Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Amigos,

Preciso tomar uma importante decisão IMEDIATAMENTE e gostaria de poder contar com a ajuda de vocês.

Recebi uma oportunidade de emprego p/ trabalhar na Noruega (Projeto de 1 ano de duração).

Uma experiência internacional sempre fez parte dos meus objetivos, contudo tenho muitas dúvidas com relação à vida nesse país.

Tenho 25 anos e atualmente moro no Rio de Janeiro, penso que uma mudança prá Escandinávia seria bem radical .. mas preciso pensar no lado financeiro e aparentemente estou vendo vantagens. Contudo, são muitos critérios a serem analisados e preciso tomar essa decisão MUITO EM BREVE!

Gostaria muito de ter um parecer dos PRÓS e CONTRAS desse país..

Se souberem me dar uma estimativa do custo de vida me ajudaria bastante tbm.. (gastos mensais com transporte, alimentação, aluguel..)

Acham que 6000 dólares mensais reservados p/ "gastos básicos" é o suficiente ?

Outra questão que me preocupa é o clima. A adaptação é muito sacrificante, como vcs reagiram a isso ?

Fico no aguardo e agradeço IMENSAMENTE dicas, sugestões, opiniões...nunca me sujeitei a uma experiência desse tipo anteriormente.

• Membros de Honra
Postado

oi bruno, sou suspeita para falar pois sou a pessoa que mais faz campanha para que todos façam intercambio! acho uma experiencia unica, enriquecedora! voce nem imagina o quanto que se cresce em um curto periodo de tempo!

nao posso muito dizer sobre morar na escandinavia pois o mais perto que ja morei foi em londres e mesmo assim nao eh tao frio quanto na noruega.

se voce quer mesmo ir, va! muito bom ver que voce esta preocupado com as mudancas, que sabe dos riscos de adaptacao e tal, mas o mais importante é voce ir de cabeca aberta para receber uma nova cultura, aprender as coisas boas que eles tem e incorporar isso a sua vida. nao estou dizendo para voce deixar de lado a sua cultura, as suas ideias nem nada! eu só achjo que nós devemos ampliar nossos horizontes e ver que existem outras formas de se viver, com valores muito diferentes do nosso e que nem por isso sao melhores ou piores.

voce vai sim sofrer com a diferença de clima! ainda mais sendo do rio de janeiro! eu sou baiana e sei o quanto eh dificil ter que vestir milhoes de roupas quando o que voce gosta mesmo eh de sair de sainha e camiseta todos os dias! mas a europa esta preparada para o frio! la voce vai poder comprar as roupas adequadas e todas as casas, lojas, restaurantes, etc, contam com uma calefação eficiente! mas vai chegar uma hora que voce vai sentir saudades de ver o mar! de ver o ceu azul! de nao ter que se preocupar em levar sombrinha... so que seu projeto eh de apenas 1 ano... acho que as maravilhas da descoberta de coisas novas - voce ja viu a neve? - vao compensar! mas se voce um dia resolver se mudar de vez para la aconselho pensar bastante! faça essa experiencia de 1 ano e depois venha aqui contar como foi!!! acredito que voce nao vai se arrepender!!!

nao posso te dar ideia de gastos mensais, mas nao acredito que voce indo atraves de sua empresa eles nao te oferecam de salario pelo menos o que voce necessita para seus gastos, nao eh?

se voce decidir ir, va de cabeca aberta e com pensamento positivo que tudo sera muito bom!!!

bjs e boa viagem

lore

• Membros de Honra
Postado (editado)
Amigos,

Preciso tomar uma importante decisão IMEDIATAMENTE e gostaria de poder contar com a ajuda de vocês.

Recebi uma oportunidade de emprego p/ trabalhar na Noruega (Projeto de 1 ano de duração).

Uma experiência internacional sempre fez parte dos meus objetivos, contudo tenho muitas dúvidas com relação à vida nesse país.

Tenho 25 anos e atualmente moro no Rio de Janeiro, penso que uma mudança prá Escandinávia seria bem radical .. mas preciso pensar no lado financeiro e aparentemente estou vendo vantagens. Contudo, são muitos critérios a serem analisados e preciso tomar essa decisão MUITO EM BREVE!

Gostaria muito de ter um parecer dos PRÓS e CONTRAS desse país..

Se souberem me dar uma estimativa do custo de vida me ajudaria bastante tbm.. (gastos mensais com transporte, alimentação, aluguel..)

Acham que 6000 dólares mensais reservados p/ "gastos básicos" é o suficiente ?

Outra questão que me preocupa é o clima. A adaptação é muito sacrificante, como vcs reagiram a isso ?

Fico no aguardo e agradeço IMENSAMENTE dicas, sugestões, opiniões...nunca me sujeitei a uma experiência desse tipo anteriormente.

