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12º DIA – 02/01/2014 – quarta. CARRETERA AUSTRAL.

Villa O’Higgins – 150 Km

 

Esqueci de falar que em Villa O’Higgins eu fiquei no hostel El Mosko. Recomendo a todos os viajantes. Quartos com banheiro, sem banheiro, e quartos coletivos como todo bom albergue. Tudo muito limpo, um ambiente agradável, pessoas do mundo todo. Inclusive encontrei um casal de curitibanos que está viajando 1000 dias pela América, o Rodrigo e a Ana. O site deles é http://www.1000dias.com.br - Por toda a América .

 

Neste dia resolvi dormir até tarde e fazer apenas passeios com a caminhonete, exceto uma caminhada leve até o mirante da cidade. O dia estava ótimo, sol e nuvens na medida certa. Fui ao final da Carretera Austral, depois fui ao final da estrada que deveria levar até a Argentina, o paso Mayer. Só que no momento só dá para passar a pé. Fiz minha primeira tentativa de pescar uma truta. Usei uma isca em fomato de grilo que foi beliscada umas vezes. Numa das vezes o peixe chegou a pegar, porém ao dar 2 pulos fora da água ele escapou.

 

A Villa em si não tem nada de muito interessante, mas os arredores tem várias possibilidades de caminhadas, tem onde pescar etc. É impressionante o numero de pessoas de países que vão da Alemanha, C hina, Nova Zelandi aos EUA. É uma mistura de pessoas e raças que chega a confundir. Principalmente quando vc começa falando portunhol, e termina no meu Inglês fraco... Daí confunde tudo.

 

Muitas belas fotos novamente, neste que deve ser um dos lugares mais belos do mundo.

 

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Paso Mayer, freonteira Chile / Argentina

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13º DIA – 03/01/2014 – quinta. CARRETERA AUSTRAL.

 

Villa O’Higgins a Cochrane – + ou - 280 Km

 

Acordei tarde. Tomei o café da manhã, que por sinal é muito bom, o melhor até agora. Tinha ovos mexidos, um pão de forma com queijo dentro prensado numa sanduicheira, mais duas torradas, manteiga, doce, café com leite e suco de laranja. Realmente o hostel El Mosco é minha recomendação máxima em O’Higgins. Tem um hotel melhor, mas custa os olhos da cara. Olhe o nome: Robinson Crusoe, Deep Patagonian Lodge. Chique no urtimo.

Hoje eu ia fazer umas caminhadas curtas com duração de 2 horas e 1 hora apenas, entretanto o tempo piorou muito durante a noite. O vento patagônico chegou valendo e com ele veio a chuva e garoa. Bem, pensei, vou seguir a estrada até a balsa brincando nos riozinhos para ver se pego minha primeira truta.

A balsa sairia as 19 h e eu fui beeem devagar pela estrada já que eram uma 11 horas. Na segunda ponte, que é o canal de deságue do lago Cisnes eu parei a Ranger depois da ponte, arrumei as tralhas e segui para arremessar de cima da ponte. E qual foi a minha surpresa ao chegar em cima da ponte e olhar para baixo onde ainda havia barranco e avistar um Huemul (um veado da região) comendo frutinha e folhas de uma árvore. Saquei o celular q estava no meu bolso e tirei algumas fotos. Como o animal não se assustou nem um pouco com a minha presença eu sai de fininho e fui na Ranger pegar a Canon. Voltei e o huemul estava lá tranquilo, tranquilo comendo as suas folhas. Deu para tirar fotos, filmar e voltar pro carro guardar a câmera que o bicho não saia dali. Só saiu quando se fartou de folhas. Enquanto isso eu já estava pescando e só observando o veado ir embora bem de mansinho.

Nesse dia estreei a japona corta vento impermeável que tinha comprado para viajem a Ushuaia. Foi utilíssima já que o tempo estava bem ruim. Não parava de garoar, chover, e ventar.

