Colaboradores wadi.m Postado Setembro 4, 2016 Colaboradores Postado Setembro 4, 2016 Retirado do meu blog: http://itinerant.com.br/ Esse é um relato de uma viagem que fiz na Tailândia no final de agosto de 2016. Foram só 4 dias de viagem (24 a 28 de agosto) e tive que priorizar umas coisas e sacrificar outras. Como esse período é de chuvas na Tailândia, achei que seria arriscado optar pelas praias do Sul e acabar perdendo os poucos dias que teria por lá. Então resolvi optar por fazer um tour pelos templos de Bangkok e do norte e deixar as praias para uma outra oportunidade. Antes de começar o relato, deixo avisado que vou colocar os valores convertidos para reais usando a cotação de hoje (04/09/2016), e também arredondando para cima. Portanto, para valores atualizados, recomendo que vocês baixem algum aplicativo de conversão de moedas e vejam o valor atual, ok? Fiz essa viagem saindo do Japão, onde eu moro, com uma promoção imperdível que encontrei pela companhia Air Asia pagando 23.550 ienes (cerca de R$ 740) ida e volta de Tóquio para Bangkok! Foi o principal motivo que me fez viajar nessa época, mesmo tendo pouquíssimos dias de folga. Meu roteiro seguiu assim: Dia 1 (24/08) > Chegada em Bangkok e ida para Khon Kaen Dia 2 (25/08) > Volta para Bangkok e visita ao Grand Palace e Wat Pho Dia 3 (26/08) > Tour por Ayutthaya e ida para Chiang Rai Dia 4 (27/08) > Visita ao White Temple de Chiang Rai, ida para Chiang Mai e visita ao Wat Phra Singh e Wat Phra That Doi Suthep Dia 5 (28/08) > Voo de volta Além do voo internacional ter sido baratíssimo, também peguei ótimas preços nos voos domésticos: Bangkok – Khon Kaen > 1,635.30 THB (R$ 154) pela Air Asia Khon Kaen – Bangkok > 886.30 THB (R$ 84) pela Air Asia Bangkok – Chiang Rai > 1,386.14 THB (R$ 130) pela Air Asia Chiang Mai – Bangkok > € 36,86 (R$ 134) pela Thai Lion Air Agora vamos ao relato de cada dia: DIA 1 Quando reservei o voo pela Air Asia, resolvi não pagar as taxas extras para ter a franquia de bagagens despachadas. Então fui só com a de mão mesmo que tinha um limite de 7 kg. Como minha estadia seria curta, não precisei de muita bagagem e os 7 kg foram suficientes. Só tive cuidado com os líquidos, coloquei xampu, protetor solar e outros em recipientes de menos de 100 ml cada e não tive problema na hora do embarque. Cheguei no aeroporto de Don Mueang (que é mais usado pelas low costs e voos domésticos) por volta das 14h. Como tinha lido por aí em outros relatos, segui para o balcão de Health Control com minha carteirinha de vacinação comprovando que tinha tomado a vacina de febre amarela para preencher o formulário, ganhar o carimbo e só então seguir para a imigração. A passagem pela imigração também foi tranquila. Como tinha reservado o voo para Khon Kaen para as 16h40 do mesmo aeroporto, fiquei por lá mesmo esperando. Enquanto esperava, dei uma volta no aeroporto e vi que tinha uma lojas vendendo chips de celular com 1,5 GB de dados para internet por 150 THB (R$ 15). Tentei comprar, mas eles não conseguiram ativar no meu celular porque acho que ele era bloqueado. Então fica a dica se vocês tiverem celular desbloqueado para outros chips. Mas, na verdade, acabei nem sentindo falta porque passava o dia andando e quando parava em algum restaurante, café ou no hostel, eu usava tranquilo o wi-fi desses lugares. Peguei o voo para Khon Kaen e cheguei lá por volta das 17h30. A essa altura, vocês devem estar se perguntando o que tem em Khon Kaen para eu ter ido lá. Provavelmente, pouquíssimos turistas passam por lá. E realmente, não há nada de turístico para ver lá. Eu só fui, porque um dos meus melhores amigos que fiz em tempos de intercâmbio era de lá e eu fui mais para encontrar com ele. Ele me levou para um night market popular de lá e a gente ficou comendo, bebendo e batendo muito papo por lá. Um lugar bem agradável, apesar de a esperada chuva ter vindo atrapalhar um pouco esse primeiro dia. Nesse dia, dormi na casa desse meu amigo e no dia seguinte peguei o voo cedo de volta para Bangkok. DIA 2 Voltei pro aeroporto de Khon Kaen e embarquei no voo de 8h25 para Bangkok. Enquanto esperava o voo, tive a primeira grande surpresa cultural da viagem. Eu já