Ir para conteúdo

Mochileira de primeira viagem, literalmente!

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Realmente Croácia é um local para você ir no verão, para poder ficar uns 10 a 15 dias só lá, para aproveitar com calma, mas se fizer muita questão mesmo, dá para ir em outubro...

Amsterdam, Berlin, Praga também é um excelente roteiro, se optar por ele, tenho certeza que você não irá se arrepender...

Amsterdam e Praga "precisam" de uns 3 ou 4 dias cada para fazer tudo com calma, Berlin é um pouco maior, "precisa" de uns 4 ou 5 dias para fazer tudo com calma...

Se o seu tempo e dinheiro permitirem, dá para pensar em incluir uns 4 ou dias em Munich, ou então 1 dia em Dresden entre Praga e Berlin, ou ainda uns 2 dias em Hamburgo, entre Berlin e Amsterdam... Só tenha cuidado de não incluir muita coisa, por que Amsterdam é meio caro e no final ficar apertado de dinheiro e tempo...

• Membros
Postado

Sim! minha intenção é ficar mais dias em Berlim, até pq terá mais gente lá e seria mais divertido e proveitoso ficar lá mais tempo.

O fato é, desistir da Croácia ou não. Pois apesar de ser uma oportunidade incrível, por estar tão perto, me vem na cabeça algumas ciladas (frio, não falar nada em alemão ou dialeto croata, ser caro e etc...já desespero rs)

Para um primeiro mochilão, seria mais seguro, menos caro e mais proveitoso um roteiro simples, porém, legal!

E claro que tudo parece ser legal demais, e óbvio que alguns perrengues irão surgir, as isso a gente se vira.

Bom, passo a passo, Passaporte, roteiro completo (pelo menos as cidades já definidas), comprar passagem de ida e volta (tem necessidade de ser no mesmo local? facilita bem, né) , comprar tickets de trem, ônibus, e reservas de Hostels, comprar euro e/ou outras moedas...

O que mais sugere??

• Membros
Postado

Apesar de ser um roteiro um pouco mais complexo nada impede de você começar pela Croácia já no seu primeiro mochilão, do pessoal do turismo todos falam ao menos um pouco de inglês.

Mas se você se sente insegura, comece com um roteiro mais simples e "batido", mas não menos espetacular, isto vai lhe a confiança e experiência necessária para encarrar qualquer coisa depois...

A maioria das pessoas se sente se sente insegura, é perfeitamente normal, e começa com algo mais simples e "batido", e depois vai alargando os horizontes...

A Croácia vai ficar lá por muitos e muitos anos, você sempre pode voltar em outra oportunidade, e como você tem quem ligação forte com ela, vai ser ainda melhor, então minha sugestão é numa próxima viagem, você focar mais na Croácia, quem sabe emendar com algo na Itália, para ajudar na logística...

Sempre que possível compre as passagens chegando por uma cidade num extremo do seu roteiro, e voltando por outra cidade no outro extremo do seu roteiro, mas tem que comprar os dois trechos juntos usando a opção "Várias cidades", "Open jaw" ou algo similar que há em todas as companhias aéreas, comprar cada trecho separado é muito mais caro.

A passagem geralmente custa o mesmo de chegar e voltar pela mesma cidade, e mesmo que seja um pouquinho mais cara, geralmente você compensa isto não perdendo um dia inteiro e uns 50 a 100 Euros para voltar a cidade de chegada só para pegar o voo de volta.

Na hora de fazer a pequisa da passagens por múltiplas cidades, aproveite para ver se você não consegue um stop-over em Amsterdam pela KLM. Funciona assim, você inclui o primeiro trecho, Brasil x Berlin, o segundo trecho Praga x Amsterdam e o terceiro trecho Amsterdam x Brasil uns 3 ou 4 dias depois, ou então ao contrário, fazendo o stop-over entre Brasil e Berlin...