Parei para tentar pescar em quase todos os rios e nada. Já estava o último rio antes da balsa e resolvi testar. Joguei a isca (um spiner tipo daqueles de traira), vim puxando e senti a fisgada. Depois de uma breve briga tirei minha primeira truta. Tinha uns 30 cm mais ou menos. E o bichinho mordeu a isca pra valer, foi uma dificuldade retirar a garateia sem machucá-lo muito para devolvê-lo ao rio. Depois disso peguei mais um pequenino e só.

Segui para a balsa e ainda fiquei esperando quase duas horas antes de partirmos para o outro lado da carretera.

Depois de 45 minutos de navegação chegamos ao outro lado. Fui o primeiro a sair da balsa e estava com pressa. Já eram quase 20 horas e eu não queria dirigir no escuro. Só lembrando que por aqui o sol se põe lá pelas 23 h. Como a chuva quase não dava trégua segui num ritmo forte, porem cauteloso pois a estrada não dá margem a erros. Errou, dançou.

Cheguei à pacata Cochrane as 22 h e fui direto ao hostal da dona Trudy que ficou bem feliz em me ver. Ela me deu um quarto maior ao preço do menor. Um amor de pessoa a dona Trudy, me lembra a minha mãe.

 

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14º DIA – 04/01/2014 – sábado.

 

Cochrane a Chile Chico - 180 Km

 

Adorei ficar no hostal da dona Trudy, mas tem um problema: ao lado tem um bar de karaokê e dance. Quando eram duas da manhã eles começaram a tocar uma música muiiiiito alta e eu acordei e não conseguia dormir mais. Só fui dormir lá pela 3 e meia pq tomei meio comprimido de um sedativo que levei e capotei até as 10 da manhã.

Como eram apenas 180 km não liguei de sair tarde. Tomei o desayuno (café da manhã) antes de sair e comi tudo o que colocaram na mesa. Pensei em almoçar em Puerto Guadal, pero no ache nadie lá, opa... não achei nada lá. Bem, o jeito é seguir viagem.

Desde uma vila chamada Puerto Bertrand, a estrada começa de ficar nas bordas dos lagos. O primeiro é o Lago Bertrand. O segundo é o lago General Carrera, o segundo maior lago da América do sul depois do lago Titicaca da Bolívia.

É aqui que as coisas ficam boas... Eu já falei a palavra espetáculo??? Não neste relato. Gente, vcs não tem noção até ver o lago e as montanhas nevadas a sua volta. A estrada se contorce na beira de precipícios de mais de 200 ou 300 metros de altura escavados na rocha. E o dia hoje estava bem atípico nesta época: poucas nuvens, vento gelado e um céu azulão que só vendo nas fotos.

São tantas coisas para serem vistas e fotografadas que é aquele já famoso anda, para, anda, para e mais anda e para... É uma estrada fantástica. E o azul desse lago então? Não alterei em nada as fotos que postei. É tudo tal qual está nas fotos. Novamente é uma viagem tensa porque vc não pode bobear um segundo que é caixão na certa.

Cheguei em Chile Chico umas 16:30 h mais ou menos. Ai é que me lembrei de uma coisa, eu não almocei.............

Achei um hotel, o Hotel Austral, e depois fui bater perna pra achar um bom rango. Não achei nada que me agradasse, então fui no mercado, comprei frutas, salgadinhos e algo pra por no pão e esta foi a minha segunda refeição no dia. Lá pelas 23 h eu capotei...

 

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15º a 16º DIA – 05 e 06/01/2014 – Domingo e segunda. Problemas outra vez???.

 

Chile Chico 20 Km e Chile Chico a Cochrane (de novo??) - 180 Km

 

15º dia.

O que fiz no domingo... NADA. Só descansei e bati pernas pela cidade.

Na verdade minha única intenção era pegar a balsa de Chile Chico a Puerto Ibañes a pé. Ela atravessa o lago General Carrera em 2:20 h mais ou menos, para retornar a Chile Chico depois de 50 minutos parada na outra cidade. Ai seriam mais 2:20 de navegação. O dia estava bem ventoso, mas o céu tinha poucas nuvens, acho que seria um belo passeio e tiraria muitas fotos. Porém eu perdi a balsa por 2 minutos e foi pq esqueci que era as 16 q ela saia, pensei q era 16:30 h.