[align=justify]Bruno

Vamos às informações práticas:

1) A Noruega usa a moeda coroa norueguesa ,portanto comece a pensar em coroa e não em dólares, senão vc fica doido.

2) Seria interessante vc dizer em que cidade vai morar por um ano, como não disse vou pegar por base Oslo.

3) Partindo do principio que vc é marinheiro de primeirissima viagem para países frios , concluo ser impossível analisar sua adaptação, por isso venha para saber e conte depois para nós.

4) O Norueguês não é muito diferente do Sueco em matéria de aproximação pessoal , são racionais e não passionais, portanto não venha com a idéia de que terá o mesmo tratamento amistoso como no Brasil ,porém pode estar certo que na hora que vc fizer um amigo ele será teu amigo até morrer.

5)Vc não mencionou o quê terá que pagar aqui , mas vou te dar uns valores para ter uma idéia. Em Oslo:

Aluguel

Varia de 4500,00kr 1quarto/cozinha/banheiro 16m2 até 17000,00kr 3qtos/coz/ban 74m2

Ou divdindo com outras pessoas , média de 3500,00 kr

Alimentação básica comprada em supermercado e feita em casa.

Valor baseado para 1 pessoa comendo sem exageros,(carne, massa, verduras.legumes,frutas,sucos)

Por semana 500,00kr

Telefone fixo e banda larga:

Média de 400,00kr/mês Vai depender de quanto usar o telefone ou média de 200,00kr só pela internet móvel.

Transporte:

Carro gasolina 11,00 12,00litro +ou-

Onibus . sistema de cartão compre em bares (não são como os do Brasil) ou nos postos de venda , o preço varia por distância percorrida,portanto impossível calcular.

Só não sei se na Noruega tem que pagar luz separada do aluguel.

Para mim esse é o básico , se quiser saber mais alguma coisa e eu souber responder estamos aí[/align]

Editado por Visitante
  • 2 meses depois...
  • Membros
Postado

Pessoal,

Estou indo para europa em janeiro/2009 por pacote turistico sendo que esse termina em 20/jan na cidade de Madri, gostaria muito de ir para Oslo a partir de Madri, mas tá dificil achar voo por low fare para Noruega e de trem acho que ficaria bem dificil.

Alguém tem alguma sugestão?

Pretendo ir para Oslo dia 20/jan (ficar 2 dias)

22/jan ir para stockholm (ficar 1 dia)

23/jan ir para copenhagem (ficar 2 dias)

25/jan ir para Madri e de Madri para Brasil.

O que fica melhor(Barato) de fazer nesse trecho Oslo - Stockholm - Copenhagem , Trem? Avião? Onibus?

desde já obrigado pelas dicas

• 3 meses depois...
  • Membros
Postado

Galera, alguém já foi nos passeios com os huskies? Se hospedou no hotel de gelo? Alguém tem infos sobre essas opções?

E ainda, vou para Noruega agora na segunda semana de Abril. Ainda é muito frio? Quais os lugares mais indicados para conhecer por lá, além de Oslo?

Abs, Gisele

• Membros
Postado

Dúvida....

Alguém já foi o pode relatar para nós como foi?

Eu andei pesquisando passagem área para lá e fiquei impressionado com o preço, não sai por menos R$5.000,00!

Estou extremamente interessado em ir para lá, no ano que vem. Já iniciei as pesquisas de como ir, onde ficar, o que fazer e da história do arquipelago. :}

Curiosidade: Vocês sabiam que a população humana nas Ilhas são de aproximadamente 2.800 pessoas e a população de ursos polar é supuerior a 3.000 ?

Hehehehehe !!! Pelo que eu li, você só pode sair dos limites de Longyearbyen (capital) se estiver armado.

• 3 meses depois...
  • Membros
Postado

Pessoal,

Alguém já fez o passeio Norway in a Nutshell? Vale a pena? Estarei em Bergen em agosto, e talvez faça este passeio... Preciso reservá-lo antes ou no dia eu consigo comprar numa boa?

Obrigado!

• 2 semanas depois...
  • Membros
Postado

Diego,

Eu fiz um trecho dessa viagem (Flam to Myrdal), o visual é fantástico (tenho algumas fotos no meu facebook: www.facebook.com/dirceuvjr), o trem sobe cerca de 500 metros acima do nível do mar, partindo de uma altitude de 12 ou algo assim.

Você pode obter informações sobre esse passeio neste site: http://www.norwaynutshell.com

Não acredito que seja imprescindível bookar com antecedência, mas é bom checar as datas que você pretende vir pra não pegar a cidade lotada.

ps: se precisar de um couch dá um toque.. http://www.couchsurfing.org/people/dirceuvjr/

abraço!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...