Ir para conteúdo

Dá pra ser um montanhista feliz no Brasil?

Luciana Ligiéro

Posts Recomendados

• Respostas 29
  • Criado
  • Última resposta
  • Membros de Honra
Postado

Tyago,neste caso e fenomenal.

Digo por morar na provincia de Nagano,Japao.

E uma regiao cercada pelos 3 alpes(norte,central e sul),a cadeia de montanhas de Yatsugatake e Nyukasayama e Nishiyama.

Lugar muito belo e no inverno,ja viu ne.Todo encoberto por neve e com locais para a pratica do montanhismo e tudo mais.

E fascinante,tudo isso.

• Membros de Honra
Postado

Tempoamigo, realmente deve ser maravilhoso!!! Claro que existem lugares melhores do que o Brasil para a pratica de montanhismo, mas isso nao nos torna orfaos de montanhas. Temos muitas por aqui!

• Membros de Honra
Postado

bem, primiero não sei se posso me considerar montanhista, mas vamos lá, se bem que quase tudo já foi dito aqui pelos colegas..

é aquela história, vinho bom é aquele que se gosta, então pode-se comparar um vinho de garrafão com um Lafite?

BEm, viagei, alguns se contentam com escalar blocos à 2m do chão, usando força física descomunais, técnicas adquiridas em anos de treinos, outros preferem escalar na urca e se sentem realizados.

bem, acho que nada pode-se comparar à alta montanha, a uma expedição longa, suas dificuldades, a espectativa durante o ano, as pesquisas, as amizades que se faz, a viagem de dias e dias só para se chegar na região, as paisagens vastas - enormes - infinitas, ver a curvatura da terra (nunca vi), atravessar rios de degelo, dias e dias dentro de uma barraca, bate papo, glaciares, nuvens lenticulares patagônicas, lagos congelados, etc, etc, etc, etc, etc...

Acho que o montanhismo não é somente "mandar uma via", envolve tudo, desde a sua casa pesquisando na web sobre o lugar, trocas infindáveis de emails de quem já foi, longas viagens, comidas exóticas, conhecer novos povos, viajar, culturas e longas e enormes paisagens, que oa meu gosto são as mais belas. Nossas serras não possuem esse tipo de paisagens, a serra dos órgãos é linda, a mantiqueira, o bocaina, etc...mas não cabe mais dentro dos meus desejos. MAs é o gosto e os sonhos de cada um.

• 2 semanas depois...
  • Membros
Postado

Cara o fato de vc não ter um Yosemite ou um Parque do Aconcaqua no seu quintal só torna o desejo maior... o desafio maior... e o prazer da conquista maior. =D

Em vez de dar um passeio na vizinhança... você planeja uma aventura... isso torna a aventura mais bucólica, exotica e excitante... não concorda??

Se vc tivesse um paredão estilo El Capitan no quintal garanto que vc enjoava dele em poucos meses. =D

Abraços,

• 2 semanas depois...
  • 1 ano depois...
  • Membros
Postado

Acredito que para nós que nascemos e morremos na filosofia da montanha, não importa muito se estamos na Nova Zelândia ou no Paredão do Vale da Morte em Teresópolis, o que importa mesmo é o ato de escalar, de conquistar a montanha ou mesmo o ato de ser conquistado por ela, já escalei no coração da floresta amazônica, na argentina, no sul e no sudeste do pais e o que realmente me importava durante as escaladas era a minha comunhão com o ambiente, era o fato de eu estar lá integrado com a natureza seja ela rocha ou gelo, a integração com o elemento montanha é bem maior dq qualquer escala de graduação e maior ainda dq as fronteiras do mundo, a satisfação de escalar deve ser independente do grau de dificuldade, muitas vezes uma simples ascensão do Dedo de Deus pode lhe trazer maior satisfação,gratificação e comunhão com o espírito do montanhismo dq escalar o Sarmiento, vai depender apenas da sua atitude diante da montanha, das dificuldades que vão se apresentar no decorrer daquele dia e dos presentes que a natureza reservou para vc quando chegar no topo.

Se escalarmos apenas pela ter a conquista, se escalamos apenas para nos gabar do grau de dificuldade da via escalada então estamos fadados a sermos eternos infelizes pq sempre vai existir alguém ou alguma montanha melhor e mais forte que vc, o verdadeiro escalador é mais dq um mero colecionador de picos, ele é antes de tudo um montanhista e isto quer dizer que ele é um amante da montanha, um parceiro da montanha, um apaixonado pela montanha seja ela qual for, a única coisa que me deixa infeliz é a crescente e desordenada procura pelos esportes de montanha, de certa forma acho legal o interesse pelo montanhismo, mas este interesse geral traz consigo seus problemas, hoje é cada vez mais difícil encontrar pelas montanhas a figura do montanhista consciente e galante , a figura do escalador solidário, não competitivo, nobre pela própria natureza do esporte, infelizmente esta figura esta ficando cada vez mais difícil de ser encontrada e o que vemos pelas vias é um monte de Playboys metidos a escaladores que compraram seus equipamentos na loja da esquina , fizeram algum cursinho de escalada temerário e que não lhes ensinou a ser verdadeiros homens da montanha, já levei corda na cabeça enquanto escalava em uma via pq o zé mané lá no alto não se preocupou em gritar corda ou pedra, já encontrei vias tradicionais com seus grampos martelados por imbecis que acham que martelando grampos de proteção estão aumentando a dificuldade de uma via e com isto aumentando a gloria da conquista, estas pessoas não são dignas do nome de montanhistas e são apenas “escaladores modistas” e isto sim me deixa triste quando ando pelas montanhas do nosso e de outros paises, mas pode ser que eu esteja ficando velho e que deva procurar montanhas cada vez mais distantes e longe dos Playboys de montanha.

Mas o importante é se o seu sonho te chama para uma montanha gelada vá, se ele te chama para 6.000 m vá pq este é o seu sonho e vc deve segui-lo sempre (nada mais triste dq um homem que não sonha) mas independente do sonho de cada um uma montanha é sempre uma montanha , um reduto de paz e comunhão com um elemento maior e mais forte que vc que te abraça e te mostra que esta vivo e isto vc encontra em qualquer montanha pq este é um sentimento que vive dentro de vc e não dentro da Rocha, do gelo, do arenito etc...

• 6 meses depois...
  • Membros
Postado

Olha, realmente não temos grandes montanhas pelo menos não que passem dos 3.000M mas ainda assim como foi comentado anteriormente temos uma flora e fauna que as montanhas de gelo do exterior não possuem!

Possuímos montanhas tropicais!

E isso é uma coisa rara!

Isso é belo e nós possuímos!

Costumo dizer que: Cada montanha requer um tipo de escalada própria/específica.

• 3 meses depois...
  • Membros
Postado

muito me espanta alguem reclamar do montanhismo no Brasil, qualquer serra te propicia uma adrenalina singular, seja ela em minas ou no parana, aqui não ficamos atraz de nenhum outro país em relação a paisagem e tempo de escalada como discutiram antes.

gostaria sim, depois de formado de sair do brasil em busca de novas trilhas, mas antes fico feliz, muito feliz com o Brasil.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

• Criar Novo...