Como não havia o que fazer passei a fronteira para ir abastecer na Argentina, por isso aumentei a quilometragem do dia para 20 Km.

Caramba, que diferença: em Chile Chico tudo morto, parado, em Los Antiguos – Argentina, gente nas ruas, sorveterias e lanchonetes abertas, lojas de recuerdos cheias de turistas. Acho q os chilenos estão perdendo grana para os argentinos. Pode ser que o preço dos combustíveis no Chile por ser mais alto q a Argentina desestimule os passeios.

 

16º dia.

 

Acordei cedo, postei msgs no face e tomei o café da manhã. Alias, sempre como o que tiver pela frente no café da manhã pq ele tem se tornado a minha principal refeição durante esta viajem. Sempre tem algo que atrapalha a hora do almoço, ou eu chego muito cedo numa cidade, ou muito tarde, ou as belezas são tão grandes que me esqueço de almoçar. Ontem eu não almocei, mas pelos problemas que vcs já saberão.

Sai de Chile Chico com a intenção de ir para Puerto Tranquilo fazer o passeio pelas Capillas de Marmol (Capelas de mármore). Voltei todos aqueles Km da viagem de sábado pelo Paso de las Llaves, com aqueles penhascos maravilhosos e tudo mais q vcs já viram. Apesar de que o tempo não colaborou com o visual, estava ventando demais, nublado e chovia um pouco.

Fui seguindo e tirando fotos como sempre, sem problemas. Já tinha passado a pior parte do caminho quando entrei na vila Puerto Guadal. Passei a vila e segui 1 Km adiante quando num dos muitos solavancos da estrada a Ranger fez um grande barulho e deu uma guinada para a direita me forçando para fora da estrada. Eu estava numa pequena subida e sem nenhum despenhadeiro ou coisa que o valha ao lado. Segurei no braço e consegui trazê-la de volta a estrada ai parei para ver o que era.

Tinha quebrado o pivô de cima do lado direito. A roda quase caiu e entortou o amortecedor um pouquinho. E eu tinha trocado os dois lados os pivôs antes de viajar pq estavam ruins...

Fiquei desolado, emputecido, chateado. Ao mesmo tempo fiquei muito agradecido a Deus e ao meu anjo da guarda porque se aquilo tivesse acontecido perto de algum daqueles despenhadeiros a 10 Km atrás eu não estaria aqui para contar a história.

Pensando no que fazer eu lembrei que tinha o telefone da dona do hostal em Cochrane, dona Trudy Lopes. Liguei para ela e relatei qual era o problema. Ela prontamente ligou para umas pessoas e depois quando eu liguei de novo ela falou que conseguiu um caminhão para me resgatar. Eu estava a 75 km da cidade. Então fiquei lá esperando a chegada do “socorrista”.

Depois e 2:30 h chegou um cara com um caminhão q não era guincho e sim de carregar toras... Pensei, e agora, como vamos colocar a Ranger lá se ela não pode rodar? O jeito que o homem arrumou foi sacar a parte do pivô q quebrou do lugar e encaixar suavemente o pedaço de 2 cm q sobrou no pivô. Depois de muito esforço conseguimos fazer isso. Assim pude rodar devagarinho até um barranco onde coloquei a Ranger na carroceria do caminhão. Feito isso, rodamos os 74 km até Cochrane muiiiiiiiito lentamente e lá chegamos as 21:30 h.

No dia 07/01/14, o mecânico veio aqui ver se ele tinha a peça. Não tinha! Tem q mandar vir de Coihaique, 290 e tanto Kms. Ou seja, ficarei parado uns 2 a 3 dias.

Ainda bem que a maioria das coisas que mais queria fazer eu já tinha feito. Faltavam as Capillas de Marmol, o Ventisqueiro Colgante e fazer a travessia de ferry a Ilha Chiloe ou Puerto Montt. Como eu estava adiantado 3 dias teria apenas q cortar a ida às vinícolas. O que para mim não é nenhuma grande perda, pois eu prefiro a natureza às coisas feitas pelo homem. Além disso, nos mercados o vinho é até mais barato.

