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Vamos abrir uma parênteses aqui pra falar de saúde...

 

Dois cuidados básicos tomei para essa viagem. O primeiro foi fazer o seguro viagem pela Mondial Seguro ( bem que poderia ganhar um cash :roll: ) saiu por cento e noventa e bolinha. Usei um cupom de desconto de 15% facilmente encontrado na net. Cobertura em toda a América do Sul. É importante dizer que não cobre esportes radicais! Fiz esqui, sandboard e rafting sem cobertura alguma, mas sobrevivi inteirinha a todos eles... Qr dizer, só comi um quilo de areia, bebi uns ml de água suja ::otemo:: . Mas nada demais, tamu nesse mundo pra isso.

Não usei em momento algum o seguro apesar de ter cogitado quando peguei uma tosse braba que me perturbou por quase toda a viagem e até depois dela. Tive uma contusão na costela de tanto tossir.

 

O segundo cuidado foi o kit de primeiros socorros. Com medicamentos básicos para um problema qq ( ou quase).

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O kit consistia em medicamento para:

- Dor

- Filho

- Febre

- Estômago

- Alergia

- Enjôo

- Neosoro

- Altitude

 

Não pensei em antiinflamatório nem em algo pra gripe, únicos que de fato necessitei ::putz:: . Não cometam msm erro! Levem tb algo para o nariz. O meu sangrou durante boa parte da viagem. Deve existir algo que evite isso. Algo tb pra hidratar os olhos não cai mal.

 

Aconselho consultar um médico antes de fazer o kit pois tem uma lance aí com alguns medicamentos que diminuem a frequência cardíaca e isso pode ser perigoso em altitude elevada... Conselho de mãe véia.

 

)

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Já que promessa é dívida, vamos aos preços dos passeios:

 

Preços Incanorth Tour:

 

Valle de la Luna: 10.000 CLP

Piedra Rojas + Lagunas Altiplânicas: 35.000 CLP

Tours astronômicos: 18.000 CLP

El Tatio - gêiseres: 15.000 CLP

Laguna Cejar: 12.000 CLP

Salar de Tara: 35.000 CLP

 

A soma dá 125.000 mas por algum desconto pagamos 118.000 CLP.

 

Preços Ayllu, só pro mode de comparação:

 

Valle de la Luna: 40.000 CLP

Piedra Rojas + Lagunas Altiplânicas: 90.000 CLP

Tours astronômicos: 40.000 CLP

El Tatio - gêiseres: 70.000 CLP

Laguna Cejar: 45.000 CLP

Salar de Tara: 85.000 CLP

 

Sobre esse valor ainda tinha um desconto de 20%. Vou deixar essa conta de tarefa de casa pra vcs ::sos:: .

 

A Ayllu pela apresentação parece de fato ser superior às demais, mas o preço foi motivo suficiente para sair correndo de lá sem olhar para trás com medo de virar estátua de sal ::ahhhh:: .

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8 ° Dia - Gêiseres El Tatio & Laguna Cejar

 

Os apaixonados por esses passeios que me perdoem, mas foi o que achei menos interessante da viagem. Para os Gêiseres saímos muito cedo, por volta das 4 da madruga. O café da manhã tá incluso. Agasalhe-se bastante pois o frio é arrepiante. Retorno lá pelo meio-dia.

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Laguna Cejar, não vale mesmo, além do passeio pagá-se uma entrada exorbitante ::quilpish:: . Prus mais corajosos tem a opção de fazer um mergulho numa água onde não se afunda por conta da salinidade.

 

9º Dia - Salar de Tara (Só que não!)

 

Nesse dia a coisa começou a desandar ::hein: .