Nem sempre dá certo, mas as vezes consegue-se encaixar este stop-over em Amsterdam sem nenhum custo adicional, pelo mesmo preço de ir direto a Berlin ou Praga, economizando assim uma passagem local lá na Europa...

Se ficar muito mais caro pela KLM com este stop-over, sem problema, mantenha o plano original, comprando chegada por Praga ou Berlin e volta por Amsterdam ou ao contrário, em qualquer outra empresa que esteja com preço bom...

• Membros
Postado

Você está considerando ótimas cidades, Débora! Vai do seu gosto mesmo montar o roteiro com as que citou.

Complementando o que o Adluis falou, sempre vai faltar cidade e te dará vontade de incluir alguma a mais no roteiro. Mas pense que essa é a sua primeira viagem, outras mais virão e vc pode conhecer aos poucos, mas bem em profundidade, vários países! Seu passo a passo está certinho.

Na minha primeira viagem, por exemplo, optei por um roteiro mais seguro, com cidades que fiz questão de conhecer e tinha muuuuita informação a respeito, como Amsterdã, Berlim e Munique..

• Membros
Postado

Olá Débora!

Tudo bem com você?

Acho perfeitamente possível você fazer os destinos que pretende fazer!

Em 2012 eu fui para Berlim, Praga, Viena, Budapeste, Dubrovnik e esse foi também o meu primeiro mochilão!

Tirando a Croácia, tenho plena certeza que você consegue se locomover de trem numa boa para as outras localidades a que você pretende ir.

Para a Croácia até existe algumas opções para você ir de ônibus. Se estive com tempo, vale a pena para economizar uma grana, porque o tempo de duração da viagem é de 20 hrs para mais dependendo do ponto de partida (No caso, tinha pesquisado saindo de Budapeste).

Mas como estávamos com um roteiro apertado (Ficando 3 dias em cada localidade), nós preferíamos comprar uma passagem aérea de Budapeste para Dubrovnik e de Dubrovnik para Berlim.

Demos sorte de termos encontrado passagens baratas, já que compramos na última hora.

Outra coisa que fizemos, foi planilhar todos os custos de transporte e compramos as passagens com antecedência.

Isso ajuda a visualizar os custos que vocês terão.

Quanto à Hostel, reservamos apenas o de Berlim antes de embarcarmos, mas mesmo assim deu errado porque a prefeitura tinha interditado justo a ala do hostel que eu ia me hospedar e descobri isso somente lá na hora.

Felizmente o atendente foi "camarada" e deixou eu usar o wifi para encontrar um outro Hostel.

A oferta de hostel é enorme nestas localidades e mesmo você optando por ficar num hostel mais afastado para pagar mais barato (e há muitas opções em conta) o transporte público não te deixa na mão (Fique apenas atenta aos horários de funcionamento).

Croácia, de novo, é um caso a parte. Em Dubrovnik, ficamos em uma casa alugada e foi a melhor opção em custo que encontramos (e mesmo assim foi salgado).

Mas deixa eu te falar: A croácia é sensacional. Não deixe de ir lá!!! Vale a pena!!!

Quanto a valores. Eu levei EUR 1000 e passei numa boa. Sem muita ostentação.

Com essa grana, muitas vezes pagava um hostel ou uma passagem de trem.

E isso para 22 dias de viagem.

Tenho um monte de folders que trouxe destes lugares.

Se precisar de mais alguma dica, chama aí!

Abraço!

• Membros
Postado

Nossa Bárbara! a gente pega o mapa e fica louca! tipo... tem isso ali, ahhh, mas aquela cidade, e por aí vai! Mas calma sabe!!tenho que por no papel mesmo pra não achar que tenho uma grana que dá, mas as vezes nem é tão suficiente!

Assusta um pouco o valor do Euro hoje! isso pode ter me colocado com os pés no chão e ter deixado a Croácia pra outra época!!!( com mais grana, um tempo pra ela e maior experiência!Ah, e menos frio rs)

Por exemplo... aqui em Bh agora está tipo, 17° e isso pra mim já absurdamente frio! Morei em Lforipa e voltei pq não aguentei o inverno lá! então talvez seja mais uma coisa a se pensar sobre! Será que devo ir mesmo em Outubro??

