminhamos até o farol, que, para a nossa decepção, estava fechado, e depois caminhamos até duas praias e para o centro.

 

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Pela manhã, nos despedimos de todos e seguimos, novamente de ônibus, para Rocha e, de lá, sentido a San Carlos, descendo na estrada antes de chegar à cidade. Aí, pedimos carona pela primeira vez desde que entramos no Uruguai.

 

Nossa experiencia no Hostel Arazá

 

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Ficamos sabendo que o Hostel Arazá aceita trabalho em troca de hospedagem através do Bernardo, que alimenta, juntamente com a Isabela, a página Instinto Viajante. Entramos em contato direto com o pessoal do hostel, e Ignacio aceitou nosso pedido prontamente. Quando chegamos, ele e Beba nos avisaram que iriam para Montevideo, mas uma amiga deles chegaria no início da tarde para nos ajudar. Ficamos encarregadas da limpeza e ordem das áreas comuns e dos quartos, que, por ser baixa temporada, apenas 3 estavam disponíveis. No último dia, carregar a lenha também.

 

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O Arazá, que leva o nome de uma àrvore, abriu no último verão, portanto ainda não tem uma equipe de staff, mas isso não tinha problema agora porque também não estava recebendo tanta gente. Enquanto ficamos lá, chegaram 3 casais, brasileiros e estrangeiros. A nossa rotina foi bem tranquila, trabalhávamos 4 horas por dia e nos deram todas as refeições, o que nos permitiu economizar bastante.

 

Durante o tempo que ficamos, também conhecemos a galera que está sempre por lá, Beba e Nacho, que são os donos e nos receberam e cuidaram maravilhosamente bem, Ana e Betina, que nos ajudaram nos dois primeiros dias, Pablo, que estava sendo treinado para trabalhar no hostel, e a Lili, colombiana que estava morando lá. Esse tipo de experiência é ótima, pois é possível fazer parte dos dois lados de se estar em um hostel: trabalhar e ser hóspede. Te faz dar mais valor às pessoas que fazem tudo aquilo funcionar para que você se sinta bem e não te falte nada.

 

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Além de tudo isso, dando o nosso review sobre o hostel, tem café da manhã incluso e bom, quartos compartilhados e de casal, todos com banheiro completo. Tem um pátio enorme nos fundos, que contém piscina (no verão), vôlei de praia e uma área para curtir nos sofás. Dentro da casa, há sala com televisão, refeitório e cozinha com tudo que você possa precisar. Imaginamos que, no verão, seja muito animado, visto que a cidade fica lotada. Ah, lá também se pode pegar as bicicletas de graça e ter aulas de surf, que custam cerca de 50 reais, se lembramos bem. Vale a pena a experiência! Nacho é muito paciente para ensinar. ::otemo:: E não precisamos dizer que o staff é muuuito divertido e buena onda e que vão fazer de tudo para que você tenha os melhores momentos!! Já sabem onde ficar em La Paloma!! Super recomendado!

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