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22º DIA – 12/01/2014 – domingo.

 

Puyuhuapi ao Ventisqueiro e a Chaitén – 260 km.

 

8:30 h eu estava tomando o café, pãezinhos mal dormidos do dia anterior, duros. Mas como não tinha ninguém pra reclamar ficou por isso mesmo.

Sai direto para o Parque Queulat para fazer a trilha do Ventisqueiro Colgante. Voltei 30 km daquela estradinha de terra, paguei a entrada e segui para o estacionamento. Lá chegando encontrei uma turma de viajantes brasileiros vindos do Rio Grande do Sul. Estavam em uns 6 veículos.

Tinham duas trilhas, uma mais curta ia para uma pequena laguna e dava uma visão muito ao longe do glaciar. A outra, de 3.3 Km, subia um morro ao lado para ter uma visão bem melhor da atração.

Então vamos caminhar. Primeiro trecho até a base do morro, tranquilo. Segundo trecho, começa a subida em dezenas de zigue zagues. Na volta eu contei e foram mais de 30 curvas para suavizar a subida. Chegando ao alto a trilha se estabiliza se tornando quase reta a não ser por alguns sobe e desce não muito fortes. Anda-se na crista do morro quase por todo o caminho, assim geralmente têm ladeiras para os dois lados da trilha. Confesso que com meu físico de sedentário que sou, sofri na parte da subida, mas o restante do caminho foi uma caminhada de média dificuldade. Eu me admirei com minha capacidade. Fiquei imaginando que se eu fizesse exercícios físicos mais rotineiramente seriam muito melhor para estas minhas viagens.

Quando se chega ao mirante e se descortina aquela maravilha antes seus olhos todo o cansaço é esquecido e eu fiquei de boca aberta ante aquela beleza. Eu já usei esta palavra neste relato? ESPETÁCULO. A geleira e as duas cascatas de derretimento que caem de uma altura de centenas de metros e de deixar a gente boba. Fiquei lá uns 20 minutos, tirei dezenas de fotos e claro que pedi para uma pessoa tirar fotos de mim mesmo.

Desci de lá em êxtase, feliz da vida por mais um objetivo alcançado. Infelizmente, apesar de terem outros lugares para se ver no parque eu estou com o cronograma atrasado devido a quebra da Ranger e tinha que seguir a Chaitén.

Então mais ou menos as 13:30 h peguei novamente a estrada voltando 30 km a Puyuhuapi para abastecer e pegar o penúltimo trecho de estrada de terra até Chaitén. Aviso aos que querem se aventurar: este trecho está sendo asfaltado (2013) e se anda quilômetros e quilômetros sobre britas com muita, mas muiiiiiiiiiita poeira. Mais até do que as estradas que eu peguei até agora. Tem um trecho de uns 5 a 6 km com asfalto novo e uns 50 desde um rio que não lembro até o meu destino de hoje. O resto é pó, pó, pó, pó, pó, pó, pó, pó e mais pó. Pouca coisa pra se ver, além do mais tem que se ficar muito atento porque desliza muito, não se pode descuidar. Fica-se muito tenso neste trecho para no final ter o alivio dos últimos km de asfalto. É como rodar em cima de bolinhas de gude.

 

Chegando a Chaiten há pouca opção de hospedagem, uma boa, porém cara, e outras meia boca. Fiquei novamente numa casa de família bem fuleira, mas não sou de luxo mesmo.

 

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23º DIA – 13/01/2014 – segunda.

 

Chaitén a Caleta Gonzalo a Hornopirén– 70 km.

 

Hoje foi o caso de: quem não se comunica se lasca.

Como falei em outro relato comprei passagens para ir de ferry de Caleta Gonzalo a Hornopirén. O caso é que não me informei bem como seria esta travessia nem como era a tal Caleta Gonzalo. Só sabia que sairíamos as 15:45 h.

