Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Galera, em relação a uma viagem de Oslo pra Bergen em Janeiro. O que vocês acham? Vale mais a pena alugar um carro ou fazer o famoso Norway in a Nutshell??

Qual é mais interessante??

• Membros
Postado

::sos::::sos::::sos::::sos::::sos::::sos::::sos::

Pessoal, preciso muito da ajuda de vocês.

Trabalho numa empresa norueguesa, estabelecida em Oslo. Recebi uma proposta para ficar 6 meses lá a trabalho. - atualmente moro no Rio de Janeiro.

Acontece que a empresa não está me oferecendo equalização salarial para adequar ao custo de vida. De maneira que minha situação é a seguinte:

1 - Caso eu vá, levarei minha esposa. Isso é fato (comprarei as passagens dela por fora).

2 - A empresa pagará para mim e minha esposa a hospedagem (um apartamento com instalações básicas).

3 - A empresa não irá me apoiar com mais nenhuma despesa, nada mais.

Custos que precisarei arcar:

4 - Gostaria de me alimentar relativamente bem, não passar sufoco.

5 - Fazer alguns passeios

6 - Curso de Inglês para minha esposa

7 - Ônibus diariamente para meu trabalho (ida e volta)

8 - Internet + TV a cabo (se possível assinar algum canal brasileiro)

9 - Telefone

10 - Água, Energia e Gás

Pergunta...

Eu e minha esposa precisariamos de aproximadamente quanto para viver razoalvelmente bem com os custos citados?

Um amigo meu (da mesma empresa) me deixou um bocado assustado. Morou lá dois anos e me disse que as saídas e passeios são um absurdo. Exemplo: um hamburguer por cerca de 100 reais, jantares a preços elevadíssimos e quaisquer outros passeios o olho da cara.

Podem me dar uma idéia?

Sendo bem pragmático: Qual o mínimo de dinheiro que devo dispor por mês e o que seria o ideal para aproveitar bastante? (eu e minha esposa, rs!!)

Muuuuuuito obrigado!!!

• Membros de Honra
Postado

Depende do que gosta de comer , moro na Suécia e aqui é pelo menos 30% mais barato , ou menos caro , do que na Noruega.Mas dá pra vc comparar, coloco os preços suecos e vc aumenta 30%.

Um supermercado mensal para 2 pessoas , eu conheço as bocadas mais baratas, gasto em média 2000,00 sek nada de filet mignon todo dia.

Baladas entrada na média 60,00sek + 20,00 sek guardaroupa se vai beber cerveja forte 55,00sek e destilados dose entre 70,00sek e 100,00sek.

Transporte , bem esse talvez seja o mesmo preço ,mas conte com o pior 30%+ , 20,00sek por cupom .

água, luz e esgoto normalmente vem embutido no aluguel , verifique com sua empresa se terá que pagar separado.

Internet, sugiro pegar a movel( 1 dia , 1 semana ou 1 mes) , a internet fixa tem um período mínimo de 12 meses de utilização , usando ou não paga a assinatura anual. Logicamente a internet movel temporária é mais cara , sem carencia pela tele2 ( norueguesa) paga 459,00 pelo modem (ou como chamem por aí) + 79,00 por mes na menor velocidade oferecida.

Telefone a mesma coisa,opte pelo cartão sem linha ou carencia , vc carrega de acordo com sua necessidade, é bobagem vc ter tel fixo por 6 meses , pagará 12 meses no mínimo de assinatura.

Curso de inglês aí depende de burocracia do país , na Suécia ela não teria como fazer ,nem pagando, mas não sei como funciona na noruega.

Viver na Noruega eh bem mais caro e nem sempre os salários de lá são compatíveis com os preços.

Mas vc já vai ter o mais caro que é o aluguel .

Acho que dá pra vc calcular mais ou menos o quanto vai gastar

• Colaboradores
Postado

Olha, as dicas da Joyce são ótimas...

Eu morei na Dinamarca (faz tempo, em 2003... Agora acho que está mais caro), que é um pouco mais caro que a Suécia, e mais barata que a Noruega!!!!

É o que ela falou: compra mensal sai por uns DKK 2.000/3.000 (2 pessoa) - isso dá mais ou menos R$ 600,00 a R$ 900,00. Comendo basicamente!!! A tendência é aumentar...

O "salário mínimo" do país é de DKK 12.500 (R$ 3.900)... Claro que MUITO pouca gente ganha esse dinheiro por mês, a maioria ganha bem mais.. Então, o custo de vida é relativo ao tanto que vc ganha!!!!

Um maço de cigarro sai por +/- DKK 25 (R$ 7), bebida na balada, um COPO de cerveja, sai por DKK 25 - 30 tb....

Trem eu tinha o "bilhete único" deles, que era anual... Mas o trajeto que fazia, por viagem, me custava DKK 30.