tinha lido que numa determinada hora do dia, uma música (que imagino que seja o hino nacional) é colocada nos alto-falantes das ruas e as pessoas param tudo, ficam de pé em respeito ao rei e a rainha e esperam a música passar. Só que eu não imagina que no aeroporto ia ter isso. Quando deu 8h, a música começou a tocar, todo mundo da sala de embarque levantou e só eu fiquei sem entender o que era. Mas resolvi acompanhar e levantei tb. rs O voo saiu atrasado e eu cheguei em Bangkok por volta das 11h. Tb tinha pesquisado que tinha um ônibus/van que sai do aeroporto de Don Mueang e vai até a Khao San Road, que é tida como a rua dos mochileiros, além de ser muito próxima do Grand Palace e do templo Wat Pho que estavam na minha lista de visitas. O ônibus é chamado de Limo Bus, custa 150 THB (R$ 15) e você encontra o balcão para comprar a passagem do lado da saída 7: A Khao San Road tem muitas opções de hospedagem, e eu tava na dúvida de onde ficar. Então dei uma pesquisada na Booking.com e encontrei uma ótima avaliação sobre o Nitan Hostel Khaosan: http://booking.com/f4c1cf6fdc6190 E realmente é um bom hostel. Fiquei num dormitório misto com 10 camas e paguei 520 THB (R$ 52) por uma noite. Além desse valor, você paga uma espécie de garantia de mais 300 THB (R$ 30) que é devolvido no check-out quando você entrega a chave. Cada cama tem cortina, tomada, um armário pequeno para guardar coisas de valor (não cabe a mochila), ar-condicionado, o banheiro é limpo, o wi-fi é bom e o atendimento também. Não tenho nenhuma queixa. A única coisa ruim é que é um pouco difícil encontrar. Ele não fica bem na Khao San Road, mas num beco que tem entrada na Khao San Road. E a rua é muito bagunçada, cheia de lojas e pessoas e outros becos. Então fica uma dica se vocês forem para esse hostel: saiam do lado da esquina do Burger King e procurem o primeiro beco à esquerda (se não for o primeiro, é o segundo, não tenho certeza rs). Olhem da entrada e vcs já visualizam o letreiro do Nitan Hostel. Fiz o check-in no hostel, deixei minha coisas e segui para o Grand Palace. É realmente próximo à Khao San, cerca de 10 a 15 min a pé. O Grand Palace e os templos também restringem a entrada de pessoas de bermuda e camisetas sem manga, e saias acima do joelho. Por causa disso, tem muita gente vendendo lenços e calças na frente. Também li em algum lugar que lá na entrada dá para pegar emprestado também, mas eu não recomendo porque é muito lotado e você com certeza vai perder muito tempo na fila. Eu fui preparado e entrei tranquilo. O ingresso custa 500 THB (R$ 50) e dá acesso a todo o complexo que além do palácio em si, tem o templo Wat Phra Kaeo com o Buda de esmeralda. É muita coisa para ver lá. O espaço é enorme e muito bonito para tirar fotos. Como iria paro o Wat Pho ainda no mesmo dia, tive que correr um pouco e fiquei só 3h lá. Saí do Grand Palace e fui para o Wat Pho. Sabia que era perto de lá, então dei uma volta em torno do Grand Palace e localizei fácil o Wat Pho. É onde tem o Buda Reclinado, mas também é um espaço bem grande cheio de coisas para ver além do Buda. A entrada nesse templo custou 100 THB (R$ 10) e dá direito a uma garrafa d’água que cai muito bem naquele calor. Saindo do Wat Pho, tava muito cansado de andar e também pelo calor e resolvi descansar um pouco num café que tinha na margem do rio Chao Phraya que ficava bem próximo. Além de descansar, ainda dava para curtir a vista do Wat Arun que ficava do outro lado da margem, que eu não pudia ir dessa vez por falta de tempo. Mas a vista compessou: Depois disso, voltei para o hostel e tinha planejado ir para Khao San Road à noite, mas de novo a chuva voltou para atrapalhar os planos, além disso, eu também tava exausto e resolvi comprar algo na loja de conveniência Seven Eleven ali perto e comer no hostel mesmo, e assim encerrei esse dia. DIA 3 Esse dia acordei, tomei o café-da-manhã e fiz o check-out. Saí pela Khao San e negociei com um motorista de tuk-tuk para ir até a estação de trem Hua Lamphong. Fechei o valor de 100 THB (R$ 10). Na estação, comprei a passagem para Ayutthaya por somente 15 THB (R$ 1,5), absurdamente barato!!! Claro que o trem não tinha conforto nenhum, nem