Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

É sempre muito emocionante nosso primeiro relato, ainda mais depois de recorrer ao Mochileiros tantas vezes para dicas de todos os lugares que visitei.

Tive a ideia de visitar o Atacama depois de uma amiga apresentar o lugar, e fiquei boquiaberta com as belezas naturais. Assim que surgiu 10 dias de férias livres, comecei a reservar tudo. Fui sozinha, o Atacama é um lugar muito tranquilo pra fazer novas amizades e encontrar sempre muitos brasileiros. :?

Seguem custos:

Passagem: 1600 - comprei um mês antes, então o preço não foi dos melhores

Hospedagem em Atacama - Dom Raul - U$357,60 por 5 diárias: hotel super atendeu a necessidade, fiquei em um quarto privativo com cama e banheiro, além de aquecedor para as noites frias ::Cold::. Ele era no final da Caracoles, então conseguia passear pela rua principal durante todo o dia.

1° dia

À saída de São Paulo para Santiago atrasou uma hora, e já começou a preocupação por que minha conexão era de 1:40. Cheguei em Santiago faltando 1 hora para o voo e corri para desembarcar, passar na imigração e embarcar para o voo para Calama. Chegando no portão de embarque com 25 minutos, consegui embarcar! ☺️

Chegando em Calama as 20h tive uma surpresa nada agradável... A mala não chegou (fui com uma mochila Quechua Forclaz 70). Fui conversar com a responsável da LAN e ela me questionou se havia pegado a mala em Santiago e despachado novamente e falei que não - por que a atendente da TAM em São Paulo deixou bem claro que como tinha uma conexão curta a mala iria direto para o destino final. Resumindo: a atendente me informou que a mala chegaria num próximo voo, e eles entregariam no meu Hotel, em San Pedro.

Sai para procurar o Transfer que reservei previamente com o Hotel e nada de Transfer. Acabei contratando um na hora da empresa Transfer Andino por 20 mil ida e volta, o que valeu mais a pena pois o hotel estava me cobrando 22 mil. A empresa de Transfer foi muito boa, meu ajudou a contactar o Hotel, e acabei vindo sozinha num carro de 8 lugares. Cheguei em San Pedro quase as 22h e nao consegui reservar nenhum passeio na manhã seguinte por que este horário as agências já estavam fechadas. Erro meu de planejamento, deveria ter reservado alguma coisa antes para a manhã desse dia (ou não por conta da mala).

Como já tinha comido alguma coisa no avião, não cheguei a jantar e fui dormir direto.

2° dia

Acordei às 07h e já fui atrás da minha mala, que ainda não havia chegado... A cia aérea tinha mandado um e-mail informando que a mala chegaria num voo as 09h em Calama, então fiquei no aguardo. Fui andar na Caracoles, comprar água, e fechar o passeio da Tarde: Valle de La Luna. Não pesquisei muito o preço em várias agências, entrei na que simpatizei mais e fechei na Colque Tours por 8.000. O passeio saia as 15h então ainda tinha muito tempo até lá. Como ia para Salar de Uyuni também, já aproveitei e fechei o passeio com a Cordillera Traveller por 138.000 (4 dias e 3 noites) - depois visitei a World White Travel e vi que também era uma boa opção. Deu 11h30 e nada da mala, resolvi fazer um passeio que a pessoa do Hotel me recomendou: alugar uma bike e conhecer Pukara de Quitor - fica a 3 km de San Pedro então dá pra ir rápido e voltar. Aluguei a bicicleta por 3.000 (não lembro o lugar) e chegando lá tem que pagar 3.000 de ingresso. O lugar tem ruínas antigas e tem que subir as ruínas para ter uma vista de todas San Pedro.

Voltei às 13h30 e chegando no hotel ainda não havia sinal da mala. Comecei a ficar preocupada por que tinha planejado conhecer Piedras Rojas no dia seguinte e talvez não conseguiria por não ter roupa de frio suficiente. A LAN mandou um e-mail solicitando preenchimento de todo o inventário da mala e preenchi e enviei. Tomei um banho rápido e sai para o passeio do Vale da Lua. Na rua Caracoles peguei uma empanada para comer no caminho, mas estava com um tempero muito estranho, comi só a massa... Rs