Eu ia para a Alemanha fazer as compras do mês, porque era muito, mas MTO mais barato, e eu morava na divisa... Então ia de bike que tinha uma cesta :)

Agora pense que a Noruega tem um custo de vida mais alto que a Suécia, e mais alto que a Dinamarca....

Suponhamos que você ganhe aqui R$ 5.000

Na Noruega seriam +/- NOK 17.000...

Tente perguntar pra alguém do seu trabalho, que vc tenha contato em Oslo, quanto você poderia fazer com NOK 17.000/mês!!!

Abraço!

E espero que dê certo você ir pra lá com sua esposa! Não esqueça que você vai ter que multiplicar tudo por 2....

• 1 mês depois...
  • Membros
Postado

Rafaeel e Joyce, vocês são nota 10!

Me ajudou muito tudo o que disseram!

Vocês sabem quais sâo as cias que fazem Rio - Oslo?

Estou buscando alternativas econômicas... o que me sugerem?

Um abraço, Gustavo

• Membros de Honra
Postado

Gustavo,

KLM,Air France,British Airways.

Tome cuidado apenas ao reservar seu bilhete algumas opções mais baratas deverá trocar de aeroporto em SP , mais demorado e perigoso.GIG/CGH/GRU.Ninguém merece! :roll:

• Membros
Postado

Obrigado Joyce, show de bola!

Vem ca, é uma boa fazer uma viagem aos fiordes de Berghem (sera que é assim que escreve rsrsrs) entre o feriado de natal e ano novo?

Muito caro? (pra duas pessoas...)

Tem alguma sugestao de passeio melhor?

valeu!

ps: conheçco nada da Noruega nem Naaaada da Europa...um caipira total, só argentina, chile e paraguai...rsrsrsrsr

• Membros de Honra
Postado
Obrigado Joyce, show de bola!

Vem ca, é uma boa fazer uma viagem aos fiordes de Berghem (sera que é assim que escreve rsrsrs) entre o feriado de natal e ano novo?

Muito caro? (pra duas pessoas...)

Tem alguma sugestao de passeio melhor?

valeu!

ps: conheçco nada da Noruega nem Naaaada da Europa...um caipira total, só argentina, chile e paraguai...rsrsrsrsr

Bergen,

Passeio de barco não tenho certeza se há opção para o período de natal , porém várias empresas fazem passeios de 1 dia mesmo no inverno ,mas dá pra fazer de carro , apesar de achar de barco mais interessante , amo água :mrgreen: os valores variam de acordo com o tipo de passeio que escolher ,empresa e período .Tem tambem um de trem chamado Flåm Railway .Como sou uma mão de vaca acho tudo caro. ::hein:

Vou te passar uns links e vc dá uma olhada no que te agrada.

::cool:::'>

http://www.fjordtours.com/

http://www.flaamsbana.no/eng/Index.html

Quanto a ser caipira é porque não conhece ainda os noruegueses! ::lol4::::lol4::::lol4::

• Membros
Postado

Legal Joyce!

Muito bons esses links, obrigado!

Bem, vou precisar mais de sua ajuda rs

Minha empresa vai me mandar por 3 meses (e n'ao 6 meses mais).

Que documentos eu tenho que providenciar para ficar esse período lá? Eu vou precisar de work permit certo? Ou sera que nao vao me encher o saco..? to cheio de dúvidas...

E minha esposa, que também ficará 3 meses...mas só na maciota, sem trabalhar, apenas passeando enquanto estou por lá. Pode entrar como turista normal?

Eu to preocupado pq ela vai uma semana depois de mim, daí não sei nem por onde começar.

Eu preciso dar entrada em papelada aqui no Brasil ou posso fazer isso em Oslo mesmo?

• Membros de Honra
Postado

haha É normal.

Na realidade se vai ficar apenas 90 dias näo há necessidade de visto , por outro lado não é permitido trabalhar, mas como vc já irá com a trabalho para uma firma norueguesa a probabilidade de te amolarem é pequena ,mesmo porque seu vôo não será direto para Oslo então sua passagem oficial de entrada na Europa será por outro país, apesar da Noruega não fazer parte do tratado Schengen mantem as mesmas regras dos membros do acordo.

Aff compliquei?

::hein:

Se for tirar o visto de trabalho deverá com antecedência entrar com a papelada junto ao consulado noruegues num consulado da região de onde vc mora no Brasil , deverá apresentar o contrato de trabalho ou carta da empresa, local onde ficará hospedado nesse período , meios de se sustentar , além de passaporte válido , se não me engano foto ,pagar uma taxa, seguro de vida, provavelmente pedirão mais coisas sugiro entrar em contato com o consulado para certificar ,mas particularmente desconfio que alteraram o periodo de sua estadia exatamente para evitar essa burocracia.Pergunte na empresa e no consulado é mais seguro.Estou baseando no que pedem aqui na Suecia não pesquisei a respeito.

Sua esposa entra como turista e fim de papo , deverá apenas obedecer as formalidades normais de entrada na Europa.

Donti uôrri bi repi! :D

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...