Bueno, as 9:00 h terminei o café da manhã, peguei as coisas, fui para o carro. Completei a água do radiador e dei uma geral nas coisas que estavam um pouco bagunçadas. Sai lá pelas 10 h pensando em chegar em Caleta Gonzalo e passear pela “vila”. Mais 5 km de asfalto e 55 de uma boa estrada de terra. O detalhe que chama a atenção neste trecho é que ele passa por um pedaço da floresta destruída pela erupção do vulcão Chaitén em 2008. Essa erupção destruiu também boa parte da cidade que ainda esta se reestruturando. Outro fato curioso da estrada é que um trecho dela faz parte de uma pista de pouso!!! Cuma??? Isso mesmo, seu leito é uma pista de pouso, de modo que tem uma cancela para fechar a estrada se um avião for pousar.

É tbm um trecho de grande beleza dentro de um parque natural privado, o Parque Pumalin. Na estrada podemos ver vulcões nevados, lagos e fiordes quase sem nenhuma população. A organização tbm é impecável com trilhas bem delimitadas, locais para acampamento, cabañas para alugar (80 reais para cada uns dos 4 ocupantes), centro de informações turísticas, restaurante e lanchonete etc.

Só que a minha surpresa é que Caleta Gonzalo é apenas um embarcadouro que tem apenas a estrutura que relatei... Não é uma Vila!!! Cheguei lá as 11:10 h e teria de esperar até 15:45 h sem ter o que fazer... Bem, fiquei batendo perna pelas instalações e em uma trilha q ficava perto do cais.

Chegada a hora, cadê o ferry???? Perguntei pro encarregado e ele me disse que no outro embarque tinham muitos carros e por isso demorou. Tbm disse que o outro trecho de balsa estava atrasado. Como é??? Tem outro trecho de balsa? Isso mesmo, pega-se a balsa primeiro para um trecho de 40 minutos até um embarcador no fiorde Largo depois segue por 10 Km de estrada de terra (de novooooo) e pega outra balsa no embarcadouro de Lepetpu, desta vez maior e tem o trecho de sei lá quantas horas de ferry até Hornopirén.

Ai meus deuses... Muito legal, mas cansativo. Resultado: saímos atrasados, demoramos a sair com o outro ferry e só chegamos em Hornopirén as 21:30 h. Deu até para cochilar dentro da caminhonete. Pena que hoje o dia não colaborou e estava mais nublado que com sol. Assim não deu para curtir tanto o passeio de ferry. E pensar que o outro ferry que eu queria pegar seriam 12 horas de navegação..... pensem nisso!!!

Chegar para se hospedar numa cidade a noite é um porre, a gente acaba pegando o que vier pela frente e no meu caso, foi mais uma hospedagem com banheiro compartilhado. Fazer o que né?

Manhana tem o fim do fim da Carretera até Puerto Montt e daí por diante é caminho da roça. Vem os tediosos trechos de deslocamento sem muitas atrações no caminho.

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24º e 25º DIAS – 14 e 15/01/2014 – terça e quarta.

 

24º dia

 

Hornopirén a Curicó– mais ou menos 900 km.

Sai cedo de Hornopiren. Até o embarcadouro do ferry são 55 Km com uns 40 pelo menos de terra.

De Hornopiren a Puerto Mont se faz a ultima (ou a primeira, depende do sentido) travessia de ferry.

Ao chegar a Puerto Montt me senti muito realizado por ter conseguido percorrer a Carretera Austral todinha e sozinho com problemas na Ranger.

Hoje ferveu uma vez quando fui para a última balsa da viajem... Depois parei no embarcadouro e um cara que era mecânico me viu fuçando e veio falar (em espanhol é claro) comigo. Expliquei para ele tudo o que acontecia. Ele olhou o óleo de cara (eu já tinha feito isso), não tinha uma bolhinha de água. Deita daqui olha dali, ai pediu para abrir a porta do passageiro e passou a mão por debaixo do tapete de borracha. Lá estava úmido. Ele falou q pode estar vazando água para dentro... O fato é q carrego o coller na frente e no chão. Só que estava sem gelo já a dois dias.