ar-condicionado, mas eu fui sentado de boa na janela junto com outros tailandeses. O trem atrasou uns 30 min para partir e a viagem até Ayutthaya demorou mais ou menos 2h. Chegando em Ayutthaya, eu já tinha planejado que faria o passeio pelos principais pontos da cidade de bicicleta (apesar do calor!). Mas aqui fica mais uma dica: você encontra um ponto de aluguel de bicicletas logo na saída da estação, mas recomendo você seguir pela rua em direção ao rio para atravessá-lo numa balsa e só alugar a bicicleta na outra margem. Parece que eles não aceitam a bicicleta na balsa, então se você aluga logo na estação, tem que fazer uma volta por uma ponte mais distante e perde tempo. O aluguel da bicicleta foi 50 THB (R$ 5) e poderia usá-la até as 18h. Além disso, eles entregam um mapa com os principais pontos para visitar. São muitos pontos! E por causa do tempo mais uma vez eu tive que priorizar uns e sacrificar outros. Visitei esses: Wat Mahathat, ingresso: 50 THB (R$ 5) Wat Ratchaburana, ingresso: 50 THB (R$ 5) Wat Phra Si Sanphet, ingresso: 50 THB (R$ 5) Wihan Phra Mongkol Bophit, ingresso grátis Elephant Camp, ingresso grátis (só paga para subir nos elefantes) Wat Lokkayasutharam, ingresso grátis Queria muito ter ido no Wat Chai Wattharam e Wat Yai chai Mongkol, mas como tinha que voltar para Bangkok para pegar o voo para Chiang Rai às 19h30 e já eram 17h não dava tempo. E foi então que me dei conta que não ia dar tempo de voltar de trem para Bangkok. Por causa disso, tive que negociar com um táxi e foi duro conseguir baixar o preço. A princípio, o motorista queria cobrar 1000 THB (R$ 95) até o aeroporto Don Mueang de Bangkok, mas achei caro (pois tinha pago só 15 THB no trem!). Ofereci 500 e ele disse que eu tava brincando, ameacei comprar o bilhete do trem entrando na fila, e ele veio oferecer 900, falei que 800 e fecharíamos, aí ele negou mais uma vez. Entrei na fila de novo e ele veio de novo oferecendo 850, fui firme e falei que só daria 800, ele fez uma careta e ofereceu fazer uma cara e coroa, se eu ganhasse, pagaria 800. E foi aí que eu venci o cara e coroa e fechamos em 800 THB (R$ 75) até o aeroporto num táxi com ar-condicionado numa viagem de 1h15 mais ou menos (pegamos um pouco de trânsito em Bangkok). Mas consegui pegar o voo para Chiang Rai a tempo. Cheguei em Chiang Rai por volta das 21h30, fui no balcão de táxi do aeroporto, mostrei o endereço do hostel que iria ficar e eles me cobraram 200 THB (R$ 20). Parece que era um valor fechado já, e também tava exausto para ficar negociando valor de novo. rs O hostel que fiquei em Chiang Rai também tinha pesquisado no Booking.com e optei por um que tinha uma boa avaliação. E reservei o Mercy Hostel: http://booking.com/9c7bdb294700a E também super recomendo. Diferente do que fiquei na Khao San, esse não tem cortinas nas camas, mas elas são super confortáveis, com ar-condicionado, tomadas em cada cama, armários para guardar mochilas, bom wi-fi, banheiros limpos e espaçosos e uma área comum espaçosa e com sofás confortáveis. Nenhuma queixa também. A diária custou 250 THB (R$ 25), também foi necessário mais 100 THB (R$ 10) de garantia que era devolvido no check-out. Tinha um night market próximo de lá, mas eu realmente estava exausto e só fiz cair na cama e apaguei. DIA 4 Acordei, fiz o check-out e tomei o café-da-manhã no restaurante ao lado (o hostel não incluía o café na diária). Depois segui para o terminal de ônibus que era próximo de lá, negociei com um motorista de tuk-tuk a ida para o White Temple e fechamos ida e volta por 300 THB (R$ 30). O objetivo da minha ida a Chiang Rai era basicamente esse templo, sem dúvida um dos mais fantásticos de toda a Tailândia. E realmente valeu muito a pena! Ele fica um pouco afastado do centro de Chiang Rai, mas acho que foi entre 20 e 25 min até lá. E a entrada é livre, sem ingressos. Vejam o porquê de valer a pena: Realmente é de cair o queixo! De volta para o terminal de ônibus de Chiang Rai, fui no balcão da Green Bus e reservei uma passagem para Chiang Mai por 166 THB (R$ 16). O ônibus é bem confortável, com ar-condicioanado e você recebe ainda uma garrafa de água e um biscoito. Mas a viagem é um pouco