Pq num é frescura... perco a circulação e tal.. enfim...

De qualquer forma, agora tenho uma noção bem maior de que, por ser a primeira Mochilada, tenho que ir com calma e ser cautelosa!

Vou dando notícias das decisões futuras!

Muito obrigada viu... Vamos nos falando!!!

Beijoss

T

• Membros
Postado

Então, Adluis, esse roteiro "batido" será realmente minha opção!

Pensei muito hoje sobre isso e a Croácia definitivamente, merece um tempo maior, mais dinheiro, um clima favorável e mais experiência, assim como disse a Bárbara! num posso olhar pro mapa e achar que só de apontar ali, ali, e aqui, é viável e vai ser legal... Legal pode até ser, mesmo com perrengues, mas é desnecessário! Vc mesmo disse, a Croácia vai estar sempreeee lá! E as origens sempre em mim! Irei na hora certa!

E quando decidir esse roteiro, que já está mais ou menos definido, e inclui Berlim e Praga, vou acrescentar mais uma ou duas cidades e pronto! aí sim fazer tudo bem feito pra evitar de correr riscos e danos, principalmente financeiros!

O frio realmente é algo que me preocupa mesmo pois num é questão de frescura. A eterminadas temperaturas, meu corpo simplismente " não funciona". Meu pai dizia que " a única coisa que não tenho de Europeu é a adaptação/costume com o frio". Me faz realmente mal, por isso eu reveja as datas, mesmo sabendo que no Verão Europeu, os preços sobem....

Enfim, vou pensando, ficando louca, pensando mais e aí sim tomarei as decisões!

Obrigada por me nortear com os passos e tudo!

Sempre bom ter essa força!

Obrigada!

Beijossss

• Membros
Postado

Eiii Thiago, tudo jóia e com vc??

Nossa, vc deve ter lido a doida aqui, né! Tentando decidir, desistindo, pensando de novo... isso pra consguir algo! Rs

Pelo menos sei de várias coisas que NÃo devo fazer! O que já é ótimo!

Os passos o pessoal tb me ajudou muito, nossa! e vc tb!

Muito massa saber que sua primeira Mochilada foi mais ou menos com um roteiro como o meu e num período de tempo que eu pretendo...20 a 28 dias.

Vários fatores, que já citei antes, são impecilho pra mim! Principalmente clima, inexperiência mesmo e talvez insegurança de querer levar mais dinheiro, mas não poder!

É difícil, né!? rs

Parece fácil quando vcs falam, e mais ainda quando olho pro mapa! rs só por setinhas e pronto! Mas nada disso... vou dar uma repensada em tudo, conversar com meu primo, que será meu companheiro de viagem, e com esse amigo que estará em Berlim em Outubro!

Definitivamente, não quero ir pra passar mal de frio e deixar de aproveitar tudo com todos!

de qualquer forma, vamos nos falando!

Muito legal essa troca de dicas e a boa vontade de vcs todos!

Boa noite!

Beijoss

• Membros
Postado

Se a temperatura é um fator determinante para você, veja o site do Accuweather para as cidades que pretende visitar, que mostram como esteve o clima no mês pretendido em 2015, como o Adluis falou.

Alta temporada, no verão, os preços tendem a aumentar, mas não achei um absurdo não. Amsterdã eu achei bem cara e fui em agosto/15, mas Berlim consegui manter o orçamento dentro do previsto e não passei fome nem nada. Com atrações, alimentação e transporte, em 5 dias em Berlim gastei 160 Euros! Ficou abaixo do que cotei e acho que não gastei muito por medo de faltar grana para o fim da viagem hahaha. Amsterdã, em compensação, para 3 dias gastei 106 euros basicamente em comida, pois já tinha comprado os ingressos dos museus e utilizei pouco o transporte público.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...