Segui receoso, sem forçar além de 90 Km/h até a saída de Puerto Montt. Peguei a rodovia e coloquei 100 Km/h e nada de ferver. Depois de rodar 100 Km e nada, 200, 300 e ai foi o dia todo e nada de ferver. E o detalhe é que baixou muito pouco a água neste trecho todo. E foram no total quase 900 Km!!!!!

 

Uma nota importante: que estrada esta do Chile, quase que impecável. Pista dupla de Puerto Montt a Santiago onde vc engata uma 5ª. E vai embora, só reduz pra parar nos diversos pedágios e quando quiser para naqueles postos espetaculares da Copec.

Dormi no Hostal Boutique Oregon. Foi na indicação do GPS. Ótimo, só não ganha excelente pq não tem onde colocar o sabonete no banho e o papel higiênico fica solto em cima do vaso sanitário. Ok, ok, a porta do banheiro tbm estava suja. Mas pelos padroes da minha viagem, ficar num quarto com 5 camas...... uau.

 

25º dia

 

Curicó a Mendoza – 544 Km

 

Deslocamento, mas por um caminho bonito ao menos. A cordilheira dos Andes. Só que as estradas me deixaram nervoso pois a Ranger não estava bem. E aqueles túneis ainda??? Que é aquilo. Parece q não acaba. Dá até uma certa claustrofobia.

E então chega Los caracoles...

Curvas e mais curvas subiiiiindo, subiiiindo. Chega-se a uma altitude de 3.200 m, meu novo recorde pessoal. Logo terei de bater este recorde. Só que eu não parei para tirar fotos. Estava cansado de estrada e não queria ficar atrás de caminhões.

Depois chega a aduana integrada... Pense num troço lento. Acho que perdi bem umas 2:30 h a 3 h por lá. Uma fila enorme de carros que foi de lascar.

Depois da chatice, começa a descida dos Andes. E no meio da descida tinha um acidente. Mais meia hora perdida. Resultado, o que era para ser 7 horas foram quase 12 horas de estrada.

Um visual muito bonito, mas eu ando mareado de estrada, nem parei para tirar foto. Só em movimento (poucas).

Amanhã não sei se descanso, indo a algumas bodegas e conhecendo Mendoza ou sigo viajem... O que fazer?

 

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Los Caracoles

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26º DIA – 16/01/2014 – quinta feira.

Resolvi descansar um dia em Mendoza. Porém não fiz passeios em bodegas e etc. Apenas passeei a pé e a tarde de carro.

Sai pela manhã para conhecer as ruas da cidade. Aqui quase todas as ruas são bem arborizadas e sombreadas o que, com o calor que faz por aqui no verão, é mais do que adequado. Sério gente, deu 40 graus a tarde.

Fui a Av. San Martin, a principal, na Plaza Independência, Plaza San Martin e fiquei batendo pernas por ali entrando em lojas, vendo como era o ritmo da cidade. A cidade é muito dinâmica e cheia de vida. Na volta passei em um restaurante que estava aceitando dólar a 1 por 11 (em 2014) !!! Eu tinha uma nota de 20 dolares e almocei uma parrilada (churrasco) com salada e cerveja e ainda sobrou um bom troco.

Voltei para o hotel e já era a hora da siesta. A rua estava quase deserta. Um baita contraste com as ruas fervilhando de gente de antes. Mas com um calor de mais de 40 graus não tem como não querer se esconder. Eu voltei para o hotel para dar uma dormidinha e só acordei as 17:30 h ::ahhhh:: ...

Então fui até o parque da General San Martin que tem o Cerro de la Gloria onde eles colocaram um belo monumento no topo e tem um belo visual. Mais tarde até tentei ir numas bodegas. Tudo estava fechado as 19:00 h. Pensei que fechavam mais tarde por causa da siesta... Me lasquei.

Voltei para o hotel. Comprei mais uns vinhos e fui dormir. Alias comprei 32 vinhos para mim e 3 para um amigo.

 

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Antes da siesta.

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Na hora da siesta.

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parque da cidade.

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