Vale da Lua

Estávamos numa van com 9 pessoas, o caminho até lá é perto, em 10 minutos você chega no local para comprar o ingresso: 2.500 para estudante e 3.000 regular. Depois disso, o passeio inclui visitar cavernas de sal, subir e descer montanhas, e admirar as dunas. Gostei bastante do guia, ele nos levou para locais diferentes dos da maioria das agências, só estávamos nós e depois chegou mais um grupo. A única coisa que senti falta é não visitar la Piedra Del Coyote, ele falou que não iria por que era muito cheio. :roll:

Image-1.jpg.cde1ebfd7007e188cc9667dfe1ffcbf7.jpg

Ao regressar para hotel as 19h já tinha rezado tanto para a mala chegar... Graças a Deus o rapaz da transportadora estava entregando ela no momento que eu cheguei. Que alívio ver todas as minhas coisas, poder tomar um banho tranquila! Nada paga esse momento ::mmm:::mmm: .

Depois do banho, sai para fechar o passeio do dia seguinte, resolvi fazer Piedras Rojas e Lagunas Antiplanicas. Passei na Maxim Experience que ouvi muito bem, mas eles já estavam completos. Fui então para a World White Travel e fechei com eles por 45.000 (achei carro comparado a Colque que estava 30.000). Jantei no restaurante Las Delícias Del Carmen uma lasanha vegetariana com batata frita (evitei carne por conta da altitude).

3° dia

Acordei às 06h30 por que a Van passaria no Hotel entre 07h e 07h30, a van chegou 07h20 e partimos no sentido de Socaire. O guia / motorista serviu nosso café da manhã próximo ao trópico de capricórnio, café modesto com pão, presunto, queijo, bolo, geleia, chá e café. Dai partimos para Piedras Rojas, que fica a uns 40 minutos.

Piedras Rojas, Lagunas Altiplanicas - World White Travel

Pra mim Piedras Rojas é um dos lugares mais lindos, se não o mais lindo de todo o Atacama, o lago estava todo congelado então pude tirar fotos em cima do lago, além da cor ser espetacular. A combinação lago azul com montanha e vulcão deu muito certo.

Saímos de Piedras Rojas e fomos para as Lagunas Altiplanicas: Minisque e Miscante. Chegando em Minisque tive uma dor de cabeça muito forte, mesmo tendo tomado muito chá e mascado as folhas de coca (que por sinal o gosto é péssimo). Tiirei algumas fotos nesse lago que também estava congelado e fomos para Miscante. Esse último tem uma cor azul escuro e estava todo descongelado.

Image-3.jpg.edbb0cf12ee6d790a80ed8a257c5c11d.jpg

Fomos almoçar em um restaurante em Socaire, a entrada foi sopa de legumes, depois arroz com carne e de sobremesa, pêssego em caldas. Estava enjoada e com dor de cabeça ainda então, comi um pouco de cada coisa só. Voltamos para San Pedro chegando lá umas 17h30.

Sai para jantar, e fechar o passeio do dia seguinte, tentei fazer a subida do Lascar mas a agência solicitava mínimo de duas pessoas, e como estava sozinha não rolou :cry: . Então decidi conhecer os Geisers Del Tatio e fechei com a Grado 10, que já tinha ouvido falar e tem aquele ônibus / caminhão super diferente. Paguei 35.000 pelo passeio. O jantar aproveitei pra conhecer o La Estaka, restaurante baladinho na Caracoles e me surpreendi. Comi um dos melhores risotos de camarão da vida, uma delicia mesmo! Vale a pena a visita. Depois disso fui descansar por que o dia começaria super cedo...

4° dia

Acordei às 04h por que o ônibus passaria as 04h30 no Hotel, dito e feito lá estava ele no horário marcado. O passeio dos Geisers costuma ser o mais frio de todo o Atacama então preferi me precaver: fui com 3 leggings, body embaixo de tudo (para entrar na piscina geotermal), uma blusa, 1 colete, 1 casaco de pluma de ganso, 1 corta vento, além de meia grossa, luva e toca de pêlos. Na mala foi uma toalha, além de água e snacks.

A ida pra lá é bem longa, o que dá pra dormir bem. A agencia oferece cobertor para todas as pessoas, o que deixa o caminho mais confortável. Chegamos lá as 06h30 pegando o sol nascendo, e muuuito frio, segundo o guia, fazia -10°C ::Cold:: . Nem o vapor dos geisers resolvia o frio naquele momento, e nem toda a roupa que eu vestia adiantou muito, os dedos da mão mesmo com luva congelavam. Assim que o sol nasceu, a situação melhorou (um pouco) e ficou mais agradável ver os geisers e tirar fotos. Depois disso, seguimos para o local com a piscina geotermal, na qual utilizam a água dos geisers para deixar a água na temperatura de 35-40°C. Fui preparada psicologicamente para entrar, não foi difícil entrar, o duro foi sair... Se for entrar não esqueça os chinelos, o chão é muuuito gelado ::Cold::::Cold:: .