 

Fantasmagórica Chile Chico

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A volta

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Cemitério em Puerto Guadal

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17º a 19º DIA – 07,08 e 09/01/2014 – Terça, quarta e quinta.

 

Cochrane (de novo??) - 0 Km

 

Não aconteceu nada nestes dias, fiquei novamente no hostal Central da dona Trudy esperando que a peça pedida pelo mecânico chegasse de Santiago... Isso mesmo, da capital federal do Chile, a 2 mil e tantos kms de Cochrane.

Um dia resolvi passear e aluguei uma bike. A cidade é muito pequena, em 30 minutos dei a volta toda com paradas para fotos. E paradas em cada cerejeira do caminho tbm, só que desta vez sem exagetos kkkkk.

Um dia destes inclusive choveu o diaaaaa inteiiiiiro.

Quinta a tarde me chega o mecânico pra dizer que a peça chegouuuu ::otemo:: . Mas não era a peça que servia na Ranger ::putz::::grr:: . Mandaram uma bandeja e pivô de Ranger 4x2 que é diferente. Acho que o mecânico ficou chateado tbm e viu a minha cara de desanimo e resolveu "acer uma invencion", ou seja fazer uma gambiarra, no bom português. Eram 11 da noite do Chile quando o cara terminou de instalar a bandeja com um pivô q não sei de q carro é, só que é bem robusto.

Ele me pediu para sair passear por perto da cidade pela manhã no outro dia para testar.

Dia 10 pela manhã sai pescar, fui numa santinha q tem na beira da estrada, dei uma forçada nuns buracos e tudo bem. Segue no dia 10, o vigésimo dia de viagem.

Sem fotos...

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20º DIA – 10/01/2014 – sexta.

 

Cochrane a Puerto Tranquilo a Villa Cerro Castillo - 274 Km

 

Após o teste pela manhã da caminhonete resolvi seguir viagem para Puerto Tranquilo e ver as Capillas de Marmol. O dia estava fantástico, muito sol, poucas nuvens e pouco vento. Novamente segui na barranca do rio Baker até a localidade de Puerto Bertrand, no lago do mesmo nome. Gente, aquelas fotos onde a água aparece azul não é falso não, não mexi nada na foto. O rio é azul turquesa mesmo e em outros pedaços verde claro.

Depois do rio tem a beira do lago General Carrera de novo, só que desta vez do outro lado, o contrario da ida a Chile Chico. Outro espetáculo azul e verde das matas ao redor. Sim, pq no lado que vai a Chile Chico as coisas começam a ficar cinzentas devido a proximidade do deserto quando se está perto da fronteira com a Argentina, mas do lado chileno tem muito verde e várias florestas.

A 6 Kms de Puerto Tranquilo (depois para quem vai pro sul e antes para quem vai pro norte) tem uma placa que diz “Bahia Mansa”. Ali partem passeios para as Capillas de Marmol e é muito mais perto das formações do que sair da vila. Além disso é mais barato por sua proximidade. Quando eu cheguei tinha um casal com uma filha quase saindo e me juntei ao grupo. Saiu por apenas 7500 Pesos chilenos. Na vila é bem mais caro, acho que 20000 por cabeça.

O barquinho zarpou e logo estávamos nas formações. Gente, é realmente impressionante aqueles cogumelos de mármore cinza azulado, branco e de diversas tonalidades emergindo das águas azuladas e quase transparentes do lago. É lindo demais. Tirei foto até de pedra submersa de tão impressionado que estava. São 3 formações: a capela, que é a menor; a catedral, a maior e o túnel. O legal é que dá para entrar nas formações e passear por dentro delas de barco. No túnel inclusive, dá para descer do barco para se tirar foto. É interessante ver a erosão da água deixar na pedra umas marcas parecidas com escamas de peixe.

DEMAIS. Mais uma das minhas metas alcançadas.

 

Como ainda era cedo e eu tinha perdido 3 dias parado resolvi seguir viagem para Villa Cerro Castillo. A estrada segue fazendo imensos zigue-zagues pelas montanhas e vales.