longa, mais ou menos 3h. E só fui chegar em Chiang Mai às 14h30. Do terminal de ônibus de Chiang Mai peguei um tuk-tuk por 150 THB (R$ 15) e segui direto para o templo Wat Phra Singh. Chiang Mai é cheia de templos, mas como essas eram minha últimas horas na Tailândia, eu tive que optar e li que esse era o principal, e realmente é muito bonito! O ingresso custou somente 20 THB (R$ 2) Mas também tinha lido que o Wat Phra Thai Doi Suthep era imperdível. O problema é que ele fica bem afastado da cidade em cima de uma montanha e já eram 4h da tarde! E para piorar começou a cair uma chuva bem forte. Mas eu resolvi arriscar e resolvi ir. Peguei o primeiro táxi que vi e como não tinha muito tempo para negociar, acabei pagando caro mesmo sem insistir muito para baixar o valor de 500 THB (R$ 47). Chegando na entrada do templo em cima da montanha, a chuva continuava e eu, como previa que choveria, tinha levado uma capa de chuva na minha mochila e me foi muito útil. Se não me engano, acho que entrei no templo umas 17h, mas parece que ele era aberto até 20h. O ingresso custa 30 THB (R$ 3). E valeu a pena também. O templo é realmente muito bonito. E também tem uma vista ótima de cima da montanha de Chiang Mai. Na volta, peguei uma van na saída do templo que me levaria para o Night Bazaar de Chiang Mai, que era perto do hostel que eu ia ficar. A van cobrou 80 THB (R$ 8). O hostel que eu fiquei em Chiang Mai foi o STrips the Poshtel: http://booking.com/cd663a61cee5b8 Também recomendo. Tem uma boa localização bem próximo ao Night Bazaar. A diária custou 414 THB (R$ 41), mas eles cobravam uma garantia de 1000 THB (R$ 100) que mesmo sendo devolvido no check-out, eu achei um pouco absurdo ainda mais porque tava no fim da viagem já quase sem dinheiro. Como era o fim da minha viagem eu já sairia dali para pegar o voo no aeroporto e ir embora da Tailândia, os 1000 THB que pegaria de volta eu não teria mais onde gastar além do aeroporto e acabou sendo desperdiçado, ainda tenho aqui os bahts que sobraram esperando a próxima viagem para Tailândia. Mas quanto ao hostel em si, nenhuma reclamação. Só não dei sorte de pegar bons colegas de quarto, era uma bagunça só, roupa suja e mochila pelo chão todo, pendurada nas escadas das beliches atrapalhando a subida. Mas como sairia 5h da manhã para pegar o voo, não precisei conviver muito com isso. E como não conseguiria pegar o café-da-manhã do hostel, eles preparam um sanduíche e uma caixinha de leite para eu levar comigo. Saí do hostel, não tinha amanhecido ainda, e andei pela rua do Bazaar, mas não foi difícil achar um tuk-tuk que veio pela rua e parou na minha direção me oferecendo corrida. O trecho até o aeroporto foi 130 THB (R$ 13), que também nem insisti para diminuir. Cheguei no aeroporto, fiz o check-in na Thai Lion Air, que eu achei melhor que a Air Asia, e chegando em Bangkok peguei o voo da Air Asia de volta para Tóquio, e apesar de minha bagagem ter acusado 1,5 kg a mais da franquia de 7 kg, eles deixaram passar sem eu precisar pagar nada a mais. E foi assim que terminou essa passagem relâmpago, porém intensa por esse país fanstástico deixando muito gostinho de quero mais! TOTAL DE GASTOS Trecho intercacional (Tóquio-Bangkok): R$ 740 Trechos nacionais: R$ 502 Táxis/vans/ônibus/trem/bicicleta: R$ 255 Ingressos: R$ 80 Total: R$ 1577 (+ alimentação/compras que varia de pessoa para pessoa) Acompanhem também relatos de outros destinos no meu blog: http://itinerant.com.br/ Citar
Membros *LiCkA* Postado Setembro 14, 2016 Membros Postado Setembro 14, 2016 Olá Wadi, Adoro viagens "correndo", dá pra ver tanta coisa! Parabéns pelo relato... Estarei na Tailândia "correndo" também, e me ajudou a organizar minha logística. Valeu [THUMBS UP SIGN]!!! Citar
Colaboradores wadi.m Postado Setembro 15, 2016 Autor Colaboradores Postado Setembro 15, 2016 Olá Wadi, Adoro viagens "correndo", dá pra ver tanta coisa! Parabéns pelo relato... Estarei na Tailândia "correndo" também, e me ajudou a organizar minha logística. Valeu [THUMBS UP SIGN]!!! Obrigado LiCkA! Fico feliz em poder ter te ajudado no seu plano e espero que faça uma ótima viagem tb! Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.