Image-4.jpg.3006b04f24cda891ebca380f63905ab2.jpg

Depois fomos tomar café preparado pela agência, completíssimo! Com panquecas feitas na hora, doce de leite, presunto, queijo... Muito bom! Saímos dos Geisers, e fomos conhecer o Pueblo de Machuca, um povoado super antigo da região, os cânions com o Rio Puritama... Definitivamente, uma das melhores agências do Atacama, o guia explicava tudo em Português (meio Portunhol mas ok) ::otemo:: , além de toda a estrutura deles... Tentei fazer o passeio da Laguna Cejar com eles, mas não tinham mais a data...

Retornamos para San Pedro as 13h, e fui procurar uma agência para o passeio da tarde que seria Laguna Cejar e Tebinquiche. Acabei fechando na Sun Travel por 12 mil, fora ingresso de 17 mil somando os dois lugares ( o ingresso da Laguna Cejar é o mais caro, 15 mil e não aceitam nenhum desconto, estudante, idoso...)

Laguna Cejar

Chegamos na Laguna e o local já tem toda uma estrutura preparada para o banho. Como a laguna tem o dobro de sal do mar, você não afunda de jeito nenhum, e quando sai seu corpo fica todo coberto de sal, então é bom tomar uma ducha gelaaada pra tirar o sol. A laguna é muito boa, mas a água é um gelo!

Image-5.jpg.911d401cfe1c83027823f22adecb727f.jpg

O passeio ainda inclui parada nos Ojos Del Salar, duas lagunas redondas no meio do deserto, e também Tebinquiche. Aproveitamos pra ver o pôr-do-sol lá, fazer uma caminhada em volta da Lagoa, a vista foi uma das melhores em todo Atacama.

Image-6.jpg.e2100b783ace6196525251c0cc50f636.jpg

Quando acabamos a caminhada, o motorista tinha preparado um lanche, com batatas fritas e pisco sour ::hahaha:: . A agência atendeu super bem as expectativas, mega recomendada.

Voltei para San Pedro, jantei quesadilhas no Adobe (um pouco caro pelo jantar) e voltei para o Hotel para arrumar as malas, por que no dia seguinte de manhã iria para a viagem de 3 dias ao Salar de Uyuni.

Salar de Uyuni - 1° dia

As 08h00 estava a postos na recepção só esperando a agência passar é me buscar, mas já estava com um mal pressentimento, pedi para o rapaz da recepção ligar para a agência para ter a certeza que eles iriam me buscar e lá vem outra surpresa: a minha viagem não estava para aquele dia, ou seja, eles não iriam me buscar e já estavam indo para a Bolívia ::ahhhh:: . Vale o contexto: fechei com a Cordillera Traveller logo no primeiro dia que cheguei e tenho certeza absoluta que disse a saída dia 30/07. O pior é que no documento que me entregaram estava com a data errada, dia 05 de agosto mas seria impossível ir nesse dia por que eu já teria retornado ao Brasil. Tentei conversar com o rapaz da agência, se ele poderia fazer alguma coisa, alguma outra agência, por que como voltaria para o Brasil dia 03, aquele período era exato para ir ao Uyuni, no dia seguinte não conseguiria mais ir, mas o rapaz só falava que não podia me ajudar. Fiquei desesperada com tudo, chorava no telefone falando com a agência, e eles só falavam que se eu quisesse poderia devolver 85% do valor pago, mas eu não queria o dinheiro de volta, queria viajar naquele dia... :evil: Desliguei o telefone e o rapaz do Hotel começou a me ajudar a achar alguma outra agência que fizesse o tour naquele dia, porém como era muito cedo, nenhum agência atendia... Passados 15 minutos, um milagre aconteceu, rs... O rapaz do agência que estava falando ao telefone soube que duas pessoas tinham cancelado o Uyuni naquele dia por que não estavam se sentindo bem, então ele foi me buscar no Hotel e correr e encontrar o restante do grupo na fronteira do Chile. Quando tudo isso aconteceu já tinha me arrependido de ter fechado com a Cordillera, mas depois com todo o esforço que fizeram para me ajudar e me colocar naquele grupo, fui muito grata a todos da agência ::cool:::'> . Conselho: é sempre bom verificar se a data de todos os passeios estão certos, durante a viagem ouvi outras pessoas dizendo que perderam uma manhã ou tarde, por que a data estava diferente. Depois de passar todo o susto e stress, cheguei na fronteira do Chile, entreguei o passaporte para carimbar e partimos para a fronteira da Bolívia, sendo que após entrar na Bolívia, mudaríamos de microônibus para os carros próprios para a viagem. Conheci o grupo que viajaria comigo: uma uruguaia, uma espanhola, um croata e uma americana, todo viajando sozinhos, assim como eu, então já rolou aquela super identificação com todos. No rota estávamos em 3 carros diferentes, sendo que os outros carros estavam com Holandeses e alemães.

