Membros Geraldo Tavares Postado Julho 28, 2016 Membros Postado Julho 28, 2016 (editado) Domo de Monte[/i] Alegre com as serras de Ererê, Paituna, entre outras. Estas serras estão repletas de cavernas, cachoeiras e pinturas rupestres com idade aproximada de 11.200 anos!!!! Já sabia sobre as pinturas , mas o livro " A Arte rupestre de Monte Alegre" da pesquisadora Edithe Pereira, do Museu Emílio Goeldi era o guia com inventário que eu necessitava. Todo paraense e por que não, todo brasileiro deveriam conhecer esse patrimônio .É frequente a visitação de turistas internacionais e de outros estados, a despeito da pouca infraestrutura disponível.Existe um projeto e recursos para a estruturação do Parque mas o Governo Paraense ainda não consegui driblar a burocracia para efetivá-lo.Enquanto isso , acontece a depredação de parte desta riqueza, e o acesso é feito por uma precária estrada de chão e areia. Este é o tipo de passeio de eco - turismo e de aventura , se pretende ir aos principais sítios terá que enfrentar poeira e estrada de chão com longos trechos de areia, só acessíveis com motos guiadas por motociclistas da região ; mas existe a possibilidade de visitar muitos pontos com o conforto de um carro. Para ter acesso ao Parque há necessidade de contratar um guia dada a dificuldade de localizar os sítios . Recomendo o Sr Roberto de Deus ( fone : (93) 99161-4214, considerando o mais experiente , além de ser uma pessoa muito simpática. Não são muitas as opções de Hotéis; fiquei no Hotel Janny ( fone : (93)99189-5406 ) que fica bem localizado, próximo ao centro e de restaurantes, mercadinhos , etc. O Hotel é bem simples com quartos com tv, frigobar , ar, e café da manhã; diária do quarto triplo a R$ 80,00. Para os mais exigentes existem pousadas com mais comodidade. Se quer conhecer a natureza ainda em sua plenitude e pouco explorada visite o Parque . Editado Julho 29, 2016 por Visitante Citar
Membros Geraldo Tavares Postado Agosto 9, 2016 Autor Membros Postado Agosto 9, 2016 Excelente matéria da Agência Pará sobre o Parque , com muita informação e fotos : http://www.agenciapara.com.br/Noticia/134436/monte-alegre-aventura-natureza-e-historia-no-coracao-da-amazonia Citar
Membros Vale_do_Cafe_Guy Postado Março 8, 2017 Membros Postado Março 8, 2017 Olá Geraldo! Estou indo sozinho pra Monte Alegre, mas não acho preços de passeios, apenas uma reportagem dizendo que custa 500 reais pra alugar um veículo 4x4 e mais 100 reais pelo guia. Esses valores são inviáveis pra mim, ainda mais porque estou indo sozinho. Essa informação procede, ou existem agências de passeios em Monte Alegre que fecham passeios a valores mais amigáveis? Considerando que meu maior interesse são as pinturas rupestres mesmo. Citar
Membros Vale_do_Cafe_Guy Postado Março 13, 2017 Membros Postado Março 13, 2017 Vou deixar uma informação aqui para quem interessar: depois de muita pesquisa encontrei através de um blog um guia que disse que leva de moto ao Parque Estadual de Monte Alegre cobrando 120 reais (guia+transporte). O nome dele é Roberto e o whatsapp 93 991098354 1 Citar
Membros Geraldo Tavares Postado Julho 17, 2017 Autor Membros Postado Julho 17, 2017 Prezado Diego, no município não existem agências fazendo passeios, mas sim guias que organizam tudo . Você pode fazer de carro ou de moto. Eu fiz de moto porque alguns trechos interessantes do parque você não vai chegar mesmo com carros traçados. Recomendo o seguinte guia ( fone e zap ) ; Sr Roberto de Deus , fone : (93) 99161-4214, é o mais experiente e respeitado na região. abs Citar
Membros guilhermenavarro Postado Agosto 12, 2019 Membros Postado Agosto 12, 2019 Bom dia @Geraldo Tavares , Parabéns pelo passeio, realmente fenomenal. Nunca tinha ouvido falar sobre o parque e dessas inscrições rupestres. Você teria como disponibilizar o livro em PDF? Obrigado, Guilherme Citar
Membros Geraldo Tavares Postado Agosto 12, 2019 Autor Membros Postado Agosto 12, 2019 Bom dia Guilherme. Infelizmente não tenho em pdf pois é um livro extenso e encadernado o que dificulta fazer cópias. Recentemente foram introduzidas melhorias no Parque como centro administrativo e de recepção ao turista além de escadas para acesso ás pinturas: https://diariodofb.com/2019/01/07/parque-estadual-monte-alegre-serras-trilhas-e-pinturas-rupestres/ Abs 1 Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.