Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Vou passear em Santiago do Chile, Mendoza e Buenos Aires em Agosto. E eu queria dar uma parada na porta do parque Aconcágua só para tirar umas fotos. Eu só queria ir até um lugar de onde desse pra ver o lago e as montanhas ao longe. Tem alguma empresa de onibus que te leva de santiago até lá? Seria a Cata internacional e Andesmar? Depois eu ia seguir pra Mendoza. Alguém pode me ajudar?

• Respostas 165
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

• Membros
Postado
Pessoal, to montando um roteiro de Patagonia (arg+chi) e queria incluir o Aconcagua até o cume.

1- Quantos dias deveria deixar separado pra isso, ja contando com aclimataçao?

2- Em relacão as melhores datas: sei que a temporada so abre a partir da segunda quinzena de novembro, mas quando é a época mais facil para se concluir o trajeto?

3- Vi que O Paulo Motta perguntou sobre a semelhança com Huayna Potosi na Bolivia, mas não vi resposta. Ja fiz Huayna e isso despertou a vontade de encarar o Aconcagua. Alguem que fez os 2 poderia dar uma ideia?

TKS

Fala Brother trankilis????

Pelo q eu estou acompoanhando da aconcágua a algum tempo, porem faz parte de planos futuros, as melhores datas para se escalar estão sendo entre a segunda quinzena de dezembro, sempre nessa janela não se tem grandes nevascas pelo menos nos ultimos anos. Da uma assintida nos videos do Junior (aconcágua Sin Mulas) e o da Emilia (aconcágua a outra face) ambos no youtobe. Geralmente quando se está aclimatado (vindo de outras montanhas altas, como as do Cordon Del Plata Por exemplo) o pessoal está levando de 6 a 10 dias (depende de cada um e de qual os objetivos no parque). Um Brother culminou agora em março q o tempo ja não é la essas coisas e gastou 8 dias para chegar ao cume, ficando preso ele e mais 2 alemães em nido de condores por 3 dias devido a uma forte nevasca e culminou a montanha sozinho, os outros dois desistiram na canaleta pois a neve estava no joelho. Porem ja tinha passado uns 12 dias em Cordon culminando todas as montanhas mais conhecidas e outras nem tanto.

Indo nessa janela de data, possivelmente vc pegue neve apenas na canaleta (e olhe lá ainda). Agora falar que o Huayna e o Aconcágua tem alguma semelhança, acho q são montanhas bem diferentes no meu ponto de vista (Tirando a aproximação) no Huayna a acessão des do ultimo abrigo é sempre em gelo no aconcagua ja não, nem se quer piqueta se usa, no maximo bastões. A não ser q suas intenções sejam de subir pelo glaciar dos polasos ou falso polacos (que acabam sendo mais tecnicos que o Huayna comparando pela via normal do Huayna)...

Espero ter ajudado de alguma forma... ::cool:::'> ::tchann::

• Membros de Honra
Postado
Ajudou demais! Valeu pela força. Vou continuar planejando a viagem e quando tiver mais informações / duvidas choro as pitangas por aqui...

ABS

Cara, não da pra dizer que o Huayna é totalmente diferente do Aconcagua porque qualquer experiencia em alta montanha eu acho que agrega bastante, mas realmente a diferença é grande. O Huayna é uma montanha de tiro bem curto, eu por exemplo fiz em 2d/1n e não fiquei sequer 24 horas na montanha, já o Aconcagua apesar de não ser uma montanha de dificil acesso é uma escalada longa e que exige uma logistica e uma aclimatação muito mais elaboradas. Talvez a unica semelhança entre as duas é que as rotas normais não são tecnicas.

Como o Well bem falou o ideal é aclimatar antes no Cordon del Plata, chegando lá bem aclimatado você pode fazer a montanha em uma semana o que diminui muito o sofrimento. Outra opção é aclimatar dentro do Parque mesmo, mas aí você vai precisar de muito tempo e dinheiro. Não tenho dúvidas que a primeira opção é melhor, e em realçao ao tempo reserve no minimo duas semanas, acho que o ideal são 3 semanas.

• Membros
Postado
Cara, não da pra dizer que o Huayna é totalmente diferente do Aconcagua porque qualquer experiencia em alta montanha eu acho que agrega bastante, mas realmente a diferença é grande. O Huayna é uma montanha de tiro bem curto, eu por exemplo fiz em 2d/1n e não fiquei sequer 24 horas na montanha, já o Aconcagua apesar de não ser uma montanha de dificil acesso é uma escalada longa e que exige uma logistica e uma aclimatação muito mais elaboradas. Talvez a unica semelhança entre as duas é que as rotas normais não são tecnicas.

Eu fiz no mesmo esquema: 2d+1n, ja tava bem alimatado depois de percorrer todo o Peru antes de chegar em La Paz. Mas confesso que o perrengue foi grande e pensei em desistir diversas vezes.