Começamos o caminho a 4500 mts de altitude, e um frio de lascar. Nesse primeiro dia conhecemos Laguna Branca (nessa é possível tomar um banho nas águas termais por 6 pesos bolivianos, vale super a pena, a água é bem quente), Laguna Verde, Deserto de Salvador Dali... O almoço foi já no Hotel as 15h, com purê de batatas e salsicha. Depois do almoço saímos para conhecer a Laguna Colorada que ficava próximo do Hotel, o frio nessa região da Bolívia é muito forte, estava com 3 casacos e mesmo assim não resolvia muito pelo vento. Voltamos para o Hotel já tentando se preparar para a primeira noite. A agência sempre avisa que a primeira noite é a pior, por que o hotel está localizado em alta altitude, além de não ter aquecimento e poucas cobertas, nem banho. Jantamos sopa e macarrão, e depois de jogar cartas com os colegas de viagem, fui tentar dormir, mas foi quase impossível... Naquela noite fez - 15°C, por conta do frio conseguia me mover e nem relaxar, foi unânime, quase ninguém conseguiu dormir e pela altitude acordei com muita dor de cabeça ::putz:: (graças aos caramelos e chá de coca melhorei um pouco).

Salar de Uyuni- 2° dia

O segundo dia basicamente atravessamos todo o deserto, no parque Nacional, paramos na Pedra Árvore, na Laguna Honda, no Salar Chiguana, e vimos a linha de trem que atravessa o deserto, muito interessante no meio do nada.

Image-7.jpg.87dc4d3c55c4a4989fe77f07d2aed73c.jpg

Almoçamos na frente da Laguna Chiarcota atum, salada de tomate, abacate, arroz, milho e queijo branco. No final da tarde, fomos para o segundo Hotel, que é todo feito de Sal é um pouco melhor que a primeira noite. Chegamos lá e realmente o hotel é todo de sal, até o chão tem sal, mas pelo menos tinha local para banho quente. Tomamos banho, jantamos frango assado com batata frita com direito a vinho, e depois de jogar cartas fomos dormir, estava tão frio quanto na última noite, o corpo não esquentava de jeito nenhum e lá se foi outra noite mal dormida. ::essa::

• Membros
Postado

Salar de Uyuni - 3 ° dia

Na noite anterior havíamos combinado com o motorista que queríamos ver o nascer do sol no Uyuni, por isso saímos do Hotel as 05h com a temperatura a -7°C e chegamos ao Salar as 06h40. Foi o melhor espetáculo na natureza ver o sol nascendo naquele lugar incrível, vale a pena cada segundo de dormir e todo o frio ::Cold:: . Os motoristas nunca querem acordar cedo, mas se puder, tente ver o sol nascer!

IMG_6161.JPG.2f4b95e4fa39d22f5f6a161762a2ef28.JPG

Após sol nascer, fomos pra Isla Inca Huasi uma das ilhas que fica no meio do Salar. De cima da ilha, você consegue ter uma vista de boa parte do Salar, quando chegamos em cima estava acontecendo um ritual inca de 01 de agosto, e estavam sacrificando uma Lhama, tadinho do bicho... :roll: O guia nos falou que esse ritual acontece uma vez por ano, é justamente quando estamos lá... Depois disso, fomos tomar café da manhã e encontrar o restante do grupo que preferiu ficar dormindo.

