Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros de Honra
Postado

...

-Quase que a gente se esbarra Peter...

Passei na Pinguela dia 07/01. Na noite do dia 06 para 0 dia 07 deu uma chuva muito forte no Paty, creio que chegaste a vê-la! Então no outro dia, o rio estava bastante revolto! Mas como a vazão deste aparenta ser considerável, creio que quando passaste o nível já devia ter baixado de um tanto.

Então, passamos sem as mochilas, o seu Jóia e companheiros que levaram elas, por insistência deles! O pessoal é muito prestativo mesmo, foi um dos moradores do Paty que mais gostei!

Pois é, cair em águas brancas pode ser perigoso mesmo, e é incrível como os canions da região possuem pedras enormes nos leitos de seus rios!

Acreditas que fui inventar de fazer fumaça por baixo, mas segui pelo canion do Capivara ( muito lindo), até pouco antes da cachoeira do palmital? fui pegar a trilha tradicional somente na altura do canion do corrego do muriçoca... estava com pouca água nesta época, (22 a 26 de dezembro). Foi bastante cansativo esta rota alternativa, mas muito lindo, com direito a encontro com um porco espinho!

Depois vou tentar escrever um relato....

• Respostas 30
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

• Membros de Honra
Postado

Ram:

Na noite de 6 para 7/01 estava no camping Lumiar em Lençois. Não choveu nada! Enquanto isto, no Paty, o pau quebrou...

No Paty, dia 7/01 encontramos gente que comentou o quanto choveu na noite anterior. A travessia do Rio Preto, nos gerais do Rio Preto, exigiu cuidado, o que normalmente não acontece.

Deixa ver se entendi: vc foi pela estrada velha do garimpo de Lençois até a foz do Rio Capivara e dali subiu o rio? Não subiu a Serra do Veneno pela Trilha que começa no Ribeirão do Meio? Pegou um caminho difícil meu!!

Peter

• Membros de Honra
Postado

...

-Dificil mesmo. Mas lindo, tem uma queda d'água, que nem consta nos mapas, pouco antes do canion do MUriçoca, antes da Cachoeira do Capivara.

Explorei um pouco a região e dá para fazer mixila e de lá seguir o canion da muriçoca, indo do Capivari ao Capivara, e pegar a trilha tradicional para fumaça, pouco antes da cachoeira do Palmital...( ao menos foi o que percebi, não fiz este percurso, Capivari-Capivara via canion do muriçoca, mas irei fazer numa outra oportunidade)

Então, ao que notei, devido ao relevo local, as chuvas se concentram no Paty mesmo. É como se o vale canalizasse as nuvens, algo meio que chuva orográfica, e lá pelo fim do vale é que a coisa pega mesmo.

• Membros
Postado
...

-Então Peter, cheguei ontem da Bahia, e realmente, Paty foi a trilha mais linda e completa que fiz na vida (Destaque em especial aos gerais do rio preto e vieira, bem como logo após a subida do Bomba, aquele capim fica fantástico sob o vento...).

Peguei um pouco de chuva, mas sempre a noite, e chuviscos pela manha... mas foi tudo de bom. Tinha queda d'água e cachoeira pipocando por tudo que é encosta de serra, o cachoeirão visto de seu Eduardo é fantástico! Mal cheguei e estou naquele misto de alegria e tristeza(saudades) do lugar... pretendo voltar várias vezes...

Passei pela ponte de pedra, e como havia chovido muito na noite anterior, o rio Paty estava com muita, mas muita água mesmo.... passando por cima daquelas ´´pinguelas´´ de madeira feitas pelo seu Jóia...

No mais, quando estive em Igatu, conversei com o Seu Badega ( figuraça! é aquele da Gruna do Badega, lindo lugar também...) então, ele falou que reabriu a trilha que desce da Rampa do Cain para a trilha que margeia o Paraguaçu até o seu Joia. Próxima vez que for à Chapada vou fazer tal trilha...

::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

Grande Alen.