Nas encostas, troncos resistentes às queimadas adquirem formas estranhas. Parecem totens que demarcam os trechos desmatados pelos degelos, ou pelo fogo. O maior de todos os cemitérios florestais é o bosque Morto, no vale do rio Murta com suas águas que mudam de cor. A visão é impressionante, como quase tudo na Patagônia. Fileiras intermináveis de árvores chamuscadas são rastros da penúltima erupção do vizinho vulcão Hudson, em 1991, que costuma se manifestar a cada 20 anos.

A Villa Cerro Castillo fica ao lado da do cerro de mesmo nome e que é muito belo também.

Fiquei na Hosteria e restaurante Villarrica onde eu comi parte daquele enorme sanduíche de bife com ovo que poderão ver na foto. O maior problema desta hosteria era o barulho que as tábuas faziam ao se andar. Acordava todo mundo, kkkkk.

A notícia ruim é que a Ranger começou a aquecer demais. Ela tinha um vazamento pequeno de água e eu completava todo dia. Coloquei um produto na água pra tapar o vazamento, mas acho que isso está dando problemas no sistema. Porém ainda dá para seguir.

 

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21º DIA – 11/01/2014 – sexta.

 

Villa Cerro Castillo a Puyuhaupi - 258 Km de asfalto e 57 de terra.

 

Acordei tarde, para variar. Tomei o desayuno as 8:30 e fui para estrada. Destino: Coihaique.

Pela primeira vez na Carretera por asfalto. Um tapete de estrada. Passei tbm pelos caracoles da Carretera que sempre aparecem nas fotos quando se pesquisa sobre ela. Montanhas nevadas, montanhas de terra nua, florestas frias de ciprestes e as sempre presentes lagoas e cascatas.

Cheguei em Coihaique para comprar a passagem de ferry boat para Puerto Montt. O ferry saia no domingo, e era sábado... Pensei: vamos ver se dá. Mas não dava, não tinha mais espaço no ferry de domingo. Quando então??? Só sexta feira que vem... O que?????????? Que bo$%@. Não tem outro jeito? Só se vc for a Caleta Gonzalo, que é 60 km de terra a frente de Chaitén, lá tem ferry todos os dias indo a Hornopirem, perto de Puerto Montt. Bueno, se não tem outro jeito.

Comprei a passagem para segunda as 15:30 h. Vou fazer a Carretera INTEIRINHA.

Agora teria que rodar mais para estar em Caleta Gonzalo segunda-feira a tarde. Segui então para Puerto Cisnes pensando em posar lá para no outro dia sair cedo e conhecer o Ventisqueiro Colgante.

Pé na estrada, asfalto ainda. Segue aquele tapete de estrada até a bifurcação para Puerto Cisnes. Como ainda estava bem cedo, resolvi encarar os últimos Kms até Puyuhaupi. Aqui a estrada de terra (ripio) entra numa floresta de fazer inveja a Serra Do Mar no Paraná. É o Parque Queulat. E como estávamos no alto da serra, para se chegar ao litoral tem que descerrrrrrrr. E tome descida nisso. Um zigue zague tão grande que fotografei o GPS para vcs verem.

Então termina a serra e começamos a seguir perto do nível do mar. É o Pacífico aparecendo em uma enseada. Antes disso, a 30 km da cidade tem a entrada do Ventisqueiro. Pensei em acampar pela primeira vez, mas o camping lá era muito precário.

Segui até Puyuhaupi e fiquei na hospedagem de nome Carretera Austral, só para combinar.

No outro dia fui ao ventisqueiro antes de seguir a Chaitén, penúltimo trecho antes da balsa e da civilização.

 

Ps.: a Ranger ferveu de novo. Some água do radiador e não tem água contaminando o óleo. Devo estar com uma vazamento grande. Mas com o carro parado caem pingos muito lentos. Tenho que tomar extremo cuidado.

Ha! e a gambiarra chilena está resistindo. Tanto é que resolvi seguir até Puerto Mont. Claro que estou rodando com muito mais cuidado.

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