Voltamos para o Salar as 10h00 para a sessão de fotos, pulando, com dinossauro, 2 horas nesse lugar parece passar muito rápido... Saímos do Salar e fomos conhecer o Museo do Sal, que estava fechado, mas falaram que não tem nada de mais. De lá seguimos para a cidade de Uyuni, vimos os cemitérios dos trens (que só tem alguns trens antigos, é bom para subir nos trens, tirar fotos) e fomos para a agência para encerrar a viagem. Como eu e mais 3 meninas do meu carro iríamos voltar para San Pedro, fomos para a agência deixar as malas, almoçar e depois trocar de motorista para o retorno. Esse restaurante que almoçamos tinha wifi! Primeiro sinal de internet em 3 dias, ufa! ::hahaha:: Como tínhamos 1 hora livre, fomos conhecer a cidade de Uyuni, que é muito pequena e turística, dá pra comprar umas lembrancinhas lá.

Saímos de Uyuni as 15h30 e o motorista dirigiu para 4 horas (contando com a parada em San Cristoban) até um Vilarejo em Villa Mar, completamente no meio do nada, tem que pagar uma espécie de pedágio quando entra nesse vilarejo. O lugar era totalmente sóbrio, o hotel que ficamos essa noite, só tinha nos 4 hospedados, a gente até brincou que é neste tipo de cenário que acontecem os filmes de terror... :shock: Mesmo com muito frio, essa noite foi a que dormi melhor, talvez pelo cansaço, talvez pelas 5 camadas de roupas...

Salar de Uyuni - 4º dia e retorno a San Pedro

Acordamos e saímos as 06h00 com destino a San Pedro, mais uma vez o visual do sol nascendo no caminho foi impagável. O caminho de volta é bem diferente da ida, deve ser mais curto até por que é mais rápido a volta, mas ainda passamos em algumas lagunas que vimos na ida. Chegamos na Imigração da Bolívia as 09h30 e lá ficamos esperando vir a Van de Atacama para trocar os grupos. Tomamos café, fizemos a imigração na Bolívia (tive que pagar 15 bolivianos na saída, mas só eu e mais uma pessoa, o restante não pagou nada), chegamos no Chile para fazer a imigração, e depois a agencia me deixou no Hotel as 11h30. O pessoal do hotel era maravilhoso, mesmo o check in sendo somente as 15h00, eles sabiam que estava voltando da Bolívia então meu quarto já estava disponível, podia tomar um banho quente.

No último dia no Atacama ainda tinha muitos planos: arrumar a mala, relaxar nas Termas de Puritama, jantar com as meninas que conheci na viagem a Bolívia, e ainda fechar com o Tour Astronômico, ou seja, nada de descanso. ::mmm:

Como o passeio para as Termas saia as 14h00, corri para a Caracoles para procurar alguma agencia que ainda tivesse disponibilidade, achei uma que não vou lembrar o nome, super pequenininha que depois repassou minha vaga para outra agencia. Paguei 12.000 no transfer, além dos 9.000 de entrada nas Termas. Aproveitei esse tempo para passar na Space e pagar o Tour Astronômico, é necessário fazer o pagamento até as 15h00 do dia para confirmar o tour. Paguei 20.000 no Tour.

Termas de Puritama

Saímos as 14h00 e as 14h40 chegamos a Termas, tem que fazer uma caminhada de 500m para chegar a entrada. Como tudo que é cobrado mais caro no Atacama, a estrutura das Termas é muito boa, possuem vários vestiários e banheiros e todo o caminho para as 8 termas são como decks de madeira. Aproveitei para relaxar na agua quentinha, provando cada umas das piscinas naturais, algumas com quedas. Recomendo a 2ª, e a 5ª piscina, consegui pegar as duas mais vazias, mas depende muito do momento.

O visual das Termas é muito legal, as piscinas e toda a vegetação contrastando com os cenários de deserto.

IMG_6333.JPG.01fc12d602f2a04cff4150156d5eb2db.JPG

Na volta o motorista parou em uma fazenda para comprar queijo de cabra, e depois ainda em um mirante, que é possível ver toda cidade de San Pedro no pôr do sol. Cheguei no Hotel as 18h30, terminei de arrumar as minhas coisas e sai para encontrar as meninas pra Jantar as 20h00, fomos conhecer um restaurante que tinha fama de ser bom e barato, La Pica Del Indio. Realmente a fama se justifica, o menu completo do dia era 4.500 com direito a salmão. Após o jantar, comprei algumas lembrancinhas e já sai para o Tour Astronômico que estava marcado as 22h00.