Todos sabem que o Deserto do Atacama é o mais árido e seco do mundo. Na região central do deserto, por exemplo, existem regiões que ficam até 4000 anos sem chuvas. Pois bem... adivinha o que aconteceu?? Consegui um comprador pro meu rim?? Não! Mais raro ainda... CHOVEU ::lol4:: . Até então não sabia a gravidade desse acontecimento, mas chuva em regiões altas significa neve. Foi como se a Elsa tivesse passado pelas estradas cheia de ódio no coração e deixado uma camada de neve de 30 cm de altura pelas estradas. O que nos impedia de fazer o passeio programado no dia. Pior ainda, essa chuva poderia comprometer nossa ida ao Salar de Uyuni :? . O que comprometeria toda o restante de nossa viagem. Ficamos ilhados no deserto, se é que isso é possível rs!

Pois bem, logo após o café da manhã fomos a agência com o objetivo de pegar nosso dinheiro de volta. Dessa primeira vez conseguimos sem grandes dificuldades, apesar de encontra alguns companheiros de passeios dizendo que estavam tendo dificuldade com o estorno por parte da agência. Daí fui caçar quais as opções de coisas pra fazer. Achei o Sandboard no Valle de la Muerte. Escolha super acertada, adorei! Sai as 15h, incluía uma breve aula, equipamentos e translado. Dica é levar muita água e um lanche caso não goste de comer areia. Prepare-se para subir várias vezes uma duna enormeeeeeeeeeee.

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Agora era esperar o amanhã chegar, torcendo para conseguir sair do deserto!

 

Alguns custos:

Sandboard: 15.000 CLP

Entrada no Valle de la Muerte: 3.000 CLP

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10º Dia - Salar de Uyuni (SQN^2)

 

Na manhã do décimo dia lá estávamos nós 3, empacotados da melhor forma possível, já que as notícias do que vinham do Uyuni é de que a temperatura havia chegado a -17°C. Uma camisa, duas segundas pele, um fleece, um casaco de pena e um casaco de esquiar, estava mais fácil deitar no chão e sair rolando do que andar com toda essa roupa.

Mochilões prontos, 6 litros de água cada um, sacola com alguns lanches só faltava o carro chegar ... e nada. Depois de muito esperar chega uma senhora para nos avisar que não é possível sair do SPA naquele dia, pelo mesmo motivo do dia anterior, neve na estrada. Bem! Já que não dá pra ir não dá, estava fora do nosso controle.

 

Foi bem incômoda a situação pois não havia mais vaga no Aji Verde, e teríamos que sair a procura de uma ponte pra dormir. Tb já não havia mais grana em pesos chilenos, perder duas vezes com conversão de moeda é foda. Fomos abastecer nossos estômagos para daí então planejar o que fazer da vida.

Só que o inesperado aconteceu, a louca voltou lá no hostel para nos pegar. Eles devem ter confabulado entre eles e encontraram uma rota alternativa, indo por Calama. Isso duas horas depois do horário combinado e sem nos avisar com antecedência. A atendente do hostel entrou em contato comigo (pq nem isso a agência fez), pedindo pra a gente ir correndo pq a senhora havia saído dizendo que ia passar em mais um hotel pra depois voltar lá no Aji. Explicamos em que restaurante estávamos e que o pedido já tinha sido feito. Pedimos 20 minutos para comer rapidamente e sair correndo até o Aji. Só que quando chegamos lá, com coração na garganta, a atendente disse que eles partiram há 5 minutos, a senhorinha simplesmente disse que não poderia esperar e caiu fora ::ahhhh:: . Vcs não entenderam errado meus irmãozinhos, fomos abandonados.

 

Ahhh a cólera nos dominou, e partimos pra agência para exigir o nosso dinheiro de volta. Era 130.000 por pessoa, 390.000 ao total, 2145 suados reais que escorreram dos nossos rostos de trabalhadores brasileiros. Chegando lá explicamos o ocorridos, a agência entrou em contato com a senhorinha, que viu como solução nos hospedar de graça no hostel dela e ir no dia seguinte ao Uyuni. Não queríamos! Como confiar de novo numa agência que abandona clientes assim, sem razão?? Daí ela disse que não poderia fazer nada até a dona chegar, o que só aconteceria às 14h.