Como o Well bem falou o ideal é aclimatar antes no Cordon del Plata, chegando lá bem aclimatado você pode fazer a montanha em uma semana o que diminui muito o sofrimento. Outra opção é aclimatar dentro do Parque mesmo, mas aí você vai precisar de muito tempo e dinheiro. Não tenho dúvidas que a primeira opção é melhor, e em realçao ao tempo reserve no minimo duas semanas, acho que o ideal são 3 semanas.

Com essas informações eu acabo meio que desistindo de fazer o Aconcagua até o cume. Essas 2 semanas não cabem no meu roteiro, teria que abrir mão de muita coisa. Eu tava pensando em dispor no maximo de 4d para essa atividade. Vou acabar deixando pra uma próxima viagem.

Valeu mesmo.

• Membros de Honra
Postado

Pois é cara, com 4 dias não da nem pra sonhar com o Aconcagua. Final do ano eu fui pra lá em uma situação parecida com a sua, só que tinha uns 10 dias disponiveis, mesmo assim acabei fazendo so o trekking até a Plaza de Mulas* e adiando o plano do cume.

EDIT: Plaza Francia

Com esse tempo que você tem se quiser mesmo escalar acho que as melhores opções estão no Cordon del Plata ou então fazer algum vulcão na região dos lagos. Eu sondei as opções mas não encontrei nada que me atraisse no Cordon del Plata, o Osorno me pareceu interessante mas o preço estava bem acima do que podia pagar, e o que mais me atraiu foi o Lanin que é possivel fazer independente... Com os preços que eles cobram por lá não da tesão de fazer nada por agência.

Tirando isso não me lembro nada que seja possivel fazer com o tempo tão curto...

Abraço

• Membros
Postado
Com esse tempo que você tem se quiser mesmo escalar acho que as melhores opções estão no Cordon del Plata ou então fazer algum vulcão na região dos lagos. Eu sondei as opções mas não encontrei nada que me atraisse no Cordon del Plata, o Osorno me pareceu interessante mas o preço estava bem acima do que podia pagar, e o que mais me atraiu foi o Lanin que é possivel fazer independente... Com os preços que eles cobram por lá não da tesão de fazer nada por agência.

Opa, ai ja muda de figura! Qual a dificuldade / altitude destas opções? Vc se lembra de quanto era o preço cobrado pelas agencias? Quantos dias deveria separar para estas atividades?

P.S: Desculpe pela quantidade de perguntas... vc estendeu a mão e eu to pedindo o braço... kkkk

TKS

• Membros de Honra
Postado

Opa, ai ja muda de figura! Qual a dificuldade / altitude destas opções? Vc se lembra de quanto era o preço cobrado pelas agencias? Quantos dias deveria separar para estas atividades?

P.S: Desculpe pela quantidade de perguntas... vc estendeu a mão e eu to pedindo o braço... kkkk

TKS

Cara, no Cordon del Plata a que me chamou mais atenção foi o Cerro Plata, ela tem 6.100 e pelo que me informei não é tecninca mas nem cheguei a cotar preço. O Lanin tem uns 3.700 e estava na faixa de US$300, esse é o único que me arriscaria a fazer independente. O Osorno não chega nem a 3.000 mas pelo que vi é o que exige mais da tecnica.

Mas enfim, tudo que estou te falando foi com base no que conversei por lá, o ideal mesmo seria falar com alguém que ja tenha subido alguma dessas montanhas. Dá uma chega no forum de Alta Montanha que acho mais fácil encontrar ajuda.

Abraço

• Membros
Postado
Cara, no Cordon del Plata a que me chamou mais atenção foi o Cerro Plata, ela tem 6.100 e pelo que me informei não é tecninca mas nem cheguei a cotar preço. O Lanin tem uns 3.700 e estava na faixa de US$300, esse é o único que me arriscaria a fazer independente. O Osorno não chega nem a 3.000 mas pelo que vi é o que exige mais da tecnica.

Valeu Paulo, vou tentar esse forum ai.

Mais uma duvida:

O que fica fechado até o dia 15/nov? O cume, as trilhas, o parque ou tudo?

Seria possivel fazer por exemplo partes do Cordon del Plata antes dessa data?

• Membros
Postado

o Cordon Plata não é um parque q vc tem que pagar permisso e coisa e tal, vc pode fazer totalmente em solo, sem contratação de guias nem nada, basta vc dispor de um mapa do Cordon e manjar um pouquinho de Geografia, e xizte o abrigo Mausi na entrada do Cordon,onde vc pode passar a primeira noite para fazer uma média e deixar a bagagem que vc não vai usar lá, ele é aberto todo o ano, mais acho que nessa época neva muito, da fuçada no blog do Pedro Hauck e no Site gentedemontanha.com. tem materias do Maximo que abriu uma nova rota no Valecitos ano passado e se não me engano foi por meados dessa data epegou um tempo muito ruim por lá...

Fuça tambem no Blog do Parofes, é só dar Google, ele passou um mes lá no começo do ano, juntamente com o Edson Vandeira mancionado no meu post anterior antes do Edson culminar o aconcágua.

Abç ::cool:::'>

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...