Tour Astronômico

Imperdível! Chegamos no local do Tour, e todo o passeio é feito no escuro, apenas com um laser que o guia usa para mostrar as curiosidades no céu. Como a temperatura cai muito e o tour é feito no ar livre, eles oferecem mantas para quem quiser. O tour é dividido em 3 partes: 1ª no ar livre com toda a explicação do céu, planetas, estrelas, constelações; 2ª parte vamos os 10 telescópios ver de perto alguns planetas como Saturno e os anéis, galáxias super distantes; e 3ª parte vamos para uma sala fechada para tirar dúvidas acompanhado de chocolate quente. O céu no Atacama é lindo, e tem umas das melhores vistas da Via Lacta, é possível ver todas as nuances de claros e escuro, além de poder ver tantas estrelas cadentes em tão pouco tempo, acho que vi umas 5 em 20 minutos! O tour acabou as 00h30, até chegar no Hotel deu quase 01h00, já estava sofrendo de sono, meu transfer para o aeroporto sairia as 05h30...

Último dia, retorno a São Paulo

O transfer saiu as 05h30 e chegamos no aeroporto em Calama as 06h45, consegui antecipar meu voo Calama / Santiago em uma hora, para ter mais tempo em Santiago (no free shop). Cheguei as 10h00 em Santiago, passei no free shop, muitas coisas estavam com o preço melhor lá que do Duty Free no Brasil, e depois segui para o embarque com destino a São Paulo. O voo saiu as 12h30 e chegou às 17h30, sem atrasos. Devido as Olimpíadas, o aeroporto de Guarulhos estava muito cheio, mas mesmo assim em 40 minutos já estava do lado de fora indo pra casa...

Pontos importantes:

• Primeira vez que viajei com mochila ao invés de mala: os locais para entregar e pegar a mochila são diferentes, tem que procurar o local “Bagagem fora das dimensões”, no retorno fiquei esperando na esteira normal quando na verdade tinha que ir nesse local.... ::putz::

• Levei 700 dólares por que a cotação valeu mais a pena que em real e o dinheiro foi suficiente para todos os passeios, comida, compras, na minha opinião foi super ajustado, nem a mais, nem a menos.

• A viagem ao Atacama é superconfortável, possui uma estrutura boa de hotéis e restaurante em San Pedro, tanto que encontrei muitos casais de brasileiros lá. Recomendo para qualquer pessoa que queria conhecer!

• Já a viagem para a Bolívia é linda, possui paisagens magnificas, mas o perrengue que se passa durante os 3 dias é demais e não é pra qualquer um! Muitas das coisas levávamos na brincadeira como a qualidade da comida, do “Hotel”, o frio, mas a realidade é que essa viagem é muito precária, e caso você tenha qualquer tipo de frescura vai sofrer muito, e não tem como desistir no meio do caminho. É preciso ter ciência de todos os apuros que vai passar e estar ok com isso, se não, não vai conseguir aproveitar nada.

É isso! Tentei ser o mais detalhado possível, fui escrevendo o roteiro sempre no dia seguinte durante a viagem pra lembrar de tudo... A viagem foi maravilhosa, voltei já pensando quando vou poder ver o Atacama novamente. ::hahaha::

• Membros
Postado

Parabéns pelo relato! Suas fotos estão lindas!!

Sobre o passeio de bike que você escreveu até Pukara de Quitor, você alugou a bike e foi sozinha sem guia? você achou que valeu a pena? Você se recorda quanto tempo demorou pra fazer?

Obrigada

• Membros
Postado
Parabéns pelo relato! Suas fotos estão lindas!!

Sobre o passeio de bike que você escreveu até Pukara de Quitor, você alugou a bike e foi sozinha sem guia? você achou que valeu a pena? Você se recorda quanto tempo demorou pra fazer?

Obrigada

Oi Débora!

Aluguei a bike na Caracoles mesmo, paguei 3.000 por meio período. Não precisa de guia pra Pukara por que é bem perto, é só pegar uma rua lateral e em 30 minutos você chega! Acho que só vale a pena se você não tem outra opção de passeio melhor, ou tem uma manhã ou tarde livre por que o local em si só tem algumas ruinas e alguns morros... O passeio total demorei umas 2 horas no máximo.

Abraços!

• Membros
Postado

Excelente relato.

Pretendo fazer Atacama em Janeiro, de Carro.

Praticamente todos os passeios farei por conta, de carro baixo. Só o salar de Tara que pretendo contratar uma agência, pela necessidade de veículo 4x4;

Quanto ao Tour Astronômico, não encontrei ainda informações se é possível fazer de carro, ou só por agência.

Poderia informar o valor pago na agência, e se é cobrado depois a entrada ...

Muito Obrigado.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...