Nesse meio tempo visitamos uma agência indicada pelo hostel, a Estrella del Sur, onde o mesmo pacote poderia ser fechado por 100.000 por pessoa. Mas só restavam 3 vagas, exatamente o que a gente precisava. Mas sem o estorno do dinheiro não foi possível fechar contrato e nem segurar as 3 vagas.

O jeito foi sentar num restaurante da praça, e praticar o famoso levantamento de copo. Mas nem sorte pra isso tive, lá em SPA é proibido beber assim do nada, a bebida tem que está acompanhada de comida ::putz:: (não sabem viver). O jeito foi esperar até as 12h sentados e papeando, até a comida está disponível e assim poder tomar uma cervejinha pra relaxar e esperar o desenrolar dessa história.

Às 13:50 foi hora de ir na Estrelle Del Sur torcendo pra as 3 vagas ainda estarem disponíveis, que porra, não tinha mais. Então o jeito era aceitar o que a Incanorth tinha pra oferecer a contra-gosto, por falta de opção mesmo. Àquela hora mais nenhuma agência tinha mais vaga para o dia seguinte, e o desejo de partir imediatamente era grande. Então aceitamos :x . Eles pagaram um táxi para pegar nossas bagagens no Aji e levar até o hostel da tia, não lembro o nome mas era razoavelmente precário, mas com uma vista perfeita.

Dia mais tenso da viagem (até agora)!

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Aqui segue o link para a planilha prometida:

 

https://www.dropbox.com/s/ejv8e2dg4evokug/Planejamento%20Chile-Bolivia-Peru%20%28vers%C3%A3o%20final%29.xls?dl=0

 

Basta baixar para consultar ou usar como modelo para fazer seu próprio orçamento. Pra meu humilde gosto está bem organizada e simples! ENJOY ::otemo::

Editado por Visitante
  • 2 semanas depois...
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11º Dia - Salar de Uyuni??

 

No domingo acordamos bem cedinho, por volta das 5h, a senhorinha não havia passado no hostel pra nos instruir em nada. Logo, não sabíamos nem ao menos que horas a van nos apanharia. Mais uma vez nos fantasiamos de bola, com várias camadas de roupa pra tentar partir rolando até o Uyuni. Então deu 6h, deu 7h, deu 8h e nada. Lá pelas 9h chegou a van ufaaaaaa :mrgreen::mrgreen::mrgreen: . Passamos num lugar pra tomar café da manhã (já por conta do pacote).

Esse tipo de pacote pro Uyuni já inclui as principais refeições, transporte, hospedagem. Não inclui banho ( qm quiser ficar cheiroso vai ter que coçar o bolso kkkk), banheiro, taxas de visitação e água (levar 6 litros).

Ahh já ia me esquecendo do câmbio, recomendo fazer já em Santiago, com 19000 COP comprei 200 BOB na AFEX. Lá no Atacama fiquei com tanta raiva do preço que nem me recordo quanto paguei. Compre em Santiago e cerca de 600 BOB ou mais. Do café da manhã fomos atravessar a fronteira, todos aqueles tramites de documento, passaporte, carimbo... tem fila nessa hora, tanto pra sair do Chile quanto pra entrar na Bolívia. Trocamos de carro, vão 7 pessoas por carro contando com o motorista, o fundo é meio apertado e as malas vão encima enroladas numa lona, não deixe de por sua capa de chuva na mochila. Por algum motivo entrou água nessa lona e o saco de dormir de Tai molhou todo no momento mais crítico da viagem.

 

Momento mais top do dia, o pôr do Sol. Inacreditável, mas essa foto foi de celular e sem edição!