Essa trilha da Rampa do Cain eu cheguei a fazer um bom pedaço, só que partindo de Andaraí mesmo. O visual é sensacional e a subida é bem pesada. Começamos na Toca do Morcego e chegamos a subir até quase o topo. Tivemos que abortar na metade por causa de uma bronca pesada que surgiu (um dos caras do grupo tentou suicídio, coisa de filme), caso contrário teriamos feito a trilha em um dia partindo da Toca do morcego.

• Membros de Honra
Postado

...

-Leoxaves a gente devia ter se conhecido naquele dia na Igrejinha, teríamos trocados umas idéias e seguido o Pati todos juntos... bom ter te conhecido, mesmo que mais em baixo no Pati e por breve período! ::cool:::'>

Cara que Perrengue este lance do quase suicida! nem imagino! ::xiu::

E rampa do cain saindo da toca do morcego, deve ter sito uma pernada!!!! ::hein:

• 1 ano depois...
  • Membros
Postado

Olá pessoal, não é novidade que não temos mapas nem campings gratuitos no nosso PNCD. Mas gostaria de saber se há possibilidade de fazer o Vale do Paty de forma independente e se alguém já fez isto e se existe algum arquivo digital com o trekking para lançar no meu GPS??

Abraço!

Alberto

• Membros de Honra
Postado

Beto:

Fazer de forma independente é tranquilo para quem tem experiência de trekking.

Mapa gratuito em papel acho que não tem. Tem o do Sapucaia e o da Dois Irmãos, que dão conta do recado para quem sabe ler mapa topográfico.

Acho que existem track logs para GPS mas não sei no momento indicar algum site ou blog que tenha. mas pesquisando no google debe achar.

Abs, peter

• 2 meses depois...
  • Membros
Postado

Olá turma, alguém sabe como encontrar o livro do Sapucaia?? Já procurei em todos os lugares (incluindo a estante virtual), mas até agora nada... A referência completa é: Trilhas e Caminhos, Roberto Sapucaia – Circuito do Ouro e Circuito do Diamante. Esta edição é acompanhada por um mapa com as trilhas.

Alguém tem o contato do Sapucaia??

Peter, como é a referência completa desta publicação da Dois Irmãos?? É só mapa ou tem texto também??

Acabo de comprar na estante virtual a seguinte publicação: Um guia para a Chapada Diamantina, Roy Funch, assim que chegar, digo se vale à pena.

• Membros de Honra
Postado

Beto:

O mapa da 2 Irmãos não tem texto. O do Sapucaia também é só mapa. Os dois vc encontra em Lençois na loja da 2 irmãos.

Acho que o Roy Funch é o americano responsável pela criação do Parque Nacional da Chapada Diamantina. Creio que o livro dele é interessante. Tem informações sobre a geologia, relevo e história da chapada. mas não é um guia de trilhas.

Abs, peter

• Membros
Postado

Fala Peter, obrigado pelas informações!! Olha, o mapa do Sapucaia tem texto sim. Se me lembro bem, são dois mapas entitulados Circuito do Ouro e Circuito do Diamante. No final de 2008 estive em uma loja em Mucugê, onde me mostraram o livro (que vem acompanhado dos mapas), mas a edição estava esgotada. Peguei o contato deles e preenchi uma lista de contatos, que registrava meu interesse em um exemplar, mas pelo visto uma nova edição não saiu até o presente momento.

Certa feita ouvi rumores de que numa dada região, redes hoteleiras faziam propostas para que os campings fechassem as portas, pois acreditavam que os mesmos "roubavam" seus turistas... Sabemos que, a longo prazo, a existência de campings até interfire positivamente no fluxo hoteleiro, mas num país como o Brasil, onde educação não é ordem geral, é explicável a visão imediatista (leia-se limitada) dos administradores em questão.

Baseado neste fato, estou quase certo que hajam pressões externas para o atraso do livro do Sapucaia... Recentemente dei uma pesquisada no google e observei que as informações sobre esta publicação estão ficando cada vez mais escassas...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...