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Vicunhas selvagens saltitando pelo caminho

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Dormimos em um abrigo, cobertas um pouco fedidas e sem calefação ou água quente. Essa noite foi pura tortura! Juro que não foi frescura ::Cold::::Cold::::Cold::::Cold:: . Lá estava eu com 5 camadas de roupa, sendo uma delas roupa de esquiar, 4 cobertas grossas e morrendo de frio. Durante a madrugada achei que não fosse suportar o frio e quase levanto pra escrever meu testamento. Primeiro erro cometido foi não levar saco de dormir, subestimei o frio, confesso! Pois então, sobrevivi a pior noite da minha vida e aqui estou ::hahaha:: .

 

Lá mesmo SPA, percebi que minhas meias e luvas não suportariam o frio do Uyuni, então comprei 1 par de cada.

 

 

Alguns custos:

Entradas e taxas: 200 BOB

1 par de meias + 1 par de luvas: 30.000 CLP

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12º Dia - Morte no Salar de Uyuni

 

Devo ter criado algum bloqueio para esse dia, não me lembro de muita coisa dele, e só percebi isso de fato agora ao tentar escrever algo sobre.

Só sei que aconteceu na Laguna Negra. Deixamos os carros e começamos a curta caminhada de uns 10 minutos, eram 5 carros em comboio. Após a caminhada partimos para a subida, creio que algo em tono de 20 metros, pois a vista da Laguna se dá de cima pra baixo. Topo! Nossa que linda! Após um tempo apreciando a vista e tentando encontrar o melhor ângulo para as fotos, vejo a cena mais triste que já presenciei. Um brasileiro pisou numa pedra e não sei por qual motivo a pedra partiu fazendo um estrondo, não era pedrinha, era pedregulho ::ahhhh:: . Acompanhei por intermináveis milésimos de segundo o rapaz desabando, a pedra primeiro no solo se espatifando e logo em seguida ele. Infelizmente ele bateu a cabeça em outra pedra, ficando imóvel por um tempo pra logo em seguida convulsionar. Cerca de 20 pessoas olhando incrédulas o que acontecera. Amigos correndo para tentar ajudar, até se arriscando para isso. Todos os guias foram correndo socorrer e pediram que a gente retornasse para os veículos.

A excursão para o Uyuni é praticamente sem contato com o resto da humanidade. Não temos sinal de internet e são raras a vezes que o sinal de telefone aparece. Então já perceberam a gravidade da situação sim?? No deserto, num país pouco desenvolvido, sem contato algum... Quando os nossos guias perceberam que nada podia ser feito, voltaram pros carros para tentar procurar um sinal na estrada mais a frente. E acreditem, eles nem tinham o número da emergência. Após algumas tentativas descobriram que a ambulância da cidade não estava disponível... O garoto faleceu.

 

De nada mais lembro, só de chegar ao hotel de Sal, e ter uma noite menos torturante que a anterior. Com uma comida maravilhosa regada a vinho. Diferente da noite anterior foi possível tomar um banho controlado de 5 minutos com direito a um carinha com cronômetro regulando a galera.

 

Essa foto foi tirada antes do ocorrido (nem fudendo teria chegado até aí se fosse após)... Não lembro o nome do lugar. Diria que subir até aí foi 100 vezes mais perigoso que lá na Laguna Negra, uma espécie de escalaminhada (escalada + caminhada), vai entender né??

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Alguns custos:

Banho: 10 BOB

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Nossa, que tenso isso! Vou fazer esse roteiro mês que vem, já vi que em vários lugares os riscos de acidentes são reais. Já pensei em cancelar o down hill na estrada da morte, na Bolívia, depois que li sobre acidentes com turistas lá. Mas o medo já passou! :P

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Leonardodsr, fiz várias coisas mais perigosas durante essa viagem do que visitar a laguna. E msm assim aconteceu! Logo não deixe de fazer o que tiver vontade por conta de acidentes. Claro que recomendo sempre procurar fazer com a maior segurança possível, com profissionais experientes e tal. Conheci várias pessoas que fizeram o downhill e a opinião da galera é unanime: Vale a pena demais! E olha que uma dessas pessoas quebrou